Como não esquecer o que acabou de aprender!

Nat 1 3
Se você acabou de aprender alguma frase nova, anote na mão.

Parece absurdo, mas você não esquece!

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
23 respostas
Ordenar por: Data
Anote em um pedaço de papel e cole no cantinha do espelho do seu banheiro.
Enquanto escovar os dentes, já sabe.
Todos os dias eu procuro escrever sobre qualquer coisa em ingles: seja um palavra nova, uma frase, uma situação, noticias atuais e até mesmo um diário.

Mas confesso que ainda procuro outras técnicas para não cair no esquecimento.
Boa prática da galera eu acostumo, criar cartões pedagógicos ando no bolso, e vejo a palavra nova, e fico criando frase com ela e busco associa-la com algo para lembrar primeiro faço uma frase em português para ver aonde eu uso no nosso idioma depois saio convertendo no inglês.. agora escrever eu ainda sou relaxado escrevo muito pouco não gosto muito hehe! prefiro ler uma matéria e depois discutir comigo mesmo sobre ela.. hehe

Uma dica quem puder compre a newsweek o nivel de vocabulário é muito bom. apesar de ser uma revista considerada de nível alto.. mas basta insistir.. e quem aprendeu o present perfect dar para ler a revista com menor dificuldade..

flw!
Quando eu aprendo alguma palavra nova, eu monto frases e situações onde eu poderia usa-la. Depois disso eu escrevo várias frases num papel e fico lendo quando não tenho nada pra fazer (esperando alguém no msn, esperando download, de bobeira no quarto..) e quando eu faço tudo isso, e quando aparece a palavra denovo e eu não lembro.. Eu tento lembrar da onde eu vi ela pela primeira vez e assim volta a palavra na cabeça, é algo estranho, é como se eu tivesse que voltar no lugar mentalmente e a palavra aparece.. :D
Fico bolado quando percebo que não aprendi o que tanto estudei anteriormente, volto lá e refaço tudo, quantas vezes forem necessárias.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Adriano Japan 1 2 21
Quando estudo uma palavra nova com afinco (no mínimo 5 de cada língua por dia) e quando ela finalmente é merecedora de sair do computador para o meu caderno, faço um "bingo".
Já explico.

Não é qualquer palavra que sai dos bytes para tinta não! Ela tem que ser interessante, relevante, e com um determinado grau de dificuldade, ou seja, que eu possa esquecer se não usá-la. (ex: eu não escreveria "lamp" no meu caderno, já "segway"..)
Toda página tem um número, e todo dia "sorteio" de dentro de uma caixinha escura qual página irei rever.
Toma 1 minuto do meu dia, mas faz toda a diferença. :mrgreen:
Tem algumas boas dicas aqui. Uma coisa muito importante é também fazer revisão diário por pelo menos 3 dias, por que as conexoes entre neurones que se formam quando a gente aprende alguma coisa nova se perdem dentro de alguns dias se não são reforçados... dentro de 4 ou 5 dias, a gente esquece 80% do que aprendeu sem revisão.

Greetings,

Manny Z
EugenioTM 7 48
O que me ajuda muito a memorizar palavras é a repetição. Quando leio um texto em inglês, sempre me deparo com palavras que não constam no meu vocabulário, então leio o mesmo texto várias vezes no mesmo dia, e em outros dias também. Da mesma forma faço com filmes. Sempre que aprendo alguma coisa interessante que ainda ninguém postou no fórum vou lá e posto, é uma boa maneira de memorizar também, além de ajudar outros a evoluir no idioma.
Tenho um caderno só pra escrever inglês. Toda expressão nova ou palavra nova que aprendo eu escrevo no caderno. Mantenho uma certa sequencia e quando eu quero saber o que aprendi no dia anterior é só voltar uma página.

Também tenho um pra alemão e outro pra japonês, embora não estou me didicando muito, ultimamente, nesses dois.

Em breve vou providenciar um de espanhol.

Minha irmã de 13 anos começou a pegar aulas comigo de inglês. Assim sempre tento colocar algumas expressões quando estou tentando passar alguma coisa pra ela.
Eu saio colocando notas Autoadesivas no PC isso me ajuda muuito.
Muito boas as dicas acima, valeu.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Eu tenho um formulário no Access HAUHEUEA
Sério, sempre que aprendo uma palavra nova coloco lá, junto com a tradução, uma imagem (dizem que imagens relacionadas ajudam o cérebro a armazenas melhor!) e uma frase de aplicação.

Aí, quando tenho um tempo, vou passando de palavra em palavra. Uma hora eu acabo aprendendo e usando naturalmente a grande maioria delas :)

As dicas aqui do fórum estão ótimas! Obrigado galera.
Sou adepta do post it... sempre que vejo algo que me surpreende (seja verbos irregulares que ainda tenho que decorar, ou formas gramaticais, escrevo num post it e colo numa "estante" acoplada na minha na minha mesa de estudos. O espaço tá acabando e eu já to colocando na parede de frente rsrs, a cola do post it é fraquinha e não mancha a tintura.

