Plano de Aula de Inglês para Crianças (solicitações)

Discussões sobre metodologias de aprendizado de inglês.

Mensagempor patriciasrv » 21 Abr 2010, 12:47

Estou criando este espaço para que os professores que leram e gostaram do meu post (http://www.englishexperts.com.br/2010/0 ... da-familia) possam enviar temas para postagem de planos de aulas.

Eu já enviei ao EE alguns outros planos que devem ser postados em breve:

* Aprendendo as cores yellow, blue, red e green (2 aulas)
    * Aprendendo as cores orange, white, pink e black (2 aulas)
    * Como trabalhar pequenos diálogos, cores, números, toys e games.
    * Aprendendo com músicas (canções de domínio público)

Os planos de aula acima forma criados por mim e aplicados em sala com uso de materiais concretos, brincadeiras, canções e simulação de acontecimentos do cotidiano e isso possibilitou que meus alunos aprendessem os temas com mais rapidez e que não esquecessem facilmente, até os alunos que demonstravam dificuldade no aprendizado ou que eram mais tímidos aprenderam com facilidade o conteúdo trabalhado em sala.

Para solicitar um plano de aula para o conteúdo que deseja trabalhar envie um post com os seguintes dados:

* conteúdo da aula
    * série/idade média dos alunos
    * quantidade de alunos
    * seu nome/cidade

Agradeço imensamente todos os comentários enviados, amei cada um deles!

Patrícia Sales
"If you do not know own identity, who is going to identify you? Others can give you a name or a number, but they can never tell you who you really are"
Thomas Merton - No man is an Island
patriciasrv

Re: Plano de Aula de Inglês para Crianças (solicitações)

Mensagempor maryziller » 22 Abr 2010, 18:48

What a great iniciative to post helpful lesson plans.
maryziller
Native Speaker
1
115 (755)
Reputação

Mensagempor deiaiensen » 07 Fev 2011, 16:01

Olá Patrícia, estou conhecendo o seu trabalho através da internet e vi que você é de Curitiba. Também sou de Curitiba e estou passando por algumas seleções para dar aulas de inglês para crianças. Não tenho experiência como professora e gostaria muito de dicas sobre conteúdos para determinadas idades, planos de aula, enfim, conheci seu blog e achei muito legal sua iniciativa de compartilhar suas experiências. Você dá algum tipo de treinamento para professores ou pessoas que estejam começando? Se puder entrar em contato seria muito bom trocar experiências.

Obrigada e mais uma vez parabéns pelo trabalho,

Andréa Iensen
deiaiensen

Mensagempor patriciasrv » 07 Fev 2011, 16:43

Oi Andréa, que bom que voce me achou aqui, fiquei louca procurando seu e-mail e não achei. Enviei um e-mail pra voce e também os meu numero do celular, com certeza terei o maior prazer em ajuda-la. Abraços
"If you do not know own identity, who is going to identify you? Others can give you a name or a number, but they can never tell you who you really are"
patriciasrv

Mensagempor AnaTheo » 10 Fev 2011, 11:14

OLá! Patricia como vai?

Também adorei algumas dicas de aulas de inglês para crianças que vc deu aqui no blog. Comecei a ensinar inglês para crianças de 3, 4 e 5 anos em uma escola particular. Estou um pouco perdida, pois é a primeira vez que ensino inglês para crianças tão pequenas. Gostaria de pedir sua ajuda com sugestões e dicas sobre conteúdos de aula para crianças dessa idade, planos de aula de etc. Para as crianças de 3 anos, as aulas são somente de 30 min, para os outros de 4 e 5 anos as aulas são de 45 min e eles tem aula comigo 1 vez por semana comigo.
Ah.....Aproveitando a pergunta da Andreia, vc dá algum treinamento para professores? Se vc puder me informar o seu email eu agradeço muito.

