Enquete: Você tem vergonha de falar inglês em público?

Enquete Yes/NoCaros leitores! A nossa última enquete teve mais de 1000 participações, a pergunta foi: o que te fidelizaria em uma escola de inglês? Confesso que o resultado me surpreendeu, eu poderia jurar que a opção “Bons professores” ganharia disparado, ela ficou em 2º lugar perdendo para “Método de Ensino”. Clique aqui para conferir o resultado final com os percentuais.

Diante da polêmica gerada pelo artigo Miss Brasil se enrola ao falar inglês, resolvi lançar uma enquete e abrir uma discussão aqui no blog sobre a vergonha de falar inglês. Participe:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Você tem vergonha de falar inglês em público?

  • Sim (76%, 1,213 Votes)
  • Não (24%, 392 Votes)

Total Voters: 1,603 [resultado final]

Se sua resposta for sim, envie comentário abaixo com o motivo. Isso poderá nos indicar maneiras de elaborar dicas para ajudá-lo a superar essa dificuldade.

Agradeço antecipadamente (thank you in advance) pela participação.

See you!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

222 comentários

  • 01/09/09  
    Iuri Cerqueira diz: 1

    Sim, tenho vergonha de falar errado, porque quando erro e alguem corrige (geralmente zombando) não me sinto bem.

  • 02/09/09  
    Cristiana diz: 2

    Sim, também tenho dificuldade para falar em inglês e acho que a timidez e o medo de errar são os principais bloqueios.

  • 02/09/09  
    Rodrigo diz: 3

    Pedi pra tirar meu nome dos avisos atravéz do link enviado, mas acho que acabei tirando meu cadastro do site. Por favor verifica isso pra mim porque não quero sair.

    • 02/09/09  
      Alessandro diz:

      Rodrigo,

      Basta digitar seu email novamente nas dicas diárias de inglês na barra lateral.

      Abraço

  • 04/09/09  
    Lucila diz: 4

    ***Rodrigo,
    Basta digitar seu email novamente nas dicas diárias de inglês na barra lateral.
    Abraço***

    Eu também digitei meu email, mas aparece uma tela em inglês, tenho fazer mais alguma coisa para me inscrever?
    Obrigada. Lucila

    • 04/09/09  
      Alessandro diz:

      Luila,

      Verifique que apesar do título estar em inglês o “miolo” da página tem as instruções em português.
      Nesta tela você deve digitar o código de confirmação que está na imagem no campo de texto logo abaixo. Depois de digitar o código e confirmar você receberá um email com um link de confirmação, basta clicar nele. Isso é feito para que pessoas não consigam cadastrar outras sem o se consentimento.

      Espero ter esclarecido sua dúvida!

  • 08/09/09  
    Adriana Barbosa diz: 5

    Durante as aulas no curso, eu sempre tive vergonha de falar, não porque eu não soubesse. Acho que é psicológico esse medo de falar ao público. As pessoas julgam sem dó nem piedade. Quando iniciei no curso, alguns alunos, que tinham um pouco mais de conhecimentos, fazia chacotas, zombavam e isso tudo desistimula o aprendizado. Difícil não ligar para isso. Eu sei que é ignorância de quem faz, mas é muito difícil lidar com a situação.

  • 09/09/09  
    Circe Moreira diz: 6

    Olá,
    Também tenho a mesma dificuldade, e por vezes me dá um branco como se não soubesse nada .Acho sim que a timidez nos torna inseguros e acaba bloqueando.

  • 10/09/09  
    pablo diz: 7

    pow, tenho vergonha de falar com pessoas que falam portugues pois me trava, fico medo de me virem falando errado, ja quando falo com uma pessoa que naum fala portugues mesmo falando um pouco errado mais não tenho essa vergonha

  • 15/09/09  
    Gislaine diz: 8

    Olá. Eu tenho vergonha de falar, apesar de estar estudando inglês a algum tempo, mas é o medo de errar e trocar as palavras/verbos/tempos, etc….

  • 15/09/09  
    Lucila diz: 9

    Ok. Agora consegui. Obrigada!

  • 17/09/09  
    Amanda de Araujo Lima diz: 10

    Olá tenho muita vergonha em falar em inglês porque tenho medo de ser ridicularizada por outra pessoa , então sou muito insegura ao falar e tb de quando existe alguem que fale pouco tenho medo de estar atrapalhando por ter um conhecimento maior naquele momento e me sair como a que quer se aparecer.

