Cel Lep

Depoimentos de alunos sobre as suas experiências com as escolas de idiomas.

Mensagempor Alessandro » 01 Ago 2009, 10:38

Alguém aqui do fórum já estudou na escola de idiomas Cel Lep? Saberia falar um pouco sobre a metodologia de ensino da escola? Os pontos positivos e negativos?
Coordenador do English Experts
Antes de enviar mensagens leia as Regras do Fórum.
Antes de perguntar faça uma busca no site, clique aqui e saiba como.
Alessandro
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Re: Cel Lep

Mensagempor Flavia.lm » 01 Ago 2009, 21:03

Comparação Fisk x Cel Lep x Cultura Inglesa

Estudei em três das escolas mencionadas aqui e por isso posso, além de avaliá-las, compará-las! Por esse mesmo motivo, vou escrever um texto só e copiar no tópico das três escolas, ok? Desculpem pelo tamanho da mensagem...

Fiz o curso completo da Fisk. No total foram 4 anos e meio, o que me faz pensar: “Por que tanta gente diz que o curso da Fisk é longo demais?”. E a única resposta que tenho para esta pergunta é que muitas escolas dão uma “enganadinha”, dizendo que você “termina” o curso em dois anos, por exemplo, e depois, se quiser, faz mais uns módulos adicionais de “aperfeiçoamento”. Só que estes dois anos são equivalentes a um intermediário da Fisk... Na Fisk não tem essa conversinha, se você fizer dois anos você pode até entender e se comunicar bem, mas, para ter o que seria equivalente a um curso completo de inglês, tem que terminar todos os livros.
Importante: saí da Fisk já há alguns anos, não sei se mudaram alguma coisa ref. duração de cada módulo. Mas, na minha época, a duração variava de acordo com o andamento de cada turma... se sua turma fosse esperta, interessada, com um professor que soubesse administrar bem o tempo, você podia terminar um livro em um semestre. Mas... tive a experiência de uma professora que não conseguia ter autonomia com o grupo, alguns alunos “só-tô-aqui-porque-meu-pai-me-obriga-a-vir”, e, como a colega Raissa já mencionou no tópico sobre a Fisk, aparentemente a escola não se preocupava em avaliar estes “alunos-problema”, o que acabava interferindo no andamento da turma. Demorei mais de um ano para terminar o Intermediate II. (No Cel Lep e Cultura Inglesa, cada módulo dura 1 semestre, o que muda é a quantidade de módulos. De qualquer forma, você sabe quanto tempo vai durar o curso, diferentemente da Fisk).
Uma informação importante é que algumas Fisks são administradas pela matriz e outras são franquias, que recebem alguns padrões da matriz, mas que têm autonomia para se diferenciar em alguns aspectos. O fato é que estudei numa franquia, cujo administrador era excelente, uma pessoa realmente interessada em oferecer o melhor serviço possível. Por quatro meses e por questão de incompatibilidade de horário, estudei em outra unidade, que não era franquia, e foi uma experiência ruim - era desorganizada, não havia nenhum tipo de atividade ou suporte fora da sala de aula... daí voltei correndo pra unidade onde eu tinha estudado antes!
Com exceção da professora sem autonomia que eu mencionei aí em cima, tive professores excelentes, daqueles que, além de conhecerem muito bem o idioma, sabem realmente ensinar, despertar o interesse dos alunos, etc.
Saí da Fisk segura de que conhecia bem a estrutura da língua, com um vocabulário bastante vasto, e fluência suficiente para me comunicar com segurança.

Depois de me formar na Fisk, algumas coisas me afastaram do inglês: eu estava terminando a faculdade, e trabalhando num banco, sem necessidade nenhuma de contato com o idioma. Hoje, posso dizer com toda a certeza do mundo, que foi a maior besteira que fiz na minha vida. Uma vez que você tem interesse e se dedicou a aprender a língua, a pior coisa que se pode fazer é “abandoná-la” desta forma. Ainda que não se tenha tempo ou dinheiro para continuar cursando, hoje em dia é absolutamente fácil encontrar meios de como se manter em contato com a língua (e todos eles podem ser encontrados em diversos tópicos aqui do English Experts).

Depois de aproximadamente três anos após me formar na Fisk, fiz teste de nível no Cel Lep e entrei no Avançado - ALT. Fiz somente um módulo, e adorei os professores, o material, a metodologia, etc. Mais pra frente eu digo por qual motivo saí de lá.

Estudo desde o início de 2009 na Cultura Inglesa, atualmente no MAC III, preparatório para o CAE. Acho a estrutura excelente, preço justo, professores altamente qualificados, material legal, usam Internet na aula (projetor), os professores sempre trazem notícias atuais para serem discutidas na sala, etc. Um ponto ruim é que eles permitem turmas de até 20 alunos, o que eu acho um absurdo. Por sorte, desde quando entrei só tive no máximo 8 colegas na sala.
Ah! Uma breve comparação com a experiência que tive na Fisk, sobre o “aluno-problema”: na Cultura, aconteceu de eu ter uma colega de sala que era, digamos, “dinâmica” demais: queria opinar sobre todos os assuntos, ensinar coisas, passar por cima do prof... uma exibição exagerada! Não sei exatamente qual foi a conversa que tiveram com ela, mas ela foi transferida de turma (por sinal, para um nível acima, já que ela era mega-expert). Achei uma atitude sensata, uma vez que o restante da turma estava se irritando com a presença da mocinha exibida!

