Aprender Inglês apenas ouvindo e lendo - sem falar/escrever

Discussões sobre metodologias de aprendizado de inglês.

Mensagempor RafaelS. » 22 Ago 2012, 21:06

Olá pessoal, boa noite a todos. Acompanho o site EE a muito tempo já, mas só agora decidi me registrar e participar do fórum. Como ponta pé inicial, gostaria de sanar uma dúvida que tenho, desde quando comecei a praticar o inglês (há uns 2 meses atrás :) ). Bom, minha dúvida é; Se uma pessoa, apenas ouvir podcasts, assistir filmes em inglês, escutar músicas, ler livros e etc, mas nunca falar em inglês com alguém, nem escrever nada em inglês, ela conseguirá falar ou escrever em inglês depois de uns 2 anos, mesmo sem ter praticado isso?

Quando eu digo uns 2 anos, digo com muita prática. Pois pelo que vi em outros sites como "livemocha", muitas pessoas acabam desistindo de aprender um segundo idioma, pelo fato de ficarem nervosas ao falar, ao escrever, ficarem com medo de cometer erros e consequentemente, vem o temido pensamento: "Nunca irei aprender isso, não sou bom em aprender idiomas".

Então, é possível ficar esse espaço de tempo, apenas focando no Input ao invés de Output? E depois desse tempo, 2 anos por exemplo, ela irá conseguir escrever e falar rapido, sem pensar muito?

Acredito que falar com a pronuncia correta, será bem improvável né, mas e o restante? Seria possivel falar sem pensar muito?

Desculpem o texto, pessoal rs'.
Obrigado.
Avatar do usuário
RafaelS.
 
Registrado em:
22 Ago 2012, 19:39
Mensagens: 2

Re: Aprender Inglês apenas ouvindo e lendo - sem falar/escre

Mensagempor Donay Mendonça » 23 Ago 2012, 10:54

Rafael,

Você com certeza vai aprender muita coisa. Porém, pode ser que não seja suficiente - na grande maioria dos casos(95%) não vai ser suficiente apenas ouvir e ler - você tem mesmo que falar e também escrever. O mais importante de tudo na hora de pôr em prática é a fala, sem falar não se aprende como deveria.

Ouvir e ler é muito importante, mas os complementos práticos(falar e escrever) são fundamentais. Lembra-se do ditado: ''jogo é jogo, treino é treino'' ? Ou seja, na prática, na hora do vamos ver, muita coisa muda e as dificuldades costumam aparecer de fato.

Por isso, escreva e, principalmente, fale bastante inglês.

Bons estudos!
Avatar do usuário
Donay Mendonça
5 10 201
12380 (21605)
Reputação

Re: Aprender Inglês apenas ouvindo e lendo - sem falar/escre

Mensagempor RafaelS. » 23 Ago 2012, 11:51

Obrigado pela resposta, Donay. Faz muito sentido o que você falou, e agora acredito que a pratica é essencial mesmo. Mas penso o seguinte, muitas pessoas começam a tentar falar ou escrever, bem dizer nas primeiras semanas de estudo, e acabam se frustrando por não conseguir desempenhar muito bem isso. Sendo assim, penso que pelo menos uns 6 meses de apenas input, seria um tempo ideal para aprender uma boa quantidade de palavras, regrinhas gramáticais básicas e então, soltar a lingua e tentar falar alguma coisa ou escrever rs'. Irei procurar um Podcast do AJ Hoge, e postarei aqui sobre ele falando desse assunto. É bem interessante.

Obrigado pela resposta.
Avatar do usuário
RafaelS.
 
Registrado em:
22 Ago 2012, 19:39
Mensagens: 2

Re: Aprender Inglês apenas ouvindo e lendo - sem falar/escre

Mensagempor Donay Mendonça » 23 Ago 2012, 17:05

Rafael,

Mas penso o seguinte, muitas pessoas começam a tentar falar ou escrever, bem dizer nas primeiras semanas de estudo, e acabam se frustrando por não conseguir desempenhar muito bem isso. Sendo assim, penso que pelo menos uns 6 meses de apenas input, seria um tempo ideal para aprender uma boa quantidade de palavras, regrinhas gramáticais básicas e então, soltar a lingua e tentar falar alguma coisa ou escrever rs'


Sim, é um caminho a se tomar. Com certeza. Eu mesmo, quando comecei, não tinha muito como praticar e foi bastante assim, só na teoria(input).
Avatar do usuário
Donay Mendonça
5 10 201
12380 (21605)
Reputação

Re: Aprender Inglês apenas ouvindo e lendo - sem falar/escre

Mensagempor drikallopes » 25 Ago 2012, 16:51

Uma maneira alternativa para praticar o inglês é com a música. Pode até gravar você cantando aquela que tanto gosta em inglês, e depois comparar com a de quem canta. Assim, você aprende a maneira certa de se pronunciar, e aprende novas palavras! Pode também ouvir a música, e ao mesmo tempo escrevê-la, corrigindo depois os erros da escrita, treinando mais vezes e mais músicas, a medida que for compreendendo. :)
Adrielle Lopes
Avatar do usuário
drikallopes
 
Registrado em:
20 Mai 2012, 15:16
Mensagens: 4

Re: Aprender Inglês apenas ouvindo e lendo - sem falar/escre

Mensagempor brunoverissimo » 30 Ago 2012, 10:30

Acabei de me cadastrar, mas estudei ingles durante um bom tempo.

Vc pode sim estudar inglês dessa forma passiva, POREM, sem falar acho muito dificil.

É muito importante vc ouvir e repetir, para acostumar o seu ouvido.

Claro que com o tempo, só ouvindo de terceiros, seu ouvido se acostuma. Mas vc repetindo palavras, frases um pouco mais devagar, mais lento, voce não só pega as sutilezas da pronuncia, como acostuma até mesmo a sua lingua a ficar na posição correta para determinados sons, como o tal "th" de "think" e "this". Estas duas palavras produzem sons diferentes e que não existe no nosso idioma, por isso mtas pessoas emitem som de "T", "F", "S".

Uma forma que eu treinei ingles, foi conversando comigo mesmo. Eu falava sozinho mtas vezes, e isso depois de um tempinho fez com que eu começasse não só a falar sem gaguejar ou travar, como eu comecei a pensar em ingles.

Ajudou muito na época. Hoje estou totalmente destreinado.
Avatar do usuário
brunoverissimo
 
Registrado em:
30 Ago 2012, 09:54
Mensagens: 6


Voltar para Como aprender inglês



 


  • TÓPICOS RELACIONADOS

Quem está online

Usuários registrados: bokunopico, Carlos Moraes, Claudemir Santos, Jorgge Amadeus, Luís Barrelin, NetoAlves, ribeiro123, sandromoda, tragueta, vitor boldrin