English Podcast 33: O poder do Listening

Olá, amigos do English Experts! Converso hoje com Ana Luiza (Inglês Online) sobre o poder do listening. Ouça depoimentos de pessoas que incluíram o listening na sua rotina de estudos e se deram muito bem. Você estuda inglês há anos e não consegue falar com naturalidade? Então este programa foi feito para você. I hope you like it!

English Podcast 33 banner

Não posso deixar de agradecer aos leitores Eduardo Gomes, Diogo Carvalho e Marcelo Mendes pelos depoimentos enviados em áudio.

Responda nos comentários: Você já pratica o listening? Se sim, quais foram os resultados? Agradeço antecipadamente pelo retorno.

Prepare o seu headset, aperte play e divirta-se.

Ouvir o English Podcast

Links discutidos no podcast

Trechos em inglês

Tempo – 7:04

Find a Shelter from the Storm

Programas Anteriores

Arquivo do English Podcast

Assine no iTunes

English Podcast no iTunes

Sugestões, críticas e elogios

Envie sugestões, críticas e elogios nos comentários.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

96 comentários

  • 04/09/13  
    Dennis Cardoso diz: 1

    Hello Everyone!

    Novamente, gostei bastante do Podcast de hoje. Eu comecei estudar inglês passivamente jogando e assistindo filmes durante anos, mas nunca realizei um curso. Neste ano firmei a meta de iniciar o estudo ativo e diário do inglês com leitura e compreensão de audios. Para tanto, comecei com o ESLPod e as Dicas do English Experts. Hoje também faço EnglishTown e o curso oferecido pelo governo, MyEnglishOnline. No fretado e nas horas vagas sempre carrego no smartphone o Podcast do ESLPod e no E-reader carrego a versão em mobi e PDF da transcrição e vocabulário para caso eu queria analisar e tirar dúvida. De alguns meses pra cá, minha compreensão melhorou bastante, principalmente no que se referente a conversação. Estou com foco de realizar intercambio no ano que vem e também deixo claro que o Listening é importante para a evolução de um novo idioma, seja lá qual ele for.

    Best Regards!

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Dennis,

      Você está no caminho certo. Keep up the good work!

  • 04/09/13  
    Ana Carolina diz: 2

    Eu nunca consigo fazer o download. Queria saber por que, quando eu clico em Download do podcast só vai para outra página e começa, só que eu queria fazer o download para escutar depois no pc.

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Ana,

      Basta clicar com o botão direito do mouse no link “Download do Podcast” e escolher a opção “salvar link como…”.

      I hope that helps!

  • 04/09/13  
    Maísa diz: 3

    Muito legal o podcast. Dois comentários. O listening é super importante também para melhorar a pronúncia. Ouvindo outras pessoas, podemos aprender com mais segurança como dizer as coisas. E concordo com o Eduardo: falar inglês vicia! hehehe Quando vc começa e percebe que consegue, não quer mais parar! ;-)

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      É isso mesmo Maísa. Em alguns momentos a gente até esquece que está falando inglês.

      Enjoy your studies!

  • 04/09/13  
    Luiz Fabiano diz: 4

    Eu pratico algum tempo, meu inglês melhorou muito.

  • 04/09/13  
    Moacir diz: 5

    Olá pessoal!

    Alessandro os podcasts estão ficando cada vez melhor!
    Estudo inglês a pouco mais de 2 anos em uma escola tradicional com uma hora de aula duas vezes por semana, em casa assisto seriados como The Big Bang Theory , Simpsons, Revolution e Game of Thrones para treinar o listening (confesso que esses dois últimos são beeem difíceis de entender, pelo menos pra mim :D ).

    Assim como nosso colega Dennis e Diogo, também ouço os podcasts ESLPod no trajeto de ida e volta do trabalho, porém apesar de estudar, estudar e estudar não consigo compreender uma frase inteira, eu consigo entender o contexto da conversa, mas aquelas palavrinhas que te fazem entender a frase eu nunca consigo entender.

    Geralmente, meu material de estudo além dos seriados que mencionei acima são: meu livro e áudio do curso, leitura diária de jornais tipo dailymail.uk, nytimes.com e alguns sites como ghacks.net, ign.com entre outros.

    Como eu poderia aprimorar meu aprendizado?

  • 04/09/13  
    Kleber diz: 6

    Hello Alessandro,

    Sou estudante iniciante de inglês, mas antes mesmo de iniciar o curso eu já gostava bastante da linguagem, acho muito interessante uma pessoa de outra nacionalidade ter a capacidade de entender e falar outro idioma, deve ser muito prazeroso.
    Bom, acabei entrando no seu site meio que por um acaso e sinceramente, acho magnífico o que você está fazendo aqui para as pessoas que são curiosas e estão à procura de um plus para complementar o curso.
    O meu professor sempre deixa bem claro a importância do Listening e agora que vi alguns depoimentos desse Podcast, vou mergulhar de vez nesse assunto.
    Queria parabenizar o seu trabalho, com certeza vai servir de grande ajuda.

    Um forte abraço.

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Kleber,

      Muito obrigado pelos elogios e palavras de incentivo.
      Se precisar estamos a disposição para ajudar.

      Enjoy your studies!

