Para pensar: Dia dos Professores

Alessandro 3 13 98
"Brasil ficou entre 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste.
É 85º em educação e não há tristeza
".

Cristóvam Buarque

MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
29 respostas
Ordenar por: Data
É o Brasil.É difícil de engolir...

Feliz dia dos professores meus caros!!!
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Realmente a situação não é boa, mas melhorou nos últimos 8 anos mais do que nos 10 anteriores. Temos que ficar vigilantes na hora de votar, participar do processo eleitoral do país, saber diferenciar o que é jogo de boato do que é verdade. Somente com um país com consciência política plena teremos uma educação melhor.

Temos que saber NÃO nos deixar manipular por 'meias' notícias que ajudam a bancar uma minoria... Por canais de tv que agem a favor de meia dúzia de pessoas, que compram jogos, programas, etc e não transmitem para vencer a concorrência de forma desleal.
A educação é a base pra tudo num país, uma boa educação é o caminho pro progresso financeiro, para uma sociedade sem violência, para termos bons políticos e, principalmente, para termos bons eleitores.

Tomando carona no que disse o Donay, na minha opinião, muito mais importante do que escolher o candidato é saber enxergar as manipulações no processo eleitoral.

Hoje a gente pode não poder fazer nada em relação a essas duas caricaturas patéticas de bons moços e salvadores da pátria - a Dilma e igualmente o Serra - mas se a gente, nos próximos 4 anos, ganhe quem ganhar, aprender a enxergar o que está por trás das coisas, nosso país vai ficar bem melhor.

Não somos manipulados só na política, mas pra tudo. Somos manipulados pra comer mau e achar ridículo comer bem, o Big Mac é cool, legumes e verduras são lowbrow.

Educação é aprender a pensar por si mesmo, é aprender a tomar partido da realidade e não tomar partido de partidos. Vote Serra, vote Dilma, vote em branco, mas antes de tudo vote na realidade por trás de seu voto: a sua própria consciência do que está acontecendo ao seu redor.
Henry Cunha 3 18 190
Did I hear football? A couple of useful definitions from my man Bierce:

ACADEME, n. An ancient school where morality and philosophy were taught.
ACADEMY, n. [from ACADEME] A modern school where football is taught.

Ref. alphadictionary
Gabi 1 1 19
Pegando o gancho do Dudu...o vote nulo também é uma boa opção.

Não acredito que o Tiririca se candidatou com a maioria de votos, comparando-se com todos os outros estados. Não acredito que o Maluf ainda não foi cassado e pior, eleito novamente.

A média de um livro no Brasil é 30 reais, pelo menos em São Paulo, quando não mais. :|

Eu gostaria de ser otimista, mas é tão difícil.

Alguém sabe do Tiririca?

Um bom professor muda a vida de uma pessoa. Vou ser grata eternamente por um professor de história que tive no ensino médio, porque ele nos levava realmente a sério, pela minha ex-professora de inglês, que eu via que realmente fazia muito e se importava em de fato nos fazer aprender, meu ex-professor de matemática que me ajudava mesmo depois que a aula tinha acabado...mesmo que eu não os veja nunca mais.

Alguns professores marcaram a minha vida e eu vou me lembrar para sempre deles.
Pena que nem sempre eu tenho sorte de ter bons professores :'(
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
Adriano Japan 1 2 21
Fiquei p*** quando estava em uma pizzaria assistindo ao jornal, chega o horário político aí o dono me coloca no telão um DVD de show de sertanejo. Acho é que cada povo tem o governo que merece. Falta de opinião própria, desinteresse total, voto de brincadeira.

É a mesma coisa quando o bando de porco joga saco de lixo, pneu, e até móvel no Tietê, pra depois ir chorar na TV, colocando a culpa da enchente "em governo". Fácil demais!
Gabi escreveu: Não acredito que o Tiririca se candidatou [e ficou] com a maioria de votos, comparando-se com todos os outros estados.
E por falar em Tirica, uma das maiores fraudes eleitorais legalizadas no país - o coeficiente eleitoral - transforma o voto direto em indireto e inútil:
Candidatos que tiveram votação expressiva ganharam, mas não levaram.

