Eu sou Multiprojeto, não Multitarefa

Quanto mais responsabilidades assumimos, menos tempo sobra para aquilo que gostamos de fazer. Pelo menos é essa a impressão que tenho. Quando somos jovens, são poucas as preocupações e o nosso mundo gira em torno basicamente dos estudos e, para aqueles menos afortunados, trabalho (sim, eu comecei a trabalhar bem cedo). Depois vem faculdade, saímos da casa dos nossos pais, constituímos família e vêm os filhos – esse é o padrão. Até aqui uma combinação explosiva para nos fazer desistir de: estudar idiomas, praticar um esporte ou se dedicar a um hobby. Será que tem que ser assim?

O poder da mente humana

Eu acredito muito no poder da mente humana, somos capazes de coisas incríveis que nem imaginamos. No entanto, assim como nos esportes, temos que exercitar a mente e dar a ela os inputs corretos. Acho que a qualidade de vida e a felicidade vem do equilíbrio das várias áreas de nossa vida. Veja como eu faço para manter o equilíbrio mesmo diante das responsabilidades citadas no primeiro parágrafo.

Aprenda inglês com as técnicas de quem já passou pelo processo. Experimente Grátis por 30 dias o Curso de Inglês do English Experts 3.0.

Dias atrás o meu amigo Frederico Vasconcelos me fez a seguinte pergunta: “como você consegue estar em tantos lugares ao mesmo tempo?” Ele estava se referindo ao fato do EE estar presente no Orkut, Twitter, Fórum, Chat e etc. A resposta é simples, eu vou lá e faço, dessa forma acabo alcançando meus objetivos. Só que tem um detalhe…

Eu sou multiprojeto, não multitarefa

As mulheres se gabam por terem a capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Como, na condição de homem, sou desprovido dessa incrível habilidade, acabo encarando os meus afazeres de forma diferente.

Eu sempre digo que sou multiprojeto, não multitarefa. Isso quer dizer que apesar de trabalhar em vários projetos só faço uma tarefa de cada projeto por vez. Não fico tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo. Aqui a priorização é tudo! Lembro de uma frase que aprendi em um curso de empreendedorismo:

“A tarefa mais importante é aquela que estou fazendo neste momento”

Sendo assim, eu tento focar 100% naquilo que estou fazendo. Seja qual for a tarefa quero estar ali com foco total. Independentemente da tarefa: estudando idiomas, pintando a casa, assistindo um filme, trabalhando, escrevendo um post, cuidando meu filho (essa é mais recente!).

Dividir a mente em 2 ou 3 tarefas é fazer todas elas sem a atenção merecida. Gosto de ser o melhor em tudo que faço, se estou pintando a minha casa quero ser o melhor pintor do mundo, mesmo que não consiga pelo menos eu me dediquei ao máximo. Se estiver estudando inglês, quero ser o melhor falante de inglês do mundo. Tenho obtido ótimos resultados!

Qual é a área de sua vida que você dá prioridade total?

See you folks!

Aprenda mais

Gostou desse artigo? Conheça o Curso de inglês English Experts e descubra como você pode turbinar o seu inglês.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

34.jpg

Alessandro Brandão

Alessandro Brandão é coordenador caseiro do English Experts e do Fórum de idiomas. Trabalha também em projetos na área de Comércio Eletrônico e Ensino a Distância (EaD).

46 comentários

  • 24/10/10  
    Felipe diz: 1

    muito bom o post, Alessandro !

    Atualmente a minha prioridade total é o Inglês, mas ano q vem eu devo começar a faculdade e terei que dividir os estudos de Inglês com a facul + o trabalho e isso já me preocupa um pouco

  • 24/10/10  
    Dude Spell diz: 2

    Isso é muito pessoal, eu consigo prestar atenção em três, quatro tarefas ao mesmo tempo, fazendo todas muito bem desde que elas não ocupem a mesma parte do cérebro.

    Posso escrever dois e-mails ao mesmo tempo desde que um seja sobre música e o outro sobre trabalho, junto com isso posso acompanhar um filme rolando na TV que não me atrapalha em nada.

    Dois e-mails de trabalho já me é impossível escrever ao mesmo se ambos têm a mesma gravidade, dois e-mails sobre música também é difícil.

