RenanKenplers escreveu:(...)
Eu quero trabalhar em uma outra empresa que me dê essa oportunidade de fazer o que gosto, mas para ganhar pontos numa entrevista, seria bom se eu tivesse um certificado, não? Eu estou no nível FCE, e até chegar ao CPE é um caminho, digamos, não muito curto. Acho que nesse meu caso vale a pena sim pegar um certificado FCE ou CAE antes do CPE somente para me garantir em algum emprego que demande inglês como pré requisito.
(...)
Olá Renan
Sei bem de onde é que sai essa 'motivação' pra prestar o exame.
Qdo falei sobre prestar o CPE não quis menosprezar os demais certificados não. Obviamente a seqüência mais lógica para os exames de Cambridge são FCE->CAE->CPE. Eu só passei a me interessar mais sobre o assunto depois que entrei na Cultura Inglesa, no ano passado. Lá, eles colocam esses exames "acima de tudo", como se fosse a coisa mais importante na língua. Sendo bem sincera, não acho que seja. Pelo menos, não para algumas pessoas. Meu inglês já me abriu muitas portas na minha carreira, e eu nunca precisei mostrar nem sequer meu diplominha da escola de inglês, quem dirá um certificado de Cambridge. O que contou foi "dar a cara a tapa" e mostrar o inglês que sei - isso sim fez diferença.
À propósito, de época de faculdade até hj, já fiz muita entrevista em inglês. Me lembro que, logo que me formei, em 2004, me inscrevi em diversos programas de trainee --> haja entrevista! Era tudo em empresa grande, e nunca, nunca mesmo, me pediram certificado, acredite.
MAS o inglês serve para mais coisas além do trabalho. Por isso (e também pela influência da Cultura, lógico), eu decidi que vou fazer o exame sim. É uma forma de me auto-avaliar, me comparar com outras pessoas. O preparatório pro CPE tem sido incrível principalmente por relembrar muita coisa que eu estudei há muuuuuitos anos atrás. Mas não tenho pressa nenhuma, por isso, até eu terminar o curso vou fazer todos os mock tests que a Cultura disponibiliza!
Pra finalizar: sim, deixe para fazer o FCE qdo voltar do intercâmbio.
Boa sorte!!