Está com dificuldades para conversar em Inglês?

Conversa InformalNão está conseguindo dizer uma só palavra em Inglês? Você provavelmente é tímido e/ou está inseguro. Isso acontece quando você quer falar (Deus sabe o quanto), mas não consegue fazer as palavras fluírem da sua boca, e pra piorar a situação, o nervosismo e a ansiedade não ajudam muito, não é mesmo?

Você deve estar se perguntando: Algum dia será que vou conseguir falar Inglês com confiança e segurança? Claro que sim! E pensando nisso resolvi compartilhar abaixo duas dicas que me ajudaram bastante superar a minha timidez mais facilmente, talvez possam ajudá-lo também.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

1ª Dica: Praticar e Praticar (Essa é a mais importante!)

A única maneira de melhorar o que você está tendo dificuldade em aprender é praticando, por isso deve-se usar o Inglês com freqüência e se possível em voz alta (Isso mesmo! Em voz alta, pois segundo estudos realizados seu cérebro terá mais facilidade em guardar e assimilar o que se está aprendendo).

Algumas pessoas praticam em silêncio, o que de fato não ajuda muito a quase ninguém. O que realmente irá te ajudar a falar e entender o Inglês, é acostumar sua boca a usar as palavras e seu ouvido a ouvi-las (Por isso praticar em voz alta). Pode-se fazer isso a qualquer hora: cantando (Karaokês ajudam bastante) e/ou conversando sozinho, com amigos, etc.

2ª Dica: Pausa Verbal

Quando não tiver certeza do que dizer ou esquecer uma palavra, pare, respire e insira uma pausa como: “um”, ou “ah” (conhecida também como pausa verbal). Isso lhe dará tempo para pensar e o ouvinte saberá que você pretende continuar a falar. Às vezes em uma conversa tudo que se precisa é de alguns “uns” ou “ahs” para você pegar no tranco. Mas tome muito cuidado! Não confie demais nesta segunda dica, ou pode se tornar um hábito que você não conseguirá se livrar!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

23.jpg

Alan Vasconcelos

Alan Vasconcelos é estudante de jornalismo e colaborador do English Experts. Já foi monitor de língua inglesa de curso preparatório para vestibular em uma das maiores redes de ensino do interior de MG. Atualmente dedica-se a sua formação acadêmica para trabalhar na área de jornalismo internacional.

17 comentários

  • 08/07/08  
    Samuel J. diz: 1

    Ótimas dicas! A segunda dica já me ajudou muito quando pratico. Antigamento eu era tímido e era porque eu pensava (e muitos devem pensar) que os outros iriam te julgar por falar um pouco errado, mas comigo ocorreu o contrário: fui perdendo a timidez e fui ganhando segurança quando as pessoas me corrigiam. E hoje eu pratico muito em um site que eu vi aqui: SharedTalk. Obrigado mais uma vez, Experts!
    Best Regards! Seeya.

  • 08/07/08  
    Marcos Paulo diz: 2

    Não sei se a segunda dica é muito proveitosa. Essa pausa verbal parece uma técnica naturalmente usada pelas pessoas tímidas, sem auto-confiança. A gente usa isso para manter a atenção do ouvinte – algo que uma pessoa confiante não tentaria fazer. Isso é algo que eu tento me livrar mesmo no português…

    Se não tomar cuidado, você ainda pode acabar fazendo essas palsas a todo o momento e o ouvinte vai acabar prestando mais atenção às pausas do que às suas frases.

  • 08/07/08  
    Marcos diz: 3

    A primeira dica é mensionada em muitos site, fóruns e grupos de discussão.

    Quanto a segunda nem deveria ser postada porque isso gera vício, conheço muitas pessoas com este problema e ninguém tem paciência de ficar ouvindo.

    Imagina por exemplo você participar de uma reunião sobre o planejamento estratégico da empresa com presidente e diretores, ministrar uma palestra ou mesmo numa entrevista de emprego emitindo esses sons.

    As pessoas que tiverem ouvindo irão contar numa folha de papel fazendo aqueles quadrados para quantos huns e ahns você costuma emitir em cada frase, isso incomoda a todos.

    O aprendizado de qualquer idioma deve ser evitado esse tipo vício, se não sabe ou esqueceu a palavra, modifique o sentido da conversa ou fique em silêncio.

  • 09/07/08  
    Ninha diz: 4

    Thanks! Boas dicas!

  • 09/07/08  
    renato diz: 5

    Thanks! I have many troubles with it. I’m gonna try better now.

  • 09/07/08  
    Luciana diz: 6

    Oi, adorei as dicas! Estou procurando professor de ingles on line (aula particular de ingles com o professor atraves da internet). Voces poderiam me indicar algum endereco? Um abraco, Luciana

  • 09/07/08  
    Adir Ferreira diz: 7

    Luciana, trabalho com aulas online. Acesse o http://www.adirferreira.com e me mande um email (i2@adirferreira.com). Um abraço!

  • 09/07/08  
    Pauline diz: 8

    Ola
    Gostaria de informar que voces acabam de ganhar mais uma nova visitante assidua do site. Parabens pela iniciativa, vou espalhar por aí, continuem assim!

  • 09/02/09  
    Deivis diz: 9

    Have you ever woken up and tried to talk in English and it seemed you’d forgoten most of you’d learned? I have this sensation now and then when I try to talk in English right off the bed. I mean It takes me a while until my brain starts to react and pull my thinking together. Funny uh?!

  • 09/02/09  
    joel Brasil diz: 10

    ola!pessoal gostaria de algumas informações sobre
    produção de atendimento em inglês
    desde já agradeço
    Um abraço!

  • 09/02/09  
    Elvis Ramalho diz: 11

    O Englishexperts foi um achado, tenho bastante dificuldade para me expressar em inglês, mas acompanhando as dicas e tudo mais, eu tenho melhorado muito. Obrigado!

  • 03/04/09  
    Inho diz: 12

    2 dicas simples, porém, essenciais.

    Tks

    Inho

  • 14/06/09  
    Rebeca diz: 13

    Estava procurando um site para poder praticar mais o meu inglês e as dicas são realmente muito boas!!!

    Obrigada!!

  • 15/06/09  
    Sandra diz: 14

    Agradeço imensamente esta dica…porque atualmente esta é minha tristeza o nao flar ingles…um sonho que um dia vou realizar…

  • 23/06/09  
    Renato diz: 15

    Gostei das dicas oferecidas, vejo que cada dica tem seu momento oportuno para ser usada e todas são válidas. De tudo podemos tirar proveito! E se aguém tiver mais dicas para quem está começando como eu, só tenho a agradecer. Meu e-mail é: richardmarx@yahoo.com.br

  • 17/12/09  
    sam ylias diz: 16

    Olá as dicas são fashion, mas a segunda é mesmo pra ter um pé atras. tal como os outros acham pode viciar e transformar um individuo em ah…hum…etc.
    falar sem gaguejos inspira confiança ao receptor da mensagem. abraço

  • 07/02/10  
    Amanda diz: 17

    Nossa, meus parabéns!
    Esses site está cada vez melhor!!
    Vocês tem me ajudado muito mesmo!!!
    Eu pratico muuuito essa primeira dica. Mas devo confessar que eu me enrolo demais! rss
    Eu tenho duas dúvidas: é normal eu ainda não ter fluência tanto na fala quanto na audição mesmo estudando a um ano? Será que pessoas que praticam mais a fala e a audição com nativos conseguem fluência com mais facilidade?