Cultura Inglesa

Depoimentos de alunos sobre as suas experiências com as escolas de idiomas.

Mensagempor iv_bsb » 05 Ago 2010, 00:23

Olá a todos.
É a 1ª vez que entro no blog, sou nova por aqui.
Mas tenho um grande interesse em aprender mesmo o inglês. E, para isso também me matriculei no Cultura Express. Mas minhas aulas já começaram nesta semana e fiz minha matrícula hoje.

Tenho 31 anos e estudei inglês quando tinha 14, e só fiz 3 semestres. Mas ainda me lembro um bocado do que estudei. E fiz o teste de nível e fiquei no nível 2, de 6, mas poderia ter ficado no 3. Resolvi voltar um para poder rever o conteúdo e melhorar o meu vocabulário além de relembrar as normas gramaticais. Na verdade estou pra morrer de medo. E estou neste blog para poder melhorar e aprender mesmo. Na verdade sou apaixonada por idiomas e também estou estudando o espanhol.

Ah... já tinha me estudado em uma outra escola, COOPLEM Idiomas, mas no teste de nível me jogaram para o intermediário e quando começei me senti uma analfabeta. Não conseguia me comunicar a altura e tive que largar por me sentir muito desmotivada. Fiquel aflita. Mas gosto muito da escola. Não tenho do que reclamar e, apesar de ter o mesmo tipo de curso nesta escola, tive que mudar para a CI pq lá existe o curso no dia e horário mais adequados ao meu perfil. É isso. Assim que eu começar postarei minha opinião sobre a escola e o método.

Abraços
iv_bsb

Re: Cultura Inglesa

Mensagempor Penny Lane » 11 Ago 2010, 10:42

Olá pessoal, descobri o blog há mais ou menos um mês, exatamente procurando no Google informações de quem estuda ou estudou na Cultura Inglesa, pois eu tinha interesse de estudar lá. Sempre ouvi dizer que é umas das melhores escolas por causa do material, inclusive. Mas antes de contar da Cultura, vou voltar um pouco no tempo para contar minha experiência até chegar aqui.

Comecei a estudar inglês quando tinha 23 anos, sendo a primeira escola a Wisdow. Ninguém dava nada por esta escola, mas em menos de um ano concluí 3 estágios e estava cursando o intermediário quando lamentavelmente a escola fechou. Gostava bastante de lá, tinha muitos exercícios e as aulas eram 100% conversação, além do que tinha apenas 5 alunos por turma (um sonho né?). A coisa fluia que era uma beleza!

Com o fechamento da escola fui para o CNA e chegando lá eles me voltaram dois níveis, fui para o básico 2. Na hora pensei que deveria ser porque o CNA era melhor e tals, mas depois descobri que não tinha turma de intermediário. A experiência não foi uma das melhores, pois a minha classe tinha 16 alunos e muita mistura de idades (de 14 anos a 50). O método super infantilizado, a professora falavam igual criancinha e pasmem: ponto positivo e ponto negativo para quem fazia ou não as atividades. Resultado: não aguentei um semestre.

Os anos se passaram, veio faculdade, casamento, desempregos, nova profissão e só agora (com 30 anos) é que eu tive oportunidade de voltar a estudar inglês. Pelos motivos já comentados procurei a Cultura Inglesa (unidade Santana - SP/SP), fiz o teste de nivelamento e para minha surpresa fui classificada como intermediário. A atendente realmente me disse que havia um pouco de mistura de idades, mas que ia me colocar em uma turma que mais tinham adultos. Eu estava tão empolgada de voltar a estudar inglês que não estava me importanto muito com isso.
Pois bem: comecei este semestre e já tive três aulas e a experiência não está sendo boa: minha classe tem 23 alunos, isso mesmo: 23, sendo que o limite é de 20 (que não muda muita coisa). E sabe quantas pessoas com mais de 18 anos? Apenas 5 incluindo eu. O espaço físico da classe é pequeno, a gente fica literalmente amontoado e a média de idade é de 15 anos. Tudo bem, entendo que os adolescentes tenham suas necessidades de conversar determinados assuntos, mas eles tem atrapalhado bastante a aula. A professoa está se descabelando para manter o mínimo de organização na classe, mas está difícil. No fim, estou com a sensação de que está pior do que o CNA.
Ainda não vou desistir, pois reclamei com a direção da escola e eles me transferiram para a turma de sábado, alegando que quem estuda de sábado normalmente é mais responsável, que trabalha, estuda e por isso são pessoas mais interessadas, porém quanto a quantidade de alunos eles não podem fazer nada e isso é mais absurdo ainda. Vamos ver, espero poder voltar aqui contando coisas positivas, pois o material realmente é bom, o nível é melhor do que outras escolas e acho que vale a pena insistir um pouco mais!
Penny Lane

