Estão copiando o English Experts: saiba como ser bacana na web!

Caros leitores, gostaria de pedir licença para tratar de um tema que não tem muito a ver com o aprendizado de idiomas, mas de uma forma ou de outra afeta o English Experts.

Percebi que ultimamente um blog está copiando descaradamente o English Experts. O autor do blog copia praticamente todos os posts que a nossa equipe publica aqui. O pior é que ele não cita a fonte a ainda assina como se fosse ele o autor. Nem as imagens escapam, ele usa exatamente as mesmas. Veja abaixo um print screen comparativo de 22 de janeiro de 2008:

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

copia.jpg

Não é a primeira vez que vejo alguém copiando os textos do English Experts. Pra falar a verdade acredito que estas pessoas são fãs que no intuito de ajudar na divulgação do nosso trabalho acabam copiando um texto ou outro. Blog ainda é um conceito novo e muitas pessoas não sabem como o negócio funciona. Segue abaixo algumas dicas publicadas no blog Favoritos (observem que eu criei um link para o blog de onde eu extraí a informação, é assim que se faz). A Luiza Voll teve o mesmo problema por lá!

O sujeito que está copiando o English Experts é professor. Então fica a mensagem para ele: Shame on you Hugo, Shame on you!

Como ser bacana na web: dicas para blogueiros

1- Gostou de um post? Retribua com um link

No mundo dos blogs, links são o melhor pagamento. Se você gostou de uma informação que encontrou em algum blog e decidiu postar no seu, faça a gentileza de oferecer um link para a fonte original. Não custa nada para você e ajuda muito o outro blogueiro.

2- Não peça a outros blogs para praticarem a “troca de links”

Se você gosta de um blog e deseja colocar um link para ele em seu blog, não peça nada em troca. Se ele gostar do seu, as chances são altíssimas de que ele também ofereça um link para você.

3- Não copie os textos de outros blogs

Textos de blogs, por menos pessoais que sejam, são de autoria do dono do blog. Nele, são expressadas a opinião desta pessoa. Ao copiar um texto sem mudar nada, você confunde o leitor e acaba perdendo a sua credibilidade. E você não quer isso, não é mesmo? Caso deseje mostrar o que o blogueiro escreveu, deixe claro que o texto é dele (usando aspas e indicando a fonte, por exemplo).

4- Responda os comentários e os e-mails enviados por seus leitores

É claro que não é necessário responder a todos mas, se algum leitor escreveu alguma coisa bacana para você ou tem alguma dúvida, responda. Afinal, se ele deixou um comentário ele deseja fazer uma comunicação com você e às vezes uma simples resposta vai significar muito mais do que você imagina. Palavra de leitora.

5- Tal escritor, tal leitor

O blog é seu e por isso você pode escrever o que der na telha, certo? Certíssimo. Entretanto, esteja preparado para as consequências. Se você constantemente fala mal sobre algumas coisas em seu blog ou talvez escreve coisas que sejam ofensivas a determinadas pessoas, você está automaticamente dando a liberdade para que os seus leitores façam o mesmo. O resultado disso pode ser crítico: uma legião de comentários ferozes (de leitores anônimos, sempre) e talvez até uma série de inimizades na web. Se você não liga para isso, maravilha. Caso contrário, tenha como mantra “Gentileza gera gentileza”.

That’s all folks!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

8 comentários

  • 22/01/08  
    Fernanda Zorzal diz: 1

    Isso aew,, gostei! xD
    moh palha fica copiando assim
    na maior cara de pau!
    fala serio,, q zé mané
    BeijOoOs gente,,e façam o q
    ele pediu por favor,, =D
    vlwww

    =**

    .Feps.

  • 22/01/08  
    Ralph Neves diz: 2

    É simplesmente ridículo o sujeito copiar os textos e dizer que é dele. Isso pra mim é falta de competência e uma tremenda cara de pau. Sinceramente não sei o que uma pessoa como essa (que copia) ganha fazendo isso. É vergonhoso.

    Abraços,

  • 23/01/08  
    Ulisses diz: 3

    Alessandro,

    Tudo bem? Este mesmo cidadão copiou trechos dos meus livros sem citar a fonte. Aliás, é uma pena mas esse é um problema freqüente e já aconteceu comigo outras vezes. Em geral, basta um susto do departamento jurídico da editora para o indivíduo citar a fonte ou apagar o conteúdo. Ele simplesmente não tem noção do que está fazendo, pois além de violar a lei brasileira também, no meu caso, fere interesses de multinacionais.

    Abraços a todos

  • 23/01/08  
    Emanuel Tavares diz: 4

    Que vergonha !! até as fotos ele copiou ! Isso pra mim é um Misto de Falta de capacidade e admiração…

    Isso ao mesmo tempo mostra o Sucesso do English experts…

    Shame on you Hugo !!

  • 23/01/08  
    Adir diz: 5

    Minha gente, escrever um artigo não é coisa fácil, mesmo textos não muito longos. Alessandro, eu e todos os colaboradores trocamos idéias para ver o que é interessante, o que funciona e o que não é legal. Tentamos sempre levar algo da nossa experiência aos leitores. Ano passado entrei em contato com o autor Jack Scholes sobre usar alguns de seus artigos num curso que eu ia ministrar para alguns professores, ele, muito gentil de meu a permissão contanto que eu fizesse a citação. Acabei por não usar os textos mas é um exemplo do que uma atitude decente é capaz de fazer: amigos!
    Pedir colaboração não é vergonha nenhuma, mas plagiar algo , sim. Shame on you, teacher!

  • 27/10/08  
    Lu diz: 6

    Não se preocupem muito com isto, nós somos fiéis ao EnglishExperts e não nos deixamos enganar

  • 31/10/08  
    Christiane diz: 7

    Shame on you, Hugo… Use your brain and write your own blog!

  • 10/03/09  
    kaká-carlota diz: 8

    Esse cara que se exploda. O English Experts é O SITE. Faz um bom tempo que recebo a newsletter, adoro mesmo. Parabéns, Alessandro! Continue o ótimo trabalho, que nós aqui agradecemos! :D