Fisk

Depoimentos de alunos sobre as suas experiências com as escolas de idiomas.

Mensagempor Alessandro » 01 Ago 2009, 10:34

Alguém aqui do fórum já estudou na escola de idiomas Fisk? Saberia falar um pouco sobre a metodologia de ensino da escola? Os pontos positivos e negativos?
Coordenador do English Experts
Antes de enviar mensagens leia as Regras do Fórum.
Antes de perguntar faça uma busca no site, clique aqui e saiba como.
Alessandro
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Re: Fisk

Mensagempor Raissa » 01 Ago 2009, 15:40

Olá Alessandro! Olá Experts!
Eu já estudei na Fisk, aliás, acabei de encerrar minha matrícula lá pra estudar sozinha. Bom, pelo que eu acompanho aqui no EE e em outros sites da internet o material didático deles é muito bom. O preço é mais ou menos. Com certeza há outras escolas mais caras aqui na minha cidade tanto de mensalidade quanto material didático. A parte de estudo de estrutura gramatical deles é excelente, tão boa que eu escrevo em inglês 10 vezes melhor do que falo. Há muitas expressões que são usadas cotidianamente pelos nativos, gírias, estrutura gramátical, abordagem de diferentes assuntos. Não há nada em português no livro nem nos livros de nível básico. É tudo em inglês. Apenas no glossário na parte final do livro que há tradução das palavras e expressões. Um coisa que eu não gostava é que o audio do livro, foi gravado por nativos de diferentes lugares, portanto, havia muita diferença na pronunciação de determinadas palavras o que me deixava sempre em dúvida qual eu deveria usar pra falar um inglês mais "padrão". Tipo, pra não ficar falando um sotaque britânico misturado com americano. O único ponto do livro que eu não gostava era esse. A partir do nível intermediário você pode fazer aulas de conversação, sem ter que pagar nada mais por isso, mas muitas pessoas não vão, creio que o problema é o horário. Essas aulas são apenas um dia na semana, teria que ter todos os dias na minha opnião. Na sala de aula mesmo, a conversação não é muito boa. Inclusive havia um garoto que estava na minha turma que eu ainda me pergunto o que ele estava fazendo ali. Perguntava coisas que eu tinha estudado no início do meu curso. (Detalhe: Eu estava no nível intermediário - 1º livro). Faltou por parte da escola este cuidado de avaliação de aluno. Um outro ponto que eu não gostava que foi o principal motivo da minha saída: "Embromation". Muita encheção de linguiça. Eu até gostava da forma como a minha professora dava aula, o problema é que haviam aulas que tinha mais enrolação do que estudo mesmo. A carga horária já é muito pouca. Apenas 1 e 40 min por semana de aula. Aí soma-se as músicas que passavam com a letra da mesma, que não faz aluno aprender coisa nehuma, não acrescenta em nada (Odeio aquelas músicas), demora pra começar a aula... foi indo que a minha paciência esgotou. Mas como sabemos, por ser franquia, não podemos julgar uma escola por todas. Talvez aqui não seja muito bom, mas em outros lugares é excelente. Pelo menos o livro que é o mesmo em todas as escolas, este eu sempre gostei. Outro detalhe, nós fazíamos exercícios em sala de aula que consistia em ouvir e escrever. Só que esses áudios eram gravados pela própria escola. Alguns áudios eram horríveis. Parecia que a pessoa estava falando muito perto do microfone, em outros o som ficava "entupido" horrível mesmo e eu tb não gostava muito da pronúncia daqueles professores. Se esses exercícios fossem com aúdios gravados como os do livro eram, ou seja, em estúdio, com certeza seriam excelentes.
Um detalhe que eu acho que vale a pena ser mencionado aqui é o seguinte: Vejo muitas pessoas dizendo que estudou 6 anos numa escola e não aprendeu nada. Vai me desculpar, mas a culpa com certeza não é da escola, é do aluno. Por pior que seja uma escola, alguma coisa você vai aprender com certeza, basta você querer. Apesar dos problemas que eu encontrei na Fisk muito do que eu sei de inglês eu aprendi lá, toda a estrutura da lingua inglesa eu aprendi lá. Portanto, não existe escola 100% ruim, existem sim alunos com 100% de falta de interesse.

Take care! ;)
Editado pela última vez por Raissa em 02 Ago 2009, 12:03, em um total de 1 vez.
Raíssa
Raissa

Mensagempor douglascrp » 01 Ago 2009, 16:52

Oi Raissa...

