Formando frases em Inglês

WordsHoje recebi um email de um leitor perguntando como ele poderia se comunicar melhor em Inglês, já que entende a língua mas não consegue falar. Como sei que outras pessoas estão na mesma situação, resolvi publicar os conselhos que dei a ele.

Aqui onde moro (Reino Unido) as pessoas brasileiras entendem bem melhor do que falam, mas acho que isso pode ser superado sem muitos problemas.

Tire suas dúvidas sobre os tempos verbais, baixe um guia grátis da Englishtown: Guia de Tempos Verbais em Inglês. Ele contém um resumo bem estruturado para revisar os conceitos que você aprendeu na escola. Clique aqui e saiba como baixar!

O que eu posso te dizer é que acima de tudo, a sua mente precisa aceitar que Inglês é diferente de Português. Eu sei que isso é óbvio, mas é imprescindível que você não tente montar as frases em Inglês da mesma maneira em que monta na sua língua materna. O que se pode fazer para exercitar sua comunicação é encontrar algum site ou livro e escolher uma frase bem simples, algo que você entenda. Por exemplo:

“I go to school everyday”.

Escreva a frase num papel ou no computador e mude algo na frase, por exemplo:

“I go to school sometimes”. (ou I go to work everyday, até mesmo She goes to school everyday.)

É importante que escreva a frase porque assim se sentirá mais confiante quando for usá-la. Mas não pare por aí, mude o máximo que puder de cada frase, mas mude uma palavra só de cada vez (desde que a concordância esteja correta). Se tiver dúvida se está correto, ponha aspas ao redor da frase e dê uma busca no Google – provavelmente a frase estará lá se estiver correta, ou pelo menos parte dela. A partir dai você pode também lançar perguntas a respeito das frases que formou, como “why?” “how?” etc…. De pouco a pouco você vai se soltando e sabendo se expressar melhor.

Se possível, faça amizade com algum nativo com um razoável nível de estudo pra ser seu “mentor”, não precisa ser nada complicado, apenas peça pra ele te corrigir quando falar algo errado. Isso pode ser feito através do Skype, MSN, email, Facebook etc.

Vale ressaltar  que essa pessoa vive no exterior, então seu vocabulário não é 100% iniciante, já tendo uma base. Essas idéias podem ser complementadas por muitas outras! Se tiver algum método ou “jeitinho” que queira compartilhar conosco, nos mande um comentário!

Take care!

Aplicativo para Ampliar o Vocabulário

Você tem dificuldade para se lembrar das palavras, phrasal verbs e expressões em inglês? Conheça o "Meu Vocabulário: Um aplicativo para ampliar o seu vocabulário em inglês" e veja como nossa equipe resolveu esse problema definitivamente.

Receba mais dicas de inglês como esta por E-mail, Twitter, RSS feed ou Facebook.

14.jpg

Fabiana Lara

Fabiana Lara é brasileira, fala inglês desde os 10 anos de idade e mora na Irlanda há 5 anos. Atualmente se dedica ao ensino de inglês online através de vídeos gravados por ela e disponibilizados em seu site.

19 comentários

  • 01/07/08  
    Emerson Ferreira Bezerra diz: 1

    Minha dica seria para aqueles que ainda não falam, que estão em níveis mais básicos ou começando agora a aprender o inglês. Para não semear essa futura dificuldade na fala, o segredo é desde o começo, desde as mais simples estruturas, montar frases, articular, mesmo dentro de um vocabulário limitado, frases simples, que utilizem aquilo que você está aprendendo. Pode ser escrevendo, falando sozinho, com outra pessoa, mentalmente, não importa. Apenas não deixe aquilo que você vêm absorvendo parado na cabeça, utilizando apenas quando tenta compreender alguma coisa. Isso ajuda realmente, desde cedo, a se acostumar as estrutura da língua inglesa e fixá-las como algo realmente utilizável, que sairá naturalmente.
    Esse princípio segue mais ou menos a mesma seqüência natural que uma criança usa quando ela está aprendendo. Ela não sabe muita coisa, mas usa a exaustão aquele pouco que sabe para se comunicar com os adultos.