    IMO, o importante é cada um testar a natureza da própria mente e conseguir um meio produtivo de lidar com o próprio tempo.

  • 24/10/10  
    Lilian diz: 3

    Me identifiquei muito com o comentário de hoje. Tenho 35 anos, sou casada e tenho um filho pequeno, o Felipe de 1 ano e meio. Voltar a estudar inglês foi escolher fazer algo que gosto, fazer por prazer e não por necessidade profissional. Sempre fui muito ansiosa e fiz várias coisas ao mesmo tempo, porém era tudo no automático, sabe, sem qualidade, ia pro trabalho de carro e quando percebia já estava na porta, enfim o que dizer que concordo sobre fazer uma coisa de cada vez, se não muita coisa na vida passa despercebida.
    Um abraço e muito sucesso na sua vida.

  • 24/10/10  
    Frederico diz: 4

    Como dizia um amigo meu: “cobra não tem braços nem pernas, ainda assim, ela não passa fome, não se deixa abater facilmente nem deixa de se acasalar. Você que tem pernas e braços tem que fazer muito mais do que uma cobra.”

  • 24/10/10  
    Gabi diz: 5

    Eu adoraria conseguir me concentrar em uma coisa por vez. Acho muito difícil porque ao mesmo tempo que eu estou fazendo algo, automaticamente procuro outra pra fazer ao mesmo tempo.
    Isso é péssimo, na minha opinião. Assim como a Lilian disse, eu também às vezes estou fazendo as coisas e quando percebo já terminei ou já cheguei aonde queria e nem sei como cheguei lá.
    Não é nada legal. Em contra partida, me parece que os homens conseguem se concentrar com muito mais facilidade e ter mais foco. Sorte de vocês!

  • 24/10/10  
    Danilo diz: 6

    Olá, Alessandro!

    Concordo plenamente com este post. Pois todas as vezes que eu tento fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não tenho o exito desejado. Foco naquilo que faz é fundamental, no nosso caso o Inglês. Mas lembro que podemos aprender o idioma Inglês em diversos momentos, filmes, livros, podcast, músicas, TV. Com isso, conseguimos manter a nossa vida e sempre aprimorar nossos conhecimentos.

  • 25/10/10  
    Reginaldo Paiva diz: 7

    Comigo acontece desta forma…algumas vzs,tenho q fazer várias coisas ao mesmo tempo e acredito que ninguém consegue fazre assim com qualidade.

    Abraço.

  • 25/10/10  
    João B. L. Ghizoni diz: 8

    Alessandro, this post is simply marvelous! Congratulations, man! Really!

    Frederico, I wish I had your friend’s name so that I could use this saying but giving him his credits. That saying is superb!

  • 25/10/10  
    João B. L. Ghizoni diz: 9

    Off topic: Alessandro, I’m sorry for being unable to write a question in the Forum, so I’m writing it here. Please forgive me for such stupidity. Below is a little text (which I find very nice), and after it I’ll ask a little question.

    SOME FACTS ABOUT THE 1500s
    England is old and small and the local folks started running out of places to bury people. So they would dig up coffins and would take the bones to a “bone-house” and reuse the grave. When reopening these coffins, 1 out of 25 coffins were found to have scratch marks on the inside and they realized they had been burying people alive. So they thought they would tie a string on the wrist of the corpse, lead it through the coffin and up through the around and tie it to a bell. Someone would have to sit out in the graveyard all night (the “graveyard shift”) to listen for the bell; thus, someone could be “saved by the bell” or was considered a “dead ringer.”

    My question is: what do you (and the readers) think of the use of WERE instead of WAS in the middle of the text. I know some real experts drop by here once in a while… Thanks in advance.

  • 25/10/10  
    Mirian diz: 10

    Parabéns pela sua dedicação, como vejo pelos comentários todos tem uma vida bastante corrida e realmente_Muitos afazeres.
    Saber dar prioridade às coisas importantes, fazer o máximo p/ executá-las da melhor forma e principalmente gostar do que se faz contribui bastante p/ se ter êxito!
    Mirianbreezy

  • 25/10/10  
    Fernanda diz: 11

    Adorei o post, dá aquela cutucada real, adorei…
    Foco na açao do momento, ser 100% no ato, nao adianta abraçar o mundo e nada fazer!!
    Vc mandou mto bem, é isso ai… a partir de hj eu tb vou aderir: Eu sou multiprojeto, não multitarefa!!