Sua frase final disse tudo... o que não falta são alunos sem motivação, que fazem com que tudo para eles seja "difícil".... rs

Abraços
The human mind is an iterative processor, it never does anything right the first time. What it does well is to make improvements on every iteration (deMarco)
douglascrp

Mensagempor andreia_brasil » 01 Ago 2009, 17:50

Eu faço FISK a 2 anos e 7 meses e não tenho como comparar com outras escolas pois anteriormente só tinha visto ingles no colegio (The book is on the table)
Mas nao fiquei decepcionada à primeira vista não. Adoro os livros, sao bem produzidos, material, os CDs que vem junto, tem até um CD com jogos super interativos que infelizmente sao poucos alunos que se atentam à usa-lo.
A Raissa jah apontou varios itens contra, o tempo é pouco e as aulas tem mto enrolação. Alguns dos audios do livro parecem que o cara gravou com o microfone dentro da boca rsss
Outra coisa é o pouco tempo pro listening e conversação.
Nunca fiz as aulas de conversaçao justamente pq ninguem da minha sala ia e eu gostaria de fazer conversação com alguem que pudesse me corrigir e nao o contrario!
O preço não é de todo ruim em comparação com algumas escolas.
Os laboratorios sao organizados mas usam metodologia antiga: fita cassete e exercicios para gravar.
Quanto aos professores, bom tive 3 que realmente gostei de ter aula. Uma mais porque ela era mto divertida e a aula era agradavel, os outros dois alem disso falavam bem (e bem rapido tb rss)
andreia_brasil
200 posts
200 posts

Mensagempor Flavia.lm » 01 Ago 2009, 21:01

Comparação Fisk x Cel Lep x Cultura Inglesa

Estudei em três das escolas mencionadas aqui e por isso posso, além de avaliá-las, compará-las! Por esse mesmo motivo, vou escrever um texto só e copiar no tópico das três escolas, ok? Desculpem pelo tamanho da mensagem...

Fiz o curso completo da Fisk. No total foram 4 anos e meio, o que me faz pensar: “Por que tanta gente diz que o curso da Fisk é longo demais?”. E a única resposta que tenho para esta pergunta é que muitas escolas dão uma “enganadinha”, dizendo que você “termina” o curso em dois anos, por exemplo, e depois, se quiser, faz mais uns módulos adicionais de “aperfeiçoamento”. Só que estes dois anos são equivalentes a um intermediário da Fisk... Na Fisk não tem essa conversinha, se você fizer dois anos você pode até entender e se comunicar bem, mas, para ter o que seria equivalente a um curso completo de inglês, tem que terminar todos os livros.
Importante: saí da Fisk já há alguns anos, não sei se mudaram alguma coisa ref. duração de cada módulo. Mas, na minha época, a duração variava de acordo com o andamento de cada turma... se sua turma fosse esperta, interessada, com um professor que soubesse administrar bem o tempo, você podia terminar um livro em um semestre. Mas... tive a experiência de uma professora que não conseguia ter autonomia com o grupo, alguns alunos “só-tô-aqui-porque-meu-pai-me-obriga-a-vir”, e, como a colega Raissa já mencionou no tópico sobre a Fisk, aparentemente a escola não se preocupava em avaliar estes “alunos-problema”, o que acabava interferindo no andamento da turma. Demorei mais de um ano para terminar o Intermediate II. (No Cel Lep e Cultura Inglesa, cada módulo dura 1 semestre, o que muda é a quantidade de módulos. De qualquer forma, você sabe quanto tempo vai durar o curso, diferentemente da Fisk).
Uma informação importante é que algumas Fisks são administradas pela matriz e outras são franquias, que recebem alguns padrões da matriz, mas que têm autonomia para se diferenciar em alguns aspectos. O fato é que estudei numa franquia, cujo administrador era excelente, uma pessoa realmente interessada em oferecer o melhor serviço possível. Por quatro meses e por questão de incompatibilidade de horário, estudei em outra unidade, que não era franquia, e foi uma experiência ruim - era desorganizada, não havia nenhum tipo de atividade ou suporte fora da sala de aula... daí voltei correndo pra unidade onde eu tinha estudado antes!
Com exceção da professora sem autonomia que eu mencionei aí em cima, tive professores excelentes, daqueles que, além de conhecerem muito bem o idioma, sabem realmente ensinar, despertar o interesse dos alunos, etc.
Saí da Fisk segura de que conhecia bem a estrutura da língua, com um vocabulário bastante vasto, e fluência suficiente para me comunicar com segurança.