Mensagempor Flavia.lm » 11 Ago 2010, 18:20

Olá Penny Lane

Sou estudante da Cultura Inglesa há 1,5 ano e, de fato, o grande pecado é a qtde de alunos por sala e a mistura de idades. Já comentei em msgs anteriores neste mesmo tópico que a convivência com pessoas mais jovens às vezes é sadia, mas, infelizmente, os interesses de alguns deles são bem diferentes dos nossos, e isso atrapalha bastante o curso.
Sua análise está bem correta: fora estes problemas, é uma excelente escola, realmente preocupada com a metodologia de ensino e não apenas no lucro, como muitas escolinhas por aí. Acho importante você ter conversado com a direção a respeito disso, quem sabe eles não tentam mudar alguma coisa?

Tenho só uma bronca pra te dar. O que vc quis dizer com esse "só agora (com 30 anos) é que tive a oportunidade de voltar a estudar inglês".

Tá se achando velha?
1) 30 anos é a melhor idade para nós, mulheres (hehe... tô quase lá!).
2) conheço gente muito, muito, muito mais velha que vc, que conseguiu ótimos resultados estudando inglês aos 40, 50, 60... Só o fato de estar aqui no fórum compartilhando sua experiência na Cultura já mostra o qto vc está realmente interessada em aprender, e isso vale MUITO mais q sua idade.

Obrigada pelo relato e seja bem-vinda ao fórum.
Moderadora do Fórum
Antes de enviar mensagens leia as Regras do Fórum.
Antes de perguntar faça uma busca no site, clique aqui e saiba como.
Flavia.lm
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Mensagempor Penny Lane » 14 Ago 2010, 14:03

Olá novamente!
Bem, como eu havia escrito no post anterior mudei de turma (aos sábados) e posso dizer que mudou da água para o vinho.
Esta nova turma tem 17 alunos (já é alguma coisa em relação a outra que tinha 23). Ainda sou uma das "tias" da classe (Flavia, não fique brava comigo, rss), mas a maioria do pessoal trabalha, estuda...fatores estes que talvés contribua para dar maior responsabilidade nas pessoas.
Ainda há um número grande de adolescentes, mas todos interessados e sem atrapalhar a aula. Agora sim a aula está rendendo e eu realmente posso sentir a qualidade da Cultura Inglesa!
A dica que eu gostaria de deixar é que, se você tiver algum problema com turma, professor ou o que for, vale a pena conversar com a direção da escola e acharem uma solução, pois o material, as atividades e professores são de ótima qualidade.