Abraços
AnaTheo

Mensagempor patriciasrv » 10 Fev 2011, 12:36

Oi pessoal,

Ano passado eu fui convidada para assumir 10 turminhas em uma escola em Brasília: maternal , pré I e II, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano. Eu estava estudando o 2º semestre de inglês e embora tenha ficado com muito medo eu realmente precisava trabalhar e acabei aceitando a vaga. O engraçado é que quem me conhece não imagina nem de longe que eu teria "jeito" para a coisa, nem eu imaginava! Mas para espanto geral de todos e principalmente meu eu consegui, posso dizer sinceramente que peguei uma escola que tinha o inglês no currículo mais "pra atrair matrículas do que ensinar" e transformei em uma escola que "ensina o inglês", foi uma coisa incrível porque quando eu anunciei que iria sair (tinha passado em um concurso) muitos pais vieram falar comigo e elogiar o meu trabalho, a Diretoria da Escola e o corpo docente me disseram que nunca haviam visto naquela escola uma professora tão dedicada e que os alunos realmente estavam aprendendo. Depois dessa experiência eu entendi o que é "trabalhar com prazer" e ser valorizado por isso.

Eu parei de dar aulas, mas não quero que todo o aprendizado que tive naquele ano se perca comigo, quero compartilhar tudo que aprendi e principalmente ajudar os professores iniciantes e as pequenas escolas a melhorar o aprendizado do inglês. Quando eu cheguei na escola posso dizer que somente os filhos dos professores e os alunos mais aplicados lembravam algumas coisas em inglês, mas quando sai a maioria das crianças do maternal ao último ano sabiam cantar as músicas que eu havia ensinado, o pré I e II aprendeu de verdade, e do 2º ao 5º ano todos os meus alunos aprenderam as lições do livro, sabiam os diálogos do livro de cor e estavam motivados para continuar estudando inglês. Eu tinha 3 alunas que tinham extrema dificuldade e eram como se nunca houvessem ouvido falar de inglês na vida delas, uma era do 3º ano, uma do 4º ano, e a outra do 5º ano. As 3 aprenderam, uma das mães chorou quando viu a filha apresentando um diálogo em inglês para a escola inteira na festa da Família e a outra mãe até hoje quando a encontro sempre me elogia dizendo que a filha dela hoje sabe inglês graças a mim. Esse é o tipo de recompensa que não tem medida, nem preço e nunca perde a validade, porque muda algo em você, te mostra que dá sim pra ensinar inglês nas escolas e que tudo depende de como a gente se coloca na situação, de como aproveitamos os recursos e como encaramos esse trabalho tão árduo que é ser professor.

Espero que as dicas que eu vou postar aqui ajudem a todos que buscam por idéias para suas aulas. Não deixem de contribuir com seus comentários e feedbacks!!! E se você é como eu que quando comecei não sabia muita coisa (estava no 2º semestre de um curso de 10 semestres!) prepare-se para treinar muito sua pronúncia em casa, pesquisar muito e evoluir, porque você vai aprender muitas palavras novas!
patriciasrv

Mensagempor patriciasrv » 10 Fev 2011, 12:57

Vou começar este post com algumas dicas que estão no meu blog e eu acredito serem essenciais para auxiliar o aprendizado, mantendo fresquinho na cabecinha das crinças as coisas aprendidas e principalmente para manter a atenção e a motivação dos pequenos, que como sabemos se cansam fácil de qualquer atividade.

Para fazer todo dia:
* Sempre inicie a aula com uma palavra nova, você pode dizer: “Oi crianças!!! Vocês sabem como se fala Bom dia em inglês? “Good morning” ou “Good afternoon” se sua aula for a tarde. Ensine essa palavra e faça-os repetir, todos os dias ao entrar em sala você precisa reforçar o aprendizado e depois ensina uma nova palavra. Sugestões: Please, Excuse-me, Sorry, Don't worry, Hello, Hi, You're welcome, Thank you, I love you, student, classroom, teacher, school... Você pode pedir que cada um fale por exemplo "Good Morning" para a criança ao lado falando ao final o nome da criança que ela está cumprimentando e a outra faça o mesmo para a criança sequinte assim por diante, no outro dia você pode falar "Good Morning e o nome da criança" para cada criança na sala, onde cada uma a sua vez tem que responder "Good Morning teacher". Essa atividade pode ser utilizada com crianças a partir dos 3 anos.

