Do e Does na interrogativa

Discussões sobre Verbs, Nouns, Adjectives, Prepositions, Present Perfect, Simple Past etc.

Mensagempor The Nitemare » 23 Jul 2009, 12:36

Hi everybody!
im new here. Btw i found this board some days ago, its so amazing, great explanations! however i got a doubt tat wasnt solved yet!

quando eu devo usar o "do/does" com auxiliar numa interrogativa?
ja vi varios filmes hollywoodianos que eles simplismente ignoram esse uso.

outro dia vi um cara dizendo: you want this?

o certo nao seria: do you want this?

thx for attention!
The Nitemare

Re: Do e Does na interrogativa

Mensagempor Donay Mendonça » 23 Jul 2009, 12:40

Olá The Nitemare,

Do/does é usado no presente simples forma interrogativa.Does é usado na terceira pessoa(he,she,it).Veja:

Do I have...?
Do you have...?
Does he have...?
Does she have...?
Does it have...?
Do we have...?
Do you have...?
Do they have...?

*You want this?(Inglês informal...considerado incorreto.)
*Do you want this?(Inglês gramaticalmente correto.)

Bons estudos
!
Donay Mendonça
6 20 229
13915 (21848)
Reputação

Mensagempor The Nitemare » 23 Jul 2009, 13:03

obrigado pelas informaçoes, mas ainda persiste uma duvida.

em uma conversa do cotidiano, infomal msm, posso sem problemas usar "you want this?" ou o uso dessa frase passará uma ideia ruim do meu ingles?
The Nitemare

Mensagempor andreia_brasil » 23 Jul 2009, 13:13

nao sou nenhuma expert, to bem longe disso, mas vou dar minha opiniao :D
Acho que nao seria legal voce usar a forma incorreta porque isso é o mesmo que "treinar a forma errada". Imagina se um dia voce estiver redigindo um email importante em ingles para um diretor etc. e voce, sem querer, escrever errado? Acredito que nao seja tao grave e provavelmente o destinatario irá te entender mas, por via das duvidas, melhor tentar escrever tudo bonitinho =)
andreia_brasil
1
35 (298)
Reputação

Mensagempor Raissa » 23 Jul 2009, 14:39

Hi The Nitemare!
Como a Andreia tb não sou nenhuma expert em inglês, mas tb vou emitir minha opinião.
Eu acho que se você está em uma conversa entre amigos, ou seja, informal, não há problema nenhum você usar linguagem coloquial, mas somente conversa entre pessoas íntimas. Agora se você é o tipo de pessoa que não consegue separar isso e acaba criando o vício de falar de determinada maneira independente de onde estiver e com quem estiver, melhor sempre falar da maneira correta. Acontece o mesmo com o português. Ao invés de falar você, falamos "cê", está, fica só o "tá" mesmo e por aí vai. Agora imagina, você em uma entrevista de emprego falando "cê vai vim", não dá mesmo. Portanto tome cuidado com o que fala e com quem fala, sempre priorizando a norma culta da língua, seja na fala, seja na escrita.
Um bom exemplo disso é com o uso no Any e Some pra perguntar. A norma culta da língua inglesa nos diz que se pergunta com any: "Do you need any help?" Mas as pessoas no dia-a-dia dizem: "Do you need some help?" Gramaticalmente a primeira opçao é a correta, mas nada impede que você fale desta maneira com as pessoas com quem você tenha afinidade!

Take care!

Raíssa ;)

P.S.: É muito prazeroso ouvir um português ou inglês, ou qualquer outro idioma falado de maneira correta. Soa como os Noturnos de Chopin aos meus ouvidos!
Raíssa
Raissa

Mensagempor Donay Mendonça » 23 Jul 2009, 16:10

Olá Pessoal,

Complementando:

Expressões informais existem e podem ser usadas,contanto que isto seja feito no ambiente apropriado.

;)
Donay Mendonça
6 20 229
13915 (21848)
Reputação

Mensagempor The Nitemare » 23 Jul 2009, 18:13

andrea, raissa e donay valeu pelas explicaçoes :D
The Nitemare

Mensagempor Henry Cunha » 23 Jul 2009, 19:28

Pessoal, minha humilde opinião, depois de 20+ anos como redator-gerente, publicando livros em inglês, etc (rsrs). Por favor não se incomodem de dizer "You want one?" (oferecendo um doce pra alguem), ou "you want me to go?" quando alguem precisa ir comprar pão, etc., etc. É a coisa mais comum do mundo. Encontra-se esse tipo de dialogo em muitos trabalhos literários imitando o falar do dia-a-dia. Não é nada pra se espantar. Posso garantir a vcs que a coisa mais comum no meu escritório era um colega ou outro perguntar "You wanna join us for lunch?" ou eu perguntar a alguem (vendo um manuscrito precisando de retoques)"You want to edit this?"

No fim, qdo se acharem num ambiente real de inglês, aprenderão rápidamente qdo ser um pouco mais formal e quando não.
Henry Cunha
2 14 171
9285 (5802)
Reputação

Mensagempor Daniel Light » 24 Jul 2009, 12:01

Pessoal,

Embora tenha toda essa questão da informalidade, há um caso que, além de mais comum, o uso deste tipo de estrutura seria menos errado.

É quando você pergunta algo já sabendo a resposta, por esta ser, de certa forma, óbvio.

Por exemplo, você vê um amigo na fila do cinema e pergunta:
"You like movies?

Em português, é como falarmos: "Ah! Então, você gosta de filmes!?"
Estamos fazendo uma pergunta e afirmação ao mesmo tempo. Praticamente, só queremos uma confirmação.
Daniel Light

Voltar para Gramática da Língua Inglesa

• TÓPICOS RELACIONADOS