Sobre o RITMO das aulas:

Independente da qualidade geral de cada escola, aprendi uma coisa importante nessa minha “jornada”. Cada aluno tem uma necessidade, e isso precisa ser identificado, acima de tudo, por ele mesmo. Quando eu entrei na Cel Lep, tinha certeza de ter escolhido uma escola excelente, o que de fato ela é. Porém, o ritmo com que as novas informações eram passadas foi rápido demais. Rápido demais para mim, que estava sem estudar há alguns anos. Porém, no ritmo perfeito de quem estava vindo com tudo fresquinho na memória.

Foi por isso que saí de lá e fiz aulas particulares por um ano, com um nativo de Londres, tempo necessário para retomar meu ritmo e começar a sentir falta de uma escola, compartilhar idéias, etc. Isso é uma coisa que também deve ser levada em conta: tem gente que se dá bem estudando sozinho, outras preferem turma, outras precisam mesclar as duas coisas dependendo da situação, do momento (foi o que aconteceu comigo).

Hoje, estou na Cultura e estou contente! Mas tenho certeza de que a base que recebi na Fisk foi essencial para o meu desempenho e amadurecimento no aprendizado da língua, então, se me permitem, dou um conselho para aqueles que são iniciantes: estudar por conta própria é legal, ainda mais quando existem sites como este aqui. Mas... aulas presenciais, e, principalmente para iniciantes, muito provavelmente serão mais eficazes, no sentido de evitar que alguns vícios se construam (pronúncia errada, por exemplo). Lembrando que isso é apenas minha opinião, e que cada pessoa tem necessidades e interesses diferentes...

Espero que tenha ajudado!

Abraço e boa sorte aos que estão na busca da escola ideal para seus interesses!

Flávia

*Alessandro, sugiro a criação de um tópico sobre a Berlitz. E ia sugerir também que fosse criada alguma forma de impedir que sejam criados mais de um tópico sobre a mesma escola, mas me parece que você já corrigiu isso.
Moderadora do Fórum
Antes de enviar mensagens leia as Regras do Fórum.
Antes de perguntar faça uma busca no site, clique aqui e saiba como.
Flavia.lm
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Mensagempor fabsnurse » 03 Ago 2009, 19:46

Fiz 5 estágios na Cellep em Campinas.
Positivo:
1-turmas reduzidas (máx 10 alunos). No entanto, sempre 2 ou 3 alunos faltavam (IBM is so demanding) então geralmente a turma era ainda menor.
2-laboratório todos os dias: recurso muito bom nos primeiros níveis quando o repetir, repetir e repetir é fundamental.
3-aulas 2, 3 ou 4 vezes por semana: Escolhi 3X o que acelerou o meu aprendizado. Além disso, o período de férias é bem pequeno no recesso de final de ano (uns 10-15 dias) diferentemente de outras escolas em que as férias acomapanham o calendário escolar (início em meados de dezembro até final de fevereiro). Assim é possível fazer quase 4 módulos em um ano!!!!
Negativo:
1-PREÇO$$$$$$$$
2-em Campinas: não há um espaço adequado para os alunos estudarem fora do horário de aula. Usa-se o lab de computação, mas além de pequeno e gelado (ar condicionado sempre!) qdo havia aulas lá outros alunos tinham que sair.
O fato de as turmas serem pequenas talvez iniba os alunos mais tímidos, pois o professor está sempre muito perto de todos. Acho que falta mais exercício de conversação, algo mais livre.
Qdo terminei o 5º estágio fui para o Canadá para 6 semanas de curso. Apesar do receio por imaginar que não era capaz de me virar, saí me bem e qdo retornei fiz teste no Cultura Inglesa e fui classificada para o UpperIntermediate (8º semestre).
fabsnurse

Mensagempor Lourival Silva » 04 Ago 2009, 21:07

Olá pessoal,

Fiz o curso de inglês completo na Cel Lep, de maneira geral gostei do curso.

Na minha opinião o melhor da escola são os professores, é claro que vc pode encontrar um ou outro que vc não goste mas uma coisa que vai ser difícil de negar é que eles conhecem bastante do idioma. Durante o curso não vi ninguem sair de lá com uma pergunta não respondida. Me pareceu que para ser professor nesta escola a pessoa tem que enfrentar várias exigencias.

De resto achei que é igual a maioria das outras escolas, principalmente nos pontos negativos, como por exemplo o número de alunos por sala, livros 1,2,3 ..., problemas de nivelamento dos alunos e etc...