Pode? Pode sim, e é lei do Tribunal Superior Eleitoral. Segundo este coeficiente, os votos pertencem ao partido, e não ao candidato.

Que tal descomplicar? Acompanhem o exemplo: Vamos imaginar uma cidade com 100 mil eleitores para 10 vagas de vereador. Neste caso, são necessários 10 mil votos para eleger um vereador. Sendo assim, se um partido conquistou 40 mil votos ele teria direito a quatro vagas na Câmara. Fácil não?

Um exemplo real nesta eleição foi o candidato Tiririca do PR em São Paulo: Tiririca recebeu um número de votos significativo, foram 1.353.820. Este número expressivo elevou o “status” eleitoral do PR, fazendo com que a proporção de votos do partido chegasse a quatro cadeiras. Ou seja, Tiririca “levou” outros três colegas de partido à cadeira da câmara.

Em contra partida, no Rio Grande do Sul o coeficiente eleitoral fez com que os 129.501 votos de Luciana Genro (PSOL) para deputada federal valessem menos que os pouco mais de 28 mil conquistados por Alexandre Roso (PSB).

O eleitor, na realidade, quando vota em um candidato, está apenas ordenando, dentro do partido, aqueles que poderão conquistar uma vaga nas câmaras estadual ou federal. - Ref. blogs.diariodonordeste.com
Adriano Japan 1 2 21
Eu já acho que o Brasil como um todo tem seus valores ao avesso!

Lembro do quanto achei ridículo quando li uma notícia que deixou pais e ministério público "horrorizados" quando receberam a "denúncia" que as professoras faziam os alunos limparem a sala no término da aula e todo mundo achou um absurdo, "quanta humilhação", virou até manchete policial.

Por isto que no Brasil tem tanto vândalo, vagabundo que não dá valor a nada, que só sabe sujar, destruir, pois sempre vai ter quem limpe.

Em lugares civilizados, as crianças aprendem desde cedo á respeitar o que é dos outros e andar com as próprias pernas.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Adriano,

Concordo com o fato de que no Brasil algumas coisas ainda não funcionam como deveriam. Eu acredito muito que os professores tem um papel fundamental no processo de fortalecimento da democracia e liberdade de expressão. No nosso país, as pessoas precisam desenvolver ainda mais o hábito de assistir a notícias de forma crítica, pois muitos canais de tv agem de forma parcial, defendendo interesses próprios, e isto ilude e confunde as pessoas. Não é só na política, mas em qualquer assunto: esportes, economia, etc. Sempre que algo ameaça os interesses de alguns jornais e revistas, estes não medem esforços em "criar" situações e tentar mudar opiniões. Mas acredito também que estamos dando passos importantes rumo a uma sociedade mais atenta, crítica e sadia em termos de valores. Hoje, o brasileiro sabe muito mais diferenciar o certo do errado do que há dez anos atrás.

