Formas corretas do uso do Present Perfect

Olá pessoal, tudo bem?

Pesquisei no forum sobre o present perfect e o simple present, mas ainda (I'm sorry) estou com duvidas.
Sei que podemos usar o present perfect quando:

- estamos falando sobre alguma experiência. Ex: Have you ever eaten tomates?
- algo que aconteceu a pouco tempo. Ex: Do you want something to eat? Thanks. I have just eaten.
- algo que iniciou no passado e que esta relacionado com o present Ex: I have worked here for 10 years.
- quando não importa quando a ação aconteceu. Ex: I have eaten tomates. (Aqui é minha dúvida)

Já o simple present é usado para algo que aconteceu no passado e terminou lá também. Ex: I worked yesterday.
Vejo muito em filmes e seriados que o pessoal utiliza mais o Simple Past que o Present Perfect, porém, geralmente, sem mencionar o tempo verbal. E quando isso acontece é porque não importa o tempo verbal, certo?

No meu entendimento eu deveria usar muito mais o Present Perfect do que o Simple Past, já que geralmente não menciono o tempo.

Alguém poderia me ajudar com isso?

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
Marcio_Farias 1 24 214
Onde se lê "I have eaten tomates" leia-se "... tomatoes".
Marcos 4 19 70
Curiosidade:

O presente perfeito é mais utilizado pelo britânicos, sendo o passado simples mais utilizado pelos americanos:

-US: Did you do your homework yet?
-Brit: Have you done your homework yet?

-US: I already ate.
-Brit: I’ve already eaten.

Contudo, isso pode variar de uma região para outra.

See ya! :D
Henry Cunha 3 18 190
Você questionou:

"- quando não importa quando a ação aconteceu. Ex: I have eaten tomates. (Aqui é minha dúvida)"

Quando não importa quando a ação ocorreu, contanto que haja algum contexto de repercussão corrente:

Fato corrente:
I know about tomatoes. I have eaten tomatoes.
I don't know tomatoes. I've never eaten tomatoes.

Fato estabelecido no passado:
I really learned about tomatoes in Italy. That's where I first ate some really tasty ones.
I never knew what really tasty tomatoes are like until I ate some in Italy.