Abraços,
lourival
Lourival Silva

Mensagempor Juninho Smith » 15 Jan 2010, 15:10

Pessoal,

O Cellep é show. Uma baita escola. Mas tem seus poréns. Vou contar:

NO inicio de 2009, eu precisei de uma escola que me fizesse falar ingles até outubro de 2009 pois eu teria uam visita estrangeira. Fui em fevereiro para o cellep. Fiz 3 livros com ele e falei normalmente, sem, problemas. Fui muito elogiado inclusive.

Agora começou a pesar no bolso os 598,00 por mês, sem contar os 6% de aumento p/ 2010. Aí fiz um teste em outra escola muito boa. Centro Cultura Brasil Estados Unidos. Porque fui pra lá? Tenho um amigo que é Professos doutorando em estudos linguisticos e que dá aula na Universidade de Brasilia (passou em 1º lugar). O cara entende. E ele me indicou CCBEU que deve ter nomes diferentes em outros estados.

Voltando, fiz 4 provas, uma redação e ficamos uns 20 minutos falando em ingles para determinar meu nível. Porque? Porque o Cellep me fez falar, mas não me fez escrever. Parece impossível mas isso acontece.

Entrei no CCBEU um nível abaixo de onde eu estava no cellep para poder aprender mais gramática. Porque eu tenho uma certa fluencia que não acompanha minha escrita pobre.

Resumo: Se vc precisa falar rápido, não há escola melhor que o cellep. Se vc tem tempo, tem outras boas por aí! Vide os demais topicos.

É o meu primeiro comentário, espero ter ajudado alguém! Abraços galera.
Juninho Smith

Mensagempor nadvana » 20 Jan 2011, 15:21

Estudei em várias escolas e Cel Lep é realmente a melhor.
Já fiz Fisk, Wizard, Skill, CNA e aprendi muito pouco.
Depois estudei na Cultura Inglesa e achei uma ótima escola para aprender gramática e escrita, mas continuei travada para falar e ouvir.
Resolvi investir no Cel Lep e meu progresso foi absurdo!
Sempre tive muita dificuldade em aprender inglês e era muito travada para falar, mas no Cel Lep ou você fala ou você fala.
E de tanto ouvir e praticar no laboratório, que é o grande diferencial dos outros cursos, a gente acaba aprendendo.
O tabu que eu tinha com o idioma só foi quebrado no Cel Lep.
Hoje me arrisco, entendo o que dizem nos filmes e nas músicas e já não é mais um idioma desconhecido para mim.
Não gostava do inglês pela dificuldade que eu tinha e hoje eu adoro!
Estudo de segunda a quinta das 9 as 11 da noite e vou todos os dias com prazer para a aula.
Ah, e os professores são fantásticos!

O único ponto negativo é o preço, mas acho que isso é relativo.
Já gastei muito dinheiro em cursos e aprendi muito pouco, agora sinto que meu dinheiro está sendo bem gasto, pois tenho um bom retorno do investimento.
nadvana

Mensagempor nah_pir3 » 20 Jan 2011, 19:10

Francamente, acho que questionar professores e a administração da escola é algo muito específico.

Por ex, vi muita gente reclamando da Wizard, mas aqui, na minha cidade, eu adorava! Meu professor era muito empenhado e a turma era ótima. A única coisa é que eles tinham poucas aulas por semana, e eu queria um intensivão.

Agora iniciarei meus estudos no Cel Lep. Dizem que é uma excelente escola, agora, vamos ver quais professores vão me acompanhar nessa jornada! Espero que dê tudo certo e que todos me ajudem bastante, rs.

Outro ponto, querer aprender inglês também parte da pessoa. Já enfrentei turmas em outras escolas que a maioria das pessoas não tinham interesse algum em aprender nada, mas ok. Assim, o que deve ser feito é você se preocupar com o seu estudo, que também não pára na sala de aula.

O correto é, independente da franquia, você procurar uma escola que te ofereça os professores de acordo com seu perfil, uma administração boa (seja lá qual for a sua definição de uma administração boa), horários bons para você, entre outros pontos.

Anyway, espero encontrar o que preciso no Cel Lep, porque se tem uma coisa que eu não sou é autodidata, LOL.
nah_pir3

Mensagempor marcelof » 25 Jan 2012, 02:06

Já estudei no Cel Lep, que é caríssimo. Acho que te sobrecarregam com material..ou seja, para justificar o $$$, vc tem que estudar mesmo. Agora, falar depende muito mais do aluno em querer se expor mesmo comentendo erros do que da escola.. Porém, na minha opinião, que falo 5 idiomas, aprender falar inglês em curso de dois anos, com duas horas semanais como muitos cursos vendem, a pessoa só sai falando, quando fala, o básico.. As melhores escolas de S.P. > Cel Lep, Berlitz, União Cultural Brasil Estados Unidos, Alumni.. Sorte a todos e sucesso !
marcelof

Voltar para Escola de Idiomas