* Nunca, nunca, nunca, nunca deixe de enviar atividade para casa. E lembre-se sempre de colocar as instruções em inglês e em português. A atividade de casa reforça o aprendizado, cria um laço entre a criança e a família (pois ela vai precisar de ajuda) e mostra aos pais o seu trabalho e o progresso do aprendizado do filho.

O que você nunca pode esquecer:
* Quando se trabalha com crianças é preciso entender o mundo delas, e tentar de alguma forma ser como elas, para criar intimidade e confiança. Nada de falar coisas no diminutivo ou errado, não é isso. É preciso estar a vontade, imitar vozes, imitar bichos, fazer caretas, sentar no chão, abraçar, gritar, e usar de todo suspense, imaginação e criatividade que puder. Abuse das brincadeiras, das músicas, do teatro, dos livros, das cantigas de roda, dos materiais concretos e de todo os recursos que estiverem ao seu alcance. As crianças se distraem e se cansam das coisas muito fácil, por isso é preciso estar atento e preparado com muitas opções de atividades e brincadeiras, dinamismo, motivação e entusiasmo.

O segredo:
* Um dos segredos para que uma criança não esqueça o que aprendeu é a repetição. Sempre ache um tempo na aula para cantar as canções já aprendidas (não precisa ser todas de uma vez, você pode alternar). Faça competições no início ou fim da aula com brincadeiras simples ou flashcards e depois dê um prêmio de participação para todas as crianças. (O prêmio pode ser uma bala ou pirulito, ou ainda assistir uma filme que elas gostem, um tempo na brinquedoteca, na quadra ou no parque...) Leve para a sala materiais concretos que tenham a ver com a aula, por exemplo se vai ensinar as frutas leve guloseimas com formato de frutas, se vai ensinar os números leve jogos de tabuleiro, se vai trabalhar os animais construa uma mini-fazenda de papel com os bichos aprendidos ou então confeccione um jogo da memória. Há muitos modelos de jogos na internet e os livros das crianças sempre têm ótimas opções para cortar, recortar e montar. E lembre-se uma criança vai aprender muito mais rápido e com mais entusiasmo se ela puder tocar, cheirar, pular, gritar ou cantar!

Qualquer dúvida podem se sentir a vontade para me escrever: patriciasrv(arroba)gmail(ponto)com

Para quem quer ajuda com a preparação das aulas é preciso me dizer um pouco sobre a forma como a escola trabalha, os recursos disponíveis, se há livros ou coleções que tem que ser usadas e o conteúdo que vai ser ensinado!

Abraços
patriciasrv

Mensagempor Paula R » 16 Out 2011, 13:51

Oi, eu trabalho em uma escola dando aulas de inglês para crianças do 1°, 2°, 3° e 4° ano. E cada turma mais ou menos possui 20 criancas e são um hora de aula para cada turma. Para o 2°, 3° e 4° ano nós trabalhamos com um livro mais o primeiro ano não possui livro. Então eu gostaria de um plano de aula para o 1°ano.
Paula Rio de Janeiro
Paula R

Mensagempor sandraesl » 05 Mar 2012, 18:10

Ola Patricia,
estou começando a dar aula de ingles para crianças perto da minha casa, sera um trabalho voluntario para que eles realmente tenham um interesse pela lingua, e preciso de passar coisas que eles vao gostar certo?
peguei este desafio para passar um pouco de que sei mas na verdade estou meio perdida e nao posso investir em nenhum material didatico no momento o pouco que li do seu trabalho gostei muito e ficaria muitissimo agradecida se me ajudasse com o planejamento da aula, vou começar as aulas em minha casa mesmo, no dia 06 de março amanha, as crianças sao de 7 a 10 anos e minha filha de 2 anos e meio.

obrigada,
sandra
sandraesl

Mensagempor DaniPassos » 24 Abr 2012, 00:58

Olá Patrícia, estou cursando a 5ª fase do curso de Letras e no final de fevereiro comecei a lecionar inglês para crianças, tenho tido muita dificuldade para trabalhar com as turmas, devido a minha inexperiência e a agitação das crianças, queria algumas dicas, algumas sugestões para planos de aula para tentar interessar essa garotada.
DaniPassos

Voltar para Como aprender inglês

• TÓPICOS RELACIONADOS