Valeu!
Adriano Japan 1 2 21
Concordo Donay, mas ainda acho que ainda existe muita gente tapada no Brasil.
A maior prova é estarmos no segundo turno.
O que faz tanta gente querer voltar à uma era de PSDB? O maior presidente que o Brasil já teve,no maior avanço de sua história.. e milhões de tapados pensando "é, tá bom,mas quero voltar a ser desempregado e ver o país privatizado!".
É como querer dar caviar pra pobre acostumado com sardinha, ele recusa!
Há 4 anos se pedia: Deixa o homem trabalhar!
E se não tivéssemos deixado? Como estaria o Brasil hoje?
Aqui em SP,tanta gente boa pra votar, Scaf da FIESP, Mercadante do PT... e o povo ridicularmente tapado escolhe o Alckmin.
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
Gabi 1 1 19
Não estou defendendo partido nenhum,até mesmo porque eu só voto em quem eu realmente acredito, por isso eu acredito no voto nulo, mas com certeza você não está levando outras coisas em consideração.
O Lula é o presidente de esquerda mais de direita que eu já ví.
Adriano Japan 1 2 21
Se alguma escola de inglês algum dia fizesse com que os alunos limpassem a sala depois da aula, no outro mês estaria sem alunos.
Aqui no Brasil, apesar da Lei Áurea sancionada 1888, o país ainda carrega muitos aspectos da monarquia.
Em qualquer colégio ou ambiente de trabalho, você é pago para trabalhar na sua mesa, e tem que ter mais alguém contratado exclusivamente para limpar a sujeira dos outros.
Tomando um exemplo de um país civilizado, no Japão seu horário começa ás 8:30 da manhã.
15 minutos antes chegam os funcionários, e acredite ou não, desde o estagiário, encarregados maiores, até o presidente da empresa realizam a limpeza do local de trabalho com os colegas.
Mesma coisa nas escolas, os alunos são quem limpam a sala no começo e final do dia, algo tão simples, esvaziar as lixeiras e passar uma vassoura de leve.
E é neste ciclo que é tudo tão limpo, pois todos sabem que vão limpar exatamente o que sujaram.

Agora no Brasil de valores ao avesso, olha o absurdo da notícia:
Pais dizem que alunos são obrigados a varrer a escola.
A denúncia foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que chamou a direção para explicar o caso.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Adriano,

A minha professora de história, há muitos anos, foi a primeira pessoa que me disse sobre a manipulação de informação por parte de alguns. O que o Jornal Nacional fez ontem foi muito triste para a nossa democracia e consolidação da liberdade de imprensa. Contrataram um "perito" para "provar" que o candidato não foi atingido por uma bolinha de papel e sim uma fita crepe. Foi totalmente antidemocrático, um outro especialista de São Paulo disse que não há como provar se foi fita crepe, e se foi, não seria motivo para o Jornal Nacional fazer o que fez.

Eu, como professor, não defendo um partido cegamente, defendo a melhoria das condições de vida e do ensino, especialmente o de inglês.

Acho que os professores não precisam fazer propaganda de um partido, mas sim ensinar seus alunos a escolherem bons administradores para o país.

Abraços,
Adriano Japan 1 2 21
Francamente ontem me senti um idiota na frente da TV, escutando um perito falar em "evento bolinha, evento fita"...parece aqueles vídeos do YouTube que você termina querendo seus 30 segundos de volta :evil:

Mas o Simão como sempre, fez de tudo uma bela piada.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Este 'joguinho' do link me faz lembrar um dizer em inglês: What goes around comes around

Este jogo é uma crítica do jovem, que hoje em dia, se informa mais do que antigamente.
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
Gabi escreveu:Não estou defendendo partido nenhum, até mesmo porque eu só voto em quem eu realmente acredito, por isso eu acredito no voto nulo...
É esse tipo de pensamento que o Brasil precisa.

Se uma instituição, como o PV, pode não apoiar nenhum candidato, por que o indivíduo é obrigado a votar em um candidato? Porque houve uma propaganda para que as pessoas não exerçam esse seu direito legítimo de seguir de acordo com a própria consciência. Se a Marina Silva não vai apoiar nenhum candidato pra não sujar sua imagem, por que eu tenho que sujar a minha?

Há 100 anos nós vivemos num mundo poluído pela propaganda, o principal responsável pelo sucesso do nazismo na Alemanha; campanha nada mais é do que propaganda. A gente não precisa de campanha eleitoral, mas informação eleitoral. E a informação eleitoral não acontece em meses antes da eleição, mas em anos.

Não existe, e nunca existiu em nenhum país, uma imprensa imparcial. Culpar esse ou aquele órgão é não se defender dos demais. No esquema social dominado pelo marketing em que vivemos, votar é como jogar na loteria, não dá pra saber de verdade quem é quem.

