English Podcast 42: Aprendendo no caos e Espectro de sonoridade

Olá, amigos do English Experts! No programa de hoje você vai aprender um pouco mais sobre estratégias de aprendizagem, o aprendizado em meio ao caos e também sobre espectro de sonoridade. Você sabia que o português é um dos idiomas com maior riqueza de sonoridade? Isso nos dá uma vantagem na hora de aprender uma nova língua. Agradeço ao especialista em aprendizagem Walther Hermann (do site Como Falar Idiomas) por aceitar mais uma vez o convite para participar do English Podcast. I hope you like it.

English Podcast 42 banner

Prepare o seu headset, aperte play e divirta-se.

Ouvir o English Podcast

Links discutidos no podcast

Programas Anteriores

Arquivo do English Podcast

Assine no iTunes

English Podcast no iTunes

Sugestões, críticas e elogios

Envie sugestões, críticas e elogios nos comentários.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

59 comentários

  • 20/11/13  
    Fábio Eduardo diz: 1

    Olá Alessandro,
    Meu sentimento hoje é de gratidão. Isso mesmo, gratidão! Gratidão por você me dar a oportunidade de poder usufruir conteúdos como este e muitos outros aqui no English Experts – todos de altíssima qualidade. Todos os Podcast são excelentes, mas devo dizer que o anterior, intitulado “Domesticando o Dragão”, foi o que mais me ajudou. Ele atingiu o âmago de algumas dúvidas que eu tinha, me deu um norte, me mostrou que estou no caminho certo. Estou aprendendo Inglês de forma autodidata há quatro anos. Sempre acreditei que se eu praticasse bastante o chamado “Input” eu teria recursos suficientes para desenvolver o “output”. Por três anos esse foi o meu foco. Infelizmente nunca obtive os resultados desejados. Modéstia à parte, meu listening é muito bom, consigo entender e assistir a filmes, séries, entrevistas e diferentes sotaques. Consigo ler, tenho um bom vocabulário. Por outro lado, quando se trata de falar, manter uma conversação em Inglês, meu desempenho caí drasticamente. Não consigo dizer uma única sentença corretamente, falo travado parecendo um robô, me sinto muito inseguro. Há mais ou menos um ano atrás, comecei a notar que algo estava errado e que alguma coisa precisava ser feita. Raciocinei comigo: se o meu listening e reading chegou a um nível tão bom à medida que comecei a praticá-los, devo fazer o mesmo com o meu speaking e o meu writing se eu quiser melhorá-los. E assim eu fiz! De lá para cá, tenho tido resultado extraordinários. Lamento não ter percebido isso antes. Depois disso tive a sorte de encontrar algumas pessoas na internet comprovando que focar nas habilidades ativas, speaking e writing, são mais eficazes do que focar nas habilidades passivas, listening e reading. Essas pessoas são: Luca Lampariello, poliglota italiano. Seu amigo Frank Florida, também poliglota. E agora, nessa ultima série de podcasts, o Walther Hermann. O input é a fonte, é como se fosse a argila, mas ter a argila não basta, você só vai conseguir construir/moldar algo a partir dali, se você puser a mão na massa, entrar em ação, praticar. Imaginar que ficar ouvindo e lendo durante três/quatro anos vai fazer com que você acorde um belo dia falando Inglês é puro engano. Muito obrigado Alessandro pelo belo trabalho feito. Desejo que você continue firme e forte com o trabalho aqui. Não tenha dúvidas de que o seu trabalho é importante para mim e para muitas outras pessoas. Parabéns!

    Ps. Ah, gostaria de dar um feedback rapidinho sobre o final do podcast de hoje, acho que o final está repetido. Dê uma olhada. Não sei ao certo. Passei muito tempo aqui digitando o meu comentário, outra pessoa já deve ter percebido e ter te informado. Abraço.

    • 21/11/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Fábio,

      Quem quer dominar o inglês tem mesmo que investir um bom tempo nas 4 habilidades básicas. O que sempre falamos aqui no EE é que se você já desenvolveu um bom listening vai ser mais fácil na hora de falar, mas isso depende das necessidades de cada um. Gostei muito do seu depoimento, keep it up.

      Sobre o final do podcast, eu ouvi novamente aqui e não percebi repetição. Uso sempre um roteiro fixo pro final, acho que isso deva ter confundido aí. Será que foi isso?