Depois de me formar na Fisk, algumas coisas me afastaram do inglês: eu estava terminando a faculdade, e trabalhando num banco, sem necessidade nenhuma de contato com o idioma. Hoje, posso dizer com toda a certeza do mundo, que foi a maior besteira que fiz na minha vida. Uma vez que você tem interesse e se dedicou a aprender a língua, a pior coisa que se pode fazer é “abandoná-la” desta forma. Ainda que não se tenha tempo ou dinheiro para continuar cursando, hoje em dia é absolutamente fácil encontrar meios de como se manter em contato com a língua (e todos eles podem ser encontrados em diversos tópicos aqui do English Experts).

Depois de aproximadamente três anos após me formar na Fisk, fiz teste de nível no Cel Lep e entrei no Avançado - ALT. Fiz somente um módulo, e adorei os professores, o material, a metodologia, etc. Mais pra frente eu digo por qual motivo saí de lá.

Estudo desde o início de 2009 na Cultura Inglesa, atualmente no MAC III, preparatório para o CAE. Acho a estrutura excelente, preço justo, professores altamente qualificados, material legal, usam Internet na aula (projetor), os professores sempre trazem notícias atuais para serem discutidas na sala, etc. Um ponto ruim é que eles permitem turmas de até 20 alunos, o que eu acho um absurdo. Por sorte, desde quando entrei só tive no máximo 8 colegas na sala.
Ah! Uma breve comparação com a experiência que tive na Fisk, sobre o “aluno-problema”: na Cultura, aconteceu de eu ter uma colega de sala que era, digamos, “dinâmica” demais: queria opinar sobre todos os assuntos, ensinar coisas, passar por cima do prof... uma exibição exagerada! Não sei exatamente qual foi a conversa que tiveram com ela, mas ela foi transferida de turma (por sinal, para um nível acima, já que ela era mega-expert). Achei uma atitude sensata, uma vez que o restante da turma estava se irritando com a presença da mocinha exibida!

Sobre o RITMO das aulas:

Independente da qualidade geral de cada escola, aprendi uma coisa importante nessa minha “jornada”. Cada aluno tem uma necessidade, e isso precisa ser identificado, acima de tudo, por ele mesmo. Quando eu entrei na Cel Lep, tinha certeza de ter escolhido uma escola excelente, o que de fato ela é. Porém, o ritmo com que as novas informações eram passadas foi rápido demais. Rápido demais para mim, que estava sem estudar há alguns anos. Porém, no ritmo perfeito de quem estava vindo com tudo fresquinho na memória.

Foi por isso que saí de lá e fiz aulas particulares por um ano, com um nativo de Londres, tempo necessário para retomar meu ritmo e começar a sentir falta de uma escola, compartilhar idéias, etc. Isso é uma coisa que também deve ser levada em conta: tem gente que se dá bem estudando sozinho, outras preferem turma, outras precisam mesclar as duas coisas dependendo da situação, do momento (foi o que aconteceu comigo).

Hoje, estou na Cultura e estou contente! Mas tenho certeza de que a base que recebi na Fisk foi essencial para o meu desempenho e amadurecimento no aprendizado da língua, então, se me permitem, dou um conselho para aqueles que são iniciantes: estudar por conta própria é legal, ainda mais quando existem sites como este aqui. Mas... aulas presenciais, e, principalmente para iniciantes, muito provavelmente serão mais eficazes, no sentido de evitar que alguns vícios se construam (pronúncia errada, por exemplo). Lembrando que isso é apenas minha opinião, e que cada pessoa tem necessidades e interesses diferentes...

Espero que tenha ajudado!

Abraço e boa sorte aos que estão na busca da escola ideal para seus interesses!

Flávia

*Alessandro, sugiro a criação de um tópico sobre a Berlitz. E ia sugerir também que fosse criada alguma forma de impedir que sejam criados mais de um tópico sobre a mesma escola, mas me parece que você já corrigiu isso.
Moderadora do Fórum
Antes de enviar mensagens leia as Regras do Fórum.
Antes de perguntar faça uma busca no site, clique aqui e saiba como.
Flavia.lm
Expert & Moderator
Expert & Moderator