Mas o que eu acho mais complicado não é guardar o vocabulário, mas sim as regras gramaticais... essas aí eu estudo num dia e reviso nos próximos 5 antes de continuar a estudar o resto!!
DHST 1 3 15
Sabe de uma coisa, eu vou pegar e anotar na mão, no dedo, no braço, ahahahah... Até na cara! Porque tá difícil lembrar e aprender mais palavras.
Eu costumo escrever no caderno sobre o meu dia a dia.
É sempre bom, porque eu já estou memorizando certas palavras e uma outra boa é conversar sozinho (sério, não é maluquice), Isso ajuda muito na memoria. Assisto filmes em inglês, jogo video games. tudo isso é bom.
Eu adoto um método muito legal e divertido, para quem gosta. Gosto de ver filmes em inglês e sem legendas. Dessa forma tento identificar as matérias que já aprendi. Uma dica para quem ainda não viu: O filme "RIO". É muito interessante. Você consegue identificar bastante.
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
Eu faço isso para não esquecer, faz de conta que conheci uma palavra nova "Lift" .Eu converso sozinho falando em voz alta, como se eu estiver conversando com alguém em Inglês, mas eu estou conversando com eu mesmo, eu mesmo faço a pergunta e eu mesmo respondo, crio uma situação e nessa situação eu coloco a palavra nova. Repito isso por uma semana, comigo funciona e não esqueço essa nova palavra, como dizem "Se não quer esquecer use, coloque essa nova palavra no seu vocabulario e use todo dia que você não esquece.
Eu comecei aprender inglês ha 30 dias, bem básico, mas como está um pouco dificil, anoto tudo o que aprendo e se não entendo, procuro pesquisar e continuo anotando. tudo mesmo! senão não decoro nada!
Eu particularmente tenho minha própria metodologia para esquecer menos as palavras e frases que vou aprendendo durante a semana.

Com uma folha e uma caneta todos os dias copio os diálogos e separo o verso da folha para montar meu próprio dialogo com as novas palavras e frases, faço isso pelo menos por 7 dias, quando se trata de aprender não tenho pressa.

Não tenho a intenção de decorar, mas para mim, é o que tem funcionado bem, além de lembrar por mais tempo ainda consigo praticar com esse novo conteúdo.
Eu anoto as palavras e mais alguma que acompanhou ela, mas jamais coloco o significado em português do lado, porque se quero aprender tenho que me lembrar do contexto que vi ela e aprendi pela primeira vez.
Always across with a new word, I looking for create new phrases with it, even wrong, I practice until learned
TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
PPAULO 6 49 1.3k
Nat, não costumo anotar coisas na mão, por pelo menos dois motivos.

1. Esqueço de passar para um papel, computador, e termino lavando a mão e não conseguindo mais ver ou entender o que escrevi (já não se fazem canetas BIC como antigamente.)
2. Esqueço simplesmente de anotar, quando alguma outra coisa (falar com alguma pessoa, um tempinho logo depois ter recebido uma informação às vezes me faz lembrar só parte desta informação), geralmente lembro a parte menos importante.

De qualquer forma é melhor anotar do que confiar só na memória. Mas se houver qualquer tipo de papel (até os envelopes que vem com contas (geralmente os dois lados ficam em branco) ou propagandas (folhetos etc, em que um lado está em branco) é mais confiável.

E duas coisas, após uma aula, palestra etc, é bom mesmo tomar notas. Depois é essencial usar a informação.
Por fim, é melhor tentar aprender em seguida, para tanto tem que usar o que se aprendeu, treinar.

Fora de aula (digo, a atividade formal-acadêmica, quando tomar nota é essencial) uma palavra, frase, adágio, figura de linguagem, gíria, tópico, etc para mim é elegível para se anotar/destacar uma palavra com caneta marca-texto só depois que percebo passei por eles (palavra, tópico, etc), mais de duas ou três vezes numa mesma semana.
PPAULO 6 49 1.3k
Fora de aula (digo, a atividade formal-acadêmica, quando tomar nota é essencial) uma palavra, frase, adágio, figura de linguagem, gíria, tópico, etc para mim é elegível para se anotar/destacar uma palavra com caneta marca-texto só depois que percebo passei por eles (palavra, tópico, etc), mais de duas ou três vezes numa mesma semana.

Outra coisinha...
Se fixa na mente muito mais rápido coisas que façam sentido, quando a pessoa sabe alguns sentido de "shot" (injeção e quando a palavra está relacionada a "tiro'') quando ler ou escutar em outro contexto, poderá ficar "intrigado" com outros significados.
Dependendo do contexto, a pessoa ficar curiosa para saber por que a palavra "não bate", até aprender os outros sentidos (exemplo "take a swig of a drink" um trago de alguma bebida).
Depois pode vir, por exemplo, idioms (give it a shot=tentar algo, experimentar fazer algo...)
Mas isso acontece quando se interage, tem contato com o inglês, quanto mais imerso se está no estudo, mais se aprende. É então quando não se precisa muito de anotações, mas então quando isso acontece, o estudante já tem bastante "horas de voo".
Eu faço muito uso do app AnkiDroid, q é basicamente um gerenciador de flashcards (para Android, mas certamente deve ter similares para iPhone). No início eu o usava como um fixador de vocabulário en->pt, porque eu fazia mais uso do inglês para ler (mal da maioria das pessoas da área de TI).

Quando decidi começar a tentar conversação fui que vi que minha língua era completamente presa, que tinha muita dificuldade para criar frases em inglês e para "recall" no meu vocabulário pt->en. Então mudei o foco do uso do AnkiDroid: de flashcards em texto en->pt para flashcards em áudio de FRASES pt->en.

Hj quando leio uma frase em inglês eu me pergunto se conseguiria "montá-la" partindo do português. Se não consigo, puxo meu smartphone e gravo com voz rapidamente um flashcard.

O app se baseia na teoria da Curva de Esquecimento: é uma teoria da neurociência que afirma que um conteúdo aprendido sofre uma perda constante até estabilizar próximo do zero - completo esquecimento - se não for usado, mas que se for revisado em certos intervalos crescentes de tempo tende a se estabilizar num nível mais alto. O app gerencia isso pra vc. Vc tem apenas o trabalho de inserir os flashcards e revisar diariamente o que o app mandar.