English Podcast 46: Professor Nativo x Não-nativo (Parte 2)

Olá, amigos do English Experts! Vamos para a segunda parte de nosso bate-papo sobre professores nativos e não-nativos. Os professores Daniel Bonatti (brasileiro) e Rick Booth (inglês) deram mais um show de conhecimento na segunda parte do programa. Se você ainda não ouviu a primeira parte, segue o link: English Podcast 45: Professor Nativo x Não-nativo (Parte 1)Enjoy!

English Podcast 46 banner

Prepare o seu headset, aperte play e divirta-se.

Ouvir o English Podcast

Links discutidos no podcast

Programas Anteriores

Arquivo do English Podcast

Assine no iTunes

English Podcast no iTunes

Sugestões, críticas e elogios

Envie sugestões, críticas e elogios nos comentários.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

28 comentários

  • 27/08/14  
    Renan Bolzon diz: 1

    Fico contando os dias pelo podcast, as vezes até ouço os antigos novamente, mesmo eu tendo estudado o conteúdo dos mesmos.

    • 27/08/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Renan,

      Obrigado por prestigiar o nosso trabalho.

      Abs,

  • 27/08/14  
    Henrique Mafra diz: 2

    Bom dia! Mais um ótimo Podcast!
    Eu também acho que um bom professor faz toda diferença e não ser ou não ser nativo mesmo alguns tendo algumas qualidades diferentes.
    Quando comecei a fazer curso de Inglês eu não gostava de Inglês por não entender nada, e gostava do espanhol. A minha primeira professora foi tão boa que até hoje sinto falta dela. Ela conseguia nos ensinar até mesmo com gestos. Palavras chaves em gestos, aprendi tão bem é me fez ter amor pelo Inglês que antes não tinha. O problema da escola que estudo é que troca de professor todo semestre e nos últimos anos tenho pegado professores tão ruins que as vezes nos alunos sabemos explicar
    Muito melhor que ele. Meu último professor é um que viveu no EUA por uns anos, fala bem, mais não sabe explicar, passar conhecimento. Ao invés de ter aulas de conversação ele fazia a gente escrever frases do vocabulário acabando com a hora. Se tornou tão inútil o curso que nem estou mais indo. Mais como sempre os alunos por sua maioria esta ali para cumprir horário e não estava nem aí. Até achavam bom pra não esforçar o cérebro. Meio que desanimei, não estou tão entusiasmado como antes.
    Sempre que ouço o podcast me anima, me faz querer aprender de novo.

    Obrigado por mais um podcast e o excelente site como um todo.

    • 27/08/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Thank you for the comment!

    • 28/08/14  
      Valéria diz:

      Infelizmente, a maioria dos brasileiros não dá importância a aprendizagem de uma segunda língua. No meu estado (Pernambuco) temos Núcleos de Línguas grátis e sobram vagas. E os professores são competentes. O público não se interessa. É uma pena!

  • 27/08/14  
    Lucas diz: 3

    Excelente, como eu esperava. Vocês voltaram com tudo. Só uma coisa: NÃO NOS DEIXE ESPERANDO MAIS TANTO TEMPO! kkkkkk

    Nem imagina a ansiedade que eu fiquei durante esses meses a espera dos podcasts. Mas valeu a pena, Alessandro.

    • 27/08/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Obrigado pelo comentário. ;-)

  • 27/08/14  
    Marcelo diz: 4

    Parabéns pelo excelente Podcast Alessandro! Parabéns também para o Daniel Bonatti e Rick Booth! Eu já tive experiências com ambos os professores (nativo e não-nativo) e ambos supriram as minhas deficiências. Como foi falado no Podcast, professor bom mesmo é aquele que sabe ensinar e usar as ferramentas necessárias para que o aluno possa aprender e evoluir no idioma, sem contar é claro que a paixão é fundamental, tem que gostar do que faz!
    Sucessos!

    • 27/08/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Marcelo,

      É sempre uma honra ler seus comentários aqui. Tks!

  • 27/08/14  
    Jefferson Diefenbach diz: 5

    Excellent subject! Congratulations

  • 27/08/14  
    Fabio Dalboni diz: 6

    Muito legal o debate Alessandro. Eu acredito que principalmente no início do aprendizado, seja importante o professor dominar os dois idiomas, seja ele nativo ou não, preferencialmente um professor brasileiro no caso de brasileiros aprendendo inglês. Não sou adepto dessa teoria de que você ter um professor que fale inglês todo o tempo logo de cara seja a melhor pedida. Entendo que a melhor opção é quando o professor fala portugues (no nosso caso) e vai dosando a inserção no ingles. Caso contrário o aluno pode se desmotivar facilmente. Abraço!

  • 28/08/14  
    Pedro diz: 7

    Amazing! I missed these podcasts a lot! Congratulations! Keep doing this excellent work! Thank you very much! !!

  • 28/08/14  
    jonata fontela diz: 8

    Hi guys!!! I love your podcast it keeps me so motivated,thank you!!!

