Como trabalhar leitura e interpretação textual em sala?

Ola, gostaria de receber dicas de como trabalhar textos em sala de aula. Sou professora a pouco tempo, trabalho com Ensino médio e gostaria de ter a ajuda de vocês. Minhas turmas tem em media 30 a 35 alunos, como poderia trabalhar textos de maneira mais descontraida?

AMPLIANDO O VOCABULÁRIO
Isa Mara Lando é uma referência entre os profissionais de tradução. Ela já traduziu mais de 100 livros, entre eles estão obras de autores aclamados, como: George Orwell, Salman Rushdie e Walter Isaacson (a biografia de Einstein). Nesta aula gratuita, Isa dá várias dicas de vocabulário. ACESSAR AULA
1 resposta
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Dicas:

- Fazer uso de textos de acordo com o nível dos alunos. Alunos iniciantes, textos mais simples. Alunos avançados, textos mais complexos. Isso é fundamental em uma aula com texto.

- Escolher textos que tenham mais a ver com a realidade dos alunos, por exemplo, sobre esportes, festas, moda, filmes, datas especiais, etc. Evite textos técnicos ou formais demais.

- Ajudar os alunos a entenderem o texto. Evite dar um dicionário e dizer "se vira!". Isso desmotiva muito.

- Ensinar os alunos a pronúncia do vocabulário no texto. Com isso, o aprendizado é maior.

- Criar uma atmosfera favorável, contando uma curiosidade relativa ao assunto do texto, relatando algo que vivenciou. Ou seja, trazendo o aluno para participar da aula.


Boa sorte!