Make x Do: Qual é a regra de uso?

Hello everyone,

Minha duvida é na verdade a duvidas de muitos, quando usar o "make" e o "do" para "fazer" algo? Existe alguma regra pra isso? Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

Abraço a todos,

Grato, Kyta.

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
7 respostas
Ordenar por: Data
fgsacco 2
Olá Kyta,

Acredito que você acaba "decorando" com o tempo, não tem uma regra fixa, mas normalmente penso da seguinte maneira:

Para MAKE você está criando algo do zero (não existia e você criou): Make a fuss, make clothes, make a list, make money
Para DO você faz algo que já existe: do exercises (eles já existiam quando você os "fez), do overtime (você não criou a hora extra para poder trabalhar mais), etc.

As exceções são as expressões fixas, como "make the bed", por exemplo.

Ainda não tive problemas com isso, espero ter ajudado.
Use esse link para algumas expressões com DO, MAKE e TAKE: http://sk.com.br/sk-make.html

HTH
Muitissimo obrigado pela ajuda Fabio.

Pelo menos assim eu terei um criterio pra usar "do ou make".

Ah e grato pelo link tb...muito bacana!!

Abç!! ;)
Pessoal, achei uma explicação em um livro.

Make está mais relacionada com habilidade física.

Ex.: To Make a will (fazer um testamento);
To make peace (fazer as pazes);
To make love (fazer amor)

Do está mais relacionado com habilidade mental.

Ex.: to do the duty (fazer a obrigação);
To do good (fazer o bem);
To do a favor (Fazer um favor).

Com excessão das frases prontas como "Make a book" que pode significar fazer uma reserva.

Espero ter ajudado.
Abraço a todos!
Olá a todos,

Desculpem reviver esse tópico depois de tanto tempo, mas achei outras dicas muito boas em um livro pra ajudar a fixar o uso do Make e do Do.

O Make frequentemente está ligado a palavras sobre comida.
O Do frequentemente está ligado a palavras associadas ao trabalho em casa e também a questões relacionadas a estudo.

Exemplos:

" My mom made a great lasagna yesterday."
" I usually do the dishes everynight."
" I have to do the exercise now."

Abs.
Olá, não tenho a fonte da informação mas pelo que lembro o verb "DO" é mais utilizado quando você "executa" alguma atividade e o "MAKE" quando você faz, cria, algo concreto, como nos exemplo:

DO exercises
MAKE a cake
CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
Acho que o make tem a ver com fabricar, coisas que podemos tocar, e "do" é usado mas para actividades como: do the homework, do a favor, do business, do your hair, do the cooking, do the laundry, mas tem a sua excessão que é o do a mistake.
Henry Cunha 3 18 190
We can make do with some of the generalizations above, but in the end it's a matter of learning a bunch of fixed expressions.