EE Podcast 1: Projeto Piloto

Assuntos de inglês não relacionados aos tópicos acima.

Mensagempor Jeane » 22 Jan 2010, 09:51

Hi, people!

I've just listened to the poscast 1. Congratulations Alessandro and Adir!!!

Pronunciation is such a challenging aim for English students, isn't it?

O Prof. Adir citou exemplos de palavras com variações de pronúncia no inglês americano e no britânico. Como na língua portuguesa, também há diferenças enormes de pronúncia. Basta lembrarmos do "sotaque" dos gaúchos, nordestinos, cariocas "da gema", and so on...
My questions are: Para nós estrangeiros (não só brasileiros) que aprendemos inglês, qual deve ser o objetivo em relação a aquisição de pronúncia na língua inglesa? Devemos escolher uma pronúncia (britânica, americana, australiana, canadense, etc.) ou será que podemos "assumir" que somos estrangeiros e não ficarmos preocupados com a pronúncia ideal?
Jeane

Re: EE Podcast 1: Projeto Piloto

Mensagempor Flavia.lm » 22 Jan 2010, 10:22

Oi Jeane

Sua pergunta é a pergunta de muita gente aqui. Eu, por exemplo, iniciei meus estudos numa escola de inglês americano, e sempre achei "estranho" o inglês britânico. Hoje em dia, tenho muito contato com europeus, e estudo numa escola de inglês britânico! Aprendi a admirar a beleza do inglês britânico, e posso te dizer que me fez muito bem pro meu ouvido aprender a entender esse "outro inglês". Minha pronúncia ainda é mais "americanizada", e eu acho que vai ser difícil mudar isso (e nem tenho motivo para querer mudar). Mas, por fim, respondendo a sua pergunta: A não ser que vc tenha o propósito específico de falar inglês "australiano" pq vai trabalhar pra uma empresa de lá, ou então inglês "irlandês" pq pretende morar um dia na Irlanda, eu acho que o importante pra nós, brasileiros, é uma pronúncia clara e que seja entendível em qualquer parte do planeta, e isso só vai ser possível se nos acostumarmos a ouvir todas elas...

O assunto em questão foi discutido no artigo a seguir, vale a pena dar uma olhada nos comentários:
http://www.englishexperts.com.br/2009/1 ... m-sotaque/

À propósito, ninguém ainda respondeu o primeiro comentário postado lá, do Henry Cunha "Mas, se existe tal coisa, quais seriam as características do “sotaque brasileiro em inglês”?"

Complicado responder isso. Talvez o que o Adir comentou no podcast tenha um pouco a ver: nosso maior problema não é sotaque, mas sim a mania de falar inglês com a mesma entonação que o português (à propósito, é daí que vem a facilidade de identificarmos um brasileiro falando inglês em meio à outras pessoas de outras nacionalidades).

Vamos ver o que os demais colegas falarão a respeito.
Moderadora do Fórum
Antes de enviar mensagens leia as Regras do Fórum.
Antes de perguntar faça uma busca no site, clique aqui e saiba como.
Flavia.lm
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Mensagempor Jeane » 22 Jan 2010, 13:13

Hello, Flavia!

Thanks a lot for your comments.

Também desejo que mais participantes do EE se manifestem a respeito. É um assunto pertinente...
Percebo que no início do aprendizado do inglês, muitos alunos começam a se sentir constrangidos por não conseguirem articular as palavras da forma que eles escutam seus professores as pronunciando. Muitas vezes isso leva a um bloqueio. Conheço um monte de gente que já tentou aprender inglês e desistiu por esse motivo.
Também já tive a oportunidade de conversar com estrangeiros (japoneses, chineses, uzbequistaneses, italianos) e notei que eles adquirem um vasto vocabulário, mas pronunciam as palavras com os movimentos de articulação que estão acostumados em suas línguas maternas. E eles se comunicam muito bem, viajam pelo mundo a negócios e a passeio. Parecem não se preocupar com o que vão achar do inglês deles.
No Brasil, quando um estrangeiro fala o português com sotaque carregado de sua língua materna, nós somos compreensivos e até achamos natural eles falarem assim. Afinal, a fama que fazemos da nossa língua portuguesa é a de que ela é muito difícil. Porém, nos sentimos na obrigação de falar inglês como um britânico ou um americano falam para que eles não concluam: "com essa pronúncia, só pode ser brasileiro".
Dentro de nosso país, acontece isso entre nós mesmos quando, por exemplo, satirizamos o sotaque de pessoas de uma determinada região, como o nordeste ou o sul.
Concordo contigo, Flavia, quando disseste que é necessário ter uma pronúncia entendível, mas acho que é um peso para muitos alunos, principalmente para iniciantes, essa questão da pronúncia "correta, perfeita".
Só para concluir, simplesmente adoro as dicas de pronunciation do EE e procuro seguí-las. Será que é por que gosto muito de inglês ou por que sou brasileira com todas as características citadas acima?
Jeane

Mensagempor efrance » 22 Jan 2010, 13:30

Eu sempre tive medo de falar, de escrever.. enfim de transmitir qualquer comunicação em inglês.
Por que sempre erro, natural pra mim :P Mas continuo tentando.

O dia em que decidi deixar de lado a vergonha e me libertar no inglês foi até engraçado, aproveitando a situação vou compartilhar com vocês ^^ :
Estava eu, um belo dia, conversando com um amigo nativo do inglês no msn, quando ele falou "É muito engraçado falar com você, você fala tudo certinho. Ninguém fala assim!"
E riu mt da minha cara ¬¬

Pois, é. Sei que é importante falar corretamente, mas a gente não deve se prender a isso! Você tem q ser inteligivel, e não ter medo de seguir em frente, com o tempo a gente vai se corrigindo e aprendendo, mas não temos que nos martirizar por isso! Lembra quando você era criança e falava tudo enrolado? Você ficou incessantemente tentando arrumar tudinho e falar corretamente? Isso a gente aprende com o tempo e com o costume.
Faça o que pode, tente aprender, tente corrigir seus erros! Mas definitivamente, faça disso um aprendizado e não um obstáculo!

Eu? Hummm... sou paulistana, mas sou quase uma baianinha (sem ofensas) falando inglês... coloco acento em todas as palavras e falo moooooole :P
ashausahsuashausha

Um dia eu aprendo a fazer corretamente a linguinha do "Th sound" :lol:

vlw pessoas!
Keep practicing
efrance

Mensagempor Alessandro » 27 Jan 2010, 20:37

Jeane,

A sua pergunta foi respondida no Podcast 02 do English Experts.

http://www.englishexperts.com.br/2010/0 ... ontinuous/

Espero que goste!
Coordenador do English Experts
Antes de enviar mensagens leia as Regras do Fórum.
Antes de perguntar faça uma busca no site, clique aqui e saiba como.
Alessandro
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Voltar para Off-Topic

• TÓPICOS RELACIONADOS