Dicas de Dinâmicas para professores de inglês

Oi gente! Pelo pouco que eu vi aqui no fórum, já percebi que existem alguns professores. E como primeiro dia de aula é sempre um dia que é memorável pros alunos, eu pensei em compartilhar algumas dinâmicas de apresentação.

As que eu conheço:

1- Palavras aleatórias
Cada aluno escreve um pré-determinado número de palavras/números em um pedaço de papel/ lousa, com informações aleatória sobre a sua vida. Eu por exemplo costumo escrever Read/Books (My favorite hobby), 2 (dogs), Cats (Allergic to), 1 (Brother), England (Have been to). E os outros tem de fazer perguntas até conseguir acertar a que aquelas palavras/números se referem.

Pode levar algum tempo dependendo do número de alunos da sala.

2 - Papel nas costas
Previamente, você precisa ter preparado uma folha de papel para cada aluno que contenha as seguintes opções: Name, Nickname, Age, Occupation, Hobby, Adjectives (E quais mais você desejar). Em sala cada aluno coloca nas costas (Com a ajuda de um clips, ou um grampo) a folha, e em seguida eles tem que andar pela sala completando as informações uns dos outros.
Depois que todos tiverem com as folhas completas, cada um lê a sua, e confirma ou corrige as informações dadas pelos outros alunos.

3 - Palito de fósforo
Para essa dinâmica recomendo aqueles palitos "extra grandes". A atividade é bem simples e rápida. O aluno risca o fósforo e tem que ficar falando sobre si mesmo, até o fogo apagar.

4 - Imagens
Essa atividade da um pouquinho mais de trabalho, já que você precisa levar pra sala imagens já recortadas, ou então revistas para que os alunos possam folhear. O exercício em si é que cada aluno encontre um número de imagens pré-determinadas, que tenha alguma relação com ele mesmo.

Ex: Eu posso escolher a imagem de um bebe e falar que tenho filhos. A foto de um prato de macarrão e falar que aquela é minha comida preferida, etc.

É claro que nesse caso as informações precisam ser verdadeiras.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
2 respostas
Ordenar por: Data
Dinâmicas que usei e deram certo:

Para aprender prepositions
Escolha um aluno e mande-o esperar lá fora. Esconda um objeto e quando ele entrar na sala, deverá adivinhar aonde está. Ele deve fazer perguntas, do tipo "Is the pen under you book, Natalie?". Adapte ao nível de inglês, a idade e a quantidade de alunos. Meus alunos adoraram!

Bingo
Bingo é sempre divertido! Mas ao invés de números, jogue com palavras. Se estiver aprendendo sobre o corpo humano, por exemplo, faça as pecinhas com as partes e deixe que eles mesmo montem sua cartela. Ofereça um agrado para o vencedor, como um bombom, por exemplo. Se foram crianças é sempre bom premiar todo mundo quando o jogo chega ao fim, um docinho deixa qualquer um mais feliz.

Música
Dinâmicas com músicas são ótimas e fazem bem a qualquer idade. Pode ser algo do tipo "Fill in the blanks", "Where's the mistake?", "What's missing?" e muitos outro. Use a imaginação.

Bom, essas são as que sempre funcionam. Gosto de brincar com teatros, todo mundo se diverte!
Alguém sabe alguma dinâmica ou atividade para começar uma aula de nível básico com aluno particular (um só aluno)? Pra descontrair, pra se apresentar, para o aluno se sentir confortável mas também animado.

Eu encontrei uma que achei ótima proposta pelo Donay, sobre perguntar palavras em inglês que os alunos já viram em seu dia-a-dia. Mas eu apliquei ela hoje, nessa situação que expliquei acima, e achei a aluna um pouco desmotivada, tímida e perdida - acredito por estar sozinha. Não consigo pensar em nada que seria legal. Alguém tem alguma sugestão?