Expert em Collocations!

No meu livro “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário” (Editora Elsevier/Campus) falo sobre combinações de palavras. Estas combinações são na verdade o que os especialistas na área chamam de collocations. No livro, resumo isto dizendo que combinações de palavras (collocations) “refere-se ao fato de como uma palavra frequentemente se combinar com outra”. Um exemplo – dos vários que têm no livro – é “make the bed” (arrumar a cama, fazer a cama). Em inglês, “make” combina com “bed”; ou seja, não se diz em inglês – pelo menos não é comum dizer – “do the bed”. Logo, “do” não combina com “bed”.

O tema parece complicado; porém, após ler as páginas do livro dedicado a isto e observar os exemplos você acaba vendo como aprender vocabulário em inglês fica muito mais interessante, fácil e divertido! Você simplesmente passa a entender o motivo pelo qual dizemos “redondamente enganado”, e não dizemos “redondamente linda”. Algumas palavras se combinam com umas e com outras não!

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

Ainda no livro, sugiro a idéia de que você pode criar um caderno de collocations. Para isto você pode desenha uma tabela com três colunas. Na última coluna escreva a palavra chave. Digamos que esta palavra seja “job” (emprego, trabalho). Na primeira coluna escreva os verbos geralmente usados com a palavra chave. Já na coluna do meio escreva adjetivos que combinam com a palavra. Deve ficar mais ou menos assim:

Verbos aqui Adjetivos aqui Palavra-chave aqui
apply for (candidatar-se a)
look for (procurar por)
find (encontrar)
get (arranjar, arrumar)
lose (perder)
quit (deixar, demitir-se do)
decent
well-paid (bem pago)
9-to-5 (tempo integral)
dream (dos sonhos)
full-time (tempo integral)
part-time (de meio período)
job
(emprego, trabalho)

Há outras formas de você organizar collocations em seu caderno. Tudo é uma questão de criatividade – tema também abordado no livro. Tudo isto para mostrar às pessoas que aprender inglês pode ser bastante divertido e muito menos chato do que se imagina.

Aconselho também a criar exemplos com os collocations que você aprende. Escolha algumas e faça sentenças com elas. Por exemplo:

  • I have to get a decent job. (Tenho de arranjar um emprego decente)
  • She is looking for a part-time job. (Ela está procurando um emprego de meio período)
  • You’ll find your dream job. (Você vai encontrar seu emprego dos sonhos)

É isto pessoal! Bom, além de ler sobre collocations aqui, convido você também a ler o livro Inglês na Ponta da Língua e ver as várias dicas sobre como aprender não só collocations, mas também muitas outras coisas relacionadas ao vocabulário da língua inglesa.

Take care!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

2.jpg

Denilso de Lima

Denilso de Lima é autor de "Inglês na Ponta da Língua" e "Por que assim e não assado?" [Ed. Campus/Elsevier]. Dá palestras e workshops sobre ensino/aquisição de vocabulário [Lexical Approach e Linguística de Corpus] em instituições de ensino.

18 comentários

  • 12/10/07  
    mara rubia borges silva diz: 1

    to felizona por encontrar este espaço. adoro ingles e vou aprender tudo o que puder aqui com vcs. sou curiosa e esforçada.vou aprender sozinha,ops,com vcs.

  • 23/04/08  
    Dicas de Inglês :: MAKE a party ou DO a party? diz: 2

    […] coisas assim. A gente pode até entender, mas soará engraçado e esquisito. A isso damos o nome de collocations (combinações de […]

  • 07/10/08  
    Dicas de Inglês :: Autodidata em Inglês (Parte II) diz: 3

    […] recentemente eu descobri que estudar Inglês através de possíveis combinações de palavras (collocations) é talvez uma das formas mais rápidas para se adquirir fluência, principalmente morando em um […]

  • 16/01/09  
    Ezequias Costa Brito diz: 4

    fiquei sabendo sobre este espaço, com um amigo e estou acessando-o pela primeira vez, é excelente. parabens aos seus mentores.

    • 17/01/09  
      Alessandro diz:

      Ezequias,

      Obrigado pela visita e ao seu amigo pela indicação.

      Bons estudos!

      Abraço,

  • 19/02/09  
    fabricia cristina diz: 5

    nossa como estou aprendendo ingles aqui,muito obrigado .por este espaco ,atualmente,estou estudando ingles,in san francisco,saao muitos alunos na minha sala entao acaba nao aprendendo bem,obrigada.e gostaria de saber se vcs poderiam me indicar livros de ingles e traducao em portugues.posso com prar aqui.ou so no brasil?desde ja agradeco

  • 20/02/09  
    Ariadne diz: 6

    Bom, antes de qualquer coisa gostaria de agradece-los por elaborarem esse site, ele esta sendo fundamental para mim. Como nao tennho condiçoes de fazer um curso de ingles, eu me viro como posso, vou atras de aprender, tiro minhas duvidas, e quando descobri esse site, meu ingles triplicou no vocabulario e na qualidade. Sou bastante esforçada e vou atras daquilo que quero. Hoje ja posso dizer que se me jogarem no meio dos Estados Unidos sei me virar sem problemas(rs). Muito obrigada mesmo! God bless you!

