por patriciasrv » 10 Fev 2011, 11:57
Vou começar este post com algumas dicas que estão no meu blog e eu acredito serem essenciais para auxiliar o aprendizado, mantendo fresquinho na cabecinha das crinças as coisas aprendidas e principalmente para manter a atenção e a motivação dos pequenos, que como sabemos se cansam fácil de qualquer atividade.
Para fazer todo dia:
* Sempre inicie a aula com uma palavra nova, você pode dizer: “Oi crianças!!! Vocês sabem como se fala Bom dia em inglês? “Good morning” ou “Good afternoon” se sua aula for a tarde. Ensine essa palavra e faça-os repetir, todos os dias ao entrar em sala você precisa reforçar o aprendizado e depois ensina uma nova palavra. Sugestões: Please, Excuse-me, Sorry, Don't worry, Hello, Hi, You're welcome, Thank you, I love you, student, classroom, teacher, school... Você pode pedir que cada um fale por exemplo "Good Morning" para a criança ao lado falando ao final o nome da criança que ela está cumprimentando e a outra faça o mesmo para a criança sequinte assim por diante, no outro dia você pode falar "Good Morning e o nome da criança" para cada criança na sala, onde cada uma a sua vez tem que responder "Good Morning teacher". Essa atividade pode ser utilizada com crianças a partir dos 3 anos.
* Nunca, nunca, nunca, nunca deixe de enviar atividade para casa. E lembre-se sempre de colocar as instruções em inglês e em português. A atividade de casa reforça o aprendizado, cria um laço entre a criança e a família (pois ela vai precisar de ajuda) e mostra aos pais o seu trabalho e o progresso do aprendizado do filho.
O que você nunca pode esquecer:
* Quando se trabalha com crianças é preciso entender o mundo delas, e tentar de alguma forma ser como elas, para criar intimidade e confiança. Nada de falar coisas no diminutivo ou errado, não é isso. É preciso estar a vontade, imitar vozes, imitar bichos, fazer caretas, sentar no chão, abraçar, gritar, e usar de todo suspense, imaginação e criatividade que puder. Abuse das brincadeiras, das músicas, do teatro, dos livros, das cantigas de roda, dos materiais concretos e de todo os recursos que estiverem ao seu alcance. As crianças se distraem e se cansam das coisas muito fácil, por isso é preciso estar atento e preparado com muitas opções de atividades e brincadeiras, dinamismo, motivação e entusiasmo.
O segredo:
* Um dos segredos para que uma criança não esqueça o que aprendeu é a repetição. Sempre ache um tempo na aula para cantar as canções já aprendidas (não precisa ser todas de uma vez, você pode alternar). Faça competições no início ou fim da aula com brincadeiras simples ou flashcards e depois dê um prêmio de participação para todas as crianças. (O prêmio pode ser uma bala ou pirulito, ou ainda assistir uma filme que elas gostem, um tempo na brinquedoteca, na quadra ou no parque...) Leve para a sala materiais concretos que tenham a ver com a aula, por exemplo se vai ensinar as frutas leve guloseimas com formato de frutas, se vai ensinar os números leve jogos de tabuleiro, se vai trabalhar os animais construa uma mini-fazenda de papel com os bichos aprendidos ou então confeccione um jogo da memória. Há muitos modelos de jogos na internet e os livros das crianças sempre têm ótimas opções para cortar, recortar e montar. E lembre-se uma criança vai aprender muito mais rápido e com mais entusiasmo se ela puder tocar, cheirar, pular, gritar ou cantar!
Qualquer dúvida podem se sentir a vontade para me escrever: patriciasrv(arroba)gmail(ponto)com
Para quem quer ajuda com a preparação das aulas é preciso me dizer um pouco sobre a forma como a escola trabalha, os recursos disponíveis, se há livros ou coleções que tem que ser usadas e o conteúdo que vai ser ensinado!
Abraços
"If you do not know own identity, who is going to identify you? Others can give you a name or a number, but they can never tell you who you really are"
Thomas Merton - No man is an Island