A saída, a meu ver, está no post do Adriano sobre a faxina na escola: a mudança dos valores da sociedade. Não através de campanha mas através de críticas sociais francas (como o próprio post do Adriano) para que as pessoas enxerguem o que tão fazendo de errado. Hoje em dia, no Brasil, criticar o povo é tomado como estupro de criancinha, e sem critica nós nunca vamos ter valores honestos e produtivos.
Eu bem que queria que pelo menos esse fórum fosse imparcial em termos de política,mas sabemos que é difícil.Creio que cada um tem sua opinião e que alguns tem mais informação para corroborar um fato ou outro.Agora.ninguém tem a razão.Eu vejo no presidente Lula algo rídiculo,só fala de futebol.Meu Deus!Ontem no JN quem não viu a comparção injusta contra o Serra que ele fez!?
Gabi 1 1 19
Na minha opinião o fórum é imparcial.
Se algum dos moderadores colocasse algum artigo na página inicial do fórum ou se por algum motivo excluísse mensagens, tudo para mostrar favoritismos a algum partido ou linha de pensamento político, aí sim seria diferente.
Com relação a opinião das pessoas que postam aqui....somos meros mortais rss

Acho que o brasileiros são um povo muito passivo.As coisas acontecem e quase não há protestos. Sinto que sempre estamos de mãos atadas e que eles podem fazer o que quiser no governo que ninguém fala nada, só lamenta ou faz piada.
Espero que aos poucos as coisas mudem, mas é muito difícil de ser positiva quando eu vejo que o Tiririca ganhou com uma maioria de votos e sem que ninguém votasse ele levou mais três junto com ele, o Maluf continua na política e as nossas leis são defasadas e somos governados ainda de forma tão retrógrada (aonde já se viu voto obrigatório?), além dos próprios governantes se colocarem no papel de Deus, porque eles fazem tudo o que querem (o auxílio terno e os salários exorbitantes, que aliás, eles mesmo aumentam hahahah como exemplo) . Além de tudo, acho que seria muito mais bacana se nós no Brasil procurássemos estimular e fortalecer nossa cultura e identidade ao invés de ficar copiando costumes e identidade cultural de outros países desenvolvidos.
É uma bola de neve...
N
Flavia.lm 1 10 100
"A convivência com qualquer membro do fórum deverá estar pautada no respeito mútuo, na convivência pacífica, no respeito às opiniões, no bom-senso e na prática inalienável dos bons costumes. Ofensas, brigas e/ou práticas incompatíveis com as regras da boa convivência em sociedade civilizada, são motivos mais que suficientes para expulsar os usuários envolvidos."
fonte: normas-de-conduta-t6753.html

Enquanto respeitarem a opinião uns dos outros, não vejo razão pra interferir. Mas tb acho importante lembrarmos que estamos num fórum de inglês - falar de educação aqui tem tudo a ver, fugir muito disso cabe à outros fóruns/grupos de discussão (na minha humilde opinião).
Eu acho que os temas off-topic estreitam as relações no fórum quando confinados no seu lugar de direito. Particularmente, não só gostei de expor minhas ideias mas igualmente gostei de conhecer as opiniões do Donay, da Gabi e dos demais.

Não acho que o Donay ou a Gabi são melhores ou piores porque vão votar na Dilma, no Serra, em branco ou no Tiririca; nem me acho melhor ou pior por votar em quem quer que seja.

Conhecer opiniões e pontos de vista diversos do nosso é a única forma de crescimento intelectual, não tem outro. Em toda a minha vida nunca vi país livre sem opiniões divergentes, conflito entre partidos, luta de classes. Quando isso acabar, aí sim a gente vai ter um país de tapados.

