Excelente tópico!
Estudo sozinha tb e a Internet é uma ferramenta maravilhosa. Depois que descobri o English Experts eu tive uma evolução incrivel. Eu sei que cada pessoa tem a sua metodologia e é ai que eu acho q esta o grande segredo: você tem que
descobrir a sua paixão! Se vc gosta de ouvir musica, se vc gosta de assistir coisas, se prefere ler, conversar... ai esta o caminho. Quando vc descobre o que realmente te motiva vc se sente empolgado pra continuar.
Como eu sempre fui apaixonada por musica, eu sempre procurei traduzir minhas musicas favoritas (mesmo que eu entenda sobre o que se trata), pra aumentar vocabulario, organizar e estruturar pensamentos, etc.... e é incrivel! Num belo dia como num passe de magica, você escuta alguma coisa nova e percebe que entende... nossa é uma sensação muito boa... é como ser cego e enxergar pela primeira vez! Mais exige esforço! Até sonhar em inglês eu tenho sonhado!
E sobre esse "calor humano" que o Donay falou, é realmente verdade! Mais não precisa entrar em desespero... comece devagar.... Va encorporando o ingles na sua vida, pode ser mandando um recado pra alguem do forum, escrevendo em um diario (realmente me ajudou... pq meu ponto fraco é gramatica), lendo e relendo coisas, falando sozinho, assistindo coisas (primeiro com legenda e depois sem)... vc vai progredindo aos poucos. Mais o q realmente mais me ajudou foi me cadastrar num forum internacional.... se cadastre em algum do seu interesse, seja ele qual for. A ideia das pessoas só entenderem vc numa outra lingua é chocante no começo... mais não existe sensação mais agradavel do que perceber que elas te entendem! Mesmo q escreva algo errado, não tenha medo ou vergonha, é muito mportante tentar! Lembro que quando começaram a responder meus topicos, foi maravilhoso, eu sorria do nada o dia inteiro...

me deu uma tremenda força pra continuar! Me deu
confiança! Esse contato com uma outra pessoa pode vir a distancia... o importante, eu acredito que seja sentir essa segurança a mais... essa sensação de "pelo menos eu não sou tão ruim"
Muitas vezes eu achava que não estava evoluindo, que não estava aprendendo nada... da um desespero, parece que vc nunca vai conseguir alcançar o q quer.... mais não desista! Cada um tem seu tempo e metodo e quando vc ama o q faz.... deixa de ser trabalhoso. Mesmo q vc esteja aprendendo por trabalho ou por algum outro motivo, ponha na sua cabeça: tenho que aprender
pq eu quero aprender, e vc vai realmente começar a progredir!
Ainda não tenho um inglês fluente, me considero "high-intermeadite", mais de uma coisa tenho certeza: I'll never give it up!
Hold on and be strong! See ya