Aprenda Inglês com legendas... mas sem os seriados

Como assim? Você deve estar se peguntando. Já explico.

Bem, infelizmente não lembro onde vi essa dica, então não poderei citar a fonte, mas, mesmo assim, gostaria de compartilhá-la aqui no fórum do EE.

Seguinte: Sem dúvida, uma das melhores maneiras de aprender o chamado "Inglês falado" é por assistir seriados ou filmes, com ou sem legenda, depende do SEU nível.
Agora, se você não é muito fã de determinado seriado, mas gostaria de saber O QUE, e principalmente, COMO eles falam, há uma esperança: baixe apenas as legendas.

Eu estou estudando por conta própria há cerca de cinco ou seis meses e, desde que começei a fazer isso, notei uma INCRÍVEL MELHORA no meu vocabulário, e consequentemente nas
minhas conversas com alguns amigos que moram no exterior. Vou explicar agora o que eu faço:

1º Vou até o site http://www.tvsubtitles.net/tvshows.html , onde há uma lista imensa de seriados.
2º Em seguida, escolho um seriado que não gosto muito, mas mesmo assim irei baixar as legendas. No meu caso, escolhi o 30 ROCK (com o Alec Baldwin)
3º Agora vejo informações a respeito do episódio, da temporada, e se há legendas daquele episódio tanto no Inglês, como no Português. Se tiver, baixo as duas.
4º Depois do download, extraio as legendas (usando o Winzip) e, depois, as abro usando o WORD, isso mesmo, o Word.
5º Para fazer isso, clico com o botão direito do mouse em cima da legenda e seleciono a opção Abrir com / Escolher Programa Padrão e, na aba Outros Programas, seleciono o Word.
6º Prontinho. Agora abro os dois arquivos, possibilitando com que eu fique com duas janelas do word abertas, uma com a legenda em Inglês, e a outra em Português.
7º A partir daí, eu fico trocando entre as duas, com caderno e caneta à mão, para anotar as expressões novas para mim.

Sei que você pode achar chato ficar só lendo, lendo, lendo, mas, à medida que você for conhecendo novas palavras e expressões, irá mudar de idéia.