  • 04/09/13  
    Petter diz: 7

    Excelente podcast! Listening tá sendo essencial pra mim nessa aprendizagem do inglês, comecei com um listening 1 ano atrás e depois disso o meu inglês decolou… Diferentemente, das dicas da Ana Luiza, eu comecei escutando podcasts que eu entedia muito pouco, como TWiV (This week in virology) e Do The Right Thing (um podcast de comédia britânico). Eu entendia cerca de 50% do que eu escutava, porém, ao escutar e ”não entender” eu ia preenchendo as lacunas e a pronúncia foi ficando mais clara com o tempo, pra mim funcionou muito, aliado ao aumento do vocabulário, só então partir para mídias mais ”fáceis” como o ESLpodcast e o EngVid (site c/ aulas de inglês, em inglês).

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Hi Petter,

      Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

      Enjoy your studies!

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      oi Petter,
      Muitas pessoas fazem como vc. No fundo, o que vc faz e o que eu quero transmitir não são coisas muito diferentes, não. Você “cava” sua própria compreensão – no fim, aquele material desafiador se torna algo que você já compreende, e a aquisição acontece.

  • 04/09/13  
    Cllaro diz: 8

    Realmente vicia mesmo ainda mas quando se tem com quem falar English 24h por dia. No meu caso eu tenho que por na minha cabeça “Agora e hora de listen, depois volto a conversar.” Definitivamente listen para mim é a base do aprendizado de um idioma.
    Mas não basta escutar, tem que saber escutar! Assim como em tudo na vida.

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Hi Cllaro,

      Tem que ouvir com atenção e de forma frequente.

      Best,

  • 04/09/13  
    Marcelo Mendes diz: 9

    Olá Alessandro, parabéns pelo excelente Podcast desta semana falando sobre um assunto que hoje eu considero extremamente importante na aquisição de idioma e vocabulário: Listening.

    Quero agradecer também pela menção que você e a Ana fizeram neste podcast! Fiquei muito contente de poder ter colaborado de alguma forma.

    Parabéns e sucessos!
    Marcelo

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Marcelo,

      Menção mais que merecida. Semana que vem tem mais.

      Cheers,

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Hi Marcelo ;) Vc é meio parte do Inglês Online já, viu. Não dava pra deixar de fora :)

  • 04/09/13  
    Thiago Messias diz: 10

    Fantástico esse episódio, muuuuuuuuito importante o Listening.. sempre falo isso para os meus alunos.. Já enviei esse post para eles :D
    Thanks thanks thanks a bunch!!

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Thiago,

      Obrigado por compartilhar o podcast.

      Boas aulas!

  • 04/09/13  
    Júlio Vivarte diz: 11

    Hi Mr. Brandão , Hello Mrs Ana,

    Quero Parabeniza-los por este podcast, e por todos os outros, vcs tem realmente um conteúdo muito bom e passam dicas e referencias que tem me ajudado muito.

    Eu só queria deixar duas dicas,

    A primeira é simples e talvez muitos vão dizer que desnecessária… mas aqui vai:
    Eu por exemplo só conheço o blog EnglishExperts a menos de um mês, e já baixei todos os podcasts no mesmo dia, para ir ouvindo no celular, no transito por exemplo. ai eu deixo tocando um depois do outro e ouvindo as dicas,só que como eu deixo tocando… acaba um… começa o outro…. e mais um… eu acabo me perdendo sem saber qual o numero do podcast que eu estou ouvindo em um determinado momento.
    então a dica é: falar o numero do podcast no audio…. “wecome to the pocast number 33…”, assim como acontecia nos primeiros.. xD

    e a segunda é … bem é mais um pedido… eu acho que seria legal se tivesse um podcast onde invertesse e a Ana por exemplo entrevistasse o Alessandro Brandão para que ele contasse para nos um pouco mais sobre como ele começou a aprender inglês, o que o motivou q o motivou a criar o blog… as técnicas que ele usou e usa para aprender… Acho que seria legal.

    Um abraço a todos.

    • 04/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Júlio,

      Gostei da sugestão de falar o número do podcast como referência para quem ouve no carro. Vou usar isso.

      Eu já estou preparando um podcast especial de 7 anos do EE, vou contar a história do site.

      Obrigado pelo comentário e sugestão.

      Enjoy your studies!

  • 04/09/13  
    Thiago Messias diz: 12

    Always a pleasure!! =)

  • 04/09/13  
    Flaviane diz: 13

    Bom dia,

    Qual o material de listening que você adotou (o que foi citado neste podcast) ?

    Tks

  • 04/09/13  
    Soraia diz: 14

    Ola pessoal.
    Pratico listen desde o ano passado, peguei um material legal do igingles e senti que o meu entendimento do ingles falado melhorou muuiittoo.

  • 04/09/13  
    Victor Hugo diz: 15

    Tem 5 meses que eu comecei a fazer listening de verdade, ouvindo basicamente o ESLpod e o Ingles Online. Nesse pouco tempo já senti uma evolução impressionante.

    Sempre fui frustrado no estudo tradicional(escolas) de idiomas, e desde que foquei no listening, estou ficando cada vez mais motivado, e o melhor, estou percebendo as evoluções.

    E tudo começou quando decidi ouvir os podcasts do EE… pegando as dicas, e aplicando no dia-a-dia.

    Obrigado.

