English Podcast 14: Viagens para os EUA

Olá, amigos do English Experts! O bate-papo de hoje é sobre viagens para os Estados Unidos. Adir Ferreira e Ana Luiza dão dicas importantíssimas para quem pretende viajar para a terra do Tio Sam. Tratamos de visto, passagens,  planejamento da viagem, chegada nos EUA, diferenças culturais e muito mais. E uma dica muito importante, não se esqueça da gorjeta para não levar bronca do entregador do pizza!

English Podcast 14

Prepare o seu headset, aperte play e divirta-se. Aguardo comentários!

Ouvir o English Podcast

Links discutidos no podcast

Assine no iTunes

English Podcast no iTunes

Vitrine e Edição

André Oliveira

Sugestões, críticas e elogios

Envie sugestões, críticas e elogios nos comentários. O seu feedback é muito importante para nós.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

50 comentários

  • 06/02/13  
    João Paulo diz: 1

    I was waiting for this podcast, let me listen to it now.
    Thanks for shared it to us.

  • 06/02/13  
    Felipe diz: 2

    Não é mais necessário foto para upload no site , fiz em setembro/12 e a foto foi tirada no momento.

    • 06/02/13  
      Alessandro diz:

      Oi Felipe,

      Obrigado pela atualização!

    • 07/02/13  
      Mike diz:

      Olá Felipe e Alessandro,

      Não sei se vocês estão falando do visto mas se for, eu posso até estar errado, mas tirei meu visto para os EUA no final de novembro de 2012 e precisei sim fazer um upload de uma foto no site da embaixada no momento de preencher o formulário, e depois tirei outra no CASV também.

      Abraços!

  • 06/02/13  
    Diogo diz: 3

    Alessandro, só atualizando. Eu tirei o visto americano janeiro desse ano, eu gastei R$380,00 reais e foi um boleto só. Saiu esse valor porque eu paguei no cartão de credito e é cobrado em dólar, vem cobrando IOF mais a cotação no dia do fechamento da fatura do cartão. O processo em si foi muito rápido, peguei o meu visto em 6 dias! Isso que eu pedi para entregar em casa! Aconselho o pessoal a tirar agora pois está muito tranquilo. O tempo que eu fiquei na fila não vi ninguém ter o visto negado. Os oficiais fazem as perguntas se baseando no formulário DS-160, então a dica, NÃO MINTA! Geralmente eles fazem uma pergunta duas vezes para ver se você não se contradiz. Bom acho que é isso. Abraços

    • 06/02/13  
      Alessandro diz:

      Oi Diogo,

      Muito obrigado pelas informações.

      Abraços,

  • 06/02/13  
    Wellington Lorindo diz: 4

    Muito bom pessoal, já sou ouvinte assíduo. Realmente é muito bela a voz da Ana Luiza! =)

  • 06/02/13  
    Henry Cunha diz: 5

    Gente, acho que ninguém deve esquecer de tirar seguro-saúde para viajar no exterior. Qlqr atendimento médico emergencial no Canadá ou EUA custa uma fortuna.

    • 07/02/13  
      Alessandro diz:

      Oi Henry,

      Muito bem lembrado.

      Tks!

  • 06/02/13  
    derik diz: 6

    Oi, estive imaginando outro dia, vocês todos, dando aquele bate papo descontraído, com dicas de inglês, em uma rádio local, tipo FM, isso seria interessante, para todos,! Vocês são ótimos locutores, pensem nessa ideia. Eu sei que este é arrecem o começo, mas pode ser bom para a reputação do site.

    • 07/02/13  
      Alessandro diz:

      Obrigado pelos elogios. Sobre o programa de radio, aceitamos convites! Rsrs

  • 06/02/13  
    Eru diz: 7

    Queria que o player indicasse a duração do podcast, é complicado ficar ouvindo sem saber quando vai terminar!

    • 07/02/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Eru,

      O nosso player não exibe o tempo de duração do podcast. Porém o seu comentário me deu uma ideia.
      Agora vou inserir o tempo total do podcast na frase antes do player, no texto “Ouvir o English Podcast ( Tempo de duração: 50 min )”.

      Obrigado pelo comentário e sugestão!

  • 07/02/13  
    Mike diz: 8

    Olá Alessandro,

    Parabéns pelo podcast, ficou realmente muito bacana!

    Estou indo estudar inglês em San Francisco agora em março, minha experiência com o visto americano não foi das mais tranquila como muita gente comentou aqui. Tive a primeira tentativa de visto negado, inclusive comentei aqui no site a respeito, fiquei realmente muuuito triste, porém na segunda tentativa meu visto foi aceito. Também quero aproveitar para agradecer o Alessandro, o Adir e o Frank pelas palavras de apoio quando tive meu visto negado, os comentários de vocês me motivaram bastante, thanks a lot!
    No dia da segunda tentativa do visto vi algumas pessoas saindo com o visto negado, então é realmente muito relativo. Alguns dizem que está mais fácil porém você nunca terá a garantia de que sairá do consulado com o visto aceito.
    Quanto ao prazo, meu passaporte demorou 10 dias úteis para chegar.