Mas antes da liberdade democrática, vem uma coisa muito mais importante: o respeito ao indivíduo. Como lembrou a Flavia, num ambiente saudável não é necessário interferência de uma autoridade, seja num fórum ou num país.
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
Gabi 1 1 19
Sim, respeito acima de tudo.
Até para quem votou no Tiririca, né. Afinal, se ele foi autorizado a entrar na eleição é porque a nossa lei permite e não exista nada que proiba uma pessoa que só terminou o ensino médio exercer um cargo como aquele.Agora quem votou nele , mesmo que eu discorde, exerceu seu dever de cidadão. Porque um voto obrigatório,para mim, é um dever e não um direito.

Sei que a discussão não tem a ver com inglês, mas ao meu ver, está no off topic e isso faz com que a gente tenha mais liberdade para expressar outras idéias que não tenham relação com o ensino do idioma inglês.
Esse tipo de discussão tem a ver com educação, mas educação política (lembrando as palavras da Flá rss :na humilde)
Alessandro 3 13 98
Galera,

Eu apoio a discussão desde que seja feita de forma respeitosa. Estamos numa democracia e discussões saudáveis só contribuem para exercermos nosso direito de cidadão. Confio na capacidade dos membros do fórum de estabelecer boas discussões aqui.

Abraços,
Alessandro 3 13 98
Gabi escreveu:Não estou defendendo partido nenhum,até mesmo porque eu só voto em quem eu realmente acredito, por isso eu acredito no voto nulo, mas com certeza você não está levando outras coisas em consideração.
O Lula é o presidente de esquerda mais de direita que eu já ví.
Gabi,

Eu também já pensei em votar nulo algumas vezes, no entanto, após refletir sobre o assunto eu acabei desistindo. O voto nulo acaba ajudando quem está no topo das pesquisas. Ou seja, se você vota nulo ou não vota acaba interferindo nas eleições de forma indireta. Recomendo sempre que seja escolhido o melhor candidato, mesmo que ele não seja o candidato ideal para você.

Minha opinião ok? ;)
Adriano Japan 1 2 21
a Gabi falou tudo.

No Japão não tem corrupção...
...
Tá, tem,como em qualquer lugar do mundo né? :roll:
Mas e o que é que faz um político (de qualquer esfera,municipal,federal) quando é pego com a mão na botija?
Renuncia na hora, chama uma coletiva de imprensa, chora, abaixa a cabeça se retrata para a sociedade, isto quando não se mata, de vergonha de encarar as pessoas.

Agora no Brasil, dá um nojo de ver como os políticos são eleitos não para servir o povo, mas se servir do povo.
É pego na cara dura, com direito a imagem e tudo.. e o que é que faz?
Nega.
Recorre.
Ri da cara do brasileiro.
Agarra com as unhas o cargo, como um patrimônio pessoal (e da família).
Renuncia para não ser cassado e ainda não tem 1 pingo de vergonha de se candidatar na próxima eleição.
E o pior: ainda consegue ser eleito!
Brasileiro memória fraca, sabe pra quem votou nos 3 últimos BBBs e decora a escalação de 10 times.. mas não sabe quem apareceu roubando do seu próprio dinheiro ano passado.
A prova maior é essa Lei da Ficha-Limpa... putz.. precisa de LEI para corrupto ficar de fora,pois a sociedade é tapada o suficiente para votar em ladrão 2 vezes..
Gabi escreveu:Até para quem votou no Tiririca, né.
Aí já tá querendo demais! Brincadeirinha... :mrgreen:
O Tiririca pode vir a ser um dos políticos mais importantes desse país se detonar o fim da fraude do co-ineficiente eleitoral.
Não vamos esquecer que o Tancredo Neves foi o único presidente do Brasil que não cometeu ABSOLUTAMENTE NENHUM ERRO intencional ou não durante todo o tempo em que foi presidente.
Alessandro escreveu:Ou seja, se você vota nulo ou não vota acaba interferindo nas eleições de forma indireta.
Na minha opinião, a gente deve divulgar e cobrar mais divulgação das abstenções, que podem ter um valor eleitoral negativo mas têm um valor moral muito importante. Eu acho que o voto nulo ou branco é tão importante quanto acabar com o voto obrigatório para que só interessados e dedicados votem nos candidatos.
Adriano Japan escreveu:Brasileiro memória fraca, sabe pra quem votou nos 3 últimos BBBs e decora a escalação de 10 times.. mas não sabe quem apareceu roubando do seu próprio dinheiro ano passado.
Hahaha !!! E isso resume o povão. :D
Mas é a mesma coisa em relação a violência, BBB é gente brigando entre si, batendo boca o tempo todo, futebol é atletas se socando por causa do "calor do momento", torcedores se espancando por "amor à camisa", na novela, a heroína espanca a vilã num banheiro como vingança em vez de usar inteligência mas "a vilã merecia", depois as pessoas reclamam das violências nas ruas.
POWER QUESTIONS
O professor das celebridades Daniel Bonatti ensina várias técnicas para você ter conversas melhores mesmo com conhecimentos básicos de inglês. Com as power questions você vai aprender a direcionar a conversa para onde quiser e com isso alcançar seus objetivos na comunicação. ACESSAR AULA
Adriano Japan 1 2 21
Respeito pelas pessoas é tudo.
Notícia:

