O que estudar primeiro: gramatica, listening, speaking?

Olá, venho novamente tirar minhas dúvidas com vocês,senti uma leve melhora no idioma,e decidi começar a entrar em chats (como o do EE) para praticar, porém as vezes eu me sentia perdido, pois não tinha o mesmo nível dos outros, e acabava sem entender nada, e algumas vezes até ridicularizado pelo pouco conhecimento (principalmente aqui no chat da comunidade) depois disso me desanimei totalmente, não se devo estudar a gramatica primeiro, se treino o speaking (mesmo tendo pouco vocabulário) como o listening, isso me faz desanimar a ponto de estudar matemática ao inglês, alguma ajuda?

Abraço!

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
9 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Eu recomendo que você pratique "gramática", "listening" e "speaking" com a mesma carga horária e no mesmo dia - por exemplo, 45 minutos de gramática, 45 minutos de "listening" e "45 minutos de "speaking". Promover um equilíbrio destas habilidades na hora de estudar é importante no estágio que você está. Outra coisa: não se esqueça do "writing", está habilidade também é essencial para um bom aprendizado.

Recomendo atividades adicionais como assistir filmes com legendas em inglês e aúdio em português ou áudio em inglês e legendas em português.

Ouvir músicas pode ser outra atividade interessante, desde que não fique preso a significados de expressões que muitas vezes não existem.

Bons estudos!
Obrigado Donay, mas, uma duvida,devo estudar o listening mesmo não entendendo 80% do que é dito ? eu escuto os podcast do esl pod... algumas coisas eu não entendo, ja li aqui mesmo, acho que foi o Alessandro que citou,que se você não entende o que esta escutando,é tempo perdido,e uma ultima pergunta, como posso praticar meu speaking? visto que como meu vocabulário pobre ainda, fica difícil conversar com um nativo ou algo parecido.

Abraço!
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Dicas:
''obrigado Donay, mas, uma duvida,devo estudar o listening mesmo não entendendo 80% do que é dito ? eu escuto os podcast do esl pod... algumas coisas eu não entendo, ja li aqui mesmo, acho que foi o Alessandro que citou,que se você não entende o que esta escutando,é tempo perdido...''
Você deve procurar praticar o listening com materiais adequados ao seu nível, realmente não é uma boa ideia tentar ouvir tudo que vier pela frente. Outra dica: pegue textos pequenos para iniciantes(aqui no EE há muitos na seção de exercícios) e ouça a pronúncia de palavras novas em dicionários como o Cambridge. Digite o termo e clique no ícone em forma de alto falante. Ouça quantas vezes quiser qualquer palavra.
e uma ultima pergunta, como posso praticar meu speaking? visto que como meu vocabulario pobre ainda,fica dificil conversar com um nativo ou algo parecido
Um curso de inglês voltado para a conversação é uma boa dica. Você pode ainda tentar arrumar um colega para praticar com você.
Olá thejorsias, tudo bem?

Bem atualmente eu estudo tanto o listen, speaking, writing e grammar. Mas no inicio dos meus estudos eu me dedicava apenas aos 3 primeiros e hoje acho que isso não tenha me prejudicado, pelo contrario. Li em algum lugar (site ou livro) que aqueles que queiram aprender um novo idioma deve deixar um pouco de lado a gramática no inicio e se focar em tornar seus ouvidos mais sensíveis e sua linha mais hábil. Na minha opinião acho isso uma verdade, pois vejamos um bebe quando começa a falar as primeiras coisas que ele aprende é ouvir e falar.

1. Uma dica que te dou é treinar listening e speaking, se os podcast ou series estão um pouco avançado para você, utilize a música, boa parte de meu vocabulário veio da música. Escolha músicas que você veja que terá capacidade de canta-lá perfeitamente até de trás pra frente depois de um período trabalhando com dela (eu escolho 1 música por semana) e principalmente, que não vá enjoar de tanto ouvir e traduza ela completamente marcando as palavras novas que conter nela (normalmente coloco a página em formatação horizontal e em 2 colunas e no final da musica as palavras que grifei pra servir de "dicionário"). Um exemplo de um cara que faz isso é o Diego (http://www.inglescomrock.com/musica-the ... metallica/).

