English Podcast 17: Encontrando a Entonação certa

Olá, amigos do English Experts! A entonação nada mais é do que a melodia da língua, com partes, pitches, que sobem e descem de acordo com o que você quer e vai dizer. Conhecer bem esse assunto pode fazer com que o seu inglês pareça mais natural. Além do prof. Adir Ferreira contamos também com a participação especial do intérprete, professor e tradutor Daniel Bonatti. Foi um bate-papo muito bacana, espero que vocês gostem.

English Podcast 17 banner

Prepare o seu headset, aperte play e divirta-se. Aguardo comentários!

Ouvir o English Podcast

Links discutidos no podcast

Assine no iTunes

English Podcast no iTunes

Vitrine e Edição

André Oliveira

Sugestões, críticas e elogios

Envie sugestões, críticas e elogios nos comentários. O seu feedback é muito importante para nós.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

44 comentários

  • 12/03/13  
    Klean diz: 1

    Ótimo podcast! Isso me ajudou muito, pois tenho uma ótima habilidade em tradução de textos e escrita, porém a minha fala deixa a desejar. Expandi meus conhecimentos com essa matéria, vocês estão de parabéns!

  • 12/03/13  
    Isabella diz: 2

    Simplesmente fantástico.
    Obrigada pelo empenho em trazer para nós sempre as melhores dicas!

  • 12/03/13  
    Matheus Góes diz: 3

    Realmente muito bom! Já havia anteriormente estudado esses padrões de intonação e percebi que esqueci de alguns pontos importantes, obrigado por me ajudar a reforçá-los! Parabéns!

  • 12/03/13  
    Suellen diz: 4

    Amei o podcast! Eu costumava imitar enquanto assistia a filmes, séries, mas não fazia isso com tanta frequência. Agora vou colocar essa e as outras dicas em prática!
    É maravilhoso o trabalho de vocês.

    Regards.

  • 12/03/13  
    Giselle diz: 5

    Vlw, rapazes! muito interessante esse conteúdo! Aprendi muita coisa! Parabéns!

  • 13/03/13  
    Fernando Ribeiro diz: 6

    Também sou professor e ainda tenho 17 anos. =D

    • 13/03/13  
      Adir Ferreira diz:

      Fernando! Comecei a dar aulas com 17 também! =)

  • 13/03/13  
    Jerferson diz: 7

    Olá senhores,
    Podcast com conteúdo de qualidade como sempre!
    Estou acompanhando de perto esses podcasts.
    Parabéns Alessandro, Adir e Daniel.

    Muito sucesso!

  • 13/03/13  
    André Pinto diz: 8

    Muito bom! Trilha sonora muito bacana também… No aguardo do próximo! abs

  • 13/03/13  
    Luiz H. Silva diz: 9

    Adorei o podcast!! Está cada dia mais interessante!!

    Parabéns pelo maravilhoso trabalho rapazes!!

  • 13/03/13  
    Roberto Morais diz: 10

    Me preocupa muito esta questão da entonação. Pra melhorar essa parte, gosto de ouvir entrevistas com pessoas ligadas às telecomunicações em inglês (entrevistas, telejornais em inglês etc). A “rising and falling entonation” foi muito legal. Obrigado!

  • 13/03/13  
    Juliana diz: 11

    Oie…sei que o podcast não é sobre a profissão de interprete, mas…

    Tenho 26 anos e resolvi investir em um sonho, trabalhar como tradutora e interprete. Infelizmente não aprendi inglês quando era mais nova, agora que trabalho (em outra área) tenho condição de me dedicar ao estudo, inclusive com aulas particulares.

    Porém algumas pessoas com quem conversei e falam um pouco de inglês (inclusive um professor particular com quem fiz entrevista) dizem que para ser tradutora e interprete eu deveria ter aprendido inglês desde criança, e que agora seria quase impossível…mesmo que eu viesse a aprender o idioma.

    Daniel….tu acha que é possível iniciando os estudos na minha idade vir a trabalhar como tradutor e interprete futuramente? Com dedicação claro!

