Aprender lendo literatura inglesa

Bom, este é meu primeiro post aqui, qualquer coisa errada, me avisem!
Este ano estive prestando vestibular e o inglês ficou para segundo plano...
Agora que eles estão acabando e eu provavelmente passe em alguma universidade, queria tirar uma dúvida e ver se me recomendam este método:

Eu tenho um vocabulário digamos que "legal" para ler alguns livros/textos não muito técnicos e hoje passando na biblioteca achei o livro Harry Potter em inglês. Como já havia lido em português, eu o peguei para ler e conseguia entender digamos que uns 60~70% do que eu estava lendo e mais uns 10~20% a partir de lembrar do livro em português (é... sou viciado nessa obra haha).

Enfim, acham que é um bom método eu pegar a obra completa em inglês e tentar lê-la? Nunca li nenhum livro em inglês antes e não sei se teria grandes dificuldades com isso...

Por fim, achei aqui em casa o livro English Grammar in Use e Como Dizer Tudo em Inglês. Vocês recomendam estes livros? A série Grammar in Use, pelo que vi, possui vários tipos, o Essential e alguns de exercícios. Vocês a recomendam? Ainda lendo e achei bem legal, porém meio superficial quanto a explicação, por explicar cada tópico em apenas uma página...

Por fim, tenho sentido falta de um dicionário... Preciso de um EXCELENTE, já que neste ano, se tudo der certo, pretendo estar na universidade e procurar alguns livros em inglês para aprofundar a matéria. Vocês acham que com um nível intermediário é possível ler e entender um livro sobre Calculo por exemplo?

Desculpem tantas perguntas haha...
E opr fim, muito obrigado.

cya!

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
4 respostas
Ordenar por: Data
Eu adoro ler, e além de gostar de fazer isso é uma das maneiras que eu mais aprendo vocabulário em qualquer idioma.
Foi assim com o inglês,alemão e agora com o italiano.

Sempre começo com coisas básicas, e de pouco em pouco vou progredindo.
Depois de uns três meses o dicionário não é mais uma muleta para o meu aprendizado e sim um auxilio que as vezes preciso usar.
Pois a maioria das palavras eu aprende pelo contexto.
Dourado 2 25
Ler em inglês é sempre muito bom. Procuro sempre ler em inglês (o livro que estou lendo atualmente é nessa língua), mesmo nas coisas pequenas: só pesquiso na Wikipedia em inglês, por exemplo.

O dicionário que eu tenho é o Oxford Advanced Learner's, muito bom. E abuso dos da internet. Meu favorito é o Dictionary.com (que tem o Thesaurus.com, dicionário de sinônimos, dentro dele).

Agora, quanto a usar livros em inglês para estudar Cálculo... bem, essas matérias já são difíceis o bastante em português, hehehe, mas se você sentir vontade, vá em frente! E mais pra frente no curso (qualquer que seja ele) você com certeza vai precisar ler alguma coisa em inglês.
Ah, obrigado pela ajuda, pretendo sim fazer isto!
Alguém tem algo a me dizer sobre a série Grammar in Use? Vale a pena? Apesar de ter somente uma pagina explicando cada tópico, vale utilizá-la para aprender gramática, completando com os livros de exercícios dela mesma? Enfim, é realmente boa?
Bem Vinicius, eu uso o Essential Grammar in Use, da Camb tb.. acho ótimo. No começo achava as explicações muito superficiais tb, mas depois da 4ª unidade já peguei o jeito. Quanto a utilizar um livro de cálculo em inglês, é tranquilo. Eu faço engenharia há 3 anos, e sempre recorri aos vídeos de cálculo do MIT para me ajudar, e também tenho o Stewart vol 2 em inglês e sempre usei bem. Esse não vai ser um problema e muito menos vai te fazer evoluuuir porque o ingles da matemática é sempre aquele, e mesmo que seja em russo, a matemática é uma lingua universal, e ela fala por si só.

Mas eu recomendo os vídeos do MIT =)