  • 27/02/09  
    Heloisa Vitoria ES mas morando na New Zealand diz: 7

    Ola, tenho muito a agradecer ao ENGLISH EXPERTS, sempre vivo situacoes no dia a dia que sao citadas pelo email.
    Thanks so much.
    Heloisa

  • 24/06/09  
    LUZIA diz: 8

    IT´S ONLY ME THAT TEACH ENGLISH IN MY SCHOOL AND I HAVE SOME DOUBT AND I NEED TO STUDY A LOT AND WHEN I FOUND THIS SITE I THOUGHT , IT IS GOING TO HELP ME A LOT AND OF COURSE , IT IS HELPING…….

  • 11/07/09  
    Katia diz: 9

    Vou começar hj, estou conhecendo o site. Achei muito interessante e, se depender de esforço, achei o meu espaço!!! See You.

  • 26/09/09  
    Alessandra Back diz: 10

    One of the best way to learn english is reading!

  • 28/11/09  
    Olivia Bianca Pereira diz: 11

    Ola Pessoal!!!

    Sou de SP e cheguei a pouco tempo a Rondonia. Adorei o site, muito interessante e completo de dicas para quem quer aprender Ingles. Gostaria do email do Prof. Denilso para obter informacoes de aulas ou indicacoes de outros professores que ministram aulas de Ingles. Obrigada e Parabens pela reportagem e site.

  • 03/02/10  
    Dicas de Inglês - Ampliando o Vocabulário: GROUND diz: 12

    […] Além de ‘chão’, o termo ‘ground’ também pode ser interpretado como ‘solo’. Neste caso é preciso notar as palavras que podem estar por perto. Por exemplo, ‘sandy ground’, ‘solo arenoso’; ‘stony ground’, ‘solo pedregoso’; ‘firm ground’, ‘solo firme’; ‘damp ground’, solo úmido’; etc. Este fenômeno de palavras que atraem certas palavras é que nos ajudam a entender melhor a combinação é o que chamamos de collocations. […]

  • 05/02/10  
    GLEIDSON diz: 13

    todos os temas já passados tem como localizar? e estão em ordem?

  • 23/02/10  
    Dicas de Inglês - Ampliando o Vocabulário: POINT diz: 14

    […] de cabeça a alunos de todos os níveis. Isto porque ela é usada em uma gama variada de contextos, combinações [collocations], usos, etc. Logo, ela deve ser interpretada de modos diferentes em cada situação. Hoje vamos ver […]

  • 03/03/10  
    Dicas de Inglês - Ampliando o Vocabulário: IMPRESSION diz: 15

    […] Afinal ,este é o objetivo do post. Para aprender esta palavra é bom aprender as expressões e collocations formadas a partir dela. Assim sendo, veremos abaixo algumas das mais […]

  • 23/04/16  
    Lucas Nunes diz: 16

    Nossas, em pensar que fui para o lado certo antes de conhecer o site :). Pensei comigo mesmo…tenho q aprender primeiro os vocabularios q eu vejo no dia a dia. E depois aprender OS verbos que fazem acoes nesses objetos, e montar frases no passado, no presente, e no futuro. Assim vou conseguir comecar a pensar em Inglês, pelo menos no mundo que me rodeia. So que n posso ficar restrito a esse mundo, por isso, treino meu listening e meu reading diariamente. Com podcasts, series, e radios, sem legenda. Mas percebi que, entendo mais as palavra e frases q aprendi com esse metodo. Percebi que as colocations Sao uteis para frases aonde o som faz aquele chua…(sons de palavra de juntando) e vc ja sabe de cor qual palavra é… apesar de so ouvir uma delas…:) bom ainda estou em processor de criacao do meu metodo de estudo. Thank you very much!!! I love English forever

    • 25/04/16  
      Camila Oliveira diz:

      Hello Lucas, how are you?

      Quando as pessoas me perguntam sobre qual é a melhor metodologia para estudar eu sempre respondo que é aquela que melhor se adapta a nós. Você encontrou a sua, e isso é ótimo.

      As collocations são ótimas para ampliar nosso vocabulário. O hábito de estudar todos os dias também é muito bom, pois essa determinação e curiosidade são fundamentais para que você tenha sucesso nos estudos. Sugiro que você salve as palavras que está aprendendo na ferramenta Meu Vocabulário (fica aqui no Fórum do English Experts) para que desenvolva o hábito de estudar e revisar todos os dias as palavras aprendidas.

      Parabéns e keep on studying!