Não estava pensando em responder agora, mas já que tive esse impulso...
Bem, vou contar o que tenho feito - e isso tem me ajudado - e espero que você adapte tudo à sua realidade. Escrevo improvisadamente.
Eu comprei os podcasts
ESL Pod. O que mais gosto neles é a velocidade com que o Jeff fala - devagar, já que o foco dos podcasts é justamente quem tem o inglês como segunda língua - e também os guias em .pdf, quem tem a transcrição do que é falado e outras dicas legais. Existem podcasts até gratuitos, mas estes são os melhores. Ao menos para mim.
Estou para comprar um bom dicionário, impresso mesmo. Escolhi o
Longman, depois de ter lido
este review do pessoal da
Antimoon. Aliás, as dicas deles são excelentes!
Vale a pena ler o site todo! Eu até tenho
a versão eletrônica do dicionário
Collins Cobuild. Muito bom por sinal, porém quero mais.
Outra coisa que estou fazendo é
ouvindo a Bíblia em inglês e, claro, acompanhando no texto. Ainda não fixei uma regra: às vezes só ouço; às vezes ouço e vou lendo, ao mesmo tempo. E vou anotando as palavras que eu não conheço para pesquisar no dicionário depois.
Importante: estou falando da
Bíblia NIV. Isso porque esta tradução é uma das mais recentes e "padronizadas" do mundo, tendo versões em praticamente todos os idiomas, versões essas meio que equivalentes. Ah, faltou eu falar que essa dica independe de religião, já que na Bíblia tem de tudo! É um livro riquíssimo em termos de vocabulário.
Para praticar, custumo entrar no
SharedTalk. Sei que existem outras opções, mas gostei deles. Já até pratiquei via MSN Messenger, mas nada se compara ao "conversar em inglês".
E como "dicas gerais", entendo ser interessante ter muito contato com o idioma, como por exemplo vendo muita TV, filmes, ouvindo música, visitando sites etc tudo em inglês.
Ainda tem mais coisas que quero fazer, como comprar um livro de
Collocations, mas o que eu já tenho feito tem me ajudado. Espero que também te ajude.