Metodologia PBF

Alessandro 3 13 98
Você é (ou foi) professor ou aluno da escola PBF? Deixe aqui informações sobre a metodologia de ensino. Suas informações poderão ser úteis para estudantes que estão buscando informações sobre a escola.

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. INICIAR TESTE
2 respostas
Ordenar por: Data
Uma puta sacada essa do Alessandro de criar esses tópicos sobre escolas. Mas vamos lá la entao.
Escrevi sobre a PBF neste topico ( cel-lep-t4799.html ), mas vou falar outras coisas. A PBF é uma escola de franquias do msm grupo da Fisk. Então, segue mais ou menos a msm metodologia.

O material didático é bem abrangente, mas com pouco conteúdo. Num modulo intensivo (ou semi-intensivo, sei lá) há o uso de cadernos de atividades com muitos exercícios. Mas infelizmente são só pra qm faz esse módulo .
Como a franquia da qual eu estudava tinha (e tem) professores realmente comprometidos, isso não era problema pra mim. Pois os professores passavam exercícios extras para fixar o conteúdo. Mas claro, isso depende muito da classe e dos alunos em seus comprometimentos.

Pra qm se liga em escolas com "estrutura de outro mundo", realmente essa não é seu tipo de escola. Essas embromações (minha opinião, falei disso no link que passei) de aulas em laboratório de computadores, laboratorio de listening e video praticamente não tem. Depende muito da escola em que está matriculado, pois pelo que percebi não é uma regra da franquia.

As classes suportavam em torno de 15 alunos, mas comigo nunca chegaram a 8. Alem das aulas nos dias normais, uma vez por semana vc pode marcar uma aula extra (de 1 hora) para tirar duvidas, ver uma aula perdida ou msm praticar o conteudo visto. Tudo com professores do lado.
Dias normais tem aulas 1x por semana aos sabados, com 2 horas de duração. 2x por semana com 1 e 15 minutos e 4x (se nao me engano) por semana no intensivo. Se me lembro bem, com aulas de 1:15 minutos tb. Mas não sei se esses horarios sao padroes da PBF.

O material padrão vem com um livro, 2 cds e uma senha para acessar conteudos no site (o preço não é muito bom). Se quiser, pode ter a parte um cd-rom de um jogo didatico. O livro é exatamente o msm conteúdo do livro da Fisk. Eu gostei muito pq não tem exercícios ridiculos. São exercícios que saõ realmente relevantes pro idioma. Não tem embromação.
Comparei meus livros com 2 livros da CNA de um amigo e sinceramente achei um absurdo o que ele vinha aprendendo. Exercícios esdrúxulos, que não acrescentava nada msm! Ou uma outra vez, qd comparei os conteudos dados em sala a um outro amigo (não lembro o nome da sua escola) que tinha começado seu curso um semestre na minha frente. Onde vi que muitos topicos que eu ja vira, ele nem sequer sabia!

O curso tem duração de no mínimo 2 anos e meio sendo que cada modulo dura 1 semestre. Mas normalmente termina com um tempo maior pois pode variar dependendo do rendimento da classe. Eu terminei o meu com 2 anos e 10 meses mas conheço gente que terminou com mais de 4 anos.

Falar de professor é algo muito relativo, pois cada um tem seu modo de lecionar. Conheci uns que davam enfase na conversação, outros na gramatica. Outros mais balanceados... Mas todos são obrigados a cumprirem o conteudo do livro. E todos possuem domínio pleno da lingua. Posso falar isso pq tive em torno de 5 professores pelas minhas mudanças de classe, horario...
As aulas são inteiramente em ingles, mas no modo básico tem professores que alternam suas falas em portugues, pois 100% ingles pode assustar algumas pessoas. Caso algum aluno não goste de um tipo de abordagem ou metodo os professores cientes disso mudam na boa.

As mensalidades não eram nem um pouco caras, mas tb nenhuma pechincha. Acho que era o justo. Exceto o material didatico como eu disse. Meio salgado.
Resumindo, o custo-benefício é mais que compensatório. Não tenho do que reclamar. E pra qm estuda espanhol, segue o msm ritmo. Agora vou começar um novo modulo de 1 ano, apenas de conversação. :D Mas isso já nao faz parte do padrão PBF e sim da propria escola.
Olá! Comecei a estudar no PBF em 2006 no Elementery 1, livro de um ano. Os outros livros eram de apenas 1 semestre. Hoje estou no Upper Advanced, que durará 1 semestre também, que é mais uma revisão sobre todos os conteudos estudados. No final desse ano farei preparação e farei também o Toefl. Desde o ano passado já estou trabalhando lá apenas como auxiliar!

Lá nos podemos ter aprendizado sobre todas as partes da língua inglesa: Listening, Reading, Oral and Composition. No início as aulas são de 1 hora mas depois aumentam para 1 hora e meia, e são 2 vezes por semana. Quase no final do curso, que pode ter duração de 5 anos, tem mais uma aula na semana que foca listening ou reading ou oral ou composition com atividades extras muito boas!