  • 01/07/08  
    camilo lopes diz: 2

    olá Fabiana,
    Parabens! por sua dica! hehe! O meu “jeitinho” de estudar o speaking é que procuro criar situações de acordo com o assunto que estou estudando e com um bom dicionario ao lado. Por exemplo ontem simulei uma entrevista, onde as perguntas eram a respeito das rotinas diarias de uma pessoas e o objetivo era pratica o passado simples, dai me começo me envolver como se realmente tivesse conversando com alguem e dai nasce outras conversas. Outro modo de pratica que uso é ouvir bastante a revista speak up e tentar acompanhar a leitura, depois gravo minha voz e vejo como está e fico atento as contrações.
    Os resultados nao sao de imediato mais vc passa a ter mais confiava. Eu procuro fazer isso todos os dias e imaginando que tivesse em país da lingua e sempre que penso em algo em portugues procuro traduzir para o ingles tipo I had a good weekend. Busco sempre qdo acordo fazer um resumo do que diz no dia anterior em ingles.. porém eh um resumo falando comigo mesmo nada de pegar papel e escrever.
    flW!

  • 01/07/08  
    Diogo diz: 3

    “Busco sempre qdo acordo fazer um resumo do que diz no dia anterior em ingles.. porém eh um resumo falando comigo mesmo nada de pegar papel e escrever.”

    Eu faço a mesma coisa hehehe, as vezes no café da manhã solto uma palavra em inglês e meus pais não entendem nada, e logo depois volto a pensar profundamente comigo mesmo, o que as vezes os levam a pensar que eu estou ficando louco. :)

  • 01/07/08  
    Anderson diz: 4

    eu gosto de ver dialogos em seriados, filmes e etc…
    pode-se colocar o audio em ingles e acresentar legenda em ingles tbm, assim vc ver a pronuncia e ao mesmo tempo como se escreve aquela pronuncia, avezes vc acha uns errinhos, nem sempre as produtoras sao fieis na escrita como os personagem dizem, mais é um metodo q gosto de usar.

    me divirto vendo minha serie favorita e ainda aprendo umas pronuncias, palavras e porai vai…

    mais a dica sobre escrever e muito boa e vou usar com mais frequencia, belo topico Fabiana, parabenss..

  • 01/07/08  
    Marília diz: 5

    Uma dica tmb é conversar consigo mesmo, fazendo perguntas e respostas durante o dia todo…e até, quem sabe, encenar na frente do espelho…!-hehehehe
    Falar sozinho em inglês e frequentemente melhora o speaking (há até quem sonhe em inglês de tanto pensar no idioma e praticá-lo o dia todo, simulando situações rotineiras!)…

  • 01/07/08  
    Lana diz: 6

    Oi Fabi!!
    Muito legal essa dica. Eu tento fazer isso…tenho um amigo canadense e sempre que estou com ele exercito bastante o inglês e depois anoto as palavras e expressões que eu não conhecia…engraçado é que ele faz a mesma coisa só que com o português, por isso nós costumamos conversar nas duas línguas..hehe

    Ah! Eu também acordo assim..

    HuGs

  • 01/07/08  
    Ana diz: 7

    Fabiana!

    Amo todas as suas dicas,são sempre muito úteis, as melhores….

    Muito obrigada mesmo!

  • 01/07/08  
    Joncimar Mesquita diz: 8

    pôxa Fabiana, na mosca, sua dica. encaixou perfeitamente na minha necessidade.., ás vezes leio trechos inteiros em ingles,mas na hora de falar não consigo falar nadinha. na verdade, eu traduzo trechos inteiros mas não sei falar, isto é, a pronuncia. mas co sua dica ficou bem melhor. bem eu acho que tenho um pouco de vergonha tambem. mas muito obrigado pela dica.. fica na Paz!!

