Can x May x Must: Qual a diferença?

Discussões sobre Verbs, Nouns, Adjectives, Prepositions, Present Perfect, Simple Past etc.

Mensagempor Jerry Dorien » 30 Dez 2008, 22:46

I get few doubt to use this verbs.
can / could
may / might
must
Eu gostaria de ajuda para aprender usar os verbos acima.
If someone started throwing stones at you, don't be sad !!! you are beginning to bear fruits. Nobody throw stones at a fruitless tree.
Jerry Dorien
2 25
1045 (1566)
Reputação

Re: Can x May x Must: Qual a diferença?

Mensagempor Junio Neves da Silva » 31 Dez 2008, 03:38

Ei colega, pra minha surpresa estava justamente pesquisando sobre estes...

São os famosos verbos modais. Aí vai uma ajudinha !

Modal Verbs (Verbos Modais)

CAN: é usado para dizer se alguma coisa é possível ou se alguém tem a habilidade para fazer alguma coisa.

Exemplos:

We can see the lake from our bedroom. (Nós podemos ver o lago da janela do nosso quarto).

Can you speak any foreign languages? (Você pode falar alguma língua estrangeira?).

COULD: é usado para dizer que alguém tinha uma habilidade ou permissão para fazer alguma coisa. Às vezes é o passado de can.

Exemplos:

My grandfather could speak five languages. (Meu avô podia falar cinco línguas.)

She spoke in a very low voice, but I could understand what she said. (Ela falou numa voz muito baixa, mas eu podia entender o que ela dizia).

We were completaly free. We could do what we wanted. (Nós éramos completamente livres. Nós podíamos fazer o que quiséssemos).

MUST: é usado para dizermos alguma coisa que nós temos certeza de que é verdadeira.

Exemplos:

You’ve been travelling all day. You must be tired. (Você viajou o dia todo. Você deve estar cansado).

Linda must get very bored in her job. She does the same thing every day. (Linda deve ficar muito chateada em seu emprego. Ela faz a mesma coisa o dia todo).

MAY/ MIGHT: são usados para dizermos se alguma coisa é possível e para falarmos sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro.

Exemplos:

It may/ might be true. (Deve ser verdade).
She may/ might know. (Ela deve saber).

I haven’t decided yet where to spend my holidays. I may go to China. (Eu ainda não decidi onde vou passar meu feriado. Eu devo ir a China = talvez eu vá a China).

HAVE TO: é usado para dizermos que realmente é necessário fazer alguma coisa. Have to é impessoal, ou seja, é usado para fatos, e não para expressar sentimentos.

Exemplos:

You can’t turn right here. You have to turn left. (Você não pode virar a direita aqui. Você tem de virar a esquerda).

My eyesight isn’t very good. I have to wear glasses for reading. (Minha visão não está muito boa. Eu tenho de usar óculos para ler).

SHOULD: é usado para dar conselhos ou opiniões e até mesmo broncas.

Exemplos:

You look tired. You should go to bed. (Você parece cansado. Você deveria ir para a cama).

You shouldn’t believe everything you read in the newspapers. (Você não deveria acreditar em tudo que você lê nos jornais).

Fonte: http://www.ficharionline.com/ExibeConte ... teudo=6137

Pois bem, colega...não se contente com isso, vá em busca de mais e mais (more and more) informações.

Eu achei estas explicações bem simpleas, mas pelo o que eu andei pesquisando, elas estão um pouquinho incompletas...mesmo assim dá pra vc ter um noção muito boa.

Porém, como eu havia dito...procure mais informações.

Abraços,
Junio
Junio Neves da Silva
15 (62)
Reputação

Mensagempor Junio Neves da Silva » 31 Dez 2008, 03:50

Breve Resumo

Can: posso. Há condições de se realizar, há capacidade, faculdade, etc...

Could: geralmente é utilizado para fazer perguntas de maneira mais informal, porém polida...onde há condições de se realizar o que é pedido.

May: posso. Normalmente utlizado para fazer perguntas, porém num grau maior de formalidade. Quando não se tem tanta intimidade...