Obs: Flávia, adorei o que você escreveu! Realmente para quem tem "sede de saber" pouco importa se tem 20, 30, 40 ou 50 anos (ou mais)! :D
Penny Lane

Mensagempor iv_bsb » 31 Ago 2010, 17:13

Olá!
Depois de uma eternidade longe daqui finalmente volto para postar minha opinião sobre o curso na CE daqui de Brasília.
Me matriculei no Cultura express. Essa modalidade de curso possui 6 modulos, semestrais e é um curso intensivo focado para o publico adulto. As aulas são 2x semana com duração de 1h e 15min de duração em cada encontro.
Inicialmente eu tinha me matriculado na WiseUp mas desanimei por não acreditar muito no método. Mas voltando à CI.
Depois de ficar 10 anos sem estudar inglês, eu retomei os estudos da língua, numa outra escola de línguas, após um teste de nível, fui parar no nível intermediário. Tive q largar o curso por não entender nada e me sentir "o peixe fora d'água". Na cultura fiz o teste de nível e poderia ter ido para o módulo 3, mas preferi voltar para o 2 para não correr o risco de largar o curso outra vez.
O material é muito bom, só peca um pouco por falta de mais conteúdo. (é pq estudo outro idioma e a riqueza de conteúdo do outro livro é incível. Se não estudar uma única página perco tanto conteúdo que as vezes fico bioando na aula). Mas mesmo assim, o material é muito bom. Os recursos tecnológicos são realmente perfeitos, envolventes e dinâmicos. Gostei da tecnologia aplicada ao ensino. Outra coisa, me matriculei em uma turma que tinha 13 alunos matriculados, mas até hoje máximo que aconteceu foi eu ter uma aula com 6 alunos. Me sinto como se tivesse fazendo aulas particulares. pois em várias aulas tive aula só com um colega na turma e a professora. Estou AMANDO ISSO TUDO!
Ah, também gosto muito do site, apesar de lerdíssimo, mas gosto muito de poder acompanhar o que foi dado em cada dia de aula. Pq ja tive que faltar algumas vezes e as informações no site foram uma mão na roda...
Para chegar ao curso levanto às 6hs e aula começa às 7:20 e eu AMO dormir. Apesar de ter uma CI próximo de onde moro (poderia sair de casa faltando 10 minutos para o início da aula), morro de medo de me transferir e perder a mordomia da professora particular nesse semestre.
Bem, sei que isso não é muito comum, poucos alunos em sala, e que no próximo semestre posso voltar a ter milhoes de companheiros na turma. Mas finalmente me sinto aprendendo inglês no tempo e do modo certo. Sem muitas preocupações fora da normalidade.
Vejo que a escola cobra muito a pronúncia mas também a escrita e tudo mais. Só que estranhei um pouco o sistema de avaliação. Terei 2 testes orais e somente um escrito. Fazer o quê né? Mas esperarei o final do semestre para poder avaliar meu real aprendizado.
Mas por enquanto estou amando as aulas e tudo de novo que estou vivendo por lá.
Bem, por enquanto é isso. Mais pra frente posto novas opiniões sobre a CI.
Bons estudos a todos!
iv_bsb

Mensagempor isaahbeela » 02 Set 2010, 02:08

Estou na Cultura Inglesa há um ano e sou novata por aqui, mas queria compartilhar com vocês a boa experiência que estou tendo na escola. O método de ensino é muito bom visando o aprendizado mais focado. Escola moderna equipada com o quadro digital e internet. Salas climatizadas e confortáveis. O ambiente é muito acolhedor, feito para deixar os jovens a vontade, funcionários preparados para atender os alunos e esclarecer dúvidas. Támbem conta com quadro com fotos desde a criação da cultura inglesa até hoje. Uma estante com vários produtos que foram trazidos de do Reino Unido, mostrando aos alunos um pedacinho de lá. Uma biblioteca muito rica em livros, filmes e séries que os alunos podem levar para casa. Classes com poucos alunos que é muito bom porque se presta maior atenção. Não se mistura adultos com jovens e crianças pois cada um tem tem sua "categoria" como Cultura Kis, Cultura Teens e Cultura Adults, cada um preparado para atingir melhor o público em questão. Professores muito bem formados, a maioria formados em letras com experiência no exterior, professores com alta competencia e dedicação ao que fazem, como já disseram aqui que não ficam de "gracinha". Visam a gramática e comunicação, a própria apostila sugere algumas dinâmicas. O material é exelente, ilustrado e com o conteúdo bem claro, acompanha o cd de listening que é utilizado em várias atividades. A unidade também conta com uma professora britânica. As provas são vem objetivas, Listening, Reading e Writing, e não sei se é esse o nome mas também junto a prova é aplicado uma espécie de Communication Activity, você faz sozinho na sala, você e o professor, tipo uma entrevista para avaliar sua pronuncia e comunicação. A unidade da Cultura Inglesa que me refiro é a de São José do Rio Preto e o único comentário que tenho a fazer negativo é que no começo do semestre começamos com uma professora, muito boa... mas ai por motivos pessoais ela teve que deixar de nos dar aula. Entrou um novo professor, exelente aliás, não que ela não seja. Quando estavamos nos acostumando novamente com um professor novo e criando nossa liberdade de falar, e de certa forma se soltar na aula. A professora que iniciou nossa turma no começo do ano volta e ai tivemos que nos adaptar novamente a outro estilo de dar aula, ambos ótimos. Agradeço desde já o espaço para que podemos nos expressar sobre nossas escolas.
isaahbeela

