Estudar em Inglês: formas, métodos, dicas, estratégias etc

Como vocês fazem para "estudar EM inglês"?

Eu, particularmente, leio muito material em inglês, mas confesso que não tenho um "processo", uma "técnica" de estudo bem definida...

Existe isso?

Quando vocês pegam materiais em inglês para estudar, estudam "como brasileiros" ou como anglo-parlantes?

Como fazem para anotar as coisas: anotam em português ou em inglês?

Enfim, como vocês fazem para estudar EM inglês?

ENTENDENDO AS HORAS EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina vários macetes para você nunca mais se confundir na hora de dizer as horas em inglês. ACESSAR AULA
5 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Sim, existem boas maneiras de se estudar em inglês. A mais importante delas, para mim, é você conseguir entender expressões, verbos, vocabulário, etc., em inglês de forma a conseguir fazer uso disso no seu dia a dia ao conversar com alguém - ou seja, pôr em prática, usar na prática.

Para isso, precisa de fazer consultas em bons dicionários e, muitas vezes, tentar localizar os equivalentes no português para que possa visualizar bem o real sentido. Veja, não se trata de "traduzir" mas sim de "sentir"(entender amplamente) o conteúdo.

E não basta apenas entender, temos que passar a fazer uso. Principalmente se for algo comum no inglês.

Exemplo: Você encontra o trecho a seguir em inglês.

''The mascot for the 2014 World Cup in Brazil will be an armadillo, according to a report on Sunday in the Brazilian weekly Veja.''

Deste trecho há pelo menos uma parte que seria bom ampliar o uso e tentar incorporar às suas habilidades na conversação. Minha sugestão é:

"...will be an armadillo..." / vai ser um tatu

Daí você continua a treinar:

Will be a lion - vai ser um leão
Will be a problem - vai ser um problema
Will be fun - vai ser divertido

Ou seja, sempre diversificando o uso de algo útil(will be, neste caso) no idioma em situações diversas.
Acho que fui pouco claro.

Concordo com o que você disse, acima. Mas minha dúvida é com relação a estudar livros (de arquitetura, de medicina, de economia, de informática etc) EM inglês.

Eu tenho um bom conhecimento da língua inglesa. Consigo ler e entender muita coisa. Mas ainda me perco na hora de "anotar"; às vezes anoto em português, às vezes em inglês...

Afinal, eu devo estudar EM inglês ou em português? :roll:
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Se você consegue entender claramente as matérias em inglês, recomendo ir em frente. Não vejo problemas. Seria até bom para praticar ainda mais o idioma.

Caso se depare com algum ponto/assunto que não estiver muito claro, aí sim, você deve ir ao português. Mas, tirando isso, pode estudar em inglês sim. Você vai estar aprendendo/praticando duas vezes mais: conteúdo(informática, economia, etc) e o inglês.


Boa sorte!
quando estou lendo em Inglês, também misturo como você. É uma questão de ânimo. Aliás, é muito frequente quando estou lendo um livro em Inglês, não saber sequer se era inglês ou português depois de fechá-lo. Sinceramente, acho isto normal. Existe uma fluidez no uso de ambas as linguas e sentes à vontade para tirar notas em ambas. Só recomendaria que você apenas tirasse notas em inglês, se o seu objectivo fosse melhorar o inglês. Como (estou advinhando) seu objectivo é aprender a matéria estudada, faz as notas como você lembrar de fazer, sem se preocupar com a língua que você está escrevendo.
O que funciona para mim tanto para inglês quanto para Russo que comecei a estudar a 3 dias entre outros idiomas que aprendi é o seguinte:

1 - Ouvir
2 - Ler
3 – Revisar. As vezes chego a ler 20, 30 vezes a mesma coisa e ouvir também, não porque estou fazendo estágio para Papagaio mas porque aprendo melhor com a repetição, algumas pessoas acham chato, para mim, é muito eficiente.
4 - Praticar – lendo em voz alta, copiando textos, criando textos, conversando com meus amigos estrangeiros .. etc

Não tem segredo