Present Perfect X Present perfect continuous

Discussões sobre Verbs, Nouns, Adjectives, Prepositions, Present Perfect, Simple Past etc.

Mensagempor Mackvader » 13 Ago 2009, 23:16

Folks ,

Qual seria a diferença das frases abaixo ?

I have lived in Sao Paulo.
I have been living in Sao Paulo.

a primeira dá uma idéia que eu não estou mais em Sao Paulo ou ainda posso estar morando ?
a segunda dá uma idéia de que eu ainda estou morando e que morei um tempo atrás.

Obrigado
aBRAÇO
Mackvader
45 (676)
Reputação

Re: Present Perfect X Present perfect continuous

Mensagempor Alessandro » 13 Ago 2009, 23:41

Mackvader,

Há alguns meses eu fiz exatamente a mesma pergunta para vários professores de inglês e até mesmo americanos. Como Brasileiro eu teimava em achar que as duas tem diferença no sentido. A resposta que obtive foi a mesma de todos. Elas tem exatamente o mesmo sentido!

Cheguei ao ponto de pedir ao Christopher (um amigo americano) que me explicasse a diferença, olha que o cara é fera no ensino de inglês. Ele não conseguiu definir a diferença. Daí eu desencanei, se eles não sabem eu também não preciso saber.

De qualquer forma vamos aguardar a opinião de mais membros do fórum.

Espero ter ajudado.

Abraço,
Coordenador do English Experts
Recomendações aos novos Membros
Alessandro
3 6 47
1930 (2239)
Reputação

Mensagempor Henry Cunha » 14 Ago 2009, 02:55

Como o Alessandro diz, tb não acho algumas explicações dadas em ESL muito convincentes, exatamente porque existe essa necessidade de providenciar diferenças nítidas para facilitar o aprendizado.

Por exemplo, eu geralmente passo vários meses no Brasil, depois volto à Toronto por meio ano. Estou aqui há um mês, encontro um amigo, e êle me pergunta, "desapareceu, onde tem estado?" Eu digo "I´ve been living in Brazil.," falando de algo que já se deu há um mês atrás. Perfeitamente adequado.

Outra:
A: Where have you been?
B: I was out shopping.

Fica na mesma se tivessem dito:
A: Where were you? (or: Where did you go?)
B: I was out shopping. (I was out shopping at Sears.)

Hoje mesmo, voltando da biblioteca, acabei caminhando com um rapaz que sempre vejo na minha rua, mas que não conhecia antes. Falando de onde moramos, êle disse "I´ve lived on this street all my life, since I was born." Anotei isso bem, devido às discussões que tenho visto aqui neste forum, sobre esse famoso past perfect!

Minha sugestão seria de simplesmentwe observar bem tudo que se ouve e lê em inglês, e tentar adquirir essas expressões de um modo natural.

Cheers!
Henry Cunha
2 14 168
9175 (5796)
Reputação

Mensagempor Donay Mendonça » 14 Ago 2009, 11:36

Olá Pessoal,

Já li algumas vezes em gramáticas que "I have lived in São Paulo" seria "eu moro em São Paulo" com a ideia de "morou, talvez saiu de lá por um tempo e voltou (ainda mora lá). No caso de "I have been living in São paulo" muitas vezes temos uma ação um pouco mais recente e contínua, com a ideia de "estou morando em São Paulo."

Regards,
Donay Mendonça
5 10 199
12265 (21590)
Reputação

Mensagempor Mackvader » 14 Ago 2009, 12:01

Olá pessoal,
Muito Obrigado pelas sugestões.

Eu tinha uma idéia que o present perfect continuous dava mais enfase na continuidade da ação.

por exemplo uma pergunta : How long have you been working in your current job ? neste caso eu ainda estou nesse emprego.

Um abraço á todos
Mackvader
45 (676)
Reputação

Mensagempor Henry Cunha » 14 Ago 2009, 14:04

Mackvader escreveu:Olá pessoal,
Muito Obrigado pelas sugestões.

Eu tinha uma idéia que o present perfect continuous dava mais enfase na continuidade da ação.

por exemplo uma pergunta : How long have you been working in your current job ? neste caso eu ainda estou nesse emprego.

Um abraço á todos

Olá Mackvader

O importante é que vc captou direitinho a expressão e seu significado.

Ao meu ver, como isso muitas vezes teria sido dito de um modo até mais abreviado,

How long have you been in your current job?,

demonstra quanto pode-se deixar de fora sem qlqr perda de significado.

Regards
Henry Cunha
2 14 168
9175 (5796)
Reputação

Mensagempor razevedo » 15 Set 2009, 15:19

Olá.. Desculpa 'ressucitar' um tópico, mas eu estive na NZ e lá é bem utilizado essas formas de verbo. Então aprendi a usá-las.

Existem situações diferentes, na maioria deles tanto faz usar o Present Perfect ou o Present Perfect Continous.
Por exemplo:
I have worked for 2 years, or, I have been working for 2 years.
Ambos são usados para expressar uma ação que aconteceu no passado e continua acontecendo agora.

