O Método Callan é realmente eficiente?

Discussões sobre metodologias de aprendizado de inglês.
Avatar do usuário fabioromero 5
Olá a todos do fórum! Iniciei nessa semana um curso de inglês que utiliza o método Callan, esse curso tem duração de 24 meses com 5 aulas semanais de 50 miunutos cada. Alguém poderia me informar se esse método é eficiente desde que haja empenho?

Como sou iniciante gostaria também de dicas sobre como estudar fora do curso, por exemplo : livros, cds, sites etc.

Abraços a todos!

Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores e linguistas certificados. O resultado sai na hora e com gabarito. Clique aqui para iniciar!
Avatar do usuário lucasdfr25 30 1
Hey there! Wassup?

Olha, eu nunca ouvi falar sobre esse método, mas vamos ver quantas horas leva pra alguém aprender inglês (de acordo com um tópico do blog qualquer pessoa pode aprender inglês em 1.200 horas de estudo): Em uma semana você tem 250 minutos de estudo (5 dias x 50 minutos) o que equivale à 4,1666... horas (dízimia periódica ¬¬). Nesse ritmo seriam necessárias aproximadamente 288 semanas, ou, 72 meses. Em seu curso são 24 meses... Bom, o post também diz que cursos rápidos não são eficazes... Talvez um dos moderadores que conheça esse método possa te ajudar.

Boa sorte.

Avatar do usuário xsheenx
Bom, eu conselho, pq os professores nao param de falar 1 minuto na aula, fiz por 3 ou 4 meses, se vc se dedidar e fazer todas as Lesson e estudar alem dos 50min concerteza vc se da bem,,,eu ja tinha um conhecimentozim, entao foi mais facil...
Foi um dos melhores metodos de ensino que eu achei...
CCAA, Wizard e PBF nao chegam nem aos pes do Calln Method!

Avatar do usuário Lucas Carioca 25
Oi pessoal,

Uma pessoa teoricamente não precisaria nem se matricular num curso para aprender inglês. Bastaria reuniar algum material como revistas, alguns bons sites, assistir filmes, ouvir músicas, etc. Basta querer aprender.

Acredito que qualquer método é bom, já que comprovadamente, qualquer um deles ensina. Só depende do aluno.

Não conheço o método citado, mas posso garantir que funciona, já que, segundo meus princípios, se a pessoa quiser, ela aprende.

Se a pessoa não quiser, pode embarcar para qualquer país que fale o idioma e vai voltar sem ter aprendido nada.

Talvez a pergunta, ao invés de procurar saber se o método x, y ou z é eficiente, deveria ser feita da seguinte forma: "Estou a fim de aprender?"

Se a resposta for positiva, sai de baixo, porque aí ninguém segura.

Boa sorte!


Avatar do usuário Gigigi
Acredito que cada individuo tem uma maneira de aprender.

Contudo a minha experiência pessoal fica aqui:

Sou formada pelo método há 1 ano, meu inglês é fluente, neste momento estou em Buenos Aires (estudando espanhol por um método tradicional e tenho muita dificuldade)a lingua com que os estudantes aqui se comunicam é o inglês, e não somente me comunico fluentemente como também o nível do meu inglês foi ressaltado por um britânico.

No meu dia a dia sou estudante e já desenvolvi artigos para os quais não somente toda minha pesquisa foi feita em inglês mas como também o resultado tem suas versões em português e em inglês, as quais desenvolvo sem nenhuma dificuldade.

Estou indo para minha pós graduação em Oxford e mais uma vez sem nenhum problema com o inglês.

Não desenvolvi nenhum método de estudo sobrenatural, acredito que o método simplismente se encaixou para o meu perfil, desta maneira encorajo sim a que estudem pelo método, e que enquanto estude busquem incluir a lingua no dia a dia de voces.

Deu muito certo pra mim.

Avatar do usuário Alicia
This native guy (Mose) is probably one that doesn't like discipline. Most teachers that don't like discipline criticize the Callan Method.
The Callan Method really obliges a teacher to speak a lot and work hard in the classroom. With most other methods the teachers just have fun and
blame the pupils if they don't succeed. Everybody in England knows that the Callan Method is the best to learn English fast, period.
The Callan School has thousands of pupils that are happy with the results and is one of the oldest and well recognized.
I always recommend this method and I have many friends who studied and have very good English.

Avatar do usuário rodrigoma
Eu faço inglês numa escola q aplica o Método Callan (uma escola britânica), alguém tem algo a falar? Vou dar minha opinião abaixo..

Callan aqui no brasil não é uma escola em si, e sim um método q algumas escola adotam e acabam usando o Callan no nome da escola, moro no ABC paulista e por aqui tenho conhecimento de duas escolas, mas pela net você encontra várias outras q aplicam o método.

Vamos ao método...

