pois é........eu tinha a ilusão que todo o planeta falava inglês, conhecimento tão básico quanto aprender a escrever ou usar um computador.
Achava que 100% "monolíngue" mesmo só existissem nas tribos da África, ou pessoas vivendo em cima de montanhas na Bolívia, ou em campos de arrozais pelo Sudeste Asiático, distantes de qualquer civilização atual.
Mas não... o
BRASIL definitivamente não fala inglês.
Digo, esqueçam das pessoas que os cercam, dos amigos, colegas de faculdade,etc.. estou falando do
comércio, feiras, lojas de shopping, agentes de metrô, recepcionistas, restaurantes, taxistas, e mais todos os anônimos que nos cercam.
Até esta semana estava com uma japonesa hospedada aqui em casa.
Já rodou os 5 continentes (ela compra artigos para vender no Japão),vários países, e disse que nunca passou nenhum aperto com o english básico dela para compras.
Mas disse que achou INCRÍVEL como qualquer lugar que se vá aqui no Brasil, ninguém entende
nada de inglês, e palavras básicas como "how much", "shoes", "pink", "drink", "cash" etc... vem acompanhado de um "hã?" e comunicação 0.
Fiquei meio perplexo porquê de quem eu conheço difícil mesmo é encontrar quem não "fala inglês", mas também confesso que nunca realmente tentei imaginar se as "pessoas reais" do nosso cotidiano falavam inglês mesmo.