Auxiliar na interrogativa: Como utilizar?

Oi,
Minhas dúvidas na forma interrogativa passam sempre pela questão de ter ou não um verbo auxiliar (como o do, por ex.). Há alguma fórmula para identificar o uso? Quando a questão é mais clara, ex. quantos, quando, onde, por quem, por quanto, a quem, com quem, etc., minha dúvida praticamente desaparece; mas quando tenho que colocar a forma interrogativa, nunca sei se pode ir direto com o to be ou necessito o "do".
Se alguém puder me ajudar na identificação geral, serei e t e r n a m e n t e grata!
Muitoi obrigada,
Maria.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
4 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Mayaya,


Sua pergunta é bastante ampla e carece de exemplos. O que sempre digo é que a melhor maneira de tudo ficar claro e as formas passarem a ter sentido, é o convívio com o idioma. Nunca se entende tudo com regras ou resumos - é preciso dar tempo ao tempo para o conhecimento se estabilizar. Mas, com certeza, vamos dar alguns passos, veja:

When is your birthday? [ Quando é o seu aniversário?] - Presente >> verbo ser - to be
When do you take a vacation? [Quando você tira férias?] - presente >> não referente a "ser/estar", então, pode-se sar "do".
When did you get married? [Quando você se casou?] - Passado
When will you call her? [Quando você vai ligar para ela?] - Futuro

- Como você pode observar, o verbo auxiliar vai depender do tempo verbal utilizado na sentença.


Bons estudos!
Sim, eu sei, minha pergunta é bem ampla...

Só para esclarecer:

When do you take a vacation, também pode ser when are you taking a vacation?

Brigada
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Maria,

Há uma diferença entre "when do you take..." e "when are you taking...". A forma com "do" expressa a idéia de algo que faz parte do seu dia-a-dia, algo rotineiro; a forma com "are" passa a idéia de "futuro".


When do you usually take a vacation? Quando você costuma tirar férias?

When are you taking a vacation? Quando você vai tirar férias?
Obrigada de novo!