Fisk

Depoimentos de alunos sobre as suas experiências com as escolas de idiomas.

Mensagempor Flavia.lm » 14 Mar 2011, 12:07

Conf. solicitado via msg particular, minha experiência com a Fisk já foi relatada no início deste tópico e o que posso acrescentar é que estudei lá de 1995 a 2000, e eu creio que muita coisa mudou de lá pra cá, inclusive livros e metodologia. Isso sem contar a concorrência, pois na minha época só tinham duas escolas de inglês na cidade e hoje em dia eu tenho certeza de que tem mais de cinquenta.

Sobre a método na minha época: material didático próprio (Basic 1 and 2, Intermediate 1 and 2, Advanced 1 and 2, Focus on Fisk Final) - eu doei meus livros recentemente, morro de saudades deles :cry: . A duração do curso dependia do andamento do grupo, e da forma como o professor conduzia as aulas (pra mim, isso é negativo pq não se sabe qdo termina o curso). Aprox. 15 alunos por sala. Professores eram todos brasileiros, passavam por treinamento dado na própria escola, e até onde eu me lembro não era exigida nenhuma certificação internacional (a Cultura Inglesa exige); Trabalhavam bastante gramática SIM, mas eu nunca achei isso ruim porque eu defendo o aprendizado das normas gramaticais da língua para que se fale, escreva e se entenda bem. A partir do Intermediate a conversação era mais exigida, e haviam aulas com música, vídeo, etc.
Moderadora do Fórum
Antes de enviar mensagens leia as Regras do Fórum.
Antes de perguntar faça uma busca no site, clique aqui e saiba como.
Flavia.lm
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Re: Fisk

Mensagempor lez » 30 Abr 2011, 20:30

Realmente, como muitos falaram o ensino varia de unidade para unidade.
Aqui na minha cidade tem várias escolas de inglês, porém acabei escolhendo o Fisk por ser mais perto da minha casa e o curso durar cerca de três anos. Não fui para o Wizard pois minha família já teve uma experiência ruim com o curso (disseram que iria durar 3 anos e acabou durando 6 anos, mas isso é uma outra história.)
Estou no terceiro ano e tenho que admitir que há 4 anos atrás eu odiava inglês, não entendia nada. Depois que eu entrei no livro Breaking Free, passei a entender tudo que ensinavam na minha escola, absolutamente tudo. Passei de uma das alunas intermediárias para a melhor aluna da sala, tudo isso graças ao método do Fisk e dos professores, que por sinal são maravilhosos.
Pelo menos na minha unidade eles trabalham gramática, listening e conversação muito bem.
Adoro meus professores, todos eles. Fiquei um ano e meio com a coordenadora da escola aqui da minha cidade e eu AMO ela, todas as aulas ela passava uma frase em inglês e fazia a turma filosofar em inglês, haha :D . Fiquei seis meses com uma professora que é formada em letras porém nunca foi para fora do Brasil, lógico que a pronúncia não é a mesma da minha 1ª professora, mas ela falava muito bem.
Esse ano chegou uma professora nova, que eu realmente não gostava. Como minha turma tem 11 alunos todo mundo fala a hora que quiser, ela não tinha controle sobre a turma e eu não entendia o que ela falava. Mas, por algum motivo ela foi para a Cultura Inglesa e abandonou minha turma. Faltei uma aula e na semana posterior ao ocorrido o melhor professor do mundo apareceu na minha turma. ADORO ele. Ele é dinâmico e faz loucuras na sala, explica muito bem e se preocupa com os alunos.
Tem duas unidades da Fisk aqui na minha cidade, creio que os professores sejam os mesmos da unidade 1 na qual eu estudo.
Não sei quanto as outras unidades, porém aqui eu tenho a opção de tirar dúvidas toda sexta, sendo cada semana com um professor diferente, sem pagar um tostão. (:
Quanto aos cursos que duram cerca de uma ano eu não confio, seja em qualquer escola que for. Não acredito que vale a pena pagar menos por um ensino rápido e ruim (acredito que não dê para aprender 3 anos em apenas 1).
Pretendo fazer o Focus e o curso de redução de sotaque, além de conversação quando acabar o curso.
Alguém falou que tinha uma hora e quarenta minutos de aula por semana, realmente acho muito pouco. Eu tenho 3 horas por semana.
Só de pensar que o curso termina esse ano me dá uma agonia, não quero sair de uma escola tão boa quanto o Fisk, hahaha :D
lez

