Encare o aprendizado de inglês de forma diferente

Caros leitores, a pergunta da nossa última enquete foi: Quantas horas por semana você dedica ao estudo do inglês? Em resposta, eu recebi um email muito interessante da leitora Cristiane McBrain. Ela encara o aprendizado de idiomas de uma forma um pouco diferente da maioria das pessoas. Confira abaixo.

Bom, já faz um tempo que acompanho o English Experts, e gostaria de te parabenizar pelo ótimo site e agradecer por tantas e tão valiosas dicas! Bom, eu acompanho tudo pelo feed, mas às vezes vou ao site, para rever algumas dicas ou conferir os arquivos de áudio e vídeo que não aparecem nos e-mails. Hoje o motivo foi para ouvir a entrevista com o Denilso, e logo me deparei com a enquete do mês: “quantas horas por semana você dedica ao estudo do inglês?”. Vi as opções, analisei-as, e tentei imaginar na minha cabeça qual seria a alternativa em que eu me encaixo, mas logo cheguei a conclusão de que não sei quantas horas por dia ou semana dedico ao inglês!

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Sabe por quê? Porque eu não tiro um tempo exclusivo do meu dia/semana para estudar inglês. Eu simplesmente incorporei a língua ao meu dia-a-dia: além de ouvir muita música e ver muitos filmes/seriados – sempre prestando muita atenção no que e como falam – eu leio sites de notícias em inglês, ouço rádios pela internet, faço traduções variadas, leio minhas dicas diárias do English Experts =), converso com meus amigos gringos, enfim… já que não moro em um país de língua inglesa (o que seria ideal), tento trazer pro meu cotidiano um máximo de atividades envolvendo a língua; e funciona, pois é cada vez mais comum eu me pegar pensando ou falando sozinha, em inglês!

Como você, eu também nunca fiz um curso formal de inglês, em escola de idiomas, mas arriscaria dizer – não só pela minha experiência, mas por outras pessoas também – que esse método (tentar incorporar a língua ao máximo, no cotidiano) seja o melhor, simplesmente porque você aprende sem perceber!

Mais uma vez, parabéns pelo site, espero que continue com este trabalho fantástico por muito tempo!

Abraços, até mais!

Cristiane McBrain

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

23 comentários

  • 15/05/08  
    Hideki diz: 1

    Eu também nunca gastei um centavo com cursos de inglês, e, modéstia a parte, falo inglês melhor que alguns amigos meus que freqüentaram esses cursos.
    Devo muito isso ao fato de ter passado dois anos da minha vida voltando da escola ao meio dia e passando a tarde inteira, durante 5 a 6 horas, assistindo séries americanas. Eu era muito viciado em seriados, hoje não assisto tanto, tenho mais coisas a fazer. É muito bom para melhorar o vocabulário.
    Não sei se recomendo isso a alguém, pois foi muito tempo perdido na minha vida, mas acho que meu inglês melhorou significativamente depois disso.

  • 15/05/08  
    Heloisa Motoki diz: 2

    Faço curso na Skill – Cidade Ademar (SP) e o que tem ajudado no meu aprendizado é a vivência que os professores de lá tem em outros paises e atividades extras que acontecem na escola.

    Além disso, sempre que posso acompanho filmes, revistas e matérias na internet.

    Mas confesso que ainda tenho um pouco de insegurança, principalmente na conversação, acho que é um pouco de timidez, medo de errar, sei lá…

    O site English Experts tem me ajudado muito, principalmente nos vocábularios.

  • 16/05/08  
    Éverton Scheffer diz: 3

    Eu tbm estudo inglês como a leitora falou, não dedico apenas algumas horas, mas praticamente o dia todo.
    Pessoal e dou mais umas dicas pra quem tá aprendendo:
    Coloquem o menu do celular, da tv, enfim de qualquer aparelho eletrônico em inglês. (Dá pra aprender bastante coisa com isso)
    Assista bastante filmes e seriados em inglês.
    Se for ler aquelas revistas que tem em avião, prefira o lado do inglês.

    Hoje em dia não estuda quem não quer, tem vários sites como o englishexperts na internet ;)

    Good luck folks.