      Enjoy your studies!

  • 20/11/13  
    Cleber diz: 2

    Excelente podcast, complementando o anterior. E olha Alexandre, eu também fiz esse tipo de curso técnico, sei bem como isso funcionava!!
    Destaque também para os quer-quero ao fundo! kkkkkkk

  • 20/11/13  
    Marcos Paulo diz: 3

    Uau! Um dos melhores podcasts que ouvi, (e olha que ouvi praticamente todos aqui no EE). Me senti como se estivesse em uma aula na faculdade devido a tanta informação (interesante)!

  • 20/11/13  
    Lívia Maria diz: 4

    ótimas dicas! :)

  • 20/11/13  
    fernando cunha diz: 5

    Eu quando ia a Espanha ou quando falava com turistas Espanhois em Portugal, achava muio estranho maior parte deles dizerem que não entendiam nada do que eu dizia, e eu acabava por fazer um esforço e falava um portunhol, e ai eles já entendiam. Mas sempre me intrigou o porque de eu entender o que os espanhois falavam e eles nunca me entendiam, pensava que era mesmo uma caracteristica deles, de desprezarem a língua portuguesa. Mas agora no podcast fiquei esclarecido, o porquê disso acontecer. O meu irmão vive na Holanda e diz que isso também acontece entre Holandeses e Alemães.

    • 21/11/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Fernando,

      Interessante o seu comentário, não sabia que existia isso entre Holandeses e Alemães.

      Obrigado pela participação.

      Abs,

  • 20/11/13  
    Wendell Ferreira diz: 6

    Excelente trabalho, Alessandro! Um podcast muito rico no que concerne a compartilhamento de conhecimentos e metodologias de aprendizado. Estava muito ansioso para ouvir o programa dessa semana.

  • 20/11/13  
    Reinaldo diz: 7

    Parabéns pelo serviço que vcs tem prestado a todos aqueles que querem aprender inglês. Tenho aprendido muito com os podcasts, e este então foi muito instrutivo.
    Um abraço!

  • 21/11/13  
    Gilberto Lúcio diz: 8

    Excelentes dicas! Parabéns pelo conteúdo sempre muito rico. Abraço e obrigado de verdade!

  • 21/11/13  
    Osmair Coelho diz: 9

    Muito bom Alessandro Brandão continue alimentando a comunidade também admiro seu trabalho. Congratulations!

  • 21/11/13  
    Fátima Regina diz: 10

    Obrigada a todos do English Experts por usar o seu tempo para
    transmitir os seus conhecimentos a todos nós.
    Tenho aprendido muito com vocês.

  • 21/11/13  
    Fabiano diz: 11

    Bom dia a todos,
    Ôôo acabou? Putz! Que postcast bom, adorei o Valter, meus clocks foram a 3.000 ciclos. Muito bom e muito Obrigado.

  • 21/11/13  
    Francisco Santos diz: 12

    Alessandro, acho que o mérito do seu trabalho esta em como vc consegue reunir gente boa para falar! Muito bom o podcast #42 e os anteriores também…thank you!

  • 21/11/13  
    PatriciaLi diz: 13

    Hello guys,

    Eu repito o comentário do Marcos, estamos cursando uma verdadeira universidade em inglês com os conteúdos de altíssima qualidade que o Alessandro e os Experts tem nos trazido aqui.
    Adoro a pronuncia do Adir, tenho estudado e praticado o listening com os podcasts da Ana, Daniel, Denilso, Frank Flórida, enfim, todos São fantásticos por compartilharem seu conhecimento conosco.
    Com relação ao Valter, apreciei muito os dois podcasts dele, pela clareza com que ele fala, estou lendo o livro e por ser professora, pretendo me aprofundar nos estudos sobre como a aprendizagem se dá.
    Alessandro congratulations for another great english experts podcast!! ;-)

  • 21/11/13  
    Viviane Lima diz: 14

    Alessandro,

    Maravilhoso Podcast! Ficaria ouvindo durante horas!!!
    E sim, também lembrou-me das aulas da faculdade!
    Estou estudando inglês de forma autodidata há cerca de um ano e estou focando no reading e listening, pois são as habilidades que me interessam no momento.
    Obrigada por este magnífico espaço de aprendizado!!!