Pelo q li nos outros post de outras escolas, o método Callan se assemelha ao da Wizard (pelo q li e entendi), o método não foca muito a gramática, você vai vendo ela durante o curso, de um modo bem singelo, o interessante das escola q aplicam esse método é q as aulas são todos os dias, 50 min, e é totalmente conversação desde a primeira aula, e é no esquema o professor fala a palavra (dá o significado) e você repete, para cada palavra há de 1 a 3 questões q o professor faz a pergunta e a resposta ele fala e você repete, você pode fazer uma analogia a uma criança quando aprende a sua língua nativa, a criança começa a falar uma palavra pq o pai/mãe falaram ela ouviu e repetiu, mesmo q no inicio a pronuncia seja errada,
Eu estou terminando o ultimo estagio (são 11) o livro enumera a quantidade de palavras aprendidas (são um pouco mais de 3500) a rotina de cada dia é iniciada com uma revisão de 15 a 20 min do conteúdo do dia anterior e o restante de palavras novas...em algumas lições tem ditados e leituras (onde volta para uma lição anterior e um aluno lê a pergunta e o outro lê a resposta)

Ao final de cada estagio tem uma prova. Você deve estar se perguntando se tem exercícios para fazer, esse foi um dos motivos da minha escolha, você não tem exercícios para casa, na verdade até um certo estagio tem uns exercícios de pergunta e resposta, mas pelo menos na escola onde faço eles não cobram esses exercícios, você faz se quiser...

RESUMO porque fiz essa escolha:

-As aulas são tds os dias - Isso faz com q tenha contato com o inglês todos os dias, e não somente 2 ou 1 vez por semana
-É conversação, você fala, repete..isso fixa na sua cabeça
-Não tem exercícios p casa (já q não tenho muito tempo por trabalhar e fazer faculdade)

Acho q é isso...quem faz em alguma escola q aplica esse método deixe seu comentário...

Desculpe pelo longo post, tentei ser o mais explicativo possível..

Avatar do usuário Juny
Eu estou estudando pelo Methodo Callan há quase 8 meses e acho muito bom, antes de começar eu ja tinha boas noções de inglês e vejo que de la para cá, melhou demais, estou indo pro nivel avançado (semana que vem começo o 8º estágio).

Recomendo tanto pra quem nao tem noção nenhuma quanto pra quem ja tem uma experincia em ingles (eles adequam seus conhecimentos e você pode entrar numa turma mais avançada) ^^

Avatar do usuário karencarvalho
Olá a todos, sou nova no fórum e tenho uma grande dúvida.
Ganhei de presente de uma Tia que mora no exterior o curso completo do Callan Method.
Como meu interesse sempre puxou para o Inglês Britânico, fiquei muito animada ao ler a introdução do livro e descobrir que ele é todo em "Standard English".

São Seis Livros acompanhados de 25 Cds de Áudio, totalizando em 175 lições que podem ser feitas em grupos, individual, em escolas de ensino e inclusive o livro promete até que qualquer pessoa com um conhecimento básico pode usar do material e montar sua própria escola de ensino... E eles tem os cursos na própria sede em Londres, claro.

Bom, chegando em casa resolvi testar o método, folhear o livro, escutar os cds, enfim... Pelo que entendi (Pq tive preguiça de ler ainda a enorme introdução contida no livro 1), para quem planeja estudar sozinho, você deve se concentrar por 50 minutos, utilizando o livro enquanto escuta o áudio. 1 aula por dia, durante 5 dias por semana ou menos, de acordo com seu ritmo. E realmente, escutando algumas faixas pude perceber que o áudio é maravilhoso. É como se você estivesse dentro de uma classe (alias, acho que é gravado dentro de uma classe), com o professor perguntando, ensinando e alunos repetindo e você tendo que fazer o mesmo, acompanhando tudo isso no livro.

Na introdução eles explicam a metodologia do curso, que com 80 horas (um ano acadêmico) 95% dos estudantes estão aptos a passar no Cambridge Preliminary e com 160 horas no Cambridge First Certificate.
Andei pesquisando mais na internet e descobri coisas bacanas como por exemplo, ele existe desde 1960, é conceituado na Europa, muito bem conceituado pelo British Council, bastante pirateado por torrent... husuhashu
Vi inclusive algumas pessoas contando que esse é o curso original que influenciou essa "leva" de cursos de inglês em 1 ano, 1 ano e meio (e que promete ensinar a 2ª língua da mesma maneira que uma criança aprende sua língua nativa)

Bom, minha dúvida é... Alguém conhece o curso? Principalmente, alguém esta fazendo ele em casa, sozinho?
Vi que existem várias escolas de idiomas que utilizam o método, mas não encontro pessoas usando para self-study.


Pretendo atualizar aqui meu desenvolvimento, mas seria ótimo se alguém aqui do fórum também conhecesse para poder trocar idéias...

Aqui estão alguns links:
http://www.callan.co.uk/pt/ (Site Oficial)
http://www.geocities.com/metodocallan/buy_books (Mais informações em Português)
http://www.callan.com.br/ (Umas das escolas que utilizam o Callan, localizada em São José dos Campos)
http://www.abcschool.co.uk/callan.htm (Uma escola de ensino de Londres que também utiliza o método)
http://www.callanschoollondon.com/ (A sede original, também localizada em Londres)

Ps: Olhando no site para ver o preço (sim, eu sempre faço isso quando ganho um presente =P) vi que a última edição dividiu todos os livros ao meio, agora são 12 livros mais fininhos (mas com as mesmas 175 lições) ao preço de £10,00 (libras esterlinas) cada.

Pps: Alguém ja deve ter topado com o curso no thepiratebay, pegou o audio em mp3 e abriu o livro em pdf e achou entendiante... Mas posso ser sincera? Eu baixei o Pronunciation In Use por torrent e nunca passei da primeira lição. Tem gente que gosta e consegue acompanhar um curso todo assim. Tem gente que só tem essa opção. Mas comigo ainda funciona melhor com um livro impresso, mesmo que o cd eu esteja escutando no pc mesmo (tanto faz se está em mp3 ou coloquei o cd para ouvir). Mas para quem consegue acompanhar dessa maneira, fica uma boa dica. =)