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Parabéns, Victor. Mantenha contato e conte do seu progresso :)

  • 04/09/13  
    Flaviane diz: 16

    Boa noite Alessandro, muito obrigada pelo retorno, dei uma olhada e achei incrível tua dica!
    Mas queria mais uma, aqui no English Experts você tem um chat mas que no momento está em manutenção. Gostaria de saber quando voltará a funcionar e se você tem algum outro site de chat como o do English Experts para que eu possa participar neste período de manutenção.

    Tks

    • 05/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Flaviane,

      O chat vai voltar em breve! Aguarde…

      Obrigado pelo comentário.

  • 04/09/13  
    Valter Rufino diz: 17

    Olá Alessandro e Ana
    Venho aqui parabenizar por mais este sensacional podcast e, dizer que hoje em dia estou procurando estudar e melhorar meu inglês através de Podcasts tão bons como este.
    Eu tenho estudado em inglês a cerca de 6 anos, digo que estudo porque isso nunca termina, se não for algo constante acabamos esquecendo muita coisa.
    Queria poder seguir todas as dicas que vocês dão, como esta que vcs deram hoje, mas eu tenho uma grande falta de atenção por ouvir novamente coisas q já ouvi e já acho que entendi, ou seja a dica da Ana de ouvir algo que eu já conheça vou tentar mas não sei se conseguirei fazer-la. Atualmente tenho tentado praticar a dica do Adir de interpretar, atuar, repetir as falas com a mesma intonação, mas infelizmente não tenho o dom.
    Devagarzinho porém constante eu pretendo chegar a um nível de excelência no intendimento da língua inglesa.

    • 05/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Valter,

      Para manter a atenção tente usar a transcrição do podcast, quando você estiver conseguindo se concentrar melhor fique só com o áudio.

      Enjoy your studies!

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Valter,
      Aqui vai uma sugestão: tente colocar seu interesse em outro lugar – “conseguir falar aquilo que está ouvindo”. Vc sabe que para conseguir falar aquilo, tem que ouvir um tanto de vezes. Tente focar nisso… quem sabe?

  • 05/09/13  
    Danielle Macedo diz: 18

    Hello,

    obrigada por esse excelente podcast, eu realmente tive uma grande evolução depois que passei a me dedicar ao listening.
    Fiz o curso online da Ana Luisa e percebi uma grande evolução em relação a minha compreensão do inglês e também do speak. Hoje estudo inglês e espanhol sozinha e o listening tem me ajudado muito.

    My best

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Que legal, Danielle! Obrigada por aparecer por aqui :)

  • 05/09/13  
    Jonata fontela diz: 19

    Oi pessoal,os podcasts estao cada vez melhor!adoro quando a Ana participa,Ana Luiza sou seu fan:)seus podcasts sao dmais!!!
    Bom,eu confesso q fazia listening de um jeito errado pq eu ouvia audio avançado mas dpois q eu ouvi o podcast 12,comecei a estudar do jeito certo,eu acho:)entao eu comecei a ouvir as Basics conversations do ELT podcast,dpois comecei a ouvir as intermmidiate con….e tbm baixei os podcasts mais antigos da Ana,porque nesses ela fala mais devagar mas tbm continuo acompanhando os novos que ela grava,e agora ate que entendo quase tudo,tipo uns 90 ou 95%dependendo do podcast…. listening e o caminho pra aprender,dpois que eu comecei a praticar do jeito certo,eu comecei a aprender ingles de verdade!é incrivel quando eu escuto um podcast pela primeira vez e ja entendo quase tudo,e a uns 5 meses atras eu so entendia 30 a 40%!!!valeu pessoal!!!
    P.s.cadê o erro de gravacao no final?kkkkkkkkkk

    • 05/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Jonata,

      Esse não teve outtake.

      Obrigado pelo comentário.

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Maravilhaaa Jonata!!

      Obrigada pelo toque – realmente eu comecei a falar mais rápido.

      Preciso fazer uma survey com os ouvintes pra avaliar a questão da velocidade.

      Bjao!

  • 05/09/13  
    alyson diz: 20

    nossa! depois desse podcast eu percebi que estava fazendo o listening de maneira errada! por isso recentemente eu tinha me frustrado um pouco porque normalmente eu ainda tenho muita dificuldade de compreender falas em ingles… talvez uns 40% de tudo… o problema é que eu parei por ai ja faz um tempo e não consigo melhorar mais… estou muito ansioso pelo proximo podcast quando voces irão falar sobre como usar essa ferramenta de maneira correta!

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Beleza, Alyson. Não deixe de consultar as referências q o Alessandro postou abaixo do podcast.

  • 05/09/13  
    Adriano Boff diz: 21

    Alessandro,

    Para nós, viciados, tá uma maravilha ouvir o podcast semanalmente! :-)

    Uma dica para o listening que comecei fazer há pouco é baixar alguns videos ou mp3 do TED, selecionando um assunto que te empolga/dá prazer e imprimir a transcrição (que eles também fornecem) para acompanhar o audio. Pego, circulo as palavras que não conheço, vou atrás da tradução, tento montar uma tradução daquela frase, escuto novamente o audio e assim vai…. Acho que tem a ver com o que vocês falaram e fiquei satisfeito de estar indo no caminho certo, mesmo não tendo muito tempo para parar numa escrivaninha e estudar “formalmente”.

    Cara, você e seus amigos estão tocando em muitas vidas e fazendo a diferença! Obrigado!!

