Dias da Semana em Inglês

Tradução de textos e frases (inglês-português e português-inglês). E ainda, falsos cognatos, definições de palavras e vocabulário.
Avatar do usuário Alessandro 2695 3 10 66
Imagem

Aprenda tudo sobre os dias da semana em inglês (days of the week) com pronúncia, tradução e exemplos. Este é um vocabulário básico que você tem que dominar.

Uma informação muito importante é que os nomes dos dias da semana em inglês são sempre usados com a letra maiúscula. A preposição utilizada para se referir a ele é ON.

Para escutar a pronúncia clique no ícone da frente da palavra ou frase. Para treinar a pronúncia e nunca mais esquecer o significado de cada uma dessas palavras e frases, clique em + meu vocabulário após cada exemplo.

Segunda-feira em inglês é Monday

O nome Monday vem de Mōnandæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English). A primeira parte desta palavra vem de moon (lua em inglês). Assim, Monday significa Dia da Lua (Day of the Moon). Monday é uma tradução da expressão em Latim Dies Lunae.

A abreviação de Monday é Mon. Monday é um weekday e quando não é feriado, também é um Business day. Na maioria dos calendários do Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul é o primeiro dia da semana.

Frases com exemplos de uso:

Terça-feira em inglês é Tuesday

O nome Tuesday vem de Tiwesdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa Dia do Tiw (Tiu's day). Tiw (também conhecido como Tew, Tyr ou Tywar) foi um deus da guerra e da glória na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Tuesday é baseado no nome Dies Martis, do Latim, Dia de Marte (Day of Mars), o deus da guerra Romano.

A abreviação de Tuesday é Tue. Tuesday é um weekday e um Business day quando é dia útil. Frases com exemplos de uso:

Quarta-feira em inglês é Wednesday

O nome Wednesday vem de Wōdnesdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa o dia do deus Germânico Woden, mais conhecido como Odin, que era o deus mais alto da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos Anglo-Saxões e outros povos na Inglaterra até o século XVII. Wednesday é baseado no nome Dies Mercurii, do Latim, Dia de Mercúrio (Woden's day).

A abreviação de Wednesday é Wed. Wednesday é um weekday e um Business day quando é dia útil. Frases com exemplos de uso:

• Meet me on Wednesday between eight and nine.
    Encontre-me na quarta-feira entre oito e nove.
    + meu vocabulário

• I had a job interview last Wednesday, but unfortunately didn't get the job.
    Eu tive uma entrevista de emprego quarta-feira passada, mas infelizmente não consegui o emprego.
    + meu vocabulário

• See you Wednesday.
    Te vejo na quarta-feira.
    + meu vocabulário

Quinta-feira em inglês é Thursday

O nome Thursday vem de Þūnresdæg, palavra do Inglês Arcaico que significa dia do Þunor, conhecido como Thor no Inglês Moderno (Modern English). Thor é o deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, Dia de Júpiter (Thor's day). No panteão Romano, templo dedicado aos deuses na Roma antiga, Júpiter era o deus mais importante e mantinha seu poder por causa dos seus raios.

A abreviação de Thursday é Thu. Thursday é um weekday e um Business day quando não é feriado. Esse é o dia da semana famoso pela hashtag #tbt ou Throwback Thursday.

• They studied together at the library on Thursday evenings.
    Eles estudaram juntos na biblioteca na quinta-feira à noite.
    + meu vocabulário

• I'll see you on Thursday.
    Vejo você na quinta-feira.
    + meu vocabulário

• He called her up Thursday.
    Ele ligou para ela na quinta-feira.
    + meu vocabulário

Sexta-feira em inglês é Friday

O nome Friday vem de Frigedæg, palavra do Inglês Antigo que significa Dia de Frige (Freya's day), a deusa germânica da beleza. Na verdade, trata-se de uma adaptação do latim Dies Veneris (Dia de Vênus). Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus da mitologia romana, deusa da formosura, do amor e dos prazeres.

A abreviação de Friday é Fri. Friday é um weekday e um Business day quando não é feriado. A sigla TGIF é a abreviação da expressão "Thank God It's Friday" que traduzido para o português significa "Graças a Deus é Sexta-Feira".

• There are many parties on Fridays.
    Há muitas festas às sextas-feiras.
    + meu vocabulário

• Last Friday she told this newspaper she hoped things would be different this time.
    Na sexta-feira passada, ela disse a este jornal que esperava que as coisas fossem diferentes desta vez.
    + meu vocabulário

• We'll try again Friday.
    Vamos tentar novamente sexta-feira.
    + meu vocabulário

Sábado em inglês é Saturday

A tradução Anglo-Saxã original de Saturday era Sæturnesdæg, que em Latim significava Dies Saturni, Dia de Saturno (Saturn's day). Saturday é o único dia da semana que possui origem Romana, vem de Saturn. Provavelmente os Anglo-Saxões adotaram esse nome porque não havia nenhum deus norueguês que correspondesse ao "deus Romano da agricultura".

A abreviação de Saturday é Sat. Saturday é o primeiro dia do weekend (fim de semana) sendo o Sunday o segundo e último dia. Frases com exemplos de uso:

• Quinn asked over oatmeal and toast on Saturday morning.
    Quinn perguntou sobre aveia e torradas na manhã de sábado.
    + meu vocabulário

• I am going to see Twelfth Night on Saturday.
    Eu vou ver a Noite de Reis no sábado.
    + meu vocabulário

• He made his first appearance Saturday.
    Ele fez sua primeira aparição no sábado.
    + meu vocabulário

Domingo em inglês é Sunday

O nome Sunday vem de Sunnandæg, palavra do Inglês Arcaico. Como a palavra sun significa sol e day significa dia, Sunday quer dizer Dia do Sol (Day of the Sun) que por sua vez, originou-se do Latim Dies Solis.

A abreviação de Sunday é Sun. Sunday é o segundo dia do weekend (fim de semana) sendo Saturday o primeiro. A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam Sunday como o primeiro dia da semana.

Resumo dos dias da semana em inglês:

Dia da SemanaEm InglêsAbreviação
Segunda-feiraMondayMon
Terça-feiraTuesdayTue
Quarta-feiraWednesdayWed
Quinta-feiraThursdayThu
Sexta-feiraFridayFri
SábadoSaturdaySat
DomingoSundaySun

Termos relacionados:
  • Dias da semana (segunda à sexta): weekdays
  • Fim de semana (sábado e domingo): weekend
  • Dia útil: Business day

Aprenda mais com tópicos abaixo:

That's all. I hope that helps!

Ao viajar para fora, você pode querer comprar uma roupa ou sentir alguma dor. Nessas horas, saber as partes do corpo em inglês é essencial. Baixe agora um guia grátis: Partes do Corpo em inglês.
Avatar do usuário Jonas Machado 670 8
Lembrando que, ao se referir a um dia da semana, utiliza-se a preposição "on", sem o "the". Em inglês informal, pode-se omitir o "on" e utilizar-se o dia da semana sozinho.

"What are you doing on Sunday?"
"The planner should be calling you on Friday to discuss a few last-minute details."