2. Não sei quais materiais você usa em conjunto para adquirir vocabulário, mas aqui vai uma dica para organiza-los e sempre que ter um tempo livre dá uma revisada. Compre uma caderninho de anotações (aqueles pequeno e fino de 1~2 reais) e faça uma divisão vertical no meio de cada pagina, lado direto palavra em inglês e esquerdo português (eu uso sempre a tradução com cor vermelha) após preencher sempre que você for revisar não leia inglês-português, mas sim português-inglês (sempre mentalizando/soletrando como se escreve a palavra) desse você fixa vocabulário com mais eficiência e treina o writing.

3. Se você quiser se arriscar assistindo alguma série, recomendo a Extr@ English (https://www.youtube.com/watch?v=NcTQFu-V0vM), assista e anote as expressões e palavras desconhecidas. Ob.s: Sempre procure (extra english episode [nº episodio aqui]).

Bem, por enquanto é isso, pois o post está ficando grande. Espero que minhas dicas sejam úteis pra você. E uma ultima coisa, não deixe-se abalar por essas "pessoas" que ficam te ridicularizando, utilize isso como sua motivação na busca pelo conhecimento.
Então alguns dias atrás eu estava com o mesmo problema que você teve, por causa de uma conversa que fiz no Livemocha sabe aquelas conversas assim:

Pessoa com quem conversava: Hello, how are you?

Eu: Fine

Eu: And you?

Depois disso parecia que tinha perdido todo o tempo que estudei inglês, pois ficava em duvida será que as pessoas nos EUA, Canadá ou qualquer outro País fala igual a gente sem se procupar com a gramática? Eu fiquei em dúvida porque eu respondi só Fine em vez I'm Fine será que a pessoa com quem conversava tinha entendido?

Seu tópico me ajudou muito, me desculpe sei que não ajudei em nada.
APRESENTAÇÃO PESSOAL EM INGLÊS
Nesta aula, a professora Camila Oliveira ensina como você deve se preparar para fazer uma apresentação pessoal profissional em inglês. O conteúdo dessa aula ajudará você a aproveitar melhor as oportunidades no ambiente corporativo. ACESSAR AULA
Hey Lucas,

I liked your Extr@ ENglish link, I've watched the first and I really enjoyed it, so funnie...british comedy...LOL

thanks, see ya
Any time Teilor. I think this serie very funny.
Hello Lucas Queiroz,

Bom listening Extr@ English, eu atualmente estou procurando um caminho a seguir para meus estudos, Estou ouvindo os pod casts do EE e são muito, muito mais muito bons baixei todos e estou ouvindo indo para o trabalho no carro e voltando para casa, um que me animou nesta caminhada foi o "Como começar a estudar inglês", que me deu uma ideia legal de como me preparar para estudar e o que esperar.

Pois estava meio perdido e desanimado em relação a segunda língua, mas voltando ao assunto no pod citado me chamou a atenção ao que foi falado pelo Adir e Ana Luzia referente a listening, com isso estou a procurar, para meu nível e você falou no Extr@ English, acabei de assistir o primeiro episódio e :

Great video man thank you very much I will watch the episodes and improve my listening

Obrigado pela dica.
Sypher 1 1 24
Se vc não conhece nenhum falante nativo pra conversar SEMPRE, esqueça o speaking. Não vai te servir pra nada nessa fase do seu aprendizado.

Já o listening só vai te servir se vc entende o que a pessoa está falando. Caso não entenda, esqueça disso também. Só vai te atrapalhar ficar ouvindo SEM UM MODO de entender.
Agora resta o reading. Bom cara, aí em cima falaram de podcast. Podcast é muito bom pra um iniciante desde que o iniciante possa ler o que está sendo dito. Nesse caso, eu te sugiro o seguinte: estude pra caramba o texto escrito ANTES de ouvir. Faça anotações nele, coloque traduções em frases ou palavras que vc não entende e etc. Depois de tudo isso, aí sim comece a ouvir o texto ACOMPANHANDO com os olhos. Ouça o texto uma vez por dia durante uma semana. Se for possível, acrescente outros textos a esse que vc já está ouvindo e vá fazendo essa sequência de audições de diárias por uma semana. Aí troque todos os textos e repita o processo.

Cara, te garanto que em dois meses vc vai estar conseguindo ler qualquer coisa, até legendas de séries ou filmes. Óbviamente que de vez em quando vão haver coisas que vc não entende, mas aí vc já passou da fase mais difícil e vai aprender facilmente.