Para e Pra: Muita Diferença?

Ravenna 3
Olá pessoal,

Hoje onde eu trabalho, alguém fez um relatório infeliz e escreveu "Melhorias pra nossa empresa" - sendo que o texto necessitava um português mais formal. Resultado, o rapaz foi chamado, levou um belo sermão e quase foi demitido por esse e outros erros em português que ele costuma (costumava) não se importar em corrigir. Situações como essa não são comuns e acabam fazendo a gramática virar uma vilã para muitos... Pensando nisso, alguem sugeriu que o meu chefe :mrgreen: tivesse a brilhante idéia de inscrever seus funcionários num 'Curso de Português Didático' - alguns foram automaticamente inscritos, outros foram 'voluntários' como eu e outros colegas que sabem que não estou 'salvos' de cometer um erro fatal algum dia...! Por isso, postei esse lembrete gramatical hoje!

Os nativos do português usam a preposição "pra" no lugar do "para" em diversas situações e ambas palavras tem o mesmo sentido, porém, cuidado porque "pra" é a forma informal de "para" .

Sempre tenha cuidado ao trocar o para pelo pra quando precisar ter uma escrita ou fala mais 'técnica'.

O melhor a fazer é ter cuidado ao ser informal em qualquer idioma!

Resumo: para (formal) e pra (informal) - mesmo sentido no português falado.

P.S. teimei em escrever este post sem os óculos... então qualquer erro tosco, considere como typo :mrgreen:

Boa sorte! ;)

TESTE DE NÍVEL
Faça um teste de inglês e descubra seu nível em 10 minutos! Este teste foi desenvolvido por professores experientes. O resultado sai na hora e com gabarito. Você ainda ganha o eBook sobre o Verbo Get em seu e-mail. INICIAR TESTE
3 respostas
Ordenar por: Data
Às vezes nos esquecemos mesmo de que a linguagem falada concede certas liberdades que na escrita não caem tão bem. Porque na maior parte do tempo, ao falar só queremos comunicar rapidamente e ainda fazemos uso de gestos, às vezes imagens e da possibilidade de nos corrigirmos em tempo real, enquanto na linguagem escrita, isso não é tão dinâmico.
Outro fator que tem "afetado" nossa capacidade de escrever corretamente é um "brinquedinho" (sem ofensa!) chamado internet, sobretudo os MSNs da vida.
A tendência de encurtar palavras a qualquer preço, muito apreciada nos bate-papos transforma-se num pesadelo para professores e outros profissionais que tratem com a comunicação escrita.
Ainda ao se escrever um e-mail, alguns delizes são até perdoáveis, mas em documentos e textos comerciais, ainda que pareça exagero (uma demissão por causa de um pra?) mas isso se torna algo grave. Você nunca sabe a confusão que um texto mal escrito pode gerar.
E o que é mais triste é perceber que nos tempos atuais, muitos nem mesmo se dão conta da gravidade dos erros, já que a frase mais comum que ouvimos daquele que escreve errado é: Ah, maisss (sic) você intendeu (sic), né?

:cry:
Ravenna 3
O mundo seria um lugar melhor de se viver se todo mundo usasse o tal do [sic] :)
Excelente post Ravenna, parabéns!