Como aprender compreensão auditiva?

Olá.
A forma como eu aprendi inglês foi de maneira autodidata estudando a gramática e lendo textos em inglês com ajuda de dicionário.

Mas agora preciso aprender a entender o que está sendo falado oralmente. O problema é que não consigo entender as palavras que eles falam, mesmo conhecendo todas as palavras da frase falada. Tenho a sensação de que eles falam rápido, pulam sílabas e fundem palavras, deixando a compreensão mais difícil.

O problema com os cursos de inglês acessíveis é que eles ensinam escrita, gramática e conversação ao mesmo tempo. Assim, eu não gostaria de ter aulas de gramática já que a parte onde estou zerado é só compreensão auditiva.

Agradeço pela ajuda.

INGLÊS PARA VIAGENS
A professora Marcela Miranda, mais conhecida como a Tia do Inglês, ensina nesta aula introdutória o vocabulário básico de inglês para viagens. Está se preparando para sua próxima viagem? A sua jornada começa aqui! ACESSAR AULA
6 respostas
Ordenar por: Data
Redseahorse 4 35 575
Amigo, assim como você, há muitos outros brasileiros que possuem um conhecimento bastante razoável da língua Inglesa escrita, porém com grande dificuldade na compreensão da língua falada, o que eu constumo definir como uma espécie de " Analfabetismo funcional ao contrário " - ou seja, o sujeito até lê e escreve, mas não fala.
Penso que não há outra forma de se aprender uma língua FALADA, que não seja ouvindo, repetindo, e interagindo, e isso só se dá através da comunicação oral com outros falantes e também atráves da audição regular dos mais variados temas, sotaques, expressões idiomáticas, gírias e peculiaridades. Neste quesito (audição), recomendo fortemente noticiários ao vivo e documentários em lingua Inglesa sem legendas, largamente encontrados na TV e Web!
PPAULO 6 49 1.3k
Talvez um bom professor seja o que você precisa, há professores que ajudam com essa parte do aprendizado, geralmente trabalhando o par "listening/speaking".
Realmente em inglês há muitos "truques" que são difíceis de se captar sozinho, para citar pequenos exemplos a pronúncia do "the" antes de consoantes ou vogais.
o-artigo-the-antes-de-vogais-e-consoantes-t11708.html

Outro seria palavras como "get" quando seguidas de vogais juntando-se a elas com um certo som de "r" (get up, got it) etc.
E há palavras que parecem ter sido aspiradas, etc. Com o tempo, treino (pois há ainda a questão da dicção do falante, o sotaque e variações do inglês) e um bom professor que corrija esses e outros aspectos se chega lá. Sou um tanto autodidata, mas uma vez fiz um curso de "conversation" com professores muito bons. Acredite, eles percebem coisas difíceis das quais é difícil se auto-avaliar, quanto mais se corrigir.
Alguns desses professores de cursinhos dão aulas particulares, por hora, em casa. É bom pra corrigir aspectos fracos na aprendizagem.
No mais tem que se praticar, se a pessoa não escutar (por exemplo, de quando em quando assistir um filme, ouvir uma rádio com falante inglês etc) o cérebro começa a esquecer, se enferruja um pouco. Há que se ter cuidado, pois se o professor ou a pessoa que o aluno interagir tiver muitos vícios de línguagem, isso se torna contagioso.
Boa sorte nos estudos.
O problema que tenho com filmes e documentários é que não entendo nada do que escuto. O máximo que consigo é uma ou outra palavra isolada de vez em quando. Assim, nem consigo começar. Talvez vídeos com falas mais simples e lentas sejam melhores. Com a parte escrita eu posso ver e analisar a frase inteira e usar dicionário.

Não tenho planos ambiciosos. Meu objetivo é só o inglês americano culto.

Precisarei de muitos anos para ser capaz de entender a fala?
adriano78 1 19
Também tenho esse problema. Ouço uma música e capto algumas palavras e, às vezes, frases, e ao ler a letra, noto que conheço todas as palavras faladas na música.
PPAULO 6 49 1.3k
I know how you feel guys. You can use something that has the transcription and the text, there a lot of those these days.
For example, the Speak Up magazine, some videos/doc on Youtube, etc (the ones that come with subtitles), and, obviously the lyrics of songs.

Here an example of voice plus transcript, which you can play again and again, until you get the hang of it.
http://learningenglish.voanews.com/cont ... 50858.html

http://learningenglish.voanews.com/
ATIVE O ENGLISH PLUS
Além de aprender sem anúncios, você terá acesso: aos Cursos do English Experts, a respostas verificadas por especialistas (ilimitado) e ao aplicativo Meu Vocabulário. ATIVAR AGORA
PPAULO 6 49 1.3k
And the study of grammar (and other topics) sometimes helps, along with the training of expressions and of the listening, with all that gradually the ear gets used to the language.
And even so, sometimes the diction of the one that is speaking gets in the way, nothing to worry about, though. If you don´t understand everything that is being said, the percentage you do is
doing good to your listening skills.

http://www.alljapaneseallthetime.com/bl ... understand