Mensagempor Flavia.lm » 02 Set 2010, 14:33

Quando a gripe suína estava mais "em evidência", nós éramos obrigados a deixar as janelas da escola abertas, e em cima das mesas dos professores sempre tinha uma caixinha de lenços - para quem porventura estivesse resfriado.

Atualmente (há cerca de quatro semanas ou mais), a umidade do ar em São Paulo está desesperadora, o ar está extremamente seco! E não é que cheguei na aula de inglês e tinha um umidificador lá na sala? Isso que é diferencial competitivo ;)
Moderadora do Fórum
Flavia.lm
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Mensagempor Arnalsan » 03 Set 2010, 17:32

Olá,

Iniciei uma busca de escolas para voltar a estudar inglês e decidi cursar na CI de Santana.
Ao analisar as opções separei em 2 itens:
1) Escolas ou franquias que estão a fim de fazer uma venda primeiramente e depois falar sobre Inglês.
2) As realmente preocupadas com passar informação necessária para uma tomada de decisão séria, sem se preocupar na venda imediatamente. Estão são: Cel Lep, Faap Global connection, Clem Mackenzie e Berlitz e claro CI.

Mais uma diferença me chamou a atenção! Antes mesmo de pagar a 1º mensalidade da CI recebi um e-mail informando as matérias ministradas em agosto em detalhes e os horários para plantão de dúvidas, etc.

Aliado ao preço competitivo e as referências que obtive com amigos e no forum acredito ter feito a melhor escolha.

:D Com certeza posso ter feito injustiças na ótica de alguns membros, porém, estou relatando minha experiência.

Um abraço a todos e estarei informando minha experiência na CI.

Bom feriado!

Arnaldo J. Santos
Arnalsan

Mensagempor Flavia.lm » 17 Set 2010, 13:33

... E eles telefonam pra mamãe qdo o aluno falta duas aulas seguidas, mesmo que vc já tenha quase trinta aninhos...
Moderadora do Fórum
Flavia.lm
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Mensagempor thaisilveira » 17 Set 2010, 15:31

Sou estudante do curso New Young Express. Curso para adolescentes a nível básico da Cultura Inglesa e estou safisfeita, tenho notado progresso no domínio do idioma. Estou no terceiro módulo de 6. E do contrário ao que disseram todos os professores que eu tive trabalharam bem a conversação, mas sem esquecer as estruturas gramaticais.
O que eu vejo é a falta de interesse de alguns alunos em sala que não gostam de fazer os exercícios de conversação, e isso dificulta o aprendizado. Por mais que o professor reclame alguns não dão a mínima e estão ali apenas porque o pai está pagando, e se você não procura o seu foco no estudo acaba se prejudicando também.
Mas eu julgo o CI um bom curso, até agora não tive problema algum.
Thai Silveira
thaisilveira

AnteriorPróximo

Voltar para Escola de Idiomas