Mensagempor prirochus » 23 Ago 2011, 19:08

Olá,

Não cheguei a estudar no Fisk, mas fiz um teste para dar aulas na escola (isso já tem algum tempo), o que me chamou a atenção negativamente, foi eles serem veêmente contra fazer algo fora da sequência ou sair do conteúdo do livro, eles deixam bem claro que este não era o método a ser aplicado. Sabemos da importância do material, mas não poder trazer nada de novo, achei mto restrito... :?
prirochus

Mensagempor wgxefster » 13 Set 2011, 00:55

Estou com uma duvida , alguém que jé fez o curso da fisk(recentemente, pois mudam os nomes os livros com muita frequencia) pode me explicar qual e a ordem dos livros?? estou no livro'' teens 5'' e gostaria de saber qual e o proximo livro que eu farei, e depois desse livro, e depois, ate o ultimo livro... ;)
wgxefster

Mensagempor antoniasales » 25 Set 2011, 15:20

Olá a todos,
Trabalhei por 3 anos no Fisk e comparando com a metodologia de outros cursos, como a Wizard (também trabalhei lá), posso dizer que o FISK é o mais comunicativo em termos de uso efetivo da língua nas aulas.
Como já foi mencionado aqui no fórum, os livros são bem elaborados e os professores estão em treinamento constante, o que mantém o curso atualizado.
Valeu!
ANTÔNIA SALES, licenciada em letras-inglês, professora de inglês, desde 2004, e tradutora. Responsável pelo blog trueenglish e com experiência de ensino no Reino Unido.
antoniasales

Mensagempor edu_web » 28 Set 2011, 09:03

Estudei no Fisk por 1 ano. Isso foi a uns 7 anos atrás e não muito diferente do CNA, achei o pior. O método é o de acompanhar livros e CDs com frases pré-definidas, pouquissima conversação. Fiz só os 2 níveis do básico e fui para o CNA.
Achei o fisk muito lento e repetitivo. Parece muito mais voltado para crianças, já que fala-se do mesmo assunto várias vezes o que chega a ser muito ruim no meu ponto de vista. Não fui o primeiro a sair do curso, outros desistiram antes de mim por causa desses mesmos motivos. Para crianças que estão começando pode ser uma boa escolha pelo preço reduzido, quando comparado as outras instituições de ensino.
edu_web

Mensagempor antoniasales » 03 Out 2011, 06:17

wgxefster escreveu:Estou com uma duvida , alguém que jé fez o curso da fisk(recentemente, pois mudam os nomes os livros com muita frequencia) pode me explicar qual e a ordem dos livros?? estou no livro'' teens 5'' e gostaria de saber qual e o proximo livro que eu farei, e depois desse livro, e depois, ate o ultimo livro... ;)

Olá.
Com relação aos livros do FISK. Geralmente o aluno que faz o Teens 5, vai para o Intermediário I, que é o Aiming at the Sky.
Para os alunos que já entram nos livros de adulto, temos a seguinte ordem:
Breaking Free (corresponde a Básico I)
Spreading Wings (Bás. II)
Aiming at the Sky (Intermediário I)
Flying High (Inter. II)
Expending Horizons (Adv. I)
Wings of Freedom (Adv. II)
Focus on Final FIsk (Adv III).
Espero ter respondido a sua pergunta.
Abraço
ANTÔNIA SALES, licenciada em letras-inglês, professora de inglês, desde 2004, e tradutora. Responsável pelo blog trueenglish e com experiência de ensino no Reino Unido.
antoniasales

Mensagempor Belinassi » 18 Out 2011, 23:23

Re FISK
por Belinassi 18/10/11

Hi everybody

I`m 60 years old. e estudo na FISK hà 2 anos e meio inicei no Breaking e hoje me sinto muito bem nos meus estudos inclusive jà fiz um intercambio em Ingles no Canada and "I`m going
to go straight ahead" pois o que posso dizer è que; quem se propõe a fazer alguma coisa tem que se dedicar seja estudar e ou trabalhar e aguardar que serà recompensado por isto. Sendo assim de minha parte recomendo a escola FISK.Quanto aos pontos positivos e ou negativos isto
depende em muito dos administradores e de nossas atitudes como alunos.

See ya
Belinassi

Mensagempor yagoag » 01 Nov 2011, 23:35

Bom, vou aproveitar e falar um pouco sobre a unidade em que eu estudo, aqui em Campinas.
Creio que todas as unidades da cidade seguem mais ou menos o mesmo padrão pois são todas comandadas por uma filial única aqui em Campinas.
Eu estudo já há quase 3 anos na Fisk e estou no último livro, o de especialização (Focus on Fisk Final). Não estou bem a par de como se dá o processo de seleção de professores por isso não irei nem falar nada sobre o assunto e sim vou falar do método de ensino.