Might: posso. Nos transmite um certo grau de incerteza...também pode ser utilizado para responder ou fazer perguntas.

Must: preciso, necessito. Nos transmite um grau de certeza muito altíssimo. Algo que que se não for realizado com toda certeza terá alguma consequência.

Need: preciso. Nos transmite um certo grau de desejo...algo que pode ou não se realizado, mas que se não for, não terá condições tão graves. Achar necessário.

Should: deveria. Passa a idéia de desejo, de algo que deveria ser feito, mas não foi devido a vontade. Ele está mais relacionado com a vontade do que com a capacidade (ao contrário do could).

Shall: Nos transmite a idéia de algo de deve ser feito, geralmente um ação futura.

Pois é, isso foi o que eu entendi através das minhas pesquisas...se alguma coisa não estiver descrita corretamente ou incompleta gostaria que os colegas do forum corrigisse ou complementasse.

The End.

Abraços,
Junio Neves da Silva
Junio Neves da Silva
15 (62)
Reputação

Mensagempor Junio Neves da Silva » 31 Dez 2008, 04:06

Só pra complementar:

Não confundir could com would.

Would = poderia. Está mais ligado à vontade.

Could = podia, poderia. Está mais ligado à capacidade, condições.

I could do it if I wanted- eu poderia fazer isto se eu quiser
I would do it if I were able- eu poderia fazer isto se eu for capaz disso.

Esses dois exemplos não meus, mas acho que eles facilitam o entendimento.

Se tiver algum erro tantos nos exemplos quanto nas explicações, gostaria da ajuda dos colegas.

Abraços,
Junio
Junio Neves da Silva
15 (62)
Reputação

Mensagempor Jerry Dorien » 31 Dez 2008, 12:13

Valeu Junio

Esclareceu bastante minha dúvida, e eu ainda não conhecia o "Have to".
Eu construia diversas frases com esses verbos, mas não tinha certeza de qual usa-lo.
esse "would eu já conhecia," eu aprendi como o "ria"no fim da palavra, faz sentido,
veja esse exemplo com a frase que você construiu:
would+do= faria (Eu faria isto se eu fosse capaz).

Você me ajudou bastante. Desculpa ter lhe dado trabalho.

all the best.
If someone started throwing stones at you, don't be sad !!! you are beginning to bear fruits. Nobody throw stones at a fruitless tree.
Jerry Dorien
2 25
1045 (1566)
Reputação

Mensagempor FelyBR » 29 Jan 2009, 00:26

Então só pra finalizar

SHOULD portanto:

You shoudn't give her the money. [ Voçê nao deveria dar o dinheiro a ela]

Poderia ser dito antes como um conselho ou depois como uma bronca por ter dado o dinheiro?

See you!
FelyBR

Mensagempor Donay Mendonça » 29 Jan 2009, 10:49

Olá Felybr,

Uma bronca por ter dado o dinheiro fica assim:"You shouldn´t have given her the money."

Boa Sorte!
Donay Mendonça
5 10 199
12245 (21587)
Reputação

Mensagempor info.diogo » 24 Out 2013, 16:31

Junio Neves da Silva escreveu:Só pra complementar:

Não confundir could com would.

Would = poderia. Está mais ligado à vontade.

Could = podia, poderia. Está mais ligado à capacidade, condições.

Esses dois exemplos não meus, mas acho que eles facilitam o entendimento.

Se tiver algum erro tantos nos exemplos quanto nas explicações, gostaria da ajuda dos colegas.

Abraços,
Junio

Uma pequena sugestão:

(Eu entendi que seria eu poderia fazer isto se eu quiseSSE - > POR QUE WANTED ESTÁ NO PASSADO)

(eu poderia fazer isto se eu foSSE capaz disso - > POR QUE WERE ESTÁ NO PASSADO)

Abç

Diogo Moreira
Votos neste post: 1
info.diogo
10 (2)
Reputação

Voltar para Gramática da Língua Inglesa

• TÓPICOS RELACIONADOS