por Junio Neves da Silva » 25 Jan 2009, 13:28
Não é só você, não sei se isso serve de consolo, mas a grande dificuldade que a maioria enfrenta ao aprender inglês é justamente o "ouvir", também conhecido como listening.
Colega, eu estou investindo fundo no listening. Tenho ouvido de manhã, de tarde e de noite.
Músicas, frases, filmes, podcasts, etc...e já estou começando a perceber a diferença.
Hoje, por exemplo, ao testar o meu listening com o Rosetta Stone...em todas as lições dos 3 níveis minha taxa de acerto foi acima de 90 %.
Ouvi alguns podcasts e pude compreender quase tudo.
Ouça, ouça, ouça muito. Mas ouça inglês compreensível !
Se vc quer aprender mesmo, procure deixar a dependência das legendas e no máximo use legendas em inglês.
Esqueça a gramática, pelo menos por enquanto...
Enfim, tem várias dicas excelentes aqui no site, procure, pesquise, invista seu tempo, esforço e dinheiro...se vc realmente está interessado em aprender essa nova língua.
Não fique com preguiça de pesquisar os tópicos aqui do fórum e também em usar o Google.
Meus melhores amigos no meu processo de aprendizado tem sido o Google, alguns blogs (como o English Experts e Inglês na Ponta da Língua) e os dicionários on-line (inclusive aqueles que ensinam a pronúncia).
Abraços,
Junio