muito interessante o que o Jerry falou!
eu presencio essa necessidade todos os dias na empresa que trabalho.
um exemplo: aqui na empresa já vi um grande número de profissionais bem graduados serem descartados em entrevistas por não possuirem o domínio do inglês, e, perdendo tal vaga para uma "simples" pessoa com inglês fluente, mesmo não tendo qualquer experiência profissional.
é meio complicado de entender, mas é verdade!
outro caso que observo são algumas pessoas com bastante tempo de casa reclamando que nunca são promovidas mesmo sendo esforçadas e responsáveis. A resposta para este questionamento é o simples fato de que as grandes oportunidades e cargos (hoje em dia) com melhores salários dependem muito do uso do inglês!
Em vez de eu ficar reclamando do inglês, como aqueles sujeitos da empresa que citei acima, estou é tratando de conhece-lo melhor !
- todos os dias, ates de começar a trabalhar, abro meu e-mail onde lá estão as as dicas do "EnglishExperts" e "Ingles na Ponta da Lingua" e, quando termino, já fico ancioso para saber qual será as dicas do dia seguinte

- também procuro ler textos e ouvir diálogos, músicas, etc. como exemplo os sites:
"elllo.org" e "bbc.co.uk", entre outros que você vai conhecendo se realmente estiver interessado

e por último, caso queira mesmo ser fluente, NÃO TENHA VERGONHA DE FALAR ou PERGUNTAR!
"pena que meu cachorro não fala... acredito que ele já aprendeu bastante coisa por conta de nossas conversas onde só eu falo e ele escuta

"
obs: faço isso apenas quando não tem ninguém pra conversar comigo, rs.
""""""""!!! VOCÊ PODE !!!""""""""""