    • 21/11/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Viviane,

      Acredito que ficou parecendo aula de faculdade porque o Walther tem uma excelente técnica de comunicação, ele fala pausado e de forma clara. Ponto para o convidado.

      Obrigado pelo comentário!

  • 21/11/13  
    Cllaro diz: 15

    Sensacional!!!

  • 21/11/13  
    Camila Almeida diz: 16

    Parabéns pelo excelente Podcast! Achei muito útil e produtivo. Me identifiquei quando o Walther citou as pessoas que não se identificam com determinada escola e procuram outras afim de solucionar sua deficiência na aprendizagem ( eu era o exemplo desse tipo de pessoa ), agora descobri que cada pessoa deve encontrar sua melhor forma de aprender o idioma e que as escolas são apenas um complemento na aprendizagem. Quem faz acontecer somos nós!

  • 21/11/13  
    jonata fontela diz: 17

    Oi pessoal,esse poscast foi SUPER interessante!adorei saber q os brasileiros tem mais facilidade pra ouvir os sons de outro idioma,pelo menos alguma coisa a nosso favor ne?!!!kkkkk
    o meu metodo e baseado em listening,eu escuto e escuto e tento falar tbm…acho que ta dando certo!
    Esses podcasts sao tao legais q eu ja to ansioso pra ouvir o proximo:)

  • 21/11/13  
    marcio rangel diz: 18

    Excelente!

    Parabéns… Realmente impressionante a qualidade do trabalho de Vcs!

    Continuem assim… Sempre!

    MR

  • 21/11/13  
    Márcio Sebastião Martins diz: 19

    Thank you all, Walther Hermann and Alessandro Brandão for this podcast.
    I like it very much!

  • 22/11/13  
    Miller Miranda diz: 20

    Alessandro nesse Podcast eu faço questão de comentar, pra mim foi o melhor dos últimos 10 Podcasts. O assunto é muito relevante e o Walther tem um conhecimento incrível, é muito bom quando alguém assim compartilha o conhecimento conosco.

    Assim como você se identificou em alguns momentos eu tive a mesma percepção, é legal ver que o que funciona para nós tem todo um porque.

    I’m feeling English Podcast…
    Good job man!

  • 22/11/13  
    Caroline Pinheiro Kotowiski diz: 21

    Podcast fantástico! O tema “espectro de sonoridade” é muito interessante. Eu já havia pensado no fato de que nós, brasileiros, temos vantagem na aprendizagem do inglês (contra os americanos na aprendizagem do português) porque a nossa língua é muito mais rica sonoramente, mas nunca tinha visto um especialista abordar esse assunto. É bom saber que nem todos os meus devaneios são tolos! Obrigada, Alessandro!

  • 23/11/13  
    Diego Maciel diz: 22

    Alessandro, os pods estão cada vez melhores! Existe Oscar para podcast? Acho que você é um grande candidato!

    Aprendo muito com o English Experts. Estudar Inglês não é apenas estudar “Inglês”, e é isso que fica muito claro nos podcasts.

    Abraços,

    • 25/11/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Diego,

      Obrigado por incluir o English Podcast na sua lista de nomeados para o Oscar dos podcasts. ;-)

      Abs,

    • 25/11/13  
      Alesson Miranda diz:

      Claro que existe! Quem apresenta essa categoria é o Joel Santana!
      Oh Joel, não leve isso a sério!
      Brincadeiras a parte, o EE é realmente sensacional, os pods são mais ricos que muitas aulas de alguns cursos, sem desmerecer a importância deles, têm a sua validade, mas a abordagem aqui torna o tema apaixonante e nos mostra que é possível domesticar essa dragão, valeu EE!

    • 25/11/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Hi Alesson,

      Glad you liked it!

      Cheers,

  • 24/11/13  
    Ester Vieira diz: 23

    Ótimo Podcast!!! Parabéns!!!

  • 25/11/13  
    Adilson de Souza diz: 24

    Simplesmente excelente!

  • 26/11/13  
    Segio Camargo diz: 25

    Gostaria de deixar qui minha satisfação com esse Podcast, tenho certeza que será de grande utilidade para meu aprendizado do idioma Inglês. Abraço

  • 26/11/13  
    David Marreira diz: 26

    Hi, Alessandro,
    Each day your podcast is best. Congratulation. You are “oconcur”
    Alessando I’d like know the name of music that open the Podcast.
    Take care.