Ao menos na unidade em que eu estudo não existe o método de turma de um mesmo nível, apenas o PPT, que é o método no qual uma sala tem no máximo 9 ou 10 alunos e cada um está em um nível e em lições diferentes. Esse método tem os lados bons e ruins.
É bom porque se você entender mais rápido ou mais devagar que o restante da turma você não será tão afetado, por exemplo, na minha classe há uma mulher que faz aula 2x por semana porém só consegue avançar uma lição por semana, enquanto o ideal seria que ela avançasse duas, já se faz aula 2 vezes.
Porém também há o lado ruim: como normalmente os alunos estão em níveis diferentes nem sempre dá pra fazer uma atividade para integrar todos os alunos em horário de classe. Para tentar suprir isso existe o Getting Together, que é uma atividade mensal dividida por níveis com uma hora de conversação já com uma atividade pré-definida, podendo ser em grupos ou individual, dependendo do pique do pessoal, quantidade de pessoas etc.

Quanto ao material, eu gosto bastante, é bem ilustrado e divertido. Como eu nunca tinha visto material de outras escolas, até me assustei uma vez que vi livros de outras escolas todos em preto e branco. Fiquei pensando "nossa, acho que eu dormiria fazendo todos os exercícios nessa monotonia de cores!". O material dá bastante liberdade ao professor. A parte de gramática da Fisk é muito boa porém não é nada muito regrado, existe apenas a regra básica no caderno para que o professor possa explicar da maneira que preferir ou da maneira que ache que fique mais fácil para determinado aluno.
Nos cadernos há muitas expressões que são extremamente úteis, principalmente a partir do intermediário, quando começam a surgir várias expressões e no avançado, com muitos phrasal verbs e idiomatic expressions.
Também vale ressaltar que não há nada em português nos livros, apenas o vocabulário (e o vocabulário só até o Intermediário 2 - Flying High) em português, espanhol e japonês (que são os idiomas dos países aonde a Fisk atua), porém a maioria dos alunos nem percebe isso - já aconteceu de eu perguntar para alguns alunos se eles já tinham percebido isso e eles não acreditarem e irem verificar!
Também nos livros avançados existe o desenvolvimento de atividades de texto, inclusive com a apresentação de vários gêneros de texto e suas principais características no idioma estrangeiro (carta, dissertação etc.).

Já tive vários professores e todos foram excelentes, digamos que sempre fui uma espécie de "queridinho da turma" pelos professores por ser bastante interessado no idioma. Todos eles eram bastante interessados em compartilhar o conhecimento.

Pra finalizar, muita gente reclama que tem pouca conversação na Fisk (principalmente por ser o método PPT). Eu discordo, pois a toda lição há um speaking que é feito com o monitor em uma sala reservada apenas para isso, há videos na maioria dos livros e você pode praticar bastante o listening, pois há além dos exercícios textos do caderno falados para você ouvir e verificar a pronúncia etc. Tudo isso além do Getting Together, que é uma atividade a mais.
Para mim não existe método perfeito. Não existe um método que vá te deixar fluente por si só, apenas ficando dentro do material do livro. Você precisa conhecer vocabulário extra e exercitar o idioma fora da classe também, não pode ficar na "lei do mínimo esforço" achando que tudo virá de mão beijada!

É isso aí pessoal!
Best Regards!
yagoag
100 posts
100 posts

Mensagempor Amartinez » 02 Nov 2011, 13:31

Gente eu realmente adorei estes tópicos sobre as escolas de inglês. Muito importante ler as opiniões para decidirmos qual escolher. Eu quero muito mudar de curso, não gostei do CNA, mas, estou em dúvida quanto fazer on line ou tentar um FIsk ou talvez outra escola.

Concordo com nosso colega Yagoag quando ele diz que "Não existe um método que vá te deixar fluente por si só, apenas ficando dentro do material do livro. Você precisa conhecer vocabulário extra e exercitar o idioma fora da classe também, não pode ficar na "lei do mínimo esforço" achando que tudo virá de mão beijada!"

Óbvio que 70% depende de nós, alunos, interessados na língua. Eu, por exemplo, parei de estudar inglês uns 4 anos, voltei neste último semestre (estudo Letras), muitas coisas mudaram no idioma e na forma de ensinar. Nós temos que nos adequar ao método e ver se está enquadrado no nosso ideal de aprendizado.

É isso. Bom feriado a todos!
Amartinez

AnteriorPróximo

Voltar para Escola de Idiomas