  • 05/09/13  
    Alysson diz: 22

    Olá Alessandro e Ana
    Parabéns pelo excelente trabalho que fazer!
    Vocês indicariam ouvir listening mesmo uma pessoa com pouco vocabulário? Neste caso vou entender muito pouco e não vai existir Podcast que eu entenda 90%, como fazer? Focar no podcast traduzir e ouvir até compreender todo ele?

    • 05/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Alysson,

      Nesse caso escolha o podcast mais básico que puder e estude-o primeiro até dominar o vocabulário. Depois passe a ouvir esse áudio repetidas vezes, por semanas. Passe para o próximo programa só quando dominar 100% o anterior.

      I hope that helps. Good luck!

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      É isso que o Alessandro falou, Alysson. O primeiro passo é compreender o material que vc vai utilizar. Leia as minhas dicas “Como Falar Inglês” pois lá eu explico o passo-a-passo.

  • 05/09/13  
    Tanise Carvalho diz: 23

    Alessandro,

    Primeiramente MUITO OBRIGADA, tu não faz ideia o quanto teu site vem me ajudando ao longo dos anos, acho que acesso ele desde 2007, 2008 mas sempre fui uma usuária “tímida”, essa é a primeira vez que faço um comentário. O podcast está sensacional e é exatamente o assunto que andava procurando nos últimos dias. Eu faço curso em uma escola regular mas sei que isso não é o suficiente, então eu escuto o ESLpod(que descobri através do EE) praticamente todos os dias na ida/volta do trabalho/faculdade. Eu costumava ouvir uma vez cada, somente aqueles que eu não entendia muito bem ouvia de novo, depois percebi que ouvir aqueles que eu já conseguia entender 95% duas, três ou mais vezes estava me ajudando muito mais, pois acabo conseguindo fixar o significado e como usar as expressões. Outro grave erro que já estava procurando corrigir depois dessa descoberta, foi voltar a ouvir os podcasts da Ana(que também conheci através do EE) que havia parado pois estava “muito fácil” de entender. Outra coisa para melhorar o listening é que assisto muitos filmes, seriados e entrevistas, todos em inglês. Aguardo ansiosamente o podcast da próxima semana para pegar mais dicas e saber se estou indo no caminho certo.

    Thank you so much for your help :)

    • 05/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Tanise,

      Muito bom saber que você acompanha o EE desde o começo, ainda bem que você não enjoou. rsrsrs
      Fico feliz também em saber que você está usando os recursos e sites que indicamos aqui.

      Thank you and keep up the good work.

      Take care!

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Que maravilha, Tanise :)) Parabéns pela prática, e por favor keep in touch (mantenha contato) e conte sobre seu progresso!

  • 05/09/13  
    Bruno Matheus diz: 24

    Olá Alessandro e Ana.
    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo trabalho que vocês realizam. EE e Ana formam uma dupla fantástica :-)

    Recentemente, vendo depoimentos da Ana e do pessoal do EE, decidi abandonar o método tradicional de aprendizagem e hoje utilizo o Listening como base do meu aprendizado. Na verdade isso é cerca de 80% da minha base de estudo, porém eu tenho uma dúvida.

    Uma vez, quando eu ainda fazia o curso, ouvi um diálogo curto em inglês e eu não entendi absolutamente nada. Quando eu li a transcrição, eu simplesmente entendia 100% do que estava escrito, não tinha uma palavra, um tempo verbal que eu não entendesse perfeitamente. Foi nesse momento que eu percebi que estava estudando errado e decidi seguir os conselhos da Ana.

    Mas a questão é: quando vocês falam que se deve escutar um áudio que você entenda pelo menos 80%. Essa porcentagem é referente ao áudio propriamente dito ou é 80% da transcrição? Digo isso porque é muito comum eu pegar um diálogo onde eu entendo 40% do áudio e 90% da transcrição.

    Desde já agradeço!

    • 05/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Bruno,

      Os 80% é do áudio, você não pode depender da transcrição, isso vai limitar muito seus estudos. Você pode usar a transcrição para entender o áudio num primeiro momento, mas depois você deve focar só no áudio.

      Enjoy your studies!

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Oi Bruno,
      Obrigada:)

      Uma curiosidade – qual era o nível desse diálogo? E de onde vc tirou ele?

    • 06/09/13  
      Bruno Matheus diz:

      Oi Ana!!!
      O diálogo foi retirado de um curso on-line, de uma dessas gigantes do ramo, que era o que eu fazia. O nível era o básico, já passando para o intermediário. Porém isso vinha acontecendo muito, nas mais diversas situações.

      Na verdade comecei a perceber essa discrepância entre a minha capacidade de entender algo escrito (muito boa para o meu nível) e a capacidade de entender algo falado (péssimo), quando eu li seu artigo “Como falar inglês: As dicas essenciais”. A dois meses comecei a utilizar suas técnicas no material do meu curso e ficou notório como eu não conseguia entender o que uma pessoa falava, e também como eu não conseguia falar em inglês. Aquela coisa de ficar buscando na memória.

      Aplicar essa técnica no material do curso surtiu um resultado satisfatório, porém resolvi abandonar o curso porque ele dava mais foco no inglês Britânico e prefiro o Americano.