    Quanto ao podcast de hoje, lembrei de quando estudei Libras..assim como a entonação em inglês faz toda a diferença…em Libras a expressão facial durante a conversa faz toda a diferença também (assim me foi ensinado) =)

    Muito sucesso a todos!!

    • 13/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Juliana,

      Acho que você vai gostar do próximo podcast. Convidei um dos maiores intérpretes do brasil pra falar sobre o tema.
      Fique ligada.

      Obrigado pelo comentário!

  • 13/03/13  
    Daniel diz: 12

    Boa tarde pessoal. Ontem escutei o podcast #17 e gostei muito. Hoje tentei acessar alguns outros, mas aparece a mensagem “File not found”. Algo no meu PC ou está fora mesmo? (Tentei vários)

    • 13/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Daniel,

      Eu acabei de testar aqui e todos estão funcionando sem problemas. Tente fazer o download do arquivo, pode ser que funcione.

      Obrigado pelo comentário!

    • 13/03/13  
      Daniel diz:

      Na verdade, nem o download do podcast está funcionando. Mas deve ser algo daqui do meu serviço. Em casa faço o download de todos. Assim posso acompanhar todos durante a pelada pro serviço (que dura em média 35min.)

    • 13/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Daniel,

      Algumas empresas bloqueiam o acesso mesmo, uma pena.

      Bons estudos!

    • 13/03/13  
      Daniel diz:

      Now it’s ok. I’m downloading the podcasts. Thanks.

    • 14/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Great!

  • 13/03/13  
    Belinassi diz: 13

    Hi! budy, how are your doing? I hope so your are great. Well tanks for your tips this will help me improving my pronunciation and of course a intonation what I realy think it is very very important to speak English quite well.

    Thanks a lot
    Belinassi

  • 13/03/13  
    Juliana diz: 14

    Opaa obrigada Alessandro

    Vou aguardar o podcast sobre a profissão de interprete..se possível pergunte a ele se a idade em que se começa a estudar interfere ou não, fazendo favor!!

    obrigada
    take care

    • 13/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Juliana,

      Já está gravado ;-)

      Envie a pergunta nos comentários quando o podcast for publicado, assim ele poderá ver e responder.

      Abraços,

  • 13/03/13  
    Ivanilson Pereira Mota diz: 15

    Olá Alessandro, Adir e Daniel!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo excelente podcast, está cada vez melhor. Muito obrigado pelas dicas, estou entre no nível pré-intermediário e vai me ajudar bastante. Continue com este projeto maravilhoso!

    Obrigado mais uma vez!

  • 13/03/13  
    circe diz: 16

    A respeito dos comentários do podcast de hj, qto a entonação da resposta p a pergunta “What’s your name?”, e a dúvida q foi comentada com o uso da rising intonation para a resposta,pelos nativos , não seria pq a pessoa estaria dizendo seu nome e com esta entonação sugerindo que quem perguntou tbém dissesse o seu ? Isto só me ocorreu, mas foi curioso e vou pesquisar a respeito. Obrigada

    • 15/03/13  
      Kevin diz:

      Oi Circe e Daniel Bonatti (quem teve esse dúvida no podcast)
      Eu sou um americano escutando este podcast para aprender e aperfeiçoar o meu português. O negócio de entonação subindo vem com cada vez mais frequência hoje em dia. A língua está mudando o tempo todo né, e essa coisa, bem como muitas gírias, parece que veio de moças jovens. Ando ouvindo muito na rádio e eu diria que é muito mais comum entre pessoas com 20 e alguns anos (espalhando para pessoas na casa das trinta) e como disse, com mulheres.

      Ditto isso, eu diria que, em resposta da pergunta “What’s your name?”, quando alguém responde assim, pra mim é só um pouco como uma convite de continuar a conversa. Continue falando. É meio como quando de escrever você adicionar aqueles 3 pontos…

      Sei lá, são muito sutil essas coisas. Espero que ter lhes ajudado um pouco e que o meu português não foi estranho demais :)

  • 13/03/13  
    DanielPetris diz: 17

    Uma coisa , quando dizem que para praticar é bom você ir falando as palavras devagar até aprender , mas ao falar rapidamente não fica a mesma coisa , então o certo é ir praticando ,falando as palavras rapidamente , ou ao aprende-las falando devagar , e assim eu ja vou saber falar corretamente independente da velocidade ?
    Não sei se ficou confuso , mas caso alguém entenda por favor me tire essa dúvida .
    Obrigado.