  • 12/03/09  
    Rozy Rocha diz: 9

    Um sonho q c sonha sozinho é só um sonho, um sonho q c sonha em conjunto c torna real .

    Eu gostaria d saber como c escreveria estas frazes em ingles.

  • 10/04/09  
    Juliane diz: 10

    fabiana eu adoro suas dicas tem mim ajudado muinto e parabéns pelo seu site inglêsjá.com sou novata mas sempre comento ou dou uma olhadinha pra ver as novidades
    Bjo

  • 21/04/09  
    castro diz: 11

    bastante interessante e criativo, gostei de como é exposto os temas.

  • 02/05/09  
    cleuton santos diz: 12

    quero muito aprender a falar e escrever em ingles pois mim policio muito em nao saber o ingles. gostaria de saber a maneira ou o geito mais facio de se aprender?

  • 18/08/09  
    ANA ADELIA SURKUS FORNI diz: 13

    Olha, todas essas dicas ajudam muito, estou fazendo curso a aproximadamente 4 meses, e estou adorando. Assim como o Anderson, estou assistindo as minhas séries e filmes favoritos, em inglês, e com isso aprendendo muito. Bjs. a todos e muito obrigada por todas as dicas.

  • 20/08/09  
    Rozy Rocha diz: 14

    Quando agent penssa que sab todas as respostas,Vem a vida e mostra todas as perguntas !!! Gostaria de saber como que se escreve esta fraze em ingles.

  • 27/08/09  
    Genival dos Santos da Cruz diz: 15

    Eu tenho um modo de aprender a ouvir e falar em ingles…
    Foi uma apostila com audio que eu baixei para Basic and Intermediates Students, and I learn a lot of with it….
    Este é o site: http://www.downgratis.com/category/cursos/page/4/, e então voce procura por ingles profissional curso completo em audio e apostila

    Vale a pena conferir, quando voce terminar o listenning voce percebera o tanto que aprendeu ouvindo as pronuncias e as frases que são usadas no audio

  • 14/10/09  
    Maria Bernadete Short diz: 16

    Meu sonho é aprender ingles para assistir filmes e cantar acho lindo quem sabe fazer isso mas vou conseguir, tenho certeza, tenho uma sobrinha que é professora de ingles e me da a maior força, estou muito impolgada.Kisses. Bernadete Short.

  • 07/11/09  
    claudete diz: 17

    Quero aprender inglês para falar com os meus amigos no orkut e msn.

  • 21/12/09  
    João Ricardo diz: 18

    Olá! Vou dizer, de coração, que isso é uma tarefa muito bonita. Dispor de um tempo para ajudar aqueles que por algum motivo não podem aprender inglês em cursos (ou não querem) é uma coisa muito legal!
    Por isso, parabenizo você, Fabiana, pelo trabalho fabuloso!
    Tenho um sonho: conhecer o mundo. Mas, para isso, preciso aprender (e adoro essa parte) o inglês (no mínimo). Talvez eu não chegue a realizar esse grande sonho… por inúmeros fatores. Condições financeiras é um deles, rsrs. Mas seu trabalho me incentiva a continuar em busca desse grande desejo que vai além de querer “curtir” em outros países. Não, não. Quero aprender mais! Quere conhecer mais as coisas! Infelizmente minha a vida é curta demais para tamanho sonho. Mas desistir, jamais! E o seu trabalho aqui me impulsiona!
    Deve ser uma sensação sublime saber que está ajudando pessoas a conquistarem seus sonhos (mesmo que dependa BEEM mais da pessoa).
    Um dia, se Deus quiser, eu estarei ajudando a outros como você.
    Mais uma vez, parabéns.

  • 18/02/10  
    José Soares Pereira diz: 19

    Adoro a Fabiana,
    este blog precisa de gente como ela, com dicas
    sensacionais. Visito sempre o site dela . bom ta
    Acho muito importante, não só falar o idioma, mas tbém. escrever bem as nossas idéias na língua que buscamos aprender.
    Abraços,
    Soares