Como dizer "em plenas 3 horas da manhã" em inglês

Hi guys,

How can I say the following in English?

I was wide awake "em plenas 3 horas da manhã?"

Hugs,

Agnes
PS: nem sei se "em plenas" está certo em português... :-)

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
10 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Agnes,

Não me recordo de um equivalente a "pleno(a)" neste caso.Mas o link a seguir pode ajudar:

em-plena-2-feira-t6653.html

Bons estudos!
Obrigada pelo link. Acho que ficaria bom assim, então:

I was wide awake at plain 3am.

Acho que as outras opções não seriam tão próximas. Só queria saber se fica assim mesmo: "at plain 3 am". Or should I use other words/prepositions?

Obrigada!!!
Thomas 7 62 296
Agnes, natives are not going to understand "plain 3:00 AM". I know of no equivalent in English.

I awoke at 3:00 A.M. sharp. (at exactly 3:00 A.M.)
I awoke at 3:00 A.M. on the dot. (at exactly 3:00 A.M.)
I awoke at around 3:00 A.M.. (at more or less 3:00 A.M.)
Hi Agnes,
What do you think about it : I was awake in the middle third of the morning.
Daniel.S 1 2 11
Hi there!

sugiro o uso da palvara sharp.

Take care,

Daniel
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Hi guys,

Silvia, I liked "in the middle third of the morning". but I´ve never seen it used. Is it common to say it or is it just a way to translate into what I need, but natives don´t use it?

Thomas and Daniel, I guess the ways you´ve mentioned are not quite what I´m looking for. Sharp, on the dot and other synonyms give me the idea of punctuality, and that´s not exactly my intention. I´d like to say that 3 am or so is an absurd moment to be wide awake, what people don´t usually do. It´s a kind of a shock to be awake at this time, you know? Em plenas 3 horas da manhã é como algo muito estranho, fora do corriqueiro, unusual... então não é porque é 3 em ponto, mas mais pela idéia de ser estranho..

Am I too confusing??? hihihi

Thanks!!!!

Agnes
Daniel.S 1 2 11
Hi there!

you are totally right! And please let me rectify that one!
Those expressions convey and idea of punctuality. So far nothing has come to mind though I'd like to suggest something a bit creative. Maybe you should try to say something like

I was wide awake in the unholy 3 am in the morning

Take care,

Daniel
Cool!!! I liked that. That came really close to my idea and yet, it is funny! :-)
Tks!!!
Agnes
Flavia.lm 1 10 100
Pessoal,

Encontrei por acaso "in the dead of night", mas pesquisei nos meus dicionários + Google e descobri que não significa nada além de "no meio da noite". Existe alguma diferença de "tom" entre as duas sentenças abaixo? Alguma é mais enfática? Penso se o "dead" ajudaria a traduzir a "indignação" transmitida por "plenas" (já q não é normal estar acordado à essa hora da manhã).

I was awake in the middle of the night.
I was awake in the dead of night.

ambas tem o mesmo sentido?
Daniel.S 1 2 11
Olá flávia,

I was awake in dead of the night.

You are dead right!

Realmente, neste caso,através do uso da palavra "dead" conseguimos enfatizar a idéia de que você foi acordado no meio da noite.

http://idioms.thefreedictionary.com/in+ ... d+of+night

;)