    Ah, by the way, vamos agendar um encontro dos leitores do EE nos USA este ano Alessandro? :) Seria muito legal!

    É isso então, se alguém precisar de alguma dica sobre o processo pré-intercâmbio ou do processo de visto, estou a disposição. Afinal já estive no consulado americano em São Paulo por duas vezes : /

    Grande abraço,

    Mike.

    • 07/02/13  
      Henrique diz:

      Quanto tempo depois você pode tentar de novo? O que perguntaram pra você? hehehe tantas duvidas! Vc tem o link que o pessoal do EE te ajudou pra mim, ler?

    • 08/02/13  
      Mike diz:

      Olá Henrique,

      Então, você pode tentar tirar o visto novamente a qualquer momento, não existe um prazo mínimo, porém eles indicam que você aguarde até tiver “mudanças consideráveis” na sua situação. No meu caso, tentei exatamente um mês depois e consegui. Eles fizeram as mesmas perguntas praticamente nas duas entrevistas, pra onde vai, o que vai fazer, o que faz aqui no Brasil, vai ficar aonde, etc etc etc. E a última pergunta da segunda tentativa foi o que aconteceu na primeira entrevista que tive o visto negado, disse que não sabia pois tinha levado todos os documentos mas não me foi solicitado. Aí então ele disse: “Okay, seu visto foi concedido, tenha uma boa viagem”. Foi um baita alívio e um grande sorriso no rosto :).

      Quanto a ajuda do pessoal aqui do EE, foi uma ajuda com palavras de motivação, dizendo para eu não desistir e perseguir meu sonho, o que me ajudou muito neste sentido! O comentário foi no post: “Adir e Frank em San Francisco”.

      Então é isso,

      Um abraço,

      Mike.

    • 10/02/13  
      Felipe diz:

      Oi , Mike !

      Eu fiz intercambio em SanFran é uma cidade maravilhosa ! Boa sorte e sucesso por lá !

      Detalhe pesquise bem sobre o transporte publico (BART e MUNI) lá , pois é pouco confuso . Recomendo ao chegar faça o cartão de mensal aproximadamente 70 usd e voce anda livremente por todos os tipos de transporte inclusive o famoso bonde. Ah, este cartão se chama clipper e geralmente nas Wallgreens fazem , tem em todo lugar da cidade.

      Abraços.

    • 11/02/13  
      Mike diz:

      Olá Felipe!

      Obrigado pelo comentário e pelas dicas! Vou anotá-las com certeza.

      Um grande abraço e muito sucesso pra você também!

      Abraços.

  • 07/02/13  
    Maciel diz: 9

    Nossa muito bom o podcast. Adorei! É ótimo ouvir de pessoas que já passaram pelas mesmas situações que voce poderá eventualmente passar e se precaver.

    Muito bom, keep it up E.E. team!! :D

  • 07/02/13  
    Guilherme Costa diz: 10

    Alessandro, Adir and Ana, you guys have no idea how much I enjoy your podcasts, it’s very helpful to listen to these situations, your experiences, etc.

    Thanks a lot ;)

  • 07/02/13  
    Henrique diz: 11

    Galera, ótimo, ótimo podcast, foi o que mais esclareceu pra mim até hoje. Eu fiz a solicitação do passaporte agora e as dicas são muito válidas… Eu sou louco pra conhecer NY, quando voces ia falando minha ansiedade e vontade de conhecer EUA aumentou a cada segundo do podcast, chega escorrer lagrimas de alegria de imaginar eu conhecendo Times Square e outras partes do EUA hehehe. Principalmente ouvir inglês por todo lado.
    Uma duvida que fique é, eu vou por conta propria, mas ficarei na casa de um amigo que não esta legalmente lá, sera que eu falo para eles o endereço dele mesmo sem falar que ele é ilegal ou falo que vou ficar em um hotel? Mais óbvio acho é dizer que vou de excursão… Mas eu só vou pra conhecer mesmo…

    Obrigado pelo podcast totalmente esclarecedor!!!!!!!!!

    • 07/02/13  
      Alessandro diz:

      Henrique,

      Obrigado pelos elogios ao podcast. Sobre a sua estadia, como os amigos já disseram nos comentários anteriores, não é bom mentir.

      Abraços,

    • 07/02/13  
      valéria diz:

      já passei por toda essa ansiedade que vc está sentido. E, em 2011, tive oportunidade de conhecer NY. Vc vai adorar. Para vc não colocar seu amigo em risco é melhor fazer uma reserva num hotel, e depois pede para seu amigo cancelar 24 horas antes do check-in. Assim vc não terá despesas. Já passei por essa situação. É importante ter um endereço no seu pedido de visto. Boa sorte e boa viagem!