"Presidente e diretores de uma grande rede de supermercados chamam coletiva de imprensa para se retratar para seus consumidores, depois que foi descoberto que compravam carne bovina de uma outra província e colocavam na embalagem como originário da própria província, reconhecida por ter as carnes mais saborosas do Japão"

Quanto "desrespeito" né... parece até brincadeira, quando lembramos que por aqui se mistura soda cáustica em leite de criança e está tudo bem, e os figurões não estão nem aí pra nada, se aparece na mídia é para colocar a culpa nos outros ou debochar da situação.
Até me fez lembrar de outra diferença cultural.
Gabi 1 1 19
Sobre o voto: voto nulo na minha opinião, ainda é bem diferente do que voto em branco e como o Dude disse...pode não anular uma eleição, mas diz o quão insatisfeito estamos com as opções políticas que temos. Nós já não podemos fazer muito, então fazer o mínimo é o que nos resta.

Gostaria, mas não vou nem mencionar aqui os capítulos mais frescos da falta de vergonha dos nossos políticos, como o aumento dos parlamentares. Espero que todos eles paguem por tudo isso um dia.
Adriano Japan 1 2 21
:evil: ODEIO FUNK! :evil:
Não pelo gênero de péssimo gosto musical em si.. mas pelo menos aqui na minha cidade, parece você só escuta a MESMA coisa todo dia, a cada esquina, lugar público, fila supermercado, carro com som nas alturas... perdoando a péssima educação e falta de noção para obrigar as pessoas em volta a escutar o próprio som, se a cada ocasião fosse um rock, depois trance, um clássico, um funk, um pop, e até um axé, tudo bem...
Fora que parece que não existe um funk diferente do outro, sempre a mesma batida, a mesma porcaria.. e quando você tem a rara oportunidade de escutar de fato o que fala na música, Meu Deus... :? como alguém pode achar isto bonito..

Tem música pra se escutar e pensar, pra relaxar, assim como tem música pra se dançar no fds, música que não é pro dia-a-dia.. mas como não entra na cabeça do povão mais nada além do mesmo ritmo,com as mesmas letras óbvias sem um pingo de conteúdo que se aproveite...êêê Brasil...
Foi mal pelo longo post, mas quem já foi acordado em um sábado de manhã por um "trio elétrico" na porta do prédio sabe do que estou falando.. funk deveria ser PROIBIDO por lei.
Ah, mas esqueci que brasileiro gosta de tudo que é ilegal, contra a lei, "proibidões".. :?
Alessandro 3 13 98
Pessoal,

Observe a primeira mensagem do fórum e veja a que ponto off-topic chegamos aqui. :lol:

O tópico será fechado, pois acredito que o assunto proposto no início já foi discutido e de certa forma esgotado.

Obrigado a todos pela participação.

Abraço,