  • 16/05/08  
    Alessandro diz: 4

    Pessoal,

    Eu concordo com vocês. Essa parte de colocar o menu dos aparelhos eletrônicos em inglês, que o Everton citou, eu já uso ha muito tempo, acho que ajuda bastante. Já até me acostumei a ver datas com o mês e dia invertidos. No início eu penei um pouco mas agora é bem natural.

    Obrigado pelos comentários,

    Abraço

  • 16/05/08  
    Diego diz: 5

    O que tem me ajudado muito além de acessar apenas sites em ingles… é ler textos 2 vezes…
    A 1ª tentando entender… A 2ª fazendo uma lista das palavras que eu ainda não conheço…

    O Babylon me salva mostrando tradução e pronuncia… Uso as palavras novas, para buscar no google o texto do dia seguinte…

    Crio FlashCards com Photoshop ou Paint… Deixo em uma pasta no computador… se decorar é só deletar…

    Alguns sites ajudam bastante… InternetPolyglot, ESLpod e Elllo.org, Para ler CNN, F1 e YahooAnswers, além de alguns fóruns americanos…

  • 16/05/08  
    Cristiane McBrain diz: 6

    Obrigada por postar o email, Alessandro. Fico feliz em poder ajudar outras pessoas, e espero que ajude!

    Isso de colocar os aparelhos eletronicos em inglês é realmente uma boa, assim como os programas de computador! Tem gente que até usa o Windows em inglês, o que ajuda muito também!

    Abraços!

  • 16/05/08  
    Denilso diz: 7

    Olá Cristiane e todos os demais,

    Parabéns pela atitude. É isto que todos devem ter em mente: aprendizado de uma língua se dá de modo autônomo, ou seja, você é o responsável pelo seu próprio aprendizado.

    Como diria Nietzsche: “Não é o professor que ensina; mas sim, o aluno quem aprende”.

    Um dos temas de maior discussão hoje no ensino de idiomas no mundo é a questão do Aluno Autônomo. Infelizmente, no Brasil isto ainda não se tornou algo muito público e notório. Afinal, as franquias de cursos de idiomas não querem que o público saiba que tudo depende deles mesmo. A tudo isto, junta também o fato do brasileiro achar que a solução está nos outros e nunca dentro dele mesmo.

    Para aprender uma língua. você deve se envolver com a língua, isto é, “incorporar a língua ao seu dia-a-dia”.

    Sucesso a todos vocês! Motivação sempre! E saibam que não é nada impossível! Parabéns!

    Denilso de Lima
    ELT Professional
    http://denilsodelima.blogspot.com

  • 16/05/08  
    Alessandro diz: 8

    Cristiane,

    Não precisa agradecer, o seu email mereceu ser publicado. sobre o fato do Windows em Inglês eu também faço isso. É muito interessante ter o botão Start ao invés de Iniciar.

    Abraço,

  • 16/05/08  
    bruno diz: 9

    Eu fazia muito isso a um tempo atrás, na verdade ainda faço, mas entrei numa escola de inglês por necessidade. Porque eu realmente não estava conseguindo progredir na língua, estava sempre na mesma coisa.
    Do tempo que entrei no curso de inglês (ano passado) até hoje, meu inglês progrediu de uma forma incrível. Mas, claro, que isso não é só mérito da escola. Devo tudo isso ao English Experts, outros blog que visito diariamente, milhões de podcasts que escuto, seriados e até começei a ler livros em inglês. Estou muito satisfeito mas ainda preciso melhorar muito meu listening, que ainda é minha maior falha, mas ainda to com 18 anos e tenho tempo pra aprender/aperfeiçoar.

    muito bom post. por isso tenho dito: não tem melhor site que esse em toda a internet. hehe
    :D

  • 17/05/08  
    Thais Carol diz: 10

    Olá!

    puxa! eu não sou a única maluca….

    desde que comecei a falar inglês, digo, estudar inglês…. venho me surpreendendo frequentemente em “pensamentos ingleses”… e as vezes, estou tão presa na língua que se alguém fala comigo de repente, tendo a falar “sory?”…. já aconteceu mais de uma vez na escola.

    isso é muito bom, pq percebo que estou tomando o inglês como algo natural na minha vida…. :)

    o blog é muito últil para mim e meu aprendizado… parabéns!