  • 07/02/13  
    Pablo diz: 12

    Ótimo podcast…
    Eu sempre escuto no http://www.eslpod.com...
    Mais um para minha lista no iTunes.

    Congratulations!

    • 07/02/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Pablo,

      Obrigado por assinar o English Podcast. Se possível envie sua avaliação no iTunes, isso vai nos ajudar bastante.

      Bons estudos!

  • 07/02/13  
    Nathan Menezes diz: 13

    50 minutos valiosíssimos. Parabéns aos três pelo podcast, o melhor que já ouvi no blog. Sou apaixonado pelos EUA e o podcast esclareceu algumas dúvidas.

  • 07/02/13  
    Italo Santos diz: 14

    Parabéns pelo podcast pessoal!! Não parem com esse excelente trabalho.

    Será que o Adir tem alguma dica para melhorar a voz e a dicção. Pois a voz do Adir e excelente!!

    Abraços pessoal!!
    Italo

  • 07/02/13  
    Cesar diz: 15

    Alô galera,
    Gostaria de fazer uma observação:
    O processo de obtenção do visto no Rio de Janeiro está um pouco diferente do que o Adir falou. Hoje em dia você preenche um formulário (DS-160) que realmente é “um saco”. Depois você paga a taxa (pode ser por boleto ou cartão de crédito) no valor de US$ 160.00. Quando se paga pelo cartão de crédito o agendamento é aberto imediatamente. Este agendamento é feito para dois lugares. Primeiro você tem que ir num CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) onde são colhidas as impressões digitais e é tirada a foto. Em seguida você se dirige (em outra data) para o Consulado onde é feita a entrevista. O processo, apesar de trabalhoso, está rápido.
    Parabéns pelo podcast, e espero que este seja o 3º de muitos. Está muito bom.
    Abraços
    Cesar

    • 07/02/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Cesar,

      Muito obrigado pelas informações adicionais e pelos elogios.

      Bons estudos!

  • 07/02/13  
    Janice diz: 16

    Muito bom esse podcast. Muitas informações importantes para quem tem interesse na língua inglesa e em viajar para os States, que é o meu caso. Ainda não tenho o plano de viagem traçado, mas pretendo ir, pelo menos antes dos 30 anos (tenho 23).
    Acho muito interessante também aprender sobre a cultura de um outro país, no caso aqui, os EUA.
    Alessandro, Adir e Ana Luiza, vocês estão de parabéns por mais esse ótimo podcast, realmente vocês formam uma grande parceria. You guys rule!

  • 08/02/13  
    João Paulo diz: 17

    Muitos falam que você precisa comprovar uma certa quantia de dinheiro por dia que vai ficar la, isso confere? Se sim qual o valor?

    • 10/02/13  
      valéria diz:

      Calcule uma média de 100 dólares por dia. Nem todos conferem. Depende do humor do entrevistador. Mas, eles perguntam quanto vc tem. Gostei de usar o cartão pré-pago (VTM). Quando o viajante é um homem jovem, o setor de emigração faz mais perguntas. Me senti num filme policial, esperando q a qualquer momento eles me pedissem para levantar as mãos. kkkkkkkk

  • 08/02/13  
    Robson K diz: 18

    Ótimo podcast. Good job!
    Duas observações: 1. Tirei meu visto na embaixada de Brasília, e as perguntas da entrevista foram em Ingles. 2. Compramos um cadeado especial, padrão americano, que fecha com senha de tres numeros. Na parte de baixo ele tem uma fechadura que pode ser usada pela segurança de aeroporto americana, e isso evita que “estourem” sua mala, caso seja necessário abri-la, pois terão acesso mais fácil.
    Abs,
    Robson

  • 08/02/13  
    Ariel diz: 19

    Muito bom este podcast!
    Parabéns aos três pelo trabalho e obrigado pelas informações!

  • 09/02/13  
    Carol_SP diz: 20

    Great podcast!

    Very useful, guys!!!
    Loved it.

    Keep up the good work. ;D

  • 10/02/13  
    Maria Elisa Hofmann diz: 21

    Parabéns pelo podcast. Pretendo ir a NY este ano e as dicas foram valiosíssimas! Obrigada, abracos!

  • 11/02/13  
    Levvi diz: 22

    Nossa! Muito bom esse podcast!
    O legal dele é que muita gente se interessa em saber minúcias sobre a cultura de outro país que nenhuma propaganda de turismo anuncia hehe Só quem foi mesmo pode relatar de forma tão próxima a nós a experiência do cotidiano nos EUA! Além do mais isso é um grande incentivo para que cada um corra atrás de oportunidades de viagem e melhore seu inglês :)

    Agora, tenho duas perguntas!