    • 27/11/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi David,

      Obrigado pelos elogios. Sobre a música da abertura, eu não sei o nome, contratei a edição de uma pessoa e peguei o formato pronto.

      Bons estudos!

  • 27/11/13  
    MARCOS RODRIGO DA sILVA diz: 27

    Sensacional. Eu realmente depois de 16 anos tentando to desesperado pra enfim aprender ingles. Minha dificuldade maior é realmente a compreensão na escuta mesmo, e consequentemente a pronuncia fica muito, mais muito abalada, o que me desanima e me intimida mais ainda, pra tenta começar uma conversa em Ingles, To na Irlanda, minhas notas sempre foram altas na escola, mas basta a professora me perguntar algo, que demoro uma eternidade pra entender. Sobre isso, sobre o fato de ter começado e continuado de forma errada meu aprendizado, focalizado na gramatica. Existe solução pra quebrar esse “vicio”? Ja que quando se focaliza demais em algo esquece, se fecha para outras coisas mais importantes, pode ser que minha dificuldade esteja tb nesse foco.
    Sobre o fato de aprender com prazer, infelizmente pela minha decepção esta complicado.
    Tenho acompanhado os Videos do Walter no Canal do Youtube dele.

    Enfim, tenho que certeza minha mente vai abrir, e graças a ajuda de vcs vou aprender minha primeira de muitas linguas extrangeiras

  • 27/11/13  
    Patrícia diz: 28

    Muito interessante a dica de como aprender Inglês. A estratégia de aprendizagem se torna fundamental na hora de aprender. É importante que cada sujeito pense qual é a forma de aprendizagem mais eficaz para o próprio perfil para um melhor aproveitamento e sucesso.

  • 27/11/13  
    Igor antonio diz: 29

    Podcast sensacional Alessandro. Eu sou muito interessado nesses assuntos nessas dicas e curiosidades de aprenizado de idiomas. Desde que comecei a ouvir o EE, tenho investido fortemente e listenning e pude sentir uma melhora significativa!

    Obrigado pela dedicação

  • 29/11/13  
    Bruno Alves Siqueira diz: 30

    Muito bom o Podcast, não havia escutado o podcast anterior “Domesticando o dragão”, mas parei para ouvir, e achei interessante demais os dois podcasts. Atualmente estou num ponto de impasse, consigo ler bem livros, principalmente livros técnicos, consigo entender muitas frases em filmes que assisto sem legenda, mas ainda não consigo formular frases, não consigo elaborar frases de acordo com o que necessito e isso está me frustando, ainda não tinha percebido como poderia melhorar essa parte, mas foi bom escutar as dicas e comentários do Walther, pois agora vou começar a buscar treinar mais a fala e a escrita que não tenho treinado.

    Não vou dizer para continuar com o bom trabalho, pois isso seria se estagnar, diria que devem continuar melhorando como estão sempre o fazendo.

    Muito obrigado!

  • 30/11/13  
    João Paulo A. Reis diz: 31

    Olá! Tomei conhecimento desse site hoje. Simplesmente genial! Belo trabalho, Alessandro!

  • 30/11/13  
    José Vieira Pedroso diz: 32

    Ola Alexandro Brandão ,tudo bem? Acabei de ouvir o seu podcast com Walter Herman sobre a aprendizagem de idiomas,achei muito importante.Estou sempre ligado no Englishexpert e tenho aprendido muito e aperfeiçoado my english skills,muito obrigado.Sou formado em Letras ,más gosto de me reciclar sempre porque tudo o que não é praticado acaba esquecendo,apagando da nossa memória. Good luck and God bless you.

  • 30/11/13  
    Priscila diz: 33

    Alessandro, parabéns!

    Walther Hermann’s inspiration podcast!.
    Meus aplausos…adorei!

  • 02/12/13  
    Enes diz: 34

    Alessandro, muito boa a entrevista. Quem ouviu esse podcast com certeza vai mudar a maneira de estudar idiomas. Gostei muito . Parabéns.

