Vou te dizer como eu faço, dai você vê se é proveitoso pra você Michel.
Quando estou lendo um livro ou assistindo um filme com legenda em inglês e me deparo com uma palavra que eu não conheço, em primeiro lugar eu tento deduzir essa tal palavra, continuo lendo ou assistindo, e na segunda ocorrência dessa palavra,se eu não conseguir deduzi-la, eu anoto, pois, se apareceu mais de uma vez, é porque é importante no contexto. Anoto a palavra e escuto a pronuncia, se for o caso do filme, se for num livro, anoto pra depois consultar o significado caso eu não consiga deduzir e também consultar a pronuncia.
Então depois de um longo trecho de livro ou filme com as palavras anotadas que desconheço. Procuro o significado e pronúncia delas. E volto para a parte do livro ( ou filme ) onde estão aquelas palavras que acabei de aprender, e leio novamente a parte do livro, ou assisto novamente a parte do filme que contem as palavras que foram anotadas, dessa forma, assistindo ou lendo novamente ja conhecendo as palavras, eu consigo um intendimento melhor.
Mencionei parte ou trecho de livro ou filme, mas comigo, eu costumo anotar todas as palavras do livro ou filme completo. E depois assisto tudo de novo ou leio tudo de novo. Para algumas pessoas isso pode ser tedioso ou cansativo. Então tanto faz nessa questão, se separa por partes, ou se separa o exercício completo.
Considerações finais : Então Michel, na minha opnião seria legal você manter um caderno de anotações do seu lado, juntamente com um dicionário, ou consultar as pronuncias em um dicionário na internet que possui pronuncia de palavras. Não sei se é permitido recomendar outros sites, mas... recomendo para o dicionário para escutar as pronuncias o site
http://dictionary.reference.com/Abraços! Bons Estudos
"Don’t ever let somebody tell you, you can’t do something, you got a dream, you gotta protect it. People can’t do something themselves they’re gonna tell you, you can’t do it. If you want something go get it.”