    • 14/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Daniel,

      O importante é falar numa velocidade que você se sinta confortável. Também não adianta tentar falar rápido e a outra pessoa não entender. A pronúncia tem que estar correta, o prof. Bonatti explicou isso muito bem no podcast.

      Bons estudos!

  • 13/03/13  
    William Alves diz: 18

    Cara, Parabéns! Esse Podcast foi ótimo! Fui e voltei do trabalho ouvindo e realmente gostei muito! Comecei um curso de inglês numa escola (na do mago) e a cada aula é como se uma porta se abrisse, agora, unindo essas suas dicas será muito melhor. Eu pulei um semestre do curso porque já tenho uma base (devido ao tempo que passo ouvindo o máximo de coisas que posso em inglês) e nessa questão de entonação realmente a coisa flui com o tempo, quanto mais escuto mais aprendo a falar como eu ouvi. Quero aprender porque gosto não só por oportunidades de trabalho e tal, tanto é que já sonhei algumas vezes falando em inglês. Obrigado pelas dicas, um dia eu chego lá!

    • 14/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Obrigado pelo comentário, William!

      Sucesso nos estudos.

  • 13/03/13  
    Luiz Gustavo diz: 19

    Não é a primeira vez que eu vejo vocês recomendando imitar nativos da lingua na hora de falar. Mas como posso ter esse ponto de partida? um programa de televisão? uma série?
    Fica até uma ideia de um próximo tópico, alguém que jah usou esse artificio e que passe as dicas de onde encontrar ou como usar

    Valeu, abraços

  • 14/03/13  
    DanielPetris diz: 20

    Eu ouvi o Prof. Bonatti falando que o importante é pronunciar corretamente, é que eu imagino que pronunciando devagar até dominar a pronúncia correta das palavras , eu vá ,mesmo sem perceber, acabar aumentando a velocidade na hora de falar , você acha que isso acontece Alessandro?
    Obrigado por responder.

    • 14/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Daniel,

      Isso inevitavelmente vai acontecer, você não vai nem perceber.

      Abs,

  • 14/03/13  
    Loi diz: 21

    Sensacional como sempre, com voces eu vou acabar aprendendo inglês….

  • 17/03/13  
    Yank diz: 22

    Oiii pessoal aqui do EE, gostei muito desse site, indicado pela minha teacher, só tenho uma duvida, como eu faço pra baixar os podcasts? Tipo eu clico em download do podcast, mas abre uma página e fica rodando o podcast…
    Grato desde já e parabéns, espero que continuem assim!!

    • 18/03/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Yank,

      Para fazer o download basta clicar com o botão direito no link “Download do Podcast” e depois em “Salvar link como…”.

      Seja bem-vindo e bons estudos!

  • 17/03/13  
    Nancy diz: 23

    Bonati, Alessandro, Adir.
    I loved this postcast!!! It was very useful for me. Now, I´ll pay more attention to pitches.
    Thanks

  • 19/03/13  
    Rogerio diz: 24

    Eu já vi em muitas séries e muitos filmes as pessoas respondendo a pergunta “What’s your name?” com o entonação de pergunta. Me pareceu algumas vezes que essa entonação é feita por quem deseja continuar a conversa, como se estivesse esperando a próxima pergunta, e não questionando a pergunta com o próprio nome. Não tenho certeza, mas prestarei atenção em todas as vezes agora pra postar aqui se sentir isso mais vezes, rsrs.

  • 29/03/13  
    mario diz: 25

    Quite relevant and useful topic. Congratulations on the nicely done presentation. Since the word Rythm was only mentioned in this podcast, which is also of equal relevance for mastering fluency, I suggest that you do another pod cast to talk about it, emphasizing the differences between them. (Intonation x Rythm). what about it, Alessandro?

  • 05/04/13  
    Francisco diz: 26

    Gostei bastante das dicas. Obrigdo

  • 05/04/13  
    Francisco diz: 27

    Gostei das dicas sobre entonação em inglês. Obrigado