Para perguntas/comentários gerais sobre intercâmbio em San Francisco, use o tópico Intercâmbio em São Francisco - CA
Use este para comentários e perguntas sobre a escola St. Giles, somente.
Obrigada!
==============================================================
Vou tentar detalhar aqui minhas impressões sobre a escola durante as três semanas de curso que fiz lá, em mai/11.
Na principal avenida da cidade, com acesso fácil ao metrô e principais linhas de ônibus.
Espaço físico
A escola ocupa um andar e meio de um prédio comercial, mas está crescendo e eles estão usando também um espaço do outro lado da avenida, em outro prédio comercial. Mas não acho que isso atrapalhe em nada, pois uma vez que é definida sua turma e sua sala, você não vai precisar ficar indo pra cá e prá lá. Eu só precisava ir no outro prédio quando era pra reservar ingresso pros eventos organizados pela escola (vou falar deles mais abaixo).
Tem uma lanchonete e área de convivência com mesinhas e sofás, e lá fica também o mural de avisos onde eles colocam tudo o que acontece na escola.
Livros
Eles usam várias coleções de editoras famosas como Macmillan e Longman. Dica = mande uma mensagem pra escola antes de ir e peça a listagem atualizada de livros que eles usam nos diferentes níveis; apesar de não saber em qual nível você vai ser classificado, pode ser que você vá usar aquele livro que você comprou e estava ali encostado, ou então aquele livro do seu amigo que ele não vai usar mais e pode te emprestar.
Salas de aula
Pelo que vi todas as salas tinham um mesa grande e os alunos ficavam sentados em volta dela, o que facilita bastante a conversação. Senti falta de um computador com acesso a internet dentro da sala... isso porque na Cultura Inglesa usamos bastante, e faz toda a diferença.
Na minha turma na St. Giles tinham aproximadamente dez alunos, mas acho que o limite da escola é de máximo 12 alunos por sala.
Equipe
Eles se apresentam no primeiro dia e todos se mostram bastante acessíveis, do pessoal do balcão de atendimento à Diretora. E eles ajudam não só com questões em relação à escola como à qualquer outro assunto e problema que você possa ter. O handbook que eles entregam no início das aulas tem as normas da escola, e um monte de informações gerais desde o transporte público da cidade até dicas de lugares pra sair à noite.
Professores
Tive aula com a professora Jessica e gostei bastante da forma como ela conduzia as aulas, trazendo assuntos interessantes, estimulando debates, e até saindo com "elegância" de situações embaraçosas como as criadas por um coleguinha de sala que insistia em ser arrogante e displicente.
Sala de computadores
Tem uma sala com uns dez computadores e mais alguns na área de convivência da lanchonete. A conexão até que era rápida. É útil pros alunos que não têm computador pessoal durante o tempo que estão na cidade, não só pra entrar em contato com a família mas também pra estudar, planejar os passeios depois da aula, etc.
Calendário de eventos
A escola divulga nos murais e distribui entre os alunos um calendário com diversas atividades que estão acontecendo na cidade e algumas organizadas por eles, como visitas à pontos turísticos da cidade, idas ao boliche, canoagem no lago, jogo de futebol, caminhadas, jantares, degustações de vinhos, ingressos com desconto para ir assistir os jogos dos times locais de baseball (Giants) e futebol americano (49ers), etc, etc, etc. As que são organizadas pela escola normalmente tem o acompanhamento de um funcionário ou professor, e eu achei a idéia bem bacana porque é uma forma de você se enturmar com pessoas de outras turmas.
A quantidade de brasileiros
Eu tinha dito que ainda não tinha encontrado nenhum brasileiro mas... no meu penúltimo dia de aula, estava na fila do almoço e escutei um rapaz falando ao celular, em perfeito português. Bati um papo com o paulista e ele me falou que tinha também um curitibano por lá. Ou seja, éramos três num total de uns 200 alunos; acho que ainda é uma proporção boa.
A principal razão desse número reduzido é o fato de a St. Giles trabalhar somente com um agente no Brasil, no caso, a CI (Central de Intercâmbio), e parece que é pratica trabalhar dessa forma em todos os países, justamente para equilibrar e incentivar a mistura de nacionalidades.
* * *
Página da St. Giles =
Link direto pra unidade de San Francisco =
http://www.stgiles-international.com/en ... ncisco.php
Tem também um blog, e a redação de um aluno foi publicada lá há alguns dias. Era sobre um passeio que a escola organizou, para a cidade de Monterey. O aluno é meu colega Besnik, nascido no Kosovo e mora na Suíça, eu estava junto no passeio e apareço nas fotos no final do post: http://www.stgiles-international.com/bl ... alifornia/
I hope it helps.