      Faz 4 semanas que comecei a estudar pelo material do A.J. e estou ansiosíssimo para incluir na minha lista de estudo diário seu Podcast e o ESLPod. Faz pouco mais de um ano que vinha estudando pelo “método tradicional”, e a dois meses atrás (quando descobri o inglesonline.com.br) eu não conseguia entender 5% do seu Podcast. Hoje eu consigo entender cerca de 60% sem precisar de transcrição, graças ao listening da maneira que vc ensina. Não vejo a hora de chegar nos 80% :-D

  • 05/09/13  
    Claudiana Sansil diz: 25

    Oi gente,
    Estudo ingles ha muito tempo e sempre foi um martírio. Primeiro pq nao gostava do idioma, mas com o tempo e com o aprimoramento passei ate a gostar. Hoje estudo todos os dias, e sozinha, acho q ]e uma grande mudança p alguém q detestava esse idioma.
    Ainda nao sou fluente. Todos os dias eu ouço podcast, baixados do site BBC por que gosto do inglês Britânico, acho a pronuncia mais clara. Normalmente eu fico ouvindo o mesmo audio por uma semana, traduzo as palavras q nao conheço e qdo eu o texto fica mais claro p mim mudo para outro.

    Abraço, estou aguardando ansiosa pelos podcast.

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Bacana, Claudiana… Vc só tem a ganhar :)

  • 05/09/13  
    Caroline Leite diz: 26

    Oi pessoal, muito bom esse post. Eu pratico meu Listening assistindo muita série e ouvindo muita, muita música. Ouço tento escrever ou que ouvi, pego a letra e vou conferindo os erros e é ótimo porque Reading, Speaking, Writing de uma vez só né?

  • 05/09/13  
    Gabriele Alonso diz: 27

    Muito bom o podcast! Estou sempre tentando treinar meu listening com séries, músicas, diálogos etc. Estou vendo melhoras, mas o meu problema mesmo é o speaking =/ mas ainda acredito que vou conseguir!
    Eu gosto muito desse site! Continuem assim!

    Bye o/

    • 05/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Thank you!

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Hi Gabriele :) Rotina, frequência, consistência são uma maravilha – quanto mais vc conseguir isso, mais vc vê resultado. Abs!

  • 05/09/13  
    Gabriel diz: 28

    A frase “É na escola que acabaram com meu sonho de que sei Português!” do Denilson foi ótima! Isso aconteceu comigo. Concordo com ele de que a gramática acontece naturalmente! Esse Podcast foi D+ Parabéns Alessandro e Denilson…

  • 05/09/13  
    Paulo diz: 29

    Eu adoro os podcast inglês online a Ana Luisa é muito legal tambêm olso muito AJ Hoge, VOA special English ou voice of America o spotlight radio da HCJB tambêm é muito bom e o English experts com suas dicas maravilhosas

  • 05/09/13  
    Daniele Pimentel diz: 30

    Olá Alessandro, como vai? Sou usuária antiga do English Experts e vocês sempre, mas sempre mesmo, me ajudam com dúvidas com expressões, como diz isso ou aquilo em Inglês. Meu “Thank you soooooooo much, you guys”! Acompanhei há algum tempo o site da Ana, já fui mais assídua e aprendi muita coisa com ela também através de seus podcasts.
    Mas confesso que toda vez que a Ana fala em aprender listening com material que já se entenda isso me deixa um tanto intrigada. Primeiro porque eu, como estudante da língua inglesa há mais ou menos um ano e meio, comecei a praticar listening do zerinho sem entender absolutamente nada. O que me socorria era a transcrição e mesmo assim não ajudava muito pois eu tinha que praticamente traduzir palavra por palavra para ao menos poder ter uma compreensão do que estava sendo dito. Lembro que usava muito o VOA no começo. Porque eles falam devagar de modo a facilitar o aprendizado. E a medida que fui praticando ganhando mais confiança e vocabulário fui percebendo com um tempo que o VOA já não me satisfazia mais, eu precisava de algo mais dinâmico, mais real. Foi quando partir para as séries. Com elas fui aprendendo e continuo, pois ainda não tenho fluência e percebo que meus ouvidos já estão extremamente familiarizados com o Inglês com a segurança de assistir filmes, vídeos e afins no original. Há exemplo do Marcelo, eu infelizmente não compreendo 100% ainda, mas assim como ele, sou bem insistente na questão do listening. Eu só largo um material novo quando eu consigo ter plena compreensão do que está sendo dito naquilo. Mas, o que me intriga na fala da Ana (e isso já vem desde uma série que ela fez de como melhorar o listening) é fato de eu não compreender muito bem o que ela quer dizer com “ouvir apenas material que você compreenda bem” – Acho meio ilógico, principalmente usar isso com alguém que não sabe nem o que é “thank you”, por exemplo. Como é que uma pessoa dessa vai aprender se ela não começar a ouvir. Penso que o aprendizado de uma língua, seja ela qual for, começa pelo ouvido mesmo, não tem escapatória. É como se fôssemos bebês aprendendo a falar. Eu nunca ouvi aquilo, não sei o que é que aquele “adulto” está falando, mas de tanto ele falar e gesticular, eu acabo pegando a ideia daquilo.