MASSS, se você quiser enfatizar a ação, utilize o have been working.

Outro exemplo:
I have had a hard time - Correto, mas se é um hard time, não é simplesmente um tempo qualquer.. é um tempo difícil. Então o recomendado seria.. I have been having a hard time.

Outra diferença muito utilizada é para enfatizar em que momento a ação está. Explico melhor.
O Present Perfect é utilizado para uma ação que foi completada ou já se pode ter algum resultado. E o Present Perfect Continous é utilizado para uma ação que enfatiza a duração ou a continuidade da mesma.
Exemplos:
I have ran 10km - Eu tenho corrido 10km (Acabei de terminar de correr)
I have been running 10km - Eu tenho estado correndo 10km (Como eu gasto meu tempo. Eu gasto meu tempo correndo, não importa se eu já corri os 10km, ou se ainda vou correr)

Então as situações seriam:
Permamente (PP) x Temporario (PPC) e Enfatizar o acontecido (PP) x Enfatizar o tempo de duração (PPC)

Eh isso aih..

abraçoss
razevedo
10 (32)
Reputação

Mensagempor Alessandro » 27 Jan 2010, 21:38

Mackvader,

A sua pergunta foi respondida no Podcast 02 do English Experts.

http://www.englishexperts.com.br/2010/0 ... ontinuous/

Espero que goste!
Coordenador do English Experts
Recomendações aos novos Membros
Alessandro
3 6 47
1930 (2239)
Reputação

Mensagempor maryziller » 19 Mar 2010, 03:06

razevedo escreveu:Olá.. Desculpa 'ressucitar' um tópico, mas eu estive na NZ e lá é bem utilizado essas formas de verbo. Então aprendi a usá-las.

Existem situações diferentes, na maioria deles tanto faz usar o Present Perfect ou o Present Perfect Continous.
Por exemplo:
I have worked for 2 years, or, I have been working for 2 years.
Ambos são usados para expressar uma ação que aconteceu no passado e continua acontecendo agora.

MASSS, se você quiser enfatizar a ação, utilize o have been working.

Outro exemplo:
I have had a hard time - Correto, mas se é um hard time, não é simplesmente um tempo qualquer.. é um tempo difícil. Então o recomendado seria.. I have been having a hard time.

Outra diferença muito utilizada é para enfatizar em que momento a ação está. Explico melhor.
O Present Perfect é utilizado para uma ação que foi completada ou já se pode ter algum resultado. E o Present Perfect Continous é utilizado para uma ação que enfatiza a duração ou a continuidade da mesma.
Exemplos:
I have ran 10km - Eu tenho corrido 10km (Acabei de terminar de correr)
I have been running 10km - Eu tenho estado correndo 10km (Como eu gasto meu tempo. Eu gasto meu tempo correndo, não importa se eu já corri os 10km, ou se ainda vou correr)

Então as situações seriam:
Permamente (PP) x Temporario (PPC) e Enfatizar o acontecido (PP) x Enfatizar o tempo de duração (PPC)

Eh isso aih..

abraçoss

I agree with everything you said. It is a very good explanation.

According to Eckersley, C. E. and Eckersley, J. M. A comprehensive English grammar for foreign students,
in the present perfect our interest is not the time the action occured, but the fact that it occured.

We use persent perfect for indefinite times.

USE PRESENT PERFECT WHEN THE TIME IS NOT DEFINITE OR WHEN THE ACTION IS CONCLUDED.
I have been to Paris 3 times (no date)....but.......I went to Paris in 1997. ( Use simple past when there is a date).
I have never met the president (until now)
I have studied everything for the test. (now I am finished studying and am well prepared. The emphasis is on the completion of the task).

USE PRESENT PERFECT CONTINUOUS WHEN THE ACTION IS STILL GOING ON.
I have been working for this company for 2 years. (and I am still working there)
I have been studying everything for the test. (That is what I have been doing over a period of time, and I might continue studying for the test. The emphasis is on the action and it is not necessarily completed).

We often use the present contnuous with 'for ' and 'since' .
Votos neste post: 1
maryziller
Native Speaker
1
115 (755)
Reputação

Mensagempor Titizica » 19 Out 2010, 00:20

olha, a explicação que dou a meus alunos é a seguinte: o Present Perfect e o Present Perfect Continuous possuem a mesma tradução e significado. O que muda no que você quer chamar a atenção. O Present Perferct foca o fato, enquanto que o Present Perfect Continuous foca a ação.

Veja só a música "kiss me thru the phone". Ele diz: "Baby, I've been thinking, lately, so much about you" seria o mesmo se ele escrevesse: Baby I've thought so much about you. No entanto, o Continuous deu um ar mais carinhoso à frase, sendo que chama atenção para a ação de pensar.

Espero ter ajudado. ;)
Tiani.
Titizica

Voltar para Gramática da Língua Inglesa

• TÓPICOS RELACIONADOS