  • 02/12/13  
    Sayonara diz: 35

    Oi Alessandro,

    Estou cada dia mais apaixonada pelos podcasts. Eles são uma mistura de cultura, aprendizado e conversa… Eu me sinto num ambiente familiar. Pois bem, me senti um pouco culpada por não gostar dos podcasts no site da Ana Luiza, sendo que adoro quando vocês o fazem aqui. Eu tinha até uma resistência de escutar quando ela estava participando. Mas, aos poucos fui me sentindo tão próxima e me envolvendo tanto aqui, que confiei plenamente no seu “conselho”. Se ela estava participando aqui é porque também é boa profissional! Pois desafiei a mim mesma e comprei o curso! Vi que na verdade eu estava era preferindo ouvir em português que em inglês e isso não iria me ajudar por completo. Hoje, estou muito feliz em dizer que os meios que tenho buscado para aprender me beneficiam de formas diferentes (o seu site, o do Adir, o curso dela e o fato de morar no exterior). Tenho evoluído a cada dia e é como se vocês estivessem participando disso comigo! Gostaria de parabenizar mais uma vez o podcast de hoje, esta bem interessante! O Walther Hermann deu uma excelente contribuição aos meus conhecimentos! Thanks!

    • 02/12/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Sayonara,

      Muito bom ler o seu comentário. Fico feliz em poder ajudar.

      Sucesso aí nos estudos!

  • 02/12/13  
    Sayonara diz: 36

    Ah, eu queria também perguntar como falo isso em inglês: “é o espectro de sonoridade”. Todos os meu amigos daqui me perguntam porque entendemos espanhol e os espanhois não nos entendem quando falamos português. Agora ja tenho o que falar pra eles! hahaha

  • 02/12/13  
    Mateus diz: 37

    Olá, Alessandro. Comecei a escutar os podcasts recentemente (umas 6 ou 7 edições) e gostei bastante.

    Adorei o podcast completamente em inglês com a Rachel (é legal perceber que você dá conta de escutar um podcast completo em inglês) e a edição do Domesticando o Dragão. Achei bem legal quando vocês levantaram o ponto de aprender um idioma no país que o utiliza como língua nativa e ligaram isso às quatro competências.

    Atualmente eu estudo Japonês e Inglês, mas os dois eu comecei pelo método tradicional (que aborda gramática). Pretendo, no entanto, aplicar o método de listening para estudar Francês em um futuro não tão distante.

    Vocês planejam realizar outros podcasts em inglês? Caso não seja algo que possa ser feito com frequência, seria interessante indicar podcasts feitos por americanos sobre os mais diversos assuntos.

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    • 02/12/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Mateus,

      Já está aqui na minha lista alguns episódios em inglês com convidados especiais. Provavelmente serão publicados no ano que vem.

      Obrigado pelos elogios.

      Abs,

  • 03/12/13  
    Gervásio Mota Barreto diz: 38

    Olá Alessandro Brandão.
    Acabei de fazer um curso de conversação (Inglês) e sempre que posso ouço os podcasts, eles estão me ajudando muito em todos os aspectos: culturais, na pronuncia, nos maçetes e comentários feitos pelos convidados.
    Parabens pelo trabalho!!!! “Servir é uma das maiores proesas do homem”
    Como eu faço para baixar todos os podcasts? É possível?
    Cordialmente.
    Gervásio.

  • 04/12/13  
    Diogo Felipe diz: 39

    Olá Alessandro, ultimamente estou dando uma arrancada no meu inglês, pelas dicas dos podcast, faz 2 semanas que ouço. Abraço.

    • 04/12/13  
      Alessandro Brandão diz:

      Obrigado por ouvir o nosso podcast e parabéns pelo avanço.

      Sucesso aí!

  • 13/12/13  
    Jefferson Filho diz: 40

    Olá conheci o site hoje e já aprendi em poucos minutos um monte de coisa. Por exemplo sobre o que ele falou:
    “O idioma português é mais rico de sonoridade que o idioma espanhol”
    O que isso significa?
    http://www.englishexperts.com.br/2012/11/05/7-grandes-obstaculos-nos-estudos-de-ingles/
    5. Métrica da língua: understanding and improving
    leiam lá.

    Abraços.

  • 17/12/13  
    Wanderlan diz: 41

    Algum tempo atrás virei seguidor do EE, estou gostando muito de todos os conteúdos. Mastigado bastante todo o conhecimento, escuto pelo menos 5 a 6 vezes cada podcast.

    Parabéns Alessandro pelo trabalho!