Dicas para professores: Dinâmicas

Assuntos de inglês não relacionados aos tópicos acima.

Mensagempor Barbarela » 04 Mai 2009, 14:03

Oi gente! Pelo pouco que eu vi aqui no fórum, já percebi que existem alguns professores. E como primeiro dia de aula é sempre um dia que é memorável pros alunos, eu pensei em compartilhar algumas dinâmicas de apresentação.

As que eu conheço:

1- Palavras aleatórias:
Cada aluno escreve um pré-determinado número de palavras/ números em um pedaço de papel/ lousa, com informações aleatória sobre a sua vida. Eu por exemplo costumo escrever Read/Books (My favorite hobby), 2 (dogs), Cats (Allergic to), 1 (Brother), England (Have been to). E os outros tem de fazer perguntas até conseguir acertar a que aquelas palavras/números se referem.

Pode levar algum tempo dependendo do número de alunos da sala

2- Papel nas costas:
Previamente, você precisa ter preparado uma folha de papel para cada aluno que contenha as seguintes opções: Name, Nickname, Age, Occupation, Hobby, Adjectives (E quais mais você desejar). Em sala cada aluno coloca nas costas (Com a ajuda de um clips, ou um grampo) a folha, e em seguida eles tem que andar pela sala completando as informações uns dos outros.
Depois que todos tiverem com as folhas completas, cada um lê a sua, e confirma ou corrige as informações dadas pelos outros alunos.

3 - Palito de fósforo:
Para essa dinâmica recomendo aqueles palitos "extra grandes". A atividade é bem simples e rápida. O aluno risca o fósforo e tem que ficar falando sobre si mesmo, até o fogo apagar.

4 - Imagens:
Essa atividade da um pouquinho mais de trabalho, já que você precisa levar pra sala imagens já recortadas, ou então revistas para que os alunos possam folhear. O exercicio em si é que cada aluno encontre um número de imagens pré-determinadas, que tenha alguma relação com ele mesmo.
Ex: Eu posso escolher a imagem de um bebe e falar que tenho filhos. A foto de um prato de macarrão e falar que aquela é minha comida preferida, etc...
É claro que nesse caso as informações precisam ser verdadeiras.
Votos neste post: 1
Avatar do usuário
Barbarela
25 (79)
Reputação

Re: Dicas para professores: Dinâmicas

Mensagempor Jerry Dorien » 04 Mai 2009, 16:01

Muito boa dica Barbarela,

Continue postando essas dicas, e muito importante compartilhar.

Abraços.
If someone started throwing stones at you, don't be sad !!! you are beginning to bear fruits. Nobody throw stones at a fruitless tree.
Avatar do usuário
Jerry Dorien
2 25
1045 (1566)
Reputação

Re: Dicas para professores: Dinâmicas

Mensagempor gabii_fonseca » 27 Jan 2010, 11:37

Dinâmicas que usei e deram certo:

• Para aprender prepositions:

Escolha um aluno e mande-o esperar lá fora. Esconda um objeto e quando ele entrar na sala, deverá adivinhar aonde está. Ele deve fazer perguntas, do tipo "Is the pen under you book, Natalie?". Adapte ao nível de inglês, a idade e a quantidade de alunos. Meus alunos adoraram!

• Bingo
Bingo é sempre divertido! Mas ao invés de números, jogue com palavras. Se estiver aprendendo sobre o corpo humano, por exemplo, faça as pecinhas com as partes e deixe que eles mesmo montem sua cartela. Ofereça um agrado para o vencedor, como um bombom, por exemplo. Se foram crianças é sempre bom premiar todo mundo quando o jogo chega ao fim, um docinho deixa qualquer um mais feliz.

•Música
Dinâmicas com músicas são ótimas e fazem bem a qualquer idade. Pode ser algo do tipo "Fill in the blanks", "Where's the mistake?", "What's missing?" e muitos outro. Use a imaginação.

Bom, essas são as que sempre funcionam. Gosto de brincar com teatros, todo mundo se diverte!
Votos neste post: 1
take care,
xoxo
gabii fonseca
twitter.com/gabii_fonseca
Avatar do usuário
gabii_fonseca
10 (97)
Reputação

Re: Dicas para professores: Dinâmicas

Mensagempor danipecorari » 15 Ago 2013, 23:26

Alguém sabe alguma dinâmica ou atividade para começar uma aula de nível básico com aluno particular (um só aluno)? Pra descontrair, pra se apresentar, para o aluno se sentir confortável mas também animado.

Eu encontrei uma que achei ótima proposta pelo Donay, sobre perguntar palavras em inglês que os alunos já viram em seu dia-a-dia. Mas eu apliquei ela hoje, nessa situação que expliquei acima, e achei a aluna um pouco desmotivada, tímida e perdida - acredito por estar sozinha. Não consigo pensar em nada que seria legal. Alguém tem alguma sugestão?
Avatar do usuário
danipecorari
2
80 (36)
Reputação


Voltar para Off-Topic



 


  • TÓPICOS RELACIONADOS

Quem está online

Usuários registrados: Aleh Santos, Alessandro, asfsena, Attila Monteiro de , Contra timeline, DRUMMERGOSPEL, grenfelljr, jorgeluiz, Jumper, ReaperSouls, saxman, thainanovaes, Tosiandre