  • 19/05/08  
    Karina Lima diz: 11

    Olá pessoal!

    Acho que sou a mais nova integrante desse blog rs! Estou iniciando o inglês e acredito que esse blog será um grande estímulo! Achei-o por acaso em um site de busca e desde então não fico um só dia sem acessá-lo…tem sido de GRANDE ajuda! Estou adorando aprender inglês e, desde já, gostaria de parabenizar o dono deste blog pela iniciativa, pois tenho certeza que tem beneficiado a muitos!! As dicas são muito interessantes e oportunas e já consigo aplicá-las no meu dia-a-dia. Congratulations!!!

    Thanks,
    See you

  • 16/09/08  
    Teacher diz: 12

    As dicas da Cristiane são valiosas.
    Eu estudo em uma conceituada escola de idiomas a aproximadamente dois anos e infelizmente não me sinto tão confiante na língua inglesa quanto a Cristiane.
    Gostaria apenas de deixar um recado a Crsitiane e a todos estudantes de línguas estrangeiras:
    “Estudem e se dediquem ao máximo, porém, não descuidem da língua portuguesa. Nossa língua é muito complexa e possui regras severas, principalmente quanto a pontuação. Se você fala e escreve inglês fluentemente, mas vive no Brasil, PRECISA falar e escrever corretamente em sua língua mãe….”
    Bye bye

  • 04/10/08  
    maria helena lopes de souza diz: 13

    As coisas que a Cristiane falou foi maravilhosa.
    Eu também me dedico completamente ao Inglês porquê realmente adoro ainda mais que sou professora e quero cada dia mais melhorar minha pronúncia, meus conhecimentos e tudo mais, porém não só ao Inglês mas também ao Português e Literatura que amo, pois fiz faculdade de Letras por paixão mesmo. This is blog is só sucesso. bye,bye Helena

  • 30/11/08  
    Angela diz: 14

    Oi, gostei muito desse jeito de aprender Inglês: pensar nele a todo o instante. Vou procurar fazer isso e desde já, acho que vai me ajudar muito. Ah, adoro este blog e aqui tenho aprendido muitas coisas. Valeu! Abraço

  • 04/12/08  
    JOSÉ BENEDITO VOLPINI diz: 15

    ola! como muitos, também gostei do metodo que a colega usa para aprender e aprimorar os estudos .sempre que posso me dedico lendo alguma coisa em inglês ou recordando algumas lições aprendidas nos meus tempos de colégio tem dado certo.Estou esperando ficar um pouco melhor e definir algumas coisas em minha vida com exemplo tempo disponivél para eu me ligar a um grupo de estudo. agradeço a todos por está oportunidade que estou tendo de aprender um pouco de inglês.Continuo aceitando dicas e conselhos e aproveito para mandar meu abraço a todos.
    JOSÉ BENEDITO VOLPINI

  • 20/07/09  
    CARLOS ALBERTO DOS SANTOS diz: 17

    MUITO BOA A DICA COMO APRENDER INGLES GOASTEI

  • 13/11/09  
    Mari diz: 18

    Também acho que é a melhor maneira de aprender: trazer o inglês para nosso cotidiano *-*

  • 13/11/09  
    Mari diz: 19

    ” Ter o botão Start ao invés de Iniciar ” Nossa, gostei dessa frase. rsrs

  • 22/12/09  
    Rtyoshida diz: 20

    Hi everybody,

    I loved this post, it is very good!!
    Congratulations!

  • 08/01/10  
    GILSON diz: 21

    How can I change my PC to English?
    I didn´t think about it… Good idea.

  • 08/01/10  
    Ricardo diz: 22

    Gilson,
    na barra inferior, próximo ao relógio do windows, deve ter um campo com um campo com as letras pt, de dois cliques sobre ele e faça alteração para inglês, ou vá ao painel de controle, não me lembo ao certo o nome, mas algo opções regionais e idiomas eu acho, e faça a alteração, como aqui não uso windows não tem como le dizer exatamente os passos a seguir.

  • 09/01/10  
    Teilor B. dos Santos diz: 23

    Post very cool, i agree completely. When you try to incorporate the english at your day by day, it’s so easier.