Present Perfect: Básico para iniciantes

renatho 1
O Present Perfect ( Have/Has + participio passado do verbo principal) Pode ser usado para indicar:

1. Uma açao que aconteceu num passado recente, sem tempo determinado;
2.Uma açao que aconteceu Repetidas vezes;
3.Uma açao iniciada num certo ponto do passado e em desenvolvimento até o presente.

Vejamos agora o uso do Present Perfect acompanhado de certos adverbios que idicam tempo de modo vago, indefinido. São eles:

Yet = Já. Indica expectativa. Usado no final de frase.

Exemplos:

Have you read that book yet?
( Você já leu aquele livro?)
Have you cleaned the kitchen yet?
(Você já limpou a cozinha?)

o Yet pode ser usado com o sentido de = ainda , no final de frases negativas.

exemplos:

She has not taken the medicine yet.
(Ela ainda nao tomou o remédio.)

He hasn't signed that document yet.
(Ele ainda nao assinou aquele documento.)

Yet pode aparecer no inicio de uma frase na função de conjunção, significando = no entanto , contudo.

exemplo:

She is Italian. and Yet, she doesn't like pizza.
(ela é italiana. No entanto,não gosta de pizza.)


Already = ja. Indica um acontecimento sobre o qual a pessoa esteja falando e que já aconteceu.

Normalmente usamos already em frases afirmativas.

Exemplos:

We have already eaten our sandwiches.
(já comemos nossos sanduiches.)

I have already finished my test.
(Já terminei meu teste.)

Note:

1. É possivel o uso de already em perguntas quando se quer dar uma impressão afirmativa.
exemplo:
Have you already taken a shower?
Você já tomou banho? ( claro, está tão limpinho.!)
2. E no final de frases interrogativas dando idéia de surpresa.

Exemplo:

Have you finished already?
(Você já terminou??)

Ever = já, no sentido de alguma vez, preferencialmente usado em perguntas.

Exemplos:

Have you ever seen a crocodile? (Você já viu um crocodilo?)

Have you ever been to Africa? ( você já esteve na Africa?)

Note: Usamos been to diante de lugares,para perguntar ou simplesmente comentar se alguém esteve num determinado local.

Ever pode ser usado ainda em frases afirmativas depois de um adjetivo no grau superlativo.

Veja: That is the craziest thing I have ever seen. ( Essa é a coisa mais louca que eu já vi)


Just = acabou de , há pouco , é usado com o present perfect tense ( Entre have/has e o verbo principal ) para indicar ação muito recente ou uma ação que acabou de acontecer.

Exemplo :

They have Just arrived. (Eles acabaram de chegar.)

The bus has just left. ( O onibus acabou de sair. )

Bom o texto fico meio grandinho hehe mais ta ai, espero ter ajudado ..
see you.
bye folks.

CENTENAS DE EXPRESSÕES DO INGLÊS
Preparamos um plano de estudos para ajudar você a dominar centenas de palavras e expressões do inglês em tempo recorde. EXPERIMENTE AGORA
6 respostas
Ordenar por: Data
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Renato,

Muito boa dica!Obrigado pela participação!


Abraços,
renatho 1
Thanks donay...
Everything I learn, I like to share.
hugs.. take care!
Olá, tem um exercício do Wise UP que está me quebrando a cabeça...eu fiquei parada sem praticar ingles por 5 anos, então voltei a dar aulas agora, to muito insegura,mas me esforço e sinto que eles estão adorando.
Bem, o exercicio é o seguinte eles tem que optar pela forma verbal mais apropriada.
-I (haven't gone out / didn't go out) since the last time we ( have met/ met).
A resposta do Livro é I HAVEN'T GONE OUT since the last time we MET.
Eu entendi assim, que met é uma finished action in the past .E QUE A OPÇÃO CORRETA É HAVEN'T GONE OUT PQ tem uma expressão de tempo não específica tipo, since the last time, isn´t it?