Mensagempor Grape » 02 Ago 2009, 00:41

Oi Pessoal do Experts :)
Eu estudo no Fisk a 5 anos e ainda não terminei o curso,mas como estava lendo alguns comentários acima,realmente tem algumas "embrometions" mas isso pelo menos nunca me atrapalhou,pelo contrario,só serviu para deixar as aulas mais dinânimicas. Os professores sempre passam atividades de música,filmes, etc. Porem, para os alunos que não gostam muito de aulas assim, tem como você escolher outra metodologia,que seria fazer PPT,ou seja,estar em uma sala, com diferentes niveis ( a capacidade máxima é até 12 alunos por sala) porem, o professor só explica pra você,seria como uma aula particular.A partir do desempenho do aluno ele pode terminar ou módulo muito rápido,ou demorar se tem mais dificuldades.Os livros são muito bons,explicam passo por passo,são todos em inglês não importa se é iniciante,e a partir que você avança eles vão ensinando várias expressões que geralmente nativos usam. Pra quem faz PPT é obrigado a ter aulas de conversação, Já em grupo (todos estão no mesmo nivel) a conversação é feita em sala de aula.Já o aluno que tem dúvidas e que não está conseguindo acompanhar,podem marcar aulas extras ,no caso monitoria, que terá alguém para ajuda-lo.O fisk também disponibiliza A biblioteca com livros em inglês,e também dvds para quem tiver interesse,eu gosto dessa parte porque acho lendo livros em inglês você acaba aprendendo muito \o
Enfim,eu indico o Fisk para quem está começando,porque vai conseguir aprender as coisas de uma maneira bem fácil,se depender do interesse do aluno é claro!
Grape

Mensagempor fernandoh.computacao » 02 Ago 2009, 23:27

Bom, minha historia com a Fisk, começei a estudar o primeiro livro, breaking free em 2007, por motivos particulares (R$) tive que parar pra dar prioridades em outras areas, nao cheguei a fazer a primeira prova sequer, então no primeiro momento como aluno não pude tirar minha conclusões sobre a fisk e sua metodologia.
Agora em 2009, terminei o primeiro módulo: Breaking Free com louvor, obtive uma nota muito boa, devido ao ensino didatico, peguei uma jovem professora que soube muito bem passar o conhecimento, ao todo foi uma turma de 4 alunos, então foi uma ótima turma, devido ao fato de poder dar atenção a cada um e não haver desordem na aula...
Sobre o livro, achei muito também, tem uma linguagem clara e nda em português, aprendi bastante, tanto é q o meu escrever é bem melhor que o meu falar, ja o listening no principio nao gostava do audio, mas com o tempo fui acostumando e entendendo o jeito....
sobre as avaliações, writing, listening, speak, separadas uma por vez... foi de boa tbm...
A Fisk da minha city possui uma boa estrutura e é mto bem organizada, sempre oferecem um lanchinho no intervalo, suquinho, pipoca, alem do basicao café e chazao...
Enfim gostei muito de estudar na Fisk, recomendo...
aaaahh e sobre os valores, tbm nem é muito alto, é basicamente o mesmo preço, apenas o material sai por 180 a 200 por modulo, mas parcelam e fica d boa...
No mais, fisk é sinonimo de qualidade... tanto q esta semana ja vou me matricular no segundo modulo...
e q venha o spreading wings.... :D
fernandoh.computacao

