por Flavia.lm » 01 Ago 2009, 21:03
Comparação Fisk x Cel Lep x Cultura Inglesa
Estudei em três das escolas mencionadas aqui e por isso posso, além de avaliá-las, compará-las! Por esse mesmo motivo, vou escrever um texto só e copiar no tópico das três escolas, ok? Desculpem pelo tamanho da mensagem...
Fiz o curso completo da Fisk. No total foram 4 anos e meio, o que me faz pensar: “Por que tanta gente diz que o curso da Fisk é longo demais?”. E a única resposta que tenho para esta pergunta é que muitas escolas dão uma “enganadinha”, dizendo que você “termina” o curso em dois anos, por exemplo, e depois, se quiser, faz mais uns módulos adicionais de “aperfeiçoamento”. Só que estes dois anos são equivalentes a um intermediário da Fisk... Na Fisk não tem essa conversinha, se você fizer dois anos você pode até entender e se comunicar bem, mas, para ter o que seria equivalente a um curso completo de inglês, tem que terminar todos os livros.
Importante: saí da Fisk já há alguns anos, não sei se mudaram alguma coisa ref. duração de cada módulo. Mas, na minha época, a duração variava de acordo com o andamento de cada turma... se sua turma fosse esperta, interessada, com um professor que soubesse administrar bem o tempo, você podia terminar um livro em um semestre. Mas... tive a experiência de uma professora que não conseguia ter autonomia com o grupo, alguns alunos “só-tô-aqui-porque-meu-pai-me-obriga-a-vir”, e, como a colega Raissa já mencionou no tópico sobre a Fisk, aparentemente a escola não se preocupava em avaliar estes “alunos-problema”, o que acabava interferindo no andamento da turma. Demorei mais de um ano para terminar o Intermediate II. (No Cel Lep e Cultura Inglesa, cada módulo dura 1 semestre, o que muda é a quantidade de módulos. De qualquer forma, você sabe quanto tempo vai durar o curso, diferentemente da Fisk).
Uma informação importante é que algumas Fisks são administradas pela matriz e outras são franquias, que recebem alguns padrões da matriz, mas que têm autonomia para se diferenciar em alguns aspectos. O fato é que estudei numa franquia, cujo administrador era excelente, uma pessoa realmente interessada em oferecer o melhor serviço possível. Por quatro meses e por questão de incompatibilidade de horário, estudei em outra unidade, que não era franquia, e foi uma experiência ruim - era desorganizada, não havia nenhum tipo de atividade ou suporte fora da sala de aula... daí voltei correndo pra unidade onde eu tinha estudado antes!
Com exceção da professora sem autonomia que eu mencionei aí em cima, tive professores excelentes, daqueles que, além de conhecerem muito bem o idioma, sabem realmente ensinar, despertar o interesse dos alunos, etc.
Saí da Fisk segura de que conhecia bem a estrutura da língua, com um vocabulário bastante vasto, e fluência suficiente para me comunicar com segurança.
Depois de me formar na Fisk, algumas coisas me afastaram do inglês: eu estava terminando a faculdade, e trabalhando num banco, sem necessidade nenhuma de contato com o idioma. Hoje, posso dizer com toda a certeza do mundo, que foi a maior besteira que fiz na minha vida. Uma vez que você tem interesse e se dedicou a aprender a língua, a pior coisa que se pode fazer é “abandoná-la” desta forma. Ainda que não se tenha tempo ou dinheiro para continuar cursando, hoje em dia é absolutamente fácil encontrar meios de como se manter em contato com a língua (e todos eles podem ser encontrados em diversos tópicos aqui do English Experts).
Depois de aproximadamente três anos após me formar na Fisk, fiz teste de nível no Cel Lep e entrei no Avançado - ALT. Fiz somente um módulo, e adorei os professores, o material, a metodologia, etc. Mais pra frente eu digo por qual motivo saí de lá.
Estudo desde o início de 2009 na Cultura Inglesa, atualmente no MAC III, preparatório para o CAE. Acho a estrutura excelente, preço justo, professores altamente qualificados, material legal, usam Internet na aula (projetor), os professores sempre trazem notícias atuais para serem discutidas na sala, etc. Um ponto ruim é que eles permitem turmas de até 20 alunos, o que eu acho um absurdo. Por sorte, desde quando entrei só tive no máximo 8 colegas na sala.
Ah! Uma breve comparação com a experiência que tive na Fisk, sobre o “aluno-problema”: na Cultura, aconteceu de eu ter uma colega de sala que era, digamos, “dinâmica” demais: queria opinar sobre todos os assuntos, ensinar coisas, passar por cima do prof... uma exibição exagerada! Não sei exatamente qual foi a conversa que tiveram com ela, mas ela foi transferida de turma (por sinal, para um nível acima, já que ela era mega-expert). Achei uma atitude sensata, uma vez que o restante da turma estava se irritando com a presença da mocinha exibida!
Sobre o RITMO das aulas:
Independente da qualidade geral de cada escola, aprendi uma coisa importante nessa minha “jornada”. Cada aluno tem uma necessidade, e isso precisa ser identificado, acima de tudo, por ele mesmo. Quando eu entrei na Cel Lep, tinha certeza de ter escolhido uma escola excelente, o que de fato ela é. Porém, o ritmo com que as novas informações eram passadas foi rápido demais. Rápido demais para mim, que estava sem estudar há alguns anos. Porém, no ritmo perfeito de quem estava vindo com tudo fresquinho na memória.
Foi por isso que saí de lá e fiz aulas particulares por um ano, com um nativo de Londres, tempo necessário para retomar meu ritmo e começar a sentir falta de uma escola, compartilhar idéias, etc. Isso é uma coisa que também deve ser levada em conta: tem gente que se dá bem estudando sozinho, outras preferem turma, outras precisam mesclar as duas coisas dependendo da situação, do momento (foi o que aconteceu comigo).
Hoje, estou na Cultura e estou contente! Mas tenho certeza de que a base que recebi na Fisk foi essencial para o meu desempenho e amadurecimento no aprendizado da língua, então, se me permitem, dou um conselho para aqueles que são iniciantes: estudar por conta própria é legal, ainda mais quando existem sites como este aqui. Mas... aulas presenciais, e, principalmente para iniciantes, muito provavelmente serão mais eficazes, no sentido de evitar que alguns vícios se construam (pronúncia errada, por exemplo). Lembrando que isso é apenas minha opinião, e que cada pessoa tem necessidades e interesses diferentes...
Espero que tenha ajudado!
Abraço e boa sorte aos que estão na busca da escola ideal para seus interesses!
Flávia
*Alessandro, sugiro a criação de um tópico sobre a Berlitz. E ia sugerir também que fosse criada alguma forma de impedir que sejam criados mais de um tópico sobre a mesma escola, mas me parece que você já corrigiu isso.