    Fato é que, se já dominamos certo assunto a compreensão fica fácil, mas acredito que é mais uma questão de insistência, como o Marcelo (e eu), que mesmo sem entender o que escutava persistiu e continua persistindo. Hoje, já me pego pensando em Inglês e usando expressões que vêm a mente de forma natural.
    Penso que para se conseguir os 100% alguém sempre teve que partir do zero. Lembro que no começo da minha história com o listening ouvindo o ESL Pod com o Dr. Jeff MacQuillan na qual muitas das palavras que ele falava (eu não entendia nada) logo no comecinho dos Pods que ele diz o ‘Episode” e eu ficava me perguntando o que danado era “Apassode”. Até que vim descobrir depois assistindo as séries de Tv e passei a rir de mim mesma.

    Se eu fosse esperar para ter uma compreensão total do que eu vou ouvir eu nunca vou chegar aos 100%. Eu tenho que partir do zero para ir trilhando um caminho que, neste caso, não acaba nunca. Pois a língua é viva, e até em nossa língua nativa nos deparamos com termos que nunca tínhamos ouvido antes. Uma das minhas incentivadoras foi A Fabiana Lara, que em um dos exercícios de listening que passou num desafio que fez (bem antigo) foi o de ver um vídeo curto e tentar entender o que era dito, mesmo que não tivesse muito conhecimento do assunto. Penso que se eu não tivesse subido o 1º degrau, talvez não conseguisse alcançar os demais.

    Gosto muito das dicas e do jeito da Ana trabalhar, mas nesse ponto, ainda não compreendi exatamente o que quer dizer com ouvir apenas o que se entende. Se para aprender qualquer coisa nesta vida é preciso dá o pontapé inicial.

    Ah, e faltou nos depoimentos dos rapazes com quanto tempo seus ouvidos fizeram “ploct” para o inglês!

    Falei demais! Sorry, I ca.

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Oi Daniele,
      Não sei se vou conseguir explicar melhor pra vc, pois eu vou meio que dizer o mesmo q eu disse na série “Como Falar Inglês” – ouvindo com frequência o que a gente entende, a gente adquire a língua. É isso que acontece com a criança também. Uma hora ela acaba pegando o significado do que o pai e a mãe estão dizendo, e vai associando os sons das palavras que eles falam com o que eles querem dizer. O primeiro passo de tudo é compreensão. Você parece ser uma pessoa que gosta de algo mais desafiador e é bastante independente, como o Marcelo. Você cria a sua própria compreensão de um material que está razoavelmente acima da sua compreensão provavelmente com auxílio de dicionario, Internet, etc.
      É claro q é preciso começar de algum lugar (para muitos, do zero). Pensando naqueles que tem, realmente, zero inglês (e não são ‘false beginners’, mas ‘true beginners’ mesmo) eu criei o meu Curso online, onde eu explico o inglês primeiro (=etapa 1, compreensão) e depois forneço o Listening daquilo q já expliquei (=etapa 2, aquisição através de Listening).

    • 06/09/13  
      Bruno Matheus diz:

      Olá Daniele! Sua pergunta foi para o Alessandro, mas permita-me dar meu pitaco :-)

      Recentemente eu abandonei meu curso tradicional para estudar seguindo as dicas de listening da Ana. Acabei que eu encontrei o site do A.J Hoge e hoje estudo por ele que tem uma abordagem muito parecida com a da Ana que é escutar algo que você entenda bem repetidas vezes. Confesso que virei fã dessa abordagem e os resultados tem sido muito bons.

      Pra mim a chave desse método é o que o A.J. chama de “Deep learning”. E que a Ana aconselha é pegar um áudio que você compreenda pelo menos 80%, os outros 20% é o que vc vai adquirir de novo.

      Mas por que ficar escutando algo que eu já compreendo??? Bom, sempre acontece algo comigo muito interessante. Eu escuto ou leio alguma coisa e compreendo muito bem já de primeira. Acontece que se fosse eu que precisasse dizer aquilo em uma situação real eu nunca iria conseguir construir aquela frase ou texto. Isso porque a compreensão é superficial. É aí que entra o Deep Learnig. O A.J diz que para seu material ter os resultados esperados a pessoa tem que ouvir o áudio varias vezes ao dia por pelo menos 7 dias, mesmo que você já entenda tudo no segundo dia. Dessa forma você pega a informação e coloca em um lugar profundo no cérebro. Dessa forma você não só vai começar a entender o que um nativo fala, como também falará sem pensar. As palavras saem da boca naturalmente. Na verdade, pra mim o maior trunfo desse método não é aprender a escutar, mas falar naturalmente, sem esforço (daí o nome Effortless Enlglish).

      Pra mim, um dos maiores erros que um estudante comete é quando ele começa entender um áudio 100%, e passa para o próximo. Isso é um engano porque essa informação que ele acabou de adquirir ainda é superficial e se ele não leva-la lá para as profundezas do cérebro, em pouquíssimo tempo ela vai se perder. E hoje não se conhece melhor método para fixação do que a repetição. Por isso é muito importante repetir muitas vezes aquilo que vc já entende.

      Mas por que 80% e não 30%???? Essa deve ser uma das perguntas que a Ana mais escuta rsrsrs. Bom, a Ana seria a autoridade máxima para responde-la, mas a experiencia que eu adquiri pesquisando métodos de estudo do inglês me remete a um ensinamento do grande Frank Florida, contribuidor aqui do EE. O Frank explica porque video games são tão viciantes. Mas e daí?? O motivo dos videos games ser tão viciantes é que eles são em fases, um conjunto de pequenos desafios que a pessoa vai superando ao longo da jogatina. Toda vez que vc termina uma fase ou desafio, vc sente uma sensação muito boa, algo realmente prazeroso. É uma sensação de dever cumprido com sucesso. E no estudo do inglês também é assim. É muito mais eficiente estudar em pequenos pedaços, mas com consistência. Pequenas vitórias fará você enxergar seu progresso e isso te motivará a continuar. Do contrario, toda vez que você pegar um material novo e não entender nada ou quase nada pode parecer frustrante e dá a impressão de que você não está progredindo.