  • 28/08/14  
    Leliane diz: 9

    Olá, boa tarde sou nova aqui, gostaria de receber dicas de inglês,pois vai fazer 1 mês que estou estudando inglês mas tenho encontrado certas dificuldades nas pronúncias. Alguma dica, OBRIGADA

  • 29/08/14  
    Marcos Rodrigo Da Silva diz: 10

    Uma dica. Faça aula com os dois. As duas experiencias não vão se confrontar e sim se somar. Lembrando que o professor é apenas um facilitador, inclusive na motivação. o trabalho, a dedicação tá em quem quer aprender. Vou dar um exemplo. quando aprendi a dançar, virei bolsista por que a demanda por cavalheiro é grande na dança de salão, então na academia tinha aula diariamente com mais de 15 professores diferentes, cada um com suas ideias e metodologia, as vezes que entravam em oposição com as dos outros. Creio que essa “bagunça” so me fez pensar mais e ser mais crítico para que cada parte das informações serviriam ou não pra mim. Alem do fato de eu estar o maior tempo possível praticando o que estava aprendendo

  • 29/08/14  
    Wallace diz: 11

    Muito massa o podcast Alessandro!! Continuem assim!! xD Vocês não tem noção do quanto os podcasts me motivam. Descobri o blog esse ano de 2014 e foi uma das melhores descobertas do ano. Vcs são uma das minhas ferramentas principais de estudo. Já ouvi todos os podcasts nesse mês e estou compartilhando com amigos. Grande abraço.

    • 30/08/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Wallace,

      Obrigado pelos elogios.

      Bons estudos aí!

  • 30/08/14  
    roberson diz: 12

    ótimo ótimo ótimo … acompanhei os 2 podcast isso me empolgou, estou na estrada na luta há tempos para entender/falar/escrever e está sendo difícil, como dizem, nada é fácil. Só tinha feras no podcast, andei navegando em ambos sites dos personagens que estiveram neste podcast.

    Eu atualmente, como gosto da área de informática leio muitos artigos em inglês, maioria das palavras já consigo entender. Vendo seriados em ingles consigo entender 10% das palavras ditas, não em sequencia mas ao longo do seriado. Tentei colocar todo seriado em inglês, digo audio e legenda, mas pra isso tenho que ir pausando video e traduzir aquela palavras que nunca vi, aproveitando a dica, qual lugar pra melhor se traduzir, continua sendo google translate ? Quando posso me sobra tempo, assisto seriado the big bang theory ou friends etc com audios em inglês legendas em português e ainda vejo muita dificuldade em entender, as vezes sem a legenda consigo entender ou já ouvi aquela palavra mas dificil entender, trazer para o seu entendimento (português) o que estão dizendo. É continuo na árdua luta, pra mim é um desafio aprender inglês, invisto o que posso e continuo estudando, digo isso por que minha situação financeira não me permite fazer tudo aquilo que quero ou que gosto de estudar. Estudo (leio, traduzo, ouço, assisto) inglês não por causa da profissão de TI que exige, mas eu tenho vontade de conversar com pessoas de outro países ou se um dia eu puder, quero ir para um país de linguá estrangeira que fale inglês ou trabalhar ou passear etc.
    Nossa já disse demais, me expressei emocionalmente rs
    Só pra fechar, algum empresário não quer investir em meus estudos de inglês (risos) vontade não me falta (risos). Brincadeiras a parte, o podcast foi ótimo, sempre quando posso, navego pelo site EE

    Thank you so much. I’m waiting for the next podcast.

    Regards,
    Roberson.

  • 31/08/14  
    CLEBER JOSE diz: 13

    Alessandro parabéns pelo site. Eu comecei a estudar mais a fundo o idioma inglês e seu Website é fantástico. Conheci seu site esta semana mas você ja ganhou um fã. Parabéns! Também baixei todos os podcast estou escutando. Sua forma de entrevista é muito bacana e o consegue prender a atenção do ouvinte, gostei de todos que ouvi até agora. Mas adorei o podcast do Eterno viajante alemão. O cara fala 14 línguas. É inspirador! parabéns pelo excelente trabalho.

    • 31/08/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Cleber,

      Muito obrigado pelo comentário.

      Seja bem-vindo ao EE!

  • 11/09/14  
    Felipe FM diz: 14

    Descobrir o podcast pesquisando no app do Android Pocket Cast. Já estava buscando um podcast para aprender inglês, porém todos que encontrava era de nível intermediário p/ o avançado. Como estou no nível básico, eu acabava desanimando. O primeiro programa que escutei foi esse de número 46. Vou ver se baixo os antigos para escutar. Abraço!

    • 18/09/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Hi Felipe,

      I hope you like it.

  • 18/09/14  
    Aurimar Aparecido Silva diz: 15

    Sou um cara que colocou na cabeça que deveria aprender idiomas, quantos me forem permitido… Não por necessidade, acho muito interessante ouvir como diferentes povos se comunicam, é como uma melodia e o podcast que o cara poliglota(Não recordo o nome) se descreve intercalando entre um idioma e o português foi fantástico…

    Eu já havia encontrado tempos atrás este site durante minhas buscas pela internet mas nunca o acompanhei com frequência e nessas últimas semanas resolvi procurar alguns podcasts para ouvir e encontrei vocês novamente e decidi ouvir todos.
    Gostei muito do trabalho proposto por vocês, neles ouvi muitas coisas que realmente precisava ouvir a respeito da maneira que devemos estudar, algum tempo venho brigando com esse monstro e agora entrou na minha cabeça como combate-lo.

    Parabéns a todos pelo trabalho e não desistam do podcast!

    • 19/09/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Aurimar,

      Obrigado pelo comentário e pelos elogios.

      Stay tuned!

  • 24/09/14  
    João Henrique diz: 16

    Parabéns a galera do English Experts com mais um Podcast fantástico!!!

    • 25/09/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Thank you!

  • 25/09/14  
    Samuel Postigo diz: 17

    Alessandro ! ESTOU INTRIGADO com um ponto talvez não percebido por outros… Nesse pdcst #46, a fala de transição, me parece com a vos do Lars Ulrich, do Metallica… É ele mesmo ? Agradeço desde já ! Tnks

    • 25/09/14  
      Alessandro Brandão diz:

      Oi Samuel,

      Não é ele. ;-)