Gonna x Wanna x Gotta: Quando utilizar

Discussões sobre Verbs, Nouns, Adjectives, Prepositions, Present Perfect, Simple Past etc.

Mensagempor Delvo » 03 Ago 2009, 12:49

Ola pessoal,

Já escutei muitas explicações sobre essas palavras. E gostaria de saber onde elas realmente podem ser usadas, são formais ou informais e em que tipo de frases elas aparecem?

Agradeço

Ir para Mensagem mais votada
Delvo
5 (31)
Reputação

Re: Gonna x Wanna x Gotta: Quando utilizar

Mensagempor fabricio.silveira » 03 Ago 2009, 13:08

Ô que beleza, o bom que eu não sei as respostas mas as perguntas aqui direcionam minhas pesquisas. ;)

Vamos lá. Por ser uma contração de palavras, creio ser informal mesmo.

Gonna = Going to
Gonna é a contração de going to, usada para expressar uma ação futura. Muitos consideram este uso incorreto:
Eg: You’re gonna like it. / Você vai gostar.

Gotta = Have got to
Gotta é a contração de got to ou have got to. Muitos consideram este uso incorreto:
I gotta go/Tenho que ir.
Eg: You’ve gotta help me/Você tem que me ajudar.

Wanna = Want + to
Ainda, um trecho interessante que achei sobre o assunto..
"gonna, gotta, wanna, dunno e coz são palavras usadas freqüentemente no inglês do dia-a-dia - o inglês informal. Lembre-se que você, como aluno de língua inglesa, não precisa usar estas palavras. Por serem bastante informais podem soar um pouco estranho saindo de você. Mas... Dependendo do grau de 'intimidade' (= amizade) que você tem com a outra pessoa pode usá-las sem problemas.

Ahhh e "I dunno" significa "I dont know" ;)

Fonte: O Dicionário Longman e um outro site na Internet (sobre o trecho acima).

Abraço,

Fabricio Silveira
Votos neste post: 2
fabricio.silveira
1
20 (2)
Reputação

Mensagempor Lucas PAYNE » 19 Out 2011, 21:48

Alguém poderia dar mais alguns exemplos de:

Gonna x Wanna x Gotta ?
Lucas PAYNE
6
240 (541)
Reputação

Mensagempor yagoag » 19 Out 2011, 22:40

I'm gonna take a shower. (I'm going to take...)
I wanna take a shower. (I want to take...)
I've gotta take a shower/I gotta take a shower. (I have got to...)
I'm gonna make her love me. (I'm going to make...)
I wanna go to the movies. (I want to go...)
I gotta study hard in order to do well on SAT. (I have got to study hard...)
yagoag
20 (153)
Reputação

Mensagempor Thomas » 20 Out 2011, 01:26

Por motivos que não compreendo bem, muitos estrangeiros adoram escrever estas palavras. Pode ser que achem que vão soar mais nativo. Um nativo educado não as escreve. Para nos (ou pelo menos para mim), são senhais de pouco estudo formal.

Quando podem ser faladas? Em conversas com amigos. Quando podem ser escritas? Só com amigos que sabem que está brincando com eles, que sabe falar inglês melhor.
Votos neste post: 1
Thomas/USA
Thomas
Native Speaker
2 16 124
6840 (4339)
Reputação

Mensagempor yagoag » 21 Out 2011, 17:53

Mas também é bem comum ocorrer principalmente em mensagens de texto (de celular), outros lugares com limites de caracteres (ex.: twitter) e mensagens instantâneas, por ser mais rápido de digitar e ocupar menos espaço, né...

PS: não seria sinais a palavra que vc procurava ali em "senhais"?
yagoag
20 (153)
Reputação

Mensagempor Marcio_Farias » 23 Out 2011, 20:38

Thomas, de fato, referiu-se aos "sinais". (Ele morou alguns anos no Brasil e agora, se não me engano, mora na Costa Rica, daí misturar, de vez em quando, algumas palavras portuguesas com o castelhano.)

Eu também, no começo, adorava dizer "gonna", "wanna", "gotta" e, ainda por cima, usava em excesso as palavras "sh*t" e "f*ck", as quais eu injetava em qualquer conversação... MAS a gente vai evoluindo e vai deixando de usá-las... pois, com o tempo, a informalidade vai cedendo lugar à formalidade mas de uma forma aceitável, não-esdrúxula, não-carrancuda; ademais vamos aprendendo outros verbos e outras formas de expressão.

Bem, trata-se de uma opinião, e opiniões divergirão sempre...
The car stopped with a jerk, then the jerk got out.
http://www.punoftheday.com/cgi-bin/randompun.pl
Marcio_Farias
6 52
3415 (3993)
Reputação

Mensagempor Rakell Grubert Pere » 13 Mai 2013, 18:21

Mensagem mais votada Mensagem mais votada

Até onde eu sei só podem ser usadas em conversas informais e escritas apenas se você estiver transcrevendo o discurso de alguém onde a pessoa usou essas palavras, caso contrário é errado. Porém, já vi muita gente escrevendo, até mesmo amigos americanos, mas como sabemos, lá também existem pessoas de pouca cultura que falam e escrever errado, não é mesmo?
Votos neste post: 2
Rakell Grubert Pere
2 6 58
3145 (689)
Reputação

Mensagempor PetersonAraujo » 13 Mai 2013, 23:22

Friends,
Like most I agree that the use of these words are informal, but I just wanna note that lyrics, mainly pop and rock are full of them!
PetersonAraujo

Mensagempor Rakell Grubert Pere » 14 Mai 2013, 11:41

PetersonAraujo escreveu:Friends,
Like most I agree that the use of these words are informal, but I just wanna note that lyrics, mainly pop and rock are full of them!

I think it's because lyrics are "transcription" of the spoken language ... and this is one of the situations where they are allowed. And in songs the singers talk to themselves, a friend or someone they are really close.

What do you think, Donay?
Rakell Grubert Pere
2 6 58
3145 (689)
Reputação

Voltar para Gramática da Língua Inglesa

• TÓPICOS RELACIONADOS