      Pra finalizar, vale ressaltar que essa abordagem não é fruto apenas de “achismo” ou uma experiencia individual. É fruto de muito estudo por diversos pesquisadores ao redor do mundo. Quanto ao fato da pessoa começar do zero, realmente é muito difícil iniciar o aprendizado autodidata por meio do listening, mas nada o impede de fazer. Eu acho que esse método é mais indicado para aqueles que já tem um certo conhecimento. O próprio curso do A.J. pressupõe que a pessoa tenha pelo menos um nível básico sólido. Até mesmo a Ana tem seu curso de inglês para iniciantes, onde ela “prepara o terreno” para aqueles que não tem nenhum conhecimento da língua.

      É isso aí… acho que tbm escrevi um pouco demais :-)

  • 06/09/13  
    João Paulo diz: 31

    Olá Alessandro e Ana
    Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo trabalho no EE.
    No podcast voces falam do A. J. Hoge da Effotless. Gostaria de saber se voces conhecem o material dele e se recomendaria?

    Obrigado

    Abraço a todos

    • 06/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi João,

      Eu conheço somente o material gratuito disponibilizado no site, não fiz o curso dele. As dicas dele são muito boas.

      Abs,

    • 06/09/13  
      Bruno Matheus diz:

      Olá João Paulo,

      Eu estou utilizando o material do A.J Hoge e posso garantir que é muito bom. A questão é se vai ser bom para você. Sua metodologia é baseada no Listening. Cada capitulo é formado por vários arquivo de áudio. Uma historia narrada, um cometário sobre o vocabulário dessa história e uma coisa que ele chama de Mini Story onde ele faz um monte de perguntas a respeito da história e você tem que responder todas as perguntas. Alguns sets também tem um arquivo de audio chamado POV onde ele trabalha a gramática de forma inconsciente. Segundo o A.J. você tem que ouvir cada set desse várias vezes ao dia por pelo menos sete dias, mesmo que você já estiver entendendo tudo no terceiro dia. A pronuncia do A.J é muito boa e muito próxima da que eu gostaria de ter (acho que ele é de São Francisco – CA). Porém para aproveitar o curso, é preciso que a pessoa tenha pelo menos um nível pre intermediário, ou um básico bem feito.

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Oi João,
      Obrigada.
      Recomendo o material do AJ para quem compreender o material dele. Acredito que o Curso dele esteja ali num nível Inter pra Upper Inter.

    • 07/09/13  
      João Paulo diz:

      Alessandro, Bruno e Ana muitíssimo obrigado pela atenção.

  • 06/09/13  
    Feliphe diz: 32

    Parabens Ana, e Alessandro novamente por um excelente trabalho. Vocês são fonte de inspiração para muita gente.
    O EE, os colaboradores e os membros que o frequentam fazem com que o Inglês se torne mais desconplicado e amigável.
    Desde quando ouvi o English Podcast 12: Como começar a estudar inglês, faço listening diariamente por volta de 2 a 4 horas por dia. Venho utilizando no momento os Podcasts da Ana(inglesonline) e do Jeff (eslpod) e hoje já consigo me comunicar tranquilamente em assuntos variados.
    Só tenho de agradece-los.
    Thanks a million everybody o/
    Both of you have been doing an excellent work.

    • 06/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Hi Feliphe,
      THanks! Que legal ouvir de você por aqui também. Parabéns pelos estudos :)

  • 06/09/13  
    william diz: 33

    Eu sou bem iniciante, estou no basic II do Senac, mas estou estudando sozinho também através do livro e workbook do curso, , também dos programas rosetta stone e Tell Me More, estou procurando material para iniciantes para praticar o listening mas para iniciantes como eu não sei onde e o que usar nesta fase do aprendizado, eu encontrei este site: http://www.rong-chang.com/nse/ através de uma dica no fórum do site, eu gostaria de saber se é válido para praticar listening, uma vez que os áudios são falados muito devagar, não sei se isto vai me ajudar ou atrapalhar ?

    • 06/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi William,

      Se você entende os áudios então é uma fonte perfeita.

      Bons estudos!

  • 06/09/13  
    Eduardo diz: 34

    Listening é essencial ,eu uso o material do A.J e é simplesmente demais,,esse método deixa a gramática de lado, e aprende automaticamente, só que não é para todos,porque tem que ter muuuuita força de vontade e realmente vc tem que querer aprender o Inglês e e´para poucos,existem pessoas que necessitam demais de gramática e isso ñ e´necessário,palavras do próprio A.J.

  • 06/09/13  
    Cintia diz: 35

    Listening tem me proporcionado um grande avanço no inglês. Frequentemente
    penso em inglês, as frases e expressões surgem na minha mente sem esforço e não preciso me preocupar em aprender gramática, e esses resultados me motivam a continuar.