  • 29/09/09  
    santiago diz: 11

    Antes quando comecei o meu curso de ingles nao gostava de falar por pensarem que eu poderia querer somente me exibir. Fiz dois anos de curso e agora estudo por conta propria e consigui uma pronúncia praticamente perfeita depois que adquiri um dicionário com alfabeto fonético, nao tenho nenhum bloqueio quanto a isso. Para mim falar ingles e mesma coisa que falar português;)
    Abraço a todos

  • 29/09/09  
    santiago diz: 12

    Onde está esse video da miss brasil? gostaria de ve-lo! alguem poderia me mostrar?

  • 26/12/09  
    TATY diz: 13

    Olá a todos.
    Ao ler estes comentários me vejo e revejo com o mesmo problema, além de me sentir talvez com mais um, pois tenho 52 anos pois já viram como me sinto…melhor nem eu sei só sei que bloqueio!Já tentei no chat de texto tive pessoas a tentarem contactar comigo, logo olho para idade e penso que vou dizer por onde vou começar? Recuso e pronto, de conversação também fiz inscrição, mas nem me atrevo. Apesar de saber que assim nunca mas nunca vou conseguir desenfurrujar.Não me importo que me corrijam, acho é que ninguém tem obrigação de me aturar.
    Se algum dos amigos aqui do site tiver alguma dica eu lhes agradeço.
    um abraço
    Tatiana

  • 01/01/10  
    Cindy Marques diz: 14

    eu tenho medo de falar e a pessoa rir da minha cara ou me achar uma idiota ou coisa do tipo, é que eu tenho mania de trocar as coisas e pensar mt enquanto falo, ae eu desanimo, fico com medo e acababo deixando de lado as coisas :/

  • 06/01/10  
    Grazi diz: 15

    Eu não sei se é vergonha ou insegurança, pois sou uma pessoa desinibida,porém seja em ingês ou em portugês quando tenho que falar em público parece que minha língua enrrola toda, assim quando isso acontece as vezes atrapalha o meu desempenho.
    OBS: às vezes fico treinando sozinha as algumas palavras e até pronunio corretamente, se isoladas, só que a pronuncia piora à partir de que eu aplico essas mesmas palavras em frases.

  • 09/01/10  
    Teilor B. dos Santos diz: 16

    Eu acho que principal medo de todo mundo( e o meu também) é pronunciar algo errado, não ser claro e a outra pessoa não entender. Mas a vida é assim, nunca se sabe tudo, cada dia a gente aprende mais. O conhecimento em qualquer área é infinito.

  • 09/02/10  
    ketholly diz: 17

    bom, eu tô fazendo ingles tem dois anos e alguns meses, vejo muitos filmes legendados, mas estudo pouco (confesso) mas na verdade eu não sei como estudar, pqe ficar só lendo não rola, e falar que é bom neca! tenho muita vergonha, e ao formular as frases eu me perco, fora o fato deu ter qe tomar vergonha e estudar mais, voces me indicariam alguma coisa válida,pela qual eu deixasse a inibição, algum método de aprendizado?
    Brigada, BJ.

  • 16/04/10  
    alessandra diz: 18

    Sim, tenho muuuuita vergonha.
    sou estudante de letras -habilitação em inglês, e o ambiente onde fico mais constrangida é a sala de aula ,pois meus colegas falam inglês fluentemente( depois de anos de cursinho ou de morar no exterior)chique,né?!
    então,no meu caso, a questão sócio-econômica influencia meu aprendizado,pois fico com medo de errar e falo de forma devagar -de acordo com o processamento da informação,compreender o que foi dito,buscar vocabulário e elaborar uma sentença.Além do mais,tive uma professora no 1°semestre que corrigia a pronúncia de todas as palavras ditas,segundo ela,corrigir na hora,era a melhor maneira de evitar que aprendessemos errado .Eu discordo ,pois acho que quem está aprendendo a formar sentenças,tem pouco vocabulário e precisa se comunicar ,acho que a pronúncia deve ser ensinada por meio do input-entrada de dados-nesse caso o professor deixaria o aluno expor sua frase e depois o professor repetiria a frase pronunciando-a de forma correta.sem causar um constrangimento maior e um consequente bloqueio.
    What do you think?

  • 30/04/10  
    Márcia diz: 19

    Eu também sofro do mesmo problema.
    Ano passado fiz intercâmbio no Canada, foi muito bom, porém eu conheci muitos brasileiros e em geral eles estavam em niveis mais avançados que o meu. Dai na hora de conversar com alguma pessoa em que eu tinha que usar o ingles (coisa que já era difícil para mim por causa da timidez), sempre tinha um brasileiro do meu lado então eu ficava mais timida e aflita do que já estava. Eu acabei me prejudicando muito com isso. Não usei tanto o inglês quanto eu podia ter usado, deixei de fazer mais amizades por causa de timidez. Eu queria um tratamento de choque contra timidez!! rs

1 3 4 5