  • 25/10/10  
    Ricardo Oliveira diz: 12

    Muito bem Alessandro. Eu admito que me perco um pouco nas “multi-tarefas”. Mas realmente é a única forma mais confortável para mim. O ponto principal é “Fixar, e empenhar” na tarefa que esta fazendo agora, embora tenha outras, e as vezes com prioridade zero. Uso esta oportunidade também para parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Atitudes que transformam!

  • 25/10/10  
    Jarlei diz: 13

    Primeiro, parabens pelo site, otimo.
    Muito interessante e correto o teu comentario, dificil o mind shift….

  • 25/10/10  
    Eliana Martins diz: 14

    Adorei o seu post de hoje. Como mãe de 3 e professora de Inglês , entendo perfeitamente o que é ser multi!!!! nem sempre é fácil , mas tbem tento estar 100% focada no que estou fazendo no momento para conseguir o melhor resultado. beijos!!

  • 25/10/10  
    Heitor diz: 15

    Realmente, quando estamos fazendo muitas coisas ao mesmo tempo acabamos nao dando a atenção necessária para cada uma delas.

  • 25/10/10  
    FRANCILENE diz: 16

    Excelente post.
    não costumo comentar sobre os artigos, mas gostaria que soubessem que além dos seguidores que comentam frequentemente, existem muitos outros que se mantém anônimos.
    existem alguns que (assim como eu) são grandemente ajudados mas não dizem,
    por qualquer motivo.
    esse comentário é pra dizer que há mais pessoas beneficiadas por este excelente site do que os números mostram.
    e em nome destes, eu agradeço-lhes por prestarem tão excelente serviços aos apaixonados pelo inglês.
    Obrigada!

  • 25/10/10  
    Egle diz: 17

    Poxa…eu faço 3 coisas bem feitas ao mesmo tempo. Posso estar lavando roupa e cozinhando, ao mesmo tempo arrumando a cozinha e isso no intervalo de 2 horas entre meu período da manhã e tarde no trabalho.

    Eu sou multiprojeto no meu local de trabalho para evitar a exploração. Meu único filho é adulto, mas seria impraticável se eu apenas cozinhasse e não cuidasse dele ( banhos, fraldas, mamadeiras) enquanto neném.

    É possivel, sim, mais de uma coisa ao mesmo tempo.

    Com relação ao estudo do idioma como segunda linguagem, não acho possível aprender a pronúncia inglesa, americana e australiana ao mesmo tempo. Trata-se de uma segunda linguagem. É como a linguagem para surdos/mudos que varia muito de um país para outro. Ficaria confuso por se tratar de modos culturais de expressar o pensamento, já que o pensar é absolutamente abstrato.

    Coisas abstratas são difíceis de serem realizadas ao mesmo tempo, mas qualquer pessoa está apta à dirigir um veículo enquanto conversa. Veja você, duas coisas ao mesmo tempo que, certamente, você faz.

  • 25/10/10  
    Daniel Gady diz: 18

    Mais um aqui se identificou com esse post!!
    Moro na linda cidade de Cracóvia na Polônia, e minha rotina se resume basicamente em: trabalho, faculdade, falar 4 idiomas diariamente (port, esp, ingles e o bendito polonês), e agora entrei de cabeça no francês, sem contar que tenho que dar a atenção pra namorada…

    As vezes fico totalmente sem rumo porque quero fazer tudo ao mesmo tempo e o dia só tem 24 horas.
    Vou tentar lembrar das suas sábias palavras!

    Congrats and keep up with the good job! ;)

  • 25/10/10  
    Denise diz: 19

    Pois e, por ser mulher sempre faco tudo ao mesmo tempo. O problema e nao conseguir terminar tudo que comeco. Essa e a minha maior meta, rsrs. Isso e o suficiente para eu ganhar o meu dia…
    Gostei do post!

  • 25/10/10  
    Gênio diz: 20

    Há muito tempo já imaginava que você Alessandro desabafaria logo, logo. O ser humano possui com certeza muitas habiliadades que as vezes duvidamos, mas sempre deixa vazar o seu cansaço por usar essas habiliadades.
    De vez em quando me desanimo, mas vou fazer igual a você: Uma tarefa de cada vez!