Mensagempor dlvolpe » 03 Ago 2009, 09:30

Estudo Inglês desde criança, aos sete anos ingressei no Pink and Blue...hoje mais conhecido como PBF. Estudava em uma escola particular onde desde a primeira série o Inglês já era ensinado, uma evolução tendo em vista que foi no início dos anos 80. O Pink and Blue era propriedade de uma vizinha que passara alguns anos morando no exterior (EUA, Inglaterra) aperfeiçoando o idioma enquanto o marido fazia doutorados e outros cursos. Me elmbro bem ainda daquelas aulas, tudo era muito novo, mas também tudo muito básico devido ao fato de ser ainda muito novo. Mas graças a este contatop inicial com a língua acredito que tenha como resultado a boa pronúncia que acredito ter. Logo que terminei o PB não me interessei a cursar o Freedom, afinal eu era moleque e os esportes me interessavam mais...
Com 11 anos ingressei no CCAA motivado pelo personagem dos comerciais ("Hi, I´m Daniel, I´m from Brazil/ Let´s go to the top), fiz o curso básico e o início do Intermediário... foi muito bom para meu período escolar, sempre obtive boas notas na escola pelo que aprendi no CCAA, mas nada mais do que isso, minha conversação era nula (me sentia inseguro pra manter um diálogo) e meu listening zerado, eu sabia ler e traduzir... esse era o método CCAA na época, ler e traduzir....
Aos 15 anos ingressei no Fisk, e aí tive contato realmente com algo de qualidade. Por acaso a escola estava inaugurando na minha cidade e a proprietária era a mesma do Pink and Blue da minha época de criança. Não quis me submeter a prova para testar meu nível no idioma e quis iniciar meu curso desde o início. Comecei com o Basic, onde em seis meses de curso aprendi muito mais do que em todo tempo na escola, pouquissimas vezes a professora falava em português dentro da sala, fui muito bem e obtive uma das melhores notas da turma nos outros 6 meses cursei o Basic 02 e também obtive bons conceitos. Naquela época existia o "Book 03" onde apenas as pessoas que não obtinham a nota mínima exigida ( 07 pelo Fisk e 08 pela unidade da cidade) teriam que cursá-lo. Os que obtinham notas acima desta média iam direto para o "Book 04" e foi para onde eu fui. Cursei durante oito meses, terminei com boa nota também mas não continuei o curso...eu já estava com 17 anos, a "vida ocupadíssima" de uma adolescente não me permitia tempo para estudar um idioma e eu tinha o errôneo pensamente que já dominava o idioma. Os anos passaram e aquele Inglês "macarrônico" que eu possui começou a me incomodar...
Depois que terminei a Faculdade, isso já com 27 anos por influência da minha irmã voltei ao Fisk e iniciei o Basic 02 depois da prova que indicou que eu poderia começar no Intermediate 01, depois de 3 anos e meio terminei o Advanced 02 e não quis fazer o "Focus on Final Fisk" pois acredito que já tenha atingido um meta.
hoje pratico o inglês em conversas via msn com amigos, assistindo série americanas eu treino meu listening e minha pronuncia.
Enfim, eu acredfito que o método da Fisk atinge muito bem seus objetivos isso claramente contando que o aluno se dedique ao aprendizado do idioma, afinal de contas não são 3 horas semanais durante 3 ou 4 anos quee fazem uma pessoa se tornar fkuente em uma língua.... o intereese é 70% do aprendizado.
dlvolpe

Mensagempor Andressa Ventura » 08 Jan 2010, 09:48

Hello everyone!

Eu também sou aluna do Fisk, no próximo mês estarei passando para o nível intermediário (Aiming at the Sky). Eu tenho aprendido muito, mas muito mesmo! O material didático é muito bom, mas fico um pouquinho perdida no listening, mas tudo é uma questão de prática, né? Como sempre vem escrito nos nossos CD's de áudio - "The more you listen, the more you learn." A metodologia é muito boa, os professores são ótimos, enfim, pretendo terminar meu curso lá mesmo... em julho de 2012, God willing!Uma coisa que eu não gosto na minha sala é que temos uma colega que não tem interesse algum em estudar, faz o curso por obrigação, e acaba atrasando um pouco as aulas, perguntando coisas lá do Breaking Free... mas tirando isso é tudo muito bom, eu recomendo!!!! Mas, ao contrário do que a nossa colega Raissa disse, não são só 1h40min de aula semanais, são 3hs semanais, 1h30 por dia!!!Percebo que nós alunos Fisk temos algo em comum... escrevemos melhor do que lemos. O jeito agora é aproveitar as férias e praticar listening com mais intensidade!

Happy New Year, and... God bless you!!! :D
Andressa Ventura

Mensagempor pablotakatsu » 08 Jan 2010, 10:35

Hi folks,

Esse é meu ultimo ano na Fisk (estou no Advanced 2, indo pro Focus que é uma revisão de tudo, fora o que vou aprender). E, realmente a escola é muito boa, a metodologia de ensino também, fora o preço que, perto de outras que pesquisei (naquela época que ia começar o ingles) era a mais barata.

A metodologia de hoje da Fisk mudou. Está mais rápida (quando eu entrei, tinha 13 anos, então foram 3 anos de básico pq eram divididos em 6 livros de Teens, 6 meses pra cada um) então não passam de 5 anos - creio eu.

E eu aprendi muito la, desde a cultura de outros paises, quanto palavras que estou aprendendo em cada lição (principalmente os phrasal verbs). O vocabulário eu tenho que estudar mais (no pain, no gain - vi isso em alguma parte da EE). Mas tenho me esforçado bastante, e, como todos daqui onde moro sabem que estudo ha 8 anos ingles (fiquem em paz, eu parei meu ingles 2 vezes, e isso atrasou um pouco pro meu lado, ja era pra ter terminado) creio que vou começar a dar aulas particulares. Vale a pena estudar la, e não esqueça: pratique muito, você vai aprender demais la :D

PS - É ingles americano, e, na franquia que estou, todos os professores (entre si e secretarias) falam em ingles. E nas aulas também.
Ah, não deixe de ouvir o cd que você recebe nos livros, because the more you listen, the more you speak. Hugs.
pablotakatsu

Voltar para Escola de Idiomas