    Uso o curso do AJ Hoge, salvo pequenos trechos de séries no meu mp3, ouço músicas que gosto prestando bastante atenção. Fui amentando meu listening e a cada episódio das séries que assisto percebo que estou entendendo cada vez mais.
    Meu nível de inglês é básico… por enquanto! “Overdose” de english pra nós :)

    • 08/09/13  
      Ana Luiza diz:

      Fantástico, Cíntia. Parabéns :)

  • 06/09/13  
    Gerson diz: 36

    Olá a todos,

    Sou iniciante, e gostaria de saber uma coisa que talvez seja óbvia mas para mim está difícil:

    O que é dito na saudação de cada podcast?

    “Hello and welcome you are listening to the ?????? english expert community”

    • 06/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      “Hello and welcome! You are listening to the oficial podcast of the English Experts community.”

      Cheers,

  • 06/09/13  
    Flaviane diz: 37

    Boa tarde,

    Adoro ouvir os podcasts e gostaria de salvar para ouvir onde eu estiver, já li comentários de pessoas que fazem isso, mas estou tentando e não consigo.
    Como faço para conseguir salvar os podcasts?

    Obrigada.

    • 06/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Flaviane,

      Basta clicar com o botão direito do mouse no link “Download do Podcast” e depois em “Salvar link como…”.

      Bons estudos!

  • 07/09/13  
    Emazoel diz: 38

    Quanto tempo em média (horas, dias) vocês passam ouvindo e estudando o mesmo podcast?

    • 08/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Emazoel,

      Vamos falar sobre isso em detalhes no programa da próxima quarta-feira.

      Stay tuned!

  • 08/09/13  
    João victor diz: 39

    É bom praticar o listening mesmo nao conseguindo entender muito bem as falas?

    • 09/09/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi João,

      Vamos explicar isso em detalhes no podcast #34 que será publicado esta semana.

      Bons estudos!

  • 09/09/13  
    Josias Lourenço diz: 40

    Hello, friends and congratulations! O trabalho de vocês é fantástico. Estou aprendendo muito com vocês. A dica da Aninha sobre o listening deu uma guinada no meu aprendizado. Valeu, pessoal!
    Gostaria de indicar um site com listening pra iniciantes. Muito bacana.

    http://www.englishspeak.com/pt/english-lessons.cfm

    Obrigado mais uma vez.

  • 09/09/13  
    Marivan diz: 41

    Reouvindo o podcast wanna ganna aint gotta…. em uma passagem q Ana fala q GOTTA LOVE (SOME THING ,SOMEONE) de modo irônico lembrei que quando estou em casa alguns amigos chegam olhando minha bagunça dai sai mim sacaneando falando pros outros dai eu digo “gosto muito que fiquem observando minhas coisas” kkk
    Alessandro falando… e virou uma bagunça… kkkkk pois é mesmo, abraços

  • 11/09/13  
    Eli diz: 42

    Como me identifiquei neste podcast. rsrs. Minha compreensão é razoável, mas para falar é mais complicado. Daí a importância da repetição para treinar e soltar a língua.
    Muito boas as dicas Alessandro e Ana. Hugs

  • 16/09/13  
    Sergio Pinheiro Rodrigues diz: 43

    Na verdade, essa questão de listening é bem controversa, uma vez que não há consenso entre os especialistas. Uns – como é o caso da Ana Luiza e do AJ – dizem que só devemos ouvir aquilo que conseguimos entender. Do contrário, seria perda de tempo.
    Outros, contudo, advogam que devemos ouvir praticamente de tudo, desde que o assunto seja de interesse do “learner”, mesmo sem entender muito do que é dito, simplesmente para ad com o ritmo, entonação e pronuncia do idioma.
    Ouço uma série de podcasts, alguns mais fáceis: VOA, BBC, Eslpod,
    etc, outros mais difíceis: CNN, Meet the Press, Face the Nation, etc.
    e ainda não consegui encontrar um meio-termo: nem tão fácil, que me deixe entediado; nem tão difícil, que me deixe frustrado, com a sensação de que não estou entendendo nada.

  • 06/10/13  
    Marcio Rodrigues diz: 44

    Alessandro e Ana Paula, gostei muito do podcast, tem dicas muito interessantes, eu tenho feito uso deles constantemente, (tenho vários pods do A. J. Hoge) e estou começando a ver os resultados em mim. Gostaria de saber do Alessandro ou da Ana Paul qual a técnica vocês usam para não se distrair quando está ouvindo seus pods? Pois eu tenho uma dificuldade em me concentrar no audio que estou ouvindo, pois muitas das vezes eu me distraio deixando outros pensamentos tomar conta da minha mente, e vejo que isto diminui minha absorção do inglês, atrasando meu progresso. Parabéns pelos seus trabalhos em nos ajudar com estes podcasts.

    • 07/10/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Márcio,

      É realmente muito fácil distrair ouvindo o áudio. Antigamente eu usava a transcrição para segurar minha atenção no áudio. Hoje, quando não consigo focar a atenção, fecho os olhos ou fico olhando para a tela do celular com a imagem estática do programa do podcast. Parece coisa de louco mas funciona pra mim.

      Obrigado pelo comentário e elogios.

      Sucesso nos estudos!

  • 08/07/16  
    Vanessa Igo diz: 45

    Alessandro, para eu estudar o listening eu preciso estudar o dicionário para conhecer muitas palavras?