Outra dúvida no mesmo exercício:
-Welcome back. So (have you traveled- did you travel) on your vacations? R: have you traveled
-Yeah, Paris. I (have been- was) there for 2 weeks. R: WAS
Mas on your vacations, é uma expressão de tempo especifica ou não? Até uma professora de lá tb encafifou com isso, disse que é especifico, então poderia se usar o simple past.
Já na resposta ,acredito que o aluno possa marcar as duas, tanto have been, como was, e a mensagem mudará um pouco, mas gramaticalmente não estará incorreto, não é mesmo.?Eu até coloquei assim, que na perimeira se usa PP pq eu quero saber se vc fez a ação não quando. e a explicação pra I was there for 2 weeks, indica finished action ,pq o fato de vc ter ficado lá por 2 semanas isso não volta atrás ou não pode mudar ,entendem?
Espero que tenha conseguido ser clara, tem hors que sou tão embananada, hahaha.
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Soraya,

1)Na minha opinião "havent´gone out" é a melhor opção porque há a idéia de continuidade.Mais um exemplo:
I haven´t seen this since the last time we met.(Eu não vejo isto desde a última vez que nos encontramos.)
Usa-se este tempo verbal para algo que aconteceu e permanece até o momento.A sua conclusão sobre "met" está correta.

2)Se as férias já estiverem acabado eu usaria "did you travel",em se tratado de uma única em específico.Se estivermos nos referindo ás várias férias que a pessoa já teve e ainda vai ter aí eu usaria "have you traveled".

3)Sim,"I was there for two weeks" é a mais adequada,fui lá e voltei."I have been there"poderia ser usado em uma frase tipo:"I have been there twice".(Estive lá/fui lá duas vezes.).Mais dois exemplos:
a)I was in Cuba for six months.(Estive em Cuba durante dois meses.)...fiquei lá e falo a duração.
b)I have been to Rio many times.(Já estive no Rio muitas vezes.)...não falo quanto tempo fiquei mas que fui lá e voltei.

Boa sorte!
Puxa, Donay muito obrigado mesmo, me parece q on your vacations é uma expressão de tempo acabada e definida, então é melhor usar o simple past.

Mas me responda uma coisa: Não é errado eu dizer "I have studied Englsih for 2 years" ou "I studied English for 2 years".
Eu posso dizer os dois, só que com o Present perfect eu estaria mostrando a duração dessa minha açãO e como isso ainda é relevante na minha vida atualmente.
Com o simple past, eu estaria dizendo que estudei por 2 anos, pronto e acabou, não há nehuma conseqêuncia na minha vida atual, right?

Outra dúvida....
'Where's Stacy? I haven't seen her for a while now."
She has gone to Europe, (haven't you known it/ didn't you know it)? Resposta: didn't you know it?
Eu entendi pra mim, mas como passar essa explicação pros alunos? Eles poderiam arrazoar que ela has gone ,not went, why should be simple past at the end of the statement.?
MELHORE SUA PRONÚNCIA EM INGLÊS
Nesta aula, o professor Adir Ferreira, autor do livro "A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa", nos conta como se tornou um Expert em pronúncia e dá várias dicas para você se comunicar melhor em inglês. ACESSAR AULA
Donay Mendonça 23 127 1.7k
Olá Soraya,

Veja:

1)I studied English for two years.(Eu estudei/fiz inglês durante dois anos.)...não estudo mais,parei(como você mesmo disse.).Neste caso não há idéia de continuidade.Hoje em dia posso até usar meu inglês,mas não estudo mais.

2)I have studied English for two years.(Eu estudo inglês há dois anos.)...Continuo até hoje,às vezes dou um tempo,mas até hoje estudo.

3)I haven´t seen her for a while now.(Eu não a vejo há um bom tempo.)/She´s gone to Europe.(Ela foi para a Europa.)...Ainda está lá,foi e não voltou,por isso não a vejo há um bom tempo./Didn´t you know it?(Você não sabia?)...para está pergunta não há a idéia de continuidade,foi um evento isolado,sabia ou não sabia,por isso o simple past.

Boa sorte!