    01- Algum de vocês visitou algum templo / espaço de reunião religioso? É muito diferente do que aqui?

    02- Essa pergunta é um pouco.. Delicada hehehehe Mas vou ser direto: como as pessoas lidam com banheiros públicos nos EUA? Existe algo meio tabu como no Brasil (todo mundo tem vergonha, evitam falar quando usam) ou o povo é mais solto pra isso? (me refiro a atividades que normalmente são feitas em casa em banheiros públicos) kkkk Sei a pergunta é bem estranha, mas é uma curiosidade… São nesses detalhes que percebemos grandes diferenças culturais!

    Vlw pelo podcast!

  • 11/02/13  
    Fernanda diz: 23

    Olá!! Primeiramente, parabéns pelo post. Fiz 2 cursos no exterior e antes de ir li e pesquisei aqui no site e as dicas foram valiosas. Quando viajamos preparados, tudo é mais tranquilo. Lendo novamente as dicas aqui, lembrei que no primeiro intercâmbio, nosso grupo dizia “when I come back Brazil…. I will… E então surgiu a dúvida: essa estrutura está correta?? Obrigada.

  • 16/02/13  
    janilson diz: 24

    Não só o podcast é bom, como tb os links são excepcionais. Adorei o blog passaportebrasilusa.com, tem mt coisa legal sobre viver nos EUA. Parabéns pelo ótimo trabalho guys!!!

  • 17/02/13  
    Ayanda diz: 25

    Tô amando esses podcasts! Também amo o site da Ana Luiza! O Adir Ferreira é fera e o Alessandro nem se fala, é um ótimo administrador, só tem trazido melhorias para o English Experts. Equipe maravilhosa! Valeu André!

  • 18/02/13  
    antonio diz: 26

    esperando ansiosamente pelo próximo podcast.

  • 02/03/13  
    Angelo Boaretto diz: 27

    Hello, E.E. podcasters!
    Como é bom poder ouvir mais um podcast com o Trio Fantástico (desculpem pelo apelido, mas é assim que os vejo), como eu já havia dito no fórum, sou fã de vocês três já faz um tempo. Não irei para os EUA a curto prazo, mas como estudante de inglês me interesso sim em saber das minúcias de como se preparar para ir para lá, desde o passaporte até os detalhes de como não “pagar mico” em terras estranhas e vocês conseguiram abordar este assunto com simplicidade e ao mesmo tempo com propriedade, passando a experiência para nós.
    Vocês estão mais uma vez de parabéns, me sinto privilegiado em poder acessar estes podcasts (inclusive o sites do Adir e da Ana Luiza).
    Não posso acessar todos os dias por falta de tempo, mas na medida do possível venho aprender mais um pouco com vocês. Tudo de bom.
    Just fantastic, superb, excellent, awesome, amazing!

    • 02/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Angelo,

      Muito obrigado pelos elogios. Desejo a você sucesso nos estudos e na vida.

      Abraços,

  • 03/03/13  
    Barbara Bombazar diz: 28

    Ola! :)
    Primeiramente eu gostaria de elogiar ao site e todos eles que aqui trabalham, e agradecer, pq mesmo sem saberem da minha humilde existencia, nao fazem ideia do quanto estao me ajudando. Ha um mes e uma semana estou em Tewksbury – Massachusetts estudando na Kaplan (otima escola), so que vim p ca sabendo apenas ‘hi’ e ‘thank you’… Kkkkk so rindo p nao chorar ne? Fiz essa loucura por causa do meu namorado que veio aprimorar o seu ingles e desde entao eu estou 25hrs por dia (rs) online no englishexperts…
    O site se nao for o melhor com certeza eh um dos melhores de td a internet… Parabens!

    • 04/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Barbara,

      Fico muito feliz que você esteja aprendendo em nossa comunidade.
      Obrigado pelos elogios e comentário.

      Sucesso nos estudos!

  • 08/03/13  
    Ricardo diz: 29

    Adir, qdo o taxista perguntou “You guys are Brazilians, right?” .. Voce deveria dizer, “No, I’m Argentinan, fuck off your tip!” kkkkkkkkk

  • 27/01/16  
    SandroSant diz: 30

    Amei o Podcast, mas seria legal também falar sobre o planejamento finaceiro, digo, como juntar uma grana para viajar, levando em consideração que a maior dificuldade das pessoas que sonham em fazer intercambio é levantar essa grana. Gostaria de Podcast sobre esse tópico.

    • 28/01/16  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Sandro,

      Já gravamos alguns episódios sobre viagens, porém nunca com foco no planejamento financeiro.
      Vou incluir na nossa lista de programas para gravar.

      Obrigado pelo comentário e stay tuned!