  • 25/10/10  
    Bárbara diz: 21

    Very good to learn!

    Minha prioridade?! São Varias.. rsrsr
    Procuro fazer tudo em partes e sei que muita coisa leva tempo para termos por completo, então mantenho a calma e procuro respeitar o tempo de tudo, mesmo estando ansiosa. Control and focus!
    See ya’

  • 25/10/10  
    Marli diz: 22

    Bem, falando como mulher… Acho que essa questão é complicada pois depois que entramos no mercado de trabalho, temos que realmente tentar ser “bombril” afinal enquanto mãe não dá pra deixar o bebê com fome e falar “agora não” então faz-se 2, 3 ,mil tarefas ao mesmo tempo e reza pra dar certo, acho que não é questão de poder escolher, há que se fazer e acostumamos com isso e vamos levando… tentando fazer o melhor. Há 1 livro do Içami Tiba, acho que é “homem cobra, mulher polvo” que tenta jogar 1 luz nestas questões. Ah, agora que minhas filhas estão mais velhas, sinto que posso relaxar 1 pouco , mas no inicio foi fogo, só rezando mesmo. Abraços a todos

  • 25/10/10  
    Bianca diz: 23

    Legal compartilhares tuas experiências. São poucas pessoas que compartilham seu modo de gerenciar as coisas. Nem mesmo aqueles que “pensamos” que são nossos amigos, compartilham esse tipo de coisa.

  • 25/10/10  
    Sonia Mara diz: 24

    Post de muitíssima utilidade! Bem lembrado…
    As vezes, na correira do dia a dia, a gente não se apercebe desses pequenos mas vitais detalhes que podem nos proporcionar uma vida mais tranquila, produtiva e de verdadeiras realizações.
    Eu sou dessas mulheres que assumem tudo na casa e acabo doidinha varrida (além de deixar os outros igualmente doidos rsssss), porém, dias atrás pisei no freio e fui refletir sobre esse estilo nada saudável de vida. Acabei mudando e esse post só veio confirmar e consolidar o insight que tive.
    Valeu!!!!!

  • 25/10/10  
    Regilaine diz: 25

    Eu amei este post,tipo eu sou do tipo que gosto de fazer varias coisas ao mesmo tempo,sao tantas coisas que as vezes ate me perco.
    Muito bom!

  • 25/10/10  
    Daniela diz: 26

    Nossa que incrível esse assunto, final de semana passado parei para pensar nisso e cheguei a conclusão que há 1ano fico perdida tentado fazer várias coisas ao mesmo tempo e no fim não faço nada……e antes eu era muito organizada conseguia fazer muitas coisas e bem feita, será que é a idade que vai se aproximando e as responsabilidades aumentando??? mas até que não sou tão velha tenho 28 anos….

  • 25/10/10  
    Tim Phillips diz: 27

    Great tip. Alessandro. The big follow-up question is how does one organize ones list of priorities.
    Thanks. Tim

  • 25/10/10  
    Pri de Luz diz: 28

    Amei a postagem, me animou bastante. Realmente é muito bom concentrar as energias e focar naquilo que realmente merece nosso esforço e tragará o retorno e as recompensas desejadas. Obrigada pelas dicas contínuas dicas de inglês que você sempre manda.

  • 25/10/10  
    marcelo diz: 29

    Cara…show de bola esse artigo…
    é compartilhando idéias e conhecimento que a gente cresce !!

    congrats !!

  • 25/10/10  
    The freedomly. diz: 30

    Está certíssimo, basta pegar um exemplo, de um concurso público, um vestibular, eu tenho que ser o melhor de todos os vestibulano, ou no concurso público para a área que pretendo almejar para ter plena certeza de sucesso, caso contrário, não almejarei os meus objetivos ao vestibular e ao concurso público, fica este texto tambem como uma comparação de que precisamos ser multiprojeto.

  • 25/10/10  
    Laisa diz: 31

    A que eu realmente gostaria de dar prioridade não posso no momento é a que mais amo, “meus artesanatos”, porém tenho certeza que terei mais tempo pra isso no futuro! Bacana seu incentivo, gostei!

  • 25/10/10  
    Lície diz: 32

    Gostei de sua dica para um viver melhor, no sentido de equilibrar nossas tarefas diárias, focando em coisas que realmente são importantes. Mas, uma de cada vez, claro!
    Muito legal.
    Lície.

  • 25/10/10  
    Carlos William diz: 33

    Otimo post

    gostei muito…

    realmente bom

  • 26/10/10  
    CRRocha_Guitar diz: 34

    Alessandro arrasando como sempre_muito bom o post____estou editando videos e audio e não estou com tempo pro meu instrumento__foco 1°
    na edição de audio e video, depois votarei o meu foco no meu instrumento.
    abraço Alessandro e ao timaço do EE
    CRRochaGuitar

  • 26/10/10  
    Fabio diz: 35

    Hi,
    I’d like to congratulate you for the great work on this blog. I’m a assiduous visitor of your blog. It’s very nice to learn english through the information and tricks posted here. Follow your project, it is so important for many people.
    (ps: sorry any english mistakes)

  • 26/10/10  
    Oberdan Santos diz: 36

    Realmente a questão de prioridade com foco 100% em uma tarefa primeiro para depois outra tarefa, é uma coisa mais importantes em todos os sentidos.
    Tenho minha frase que em minha visão exemplifica muito claramente este assunto: “o que damos ênfase, obtemos resultado”, em resumo, quando focamos em uma tarefa obtemos resultados melhores do que dividir nossas ações em várias direções.

  • 26/10/10  
    Tatiana Castro diz: 37

    Alessandro,

    Gostei muito do post. Sinceramente sou fa do English Expert. Sou tradutora e prof de ingles na Florida e compartilho o blog c todos os meus alunos atuais e exs.
    Gostaria de colaborar com o blog. Como posso fazer isso?
    Best regards.

    • 26/10/10  
      Alessandro diz:

      Tatiana,

      Tudo bem? Obrigado pelo interesse em colaborar com nosso projeto. Veja no link abaixo as instruções para se tornar um colaborador:

      http://www.englishexperts.com.br/contribuir/

      Aguardo retorno.

      Abraços,

  • 26/10/10  
    Iara diz: 38

    Alessandro, gostei muito do post, quero aprender ingles via net tbm..me diga como vc conseguiu, preciso de ajuda pra alavancar minha carreira! Grata Iara

  • 26/10/10  
    Nilon diz: 39

    Boa tarde!
    Me identifiquei muito com este texto. Acredito que de forma errônea tenho tentado fazer varias coisas ao mesmo tempo. E as vezes fico frustrado por não conseguir dar a atenção devida para cada uma delas: trabalho, estudos, filhos…
    Valeu pela dica!
    Grato, Nilon

  • 27/10/10  
    Joelma Lima diz: 40

    Seu texto foi pra mim muito motivador. obrigada!

  • 29/10/10  
    Manuela Evelyn diz: 41

    Ótimo mesmo,mim deu um despertar!!!
    Obrigada viu,além de ser um site ótimo de estudo também passa mensagens que podem “renovar” a mente dos jovens e incentivá-los a realizar projetos!!!
    Fique na paz,que Deus abençõe este site,a sua vida e a sua família cada vez mais!
    Hugs!

  • 05/11/10  
    Lucas diz: 42

    Ótimo artigo
    Parabéns Alessandro!

  • 05/11/10  
    Telma diz: 43

    Oi, Alessandro
    Posso estar enganada, mas me soou um pouco machista o título “Eu sou multiprojeto e não multitarefa” em conjunto com as frases: “As mulheres se gabam por terem a capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo” e “Dividir a mente em 2 ou 3 tarefas é fazer todas elas sem a atenção merecida”

    • 05/11/10  
      Alessandro diz:

      Telma,

      Respeito sua opinião apesar de não concordar que eu fui machista. Não faz sentido você recortar algumas frases do texto, juntá-las e formar uma idéia diferente. O texto tem que ser lido como um todo.

      Quando eu digo “Dividir a mente em 2 ou 3 tarefas é fazer todas elas sem a atenção merecida” se aplica única e exclusivamente a mim, não às mulheres. Conforme relatado no texto.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraços,

  • 07/11/10  
    Fábio diz: 44

    Não é machismo são fatos: Homens não são multitarefas mas tem a capacidade de prender melhor a atenção naquilo que faz. Mulheres do contrário são multitarefas mas tem problemas em prender a